Plano de Aula

Plano de aula: Jogando no plano cartesiano

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Divertindo-se com o plano cartesiano

mais ações

Descrição

Sobre o plano - MAT5_15GEO03 - Jogando no plano cartesiano

Autor: Luciene Vaz de Brito Vargas

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF05MA14; Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.

EF05MA15; Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos, no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros

Objetivos específicos

Realizar o jogo Campo Minado para auxiliar na compreensão do Plano Cartesiano.

Conceito-chave

Plano cartesiano

Coordenadas cartesianas

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis, borracha, régua.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Realizar o jogo Campo Minado para auxiliar na compreensão do Plano Cartesiano.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo previsto: 2 minutos.

Orientação ao Professor: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.