Plano de Aula

Plano de aula: Emprego dos sufixo -esa ou -eza

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Formação de palavras

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a regularidade no uso dos sufixos -esa e -eza em substantivos derivados de adjetivos, em títulos de nobreza e adjetivos pátrios.

Materiais necessários: Projetor ou quadro de giz, dicionário e atividade em folhas impressas.

Dificuldades antecipadas: Grafia incorreta das palavras com os sufixos -esa e -eza..

Referências sobre o assunto:

MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-28.

SÃO PAULO (SP). Secretaria da Educação. Ler e escrever: RI- Recuperação Intensiva; material do professor - 5º ano/ Secretaria da Educação, Fundação para o desenvolvimento da Educação.- 8. ed. rev. e atual. São Paulo: FDE, 2015. p. 125-127.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Professor, inicie questionando os alunos:

“Será que a palavra franqueza se escreve com z ou com s? E a palavra princesa, como será escrita?”

  • Explique que as duas palavras terminam com o mesmo som, porém possuem formas diferentes de escrever.
  • Fale sobre a finalidade da aula: descobrir a regularidade em palavras escritas com -esa e -eza visando a escrita correta.