Plano de aula: Os vasos sanguíneos: rede de tubos interligados que conduzem nutrientes

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sistema urinário e eliminação de resíduos

Nesta aula, será abordado o conteúdo da rede de vasos sanguíneos presentes em nosso corpo, especificando as estruturas (artérias, veias e capilares) e as trocas gasosas que ocorrem neste sistema. Para maior aprofundamento do tema, aplique, anteriormente, as aulas introdutórias CIE5_06VE01, CIE5_06VE02, CIE5_06VE03, CIE5_06VE04 e CIE5_06VE05 sobre o sistema circulatório, composição e defesas do sangue.

Materiais necessários para a aula: Material de impressão para a realização do “contexto” e do “mão na massa” (encontrado no material complementar deste plano). Caso queira se apropriar de mais informações sobre o sangue, utilize os links abaixo: https://biologianet.uol.com.br/anatomia-fisiolo. Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre esta aula:

Título da aula

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, pode escrever o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como:

• O que são vasos sanguíneos?
  • Onde os encontramos?
  • O que eles conduzem?
  • Quais outras informações vocês sabem sobre os vasos sanguíneos?

É importante salientar que este não é um momento para que os alunos tragam respostas já bem elaboradas para estas perguntas. Aproveite este tempo de aula para que as crianças compartilhem os conhecimentos prévios que trazem sobre o assunto e iniciem o levantamento de hipóteses.