Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: O que é espaço amostral?
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estudos sobre probabilidade
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Graziela Ferreira de Souza
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF05MA22) Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não.
Objetivos específicos
- Ampliar a ideia de espaço amostral por meio de experimento aleatório.
- Determinar o espaço amostral de um experimento.
Conceito-chave
Espaço amostral.
Recursos necessários
Dados, moedas e projetor de slides.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Ampliar a ideia de espaço amostral por meio de experimento aleatório.
- Determinar o espaço amostral de um experimento.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Inicie a aula lendo com os alunos a projeção. Pergunte a eles se já viveram situações de decisão como essa e se conhecem a forma de escolha por cara ou coroa. Peça para que relembrem esse processo e expliquem como ocorre a dinâmica da disputa. Tenha em mãos moedas (ao menos uma moeda) para ilustrar as explicações reveladas pelos alunos. Pergunte também se há como ter certeza de quem irá vencer e incentive a troca de informações sobre isso entre os colegas.
Conduza as discussões para que os alunos percebam que neste jogo as possibilidades são equiprováveis (chances iguais) e que não há relação com sorte- veja algumas possíveis intervenções para essa situação. Faça um comparativo dessas observações com outras alternativas possivelmente apontadas pelos alunos (par ou ímpar, zero ou um, etc.).
Propósito: Identificar que o jogo de Cara ou Coroa oferece 2 possibilidades equiprováveis de ocorrência de um evento.
Discuta com a turma:
- É possível dizer quem irá vencer na disputa de cara e coroa?
- Essa é uma forma justa de resolver a situação?
- Se forem feitos vários lançamentos de moeda, o resultado será sempre o mesmo?
- Você consegue pensar em uma outra maneira de resolver essa situação?
Atividade principal
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Faça a leitura e proponha a discussão do problema em trios ou duplas. Proponha o registro das conclusões dos alunos, explorando as diferentes formas de representar as possibilidades de resultados com o arremesso do dado. Compare essa situação com a proposta do aquecimento, para que percebam a ampliação do espaço amostral nesses dois experimentos. Disponibilize dados para manipulação dos alunos.
Propósito: Identificar quantas possibilidades de resultado existem quando se lança um dado.
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projete o problema ou disponibilize impressão do mesmo para a turma. Faça a leitura e proponha a discussão do problema em trios ou duplas. Proponha o registro das conclusões dos alunos, explorando as diferentes formas de representar as possibilidades de resultados com o arremesso de dados. Veja algumas possíveis soluções que seus alunos poderão apresentar. Disponibilize dados para que os alunos manipulem e façam suas observações.
Propósito: Identificar quantas possibilidades há de um evento específico quando se lançam dois dados.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Depois que os alunos trocarem ideias sobre as possibilidades, faça questionamentos sobre como chegaram às suas conclusões. Você pode solicitar que uma ou mais crianças registrem suas ideias na lousa, indicando quantas possibilidades de resultado existem no lançamento de um dado. Em seguida apresente o slide com para concluir a resolução desta atividade. A compreensão dessa ideia será fundamental para a etapa seguinte.
Propósito: Reconhecer o espaço amostral no lançamento de um dado.
Discuta com a turma:
- Como saber quantas são as possibilidades de resultado ao lançarmos um dado?
- É possível determinar qual o resultado de cada lançamento?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 13).
Orientações: Peça para que os alunos exponham as estratégias encontradas para solucionar o problema. Você pode solicitar que dois ou mais grupos façam esse registro na lousa. Após observação das soluções, apresente esta série de slides e compare com as soluções da turma.
Propósito: Discutir as soluções apresentadas pelos alunos ao determinar o espaço amostral do experimento.
Discuta com a turma:
- Algum grupo realizou a solução desta forma?
- Há outras formas de encontrar a resposta?
- Quais são as possibilidades de resultado no lançamento de dois dados?
- Os resultados 4,6 e 6,4 são iguais? Eles representam uma ou duas possibilidades? Por quê?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 13).
Orientações: Peça para que os alunos exponham as estratégias encontradas para solucionar o problema. Você pode solicitar que dois ou mais grupos façam esse registro na lousa. Após observação das soluções, apresente esta série de slides e compare com as soluções da turma.
Propósito: Discutir as soluções apresentadas pelos alunos ao determinar o espaço amostral do experimento.
Discuta com a turma:
- Algum grupo realizou a solução desta forma?
- Há outras formas de encontrar a resposta?
- Quais são as possibilidades de resultado no lançamento de dois dados?
- Os resultados 4,6 e 6,4 são iguais? Eles representam uma ou duas possibilidades? Por quê?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 13).
Orientações: Peça para que os alunos exponham as estratégias encontradas para solucionar o problema. Você pode solicitar que dois ou mais grupos façam esse registro na lousa. Após observação das soluções, apresente esta série de slides e compare com as soluções da turma.
Propósito: Discutir as soluções apresentadas pelos alunos ao determinar o espaço amostral do experimento.
Discuta com a turma:
- Algum grupo realizou a solução desta forma?
- Há outras formas de encontrar a resposta?
- Quais são as possibilidades de resultado no lançamento de dois dados?
- Os resultados 4,6 e 6,4 são iguais? Eles representam uma ou duas possibilidades? Por quê?
Atividade principal (Parte 2 - retomada)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Retome a segunda questão do problema e proponha a discussão do problema em trios ou duplas. Proponha o registro das conclusões dos alunos, explorando as diferentes formas de representar as possibilidades de resultados com o arremesso de dados. Veja aqui algumas possíveis soluções que seus alunos poderão apresentar. Disponibilize dados para que os alunos manipulem e façam suas observações.
Propósito: Identificar quantas possibilidades há de um evento específico quando se lançam dois dados.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 13).
Orientações: Peça para que os alunos exponham as estratégias encontradas para solucionar o problema, você pode solicitar que dois ou mais grupos façam esse registro na lousa. Após observação das soluções, apresente esta série de slides e compare com as soluções da turma.
Propósito: Discutir as soluções apresentadas pelos alunos ao determinar o espaço amostral do experimento.
Discuta com a turma:
- Algum grupo realizou a solução desta forma?
- Há outras formas de encontrar a resposta?
- Quais são as possibilidades de resultado no lançamento de dois dados?
- Os resultados 4,6 e 6,4 são iguais? Eles representam uma ou duas possibilidades? Por quê?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 13).
Orientações: Peça para que os alunos exponham as estratégias encontradas para solucionar o problema. Você pode solicitar que dois ou mais grupos façam esse registro na lousa. Após observação das soluções, apresente esta série de slides e compare com as soluções da turma.
Propósito: Discutir as soluções apresentadas pelos alunos ao determinar o espaço amostral do experimento.
Discuta com a turma:
- Algum grupo realizou a solução desta forma?
- Há outras formas de encontrar a resposta?
- Quais são as possibilidades de resultado no lançamento de dois dados?
- Os resultados 4,6 e 6,4 são iguais? Eles representam uma ou duas possibilidades? Por quê?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 13).
Orientações: Peça para que os alunos exponham as estratégias encontradas para solucionar o problema. Você pode solicitar que dois ou mais grupos façam esse registro na lousa. Após observação das soluções, apresente esta série de slides e compare com as soluções da turma.
Propósito: Discutir as soluções apresentadas pelos alunos ao determinar o espaço amostral do experimento.
Discuta com a turma:
- Algum grupo realizou a solução desta forma?
- Há outras formas de encontrar a resposta?
- Quais são as possibilidades de resultado no lançamento de dois dados?
- Os resultados 4,6 e 6,4 são iguais? Eles representam uma ou duas possibilidades? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes as possibilidades de cada experimento realizado. Retome a ideia de acontecimentos equiprováveis e como definir os elementos do espaço amostral em cada situação.
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Formalize os conhecimentos acerca do conceito estudado, se desejar solicite que os alunos registrem esse conceito em seu material didático. Você também pode elaborar um cartaz com o conceito para colocar no mural da classe e retomar sempre que necessário.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes pensem nas possibilidades de resposta a esta questão. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram compreender a ideia de espaço amostral, por isso esteja atento aos comentários dos alunos e suas respostas.
Propósito: Auxiliar os alunos a identificar a ampliação do espaço amostral ao combinar duas moedas.
Discuta com a turma:
- O que aconteceu com as possibilidades de resultado ao combinarmos duas moedas?
- Nas situações que discutimos hoje, a ocorrência de um determinado evento é determinada por sorte?
- Você considera importante verificar todas as possibilidades de escolha diante de uma situação? Por quê?
Materiais complementares para impressão:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_24PES01
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Atividade principal, Discussão das soluções e Encerramento
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o problema proposto nesta etapa da aula, seja enviando em formato de texto ou através da imagem do slide. Solicite que tentem resolver o problema. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os problemas propostos nesta etapa da aula, seja enviando em formato de texto, através da imagem do slide ou compartilhando o documento que você encontre em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9dQUbC3e7JzCanSfDQGE4bv3dPYf3eCz84WjZ6Sus7MRrbW2CXguhc9F5mr8/ativaula-mat5-24pes01.pdf. Solicite que os alunos tentem responder às questões. Compartilhe, em formato de texto ou verbalizando, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.
Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma a resolução da atividade e utilize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar a reflexão dos problemas de volume. Deixar para os alunos a leitura e interpretação dos slides dessa etapa da aula pode confundi-los. Então, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize cada possibilidade de resolução, mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode gravar um vídeo mostrando os slides e refletindo as estratégias adotadas.
Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos a conclusão que chegaram em relação à definição de espaço amostral e que eles indiquem qual o espaço amostral temos ao lançarmos uma moeda, um dado e dois dados. Caso considere viável, compartilhe com os estudantes o slide presente nesta etapa do plano de aula.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre espaço amostral. Sugira que os alunos juntos com algum familiar faça uma experiência com o lançamento de um dado. Você pode indicar a seguinte construção no GeoGebra: https://www.geogebra.org/m/mUxPnUA9. Os alunos podem gravar um vídeo das respostas de dadas pelos seus familiares.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Graziela Ferreira de Souza
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF05MA22) Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não.
Objetivos específicos
- Ampliar a ideia de espaço amostral por meio de experimento aleatório.
- Determinar o espaço amostral de um experimento.
Conceito-chave
Espaço amostral.
Recursos necessários
Dados, moedas e projetor de slides.