Atividade para impressão - LPO5_11ATS01
Plano de Aula
Plano de aula: Emprego dos sufixo -esa ou -eza
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Formação de palavras
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a regularidade no uso dos sufixos -esa e -eza em substantivos derivados de adjetivos, em títulos de nobreza e adjetivos pátrios.
Materiais necessários: Projetor ou quadro de giz, dicionário e atividade em folhas impressas.
Dificuldades antecipadas: Grafia incorreta das palavras com os sufixos -esa e -eza..
Referências sobre o assunto:
MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-28.
SÃO PAULO (SP). Secretaria da Educação. Ler e escrever: RI- Recuperação Intensiva; material do professor - 5º ano/ Secretaria da Educação, Fundação para o desenvolvimento da Educação.- 8. ed. rev. e atual. São Paulo: FDE, 2015. p. 125-127.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Professor, inicie questionando os alunos:
“Será que a palavra franqueza se escreve com z ou com s? E a palavra princesa, como será escrita?”
- Explique que as duas palavras terminam com o mesmo som, porém possuem formas diferentes de escrever.
- Fale sobre a finalidade da aula: descobrir a regularidade em palavras escritas com -esa e -eza visando a escrita correta.