Plano de aula: Emprego dos sufixo -esa ou -eza

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Formação de palavras

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a regularidade no uso dos sufixos -esa e -eza em substantivos derivados de adjetivos, em títulos de nobreza e adjetivos pátrios.

Materiais necessários: Projetor ou quadro de giz, dicionário e atividade em folhas impressas.

Dificuldades antecipadas: Grafia incorreta das palavras com os sufixos -esa e -eza..

Referências sobre o assunto:

MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-28.

SÃO PAULO (SP). Secretaria da Educação. Ler e escrever: RI- Recuperação Intensiva; material do professor - 5º ano/ Secretaria da Educação, Fundação para o desenvolvimento da Educação.- 8. ed. rev. e atual. São Paulo: FDE, 2015. p. 125-127.

Tema da aula

Orientações:

• Professor, inicie questionando os alunos:

“Será que a palavra franqueza se escreve com z ou com s? E a palavra princesa, como será escrita?”

• Explique que as duas palavras terminam com o mesmo som, porém possuem formas diferentes de escrever.
  • Fale sobre a finalidade da aula: descobrir a regularidade em palavras escritas com -esa e -eza visando a escrita correta.