Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações, a fim de garantir que os alunos tenham condições de realizá-las com autonomia.
- Opcionais: videoaula disponível aqui.
Introdução
Faça uma orientação através de áudio ou vídeo e envie aos alunos pelo WhatsApp, explicando detalhadamente a atividade para dar condições para que os alunos tenham autonomia para realizá-la. Fale para os alunos que eles vão exercitar a escrita de palavras com EZA ou ESA, e relembre as descobertas da aula anterior. Envie o quadro de palavras com ESA e EZA, proposto no primeiro slide do Desenvolvimento do plano de aula. Solicite que assistam novamente à videoaula proposta na aula anterior, disponível aqui, para realizar a próxima atividade.
Desenvolvimento
Disponibilize, através do WhatsApp, a atividade proposta no segundo slide do Desenvolvimento do plano de aula, e oriente os alunos a copiá-la e responder completando as palavras com S ou Z. Diga que, caso fiquem em dúvida, podem consultar o dicionário. Disponibilize um tempo para a realização da atividade e envie a lista de palavras escritas corretamente para que os alunos as comparem com suas respostas e corrijam possíveis erros.
Fechamento
Envie o quadro abaixo e proponha que os alunos o completem utilizando as palavras da atividade anterior, analisem e respondam: quando podemos usar ESA ou EZA na escrita das palavras?
Convite às famílias
Disponibilize aos alunos, pelo WhatsApp, o modelo do jogo da velha proposto no Fechamento da aula, e proponha que convidem os familiares para jogarem juntos.