Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como fazemos para encontrar a medida do contorno de figuras planas. Como exemplo, desenhe na lousa figuras geométricas contendo as medidas de seus lados (quadrados, triângulos e retângulos). Questione-os de forma que cheguem à conclusão que se deve somar as medidas dos lados da figura. Faça também um quadrado apresentando a medida somente em um de seus lados e questione sobre como encontrar a solução neste caso.
No final dos exemplos, explique que perímetro é o resultado da soma do contorno dos lados de uma figura.
Propósito: Fazer com que o aluno desenvolva o conceito de perímetro e como resolvê-lo.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem o que é perímetro?
- Como podemos encontrar a medida do contorno de uma figura plana?
- Por que o quadrado apresenta a mesma medida em seus lados?
- Podemos encontrar o perímetro de qualquer figura plana?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos conforme o modelo para impressão. Inicialmente, permita que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo em dupla. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias.
Utilize o guia de intervenção para orientar os alunos sobre os possíveis erros ou dificuldades encontradas.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre perímetro para tentar solucionar o problema proposto.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que as duplas expliquem como pensaram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e expliquem para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.
Discuta com a turma:
- Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
- Qual é o formato da fazenda? Como chegaram a esta conclusão?
- Como fizeram para encontrar o perímetro da fazenda, considerando que não havia nenhum desenho no problema?
- Seria possível chegar ao resultado sem encontrar o perímetro da fazenda?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que as duplas expliquem como pensaram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e expliquem para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.
Discuta com a turma:
- Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
- Qual é o formato da fazenda? Como chegaram a esta conclusão?
- Como fizeram para encontrar o perímetro da fazenda, considerando que não havia nenhum desenho no problema?
- Seria possível chegar ao resultado sem encontrar o perímetro da fazenda?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que as duplas expliquem como pensaram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e expliquem para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.
Discuta com a turma:
- Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
- Qual é o formato da fazenda? Como chegaram a esta conclusão?
- Como fizeram para encontrar o perímetro da fazenda, considerando que não havia nenhum desenho no problema?
- Seria possível chegar ao resultado sem encontrar o perímetro da fazenda?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Retome com os estudantes o conceito de perímetro (soma do contorno de uma figura plana) e a necessidade de observar o número de lados para resolver uma situação como a apresentada na atividade principal.
Propósito: Apresentar o conceito relacionado à atividade principal.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade apresentando o slide resumo do que foi explorado na aula.
Propósito: Apresentar um breve resumo do que foi aprendido.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia conforme o modelo de impressão para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada em relação ao perímetro.
Discuta com a turma:
- Depois do que aprendemos nesta aula, como foi solucionar este problema?
- Tiveram dificuldades? Quais?
- Qual foi a estratégia utilizada inicialmente?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar