Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Jogando no plano cartesiano
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Divertindo-se com o plano cartesiano
Descrição
Sobre o plano - MAT5_15GEO03 - Jogando no plano cartesiano
Autor: Luciene Vaz de Brito Vargas
Mentor: Paula Massi Reis Pires
Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF05MA14; Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.
EF05MA15; Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos, no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros
Objetivos específicos
Realizar o jogo Campo Minado para auxiliar na compreensão do Plano Cartesiano.
Conceito-chave
Plano cartesiano
Coordenadas cartesianas
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis, borracha, régua.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Realizar o jogo Campo Minado para auxiliar na compreensão do Plano Cartesiano.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo previsto: 2 minutos.
Orientação ao Professor: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.