Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_15GRM03
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e na discussão das soluções lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula síncrona, se for viável, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.
Aquecimento
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem dos slides e as questões do Discuta com a turma para os alunos conversarem com os familiares. Dê orientações às famílias para que possam encaminhar a conversa.
Atividade principal e Discussão das soluções
Envie a impressão, a imagem digital da atividade ou apresente aos alunos (em aula simultânea), mas faça apenas 3 quadros com os dias da semana, sendo que um deles estará na ordem correta. Solicite que circulem ou que indiquem em qual deles o dia da semana aparece na ordem correta.
Aula síncrona: Utilize as questões do discuta com a turma, que se adéquem ao seu momento, para trazer reflexão. Tenha em mãos cartões com os dias da semana e peça que os alunos te orientem para que os organize na ordem. Então, promova a discussão proposta nas orientações do slide Discussão das soluções.
Aula assíncrona: Junto à atividade, logo abaixo, peça que respondam às questões a seguir, para que reflitam sobre o uso dos dias da semana e sua ordem (perguntas baseadas nos Discuta com a turma da atividade principal e da Discussão das soluções):
1. QUANTOS DIAS TEMOS NA SEMANA?
2. QUAIS SÃO OS NOMES DOS DIAS DA SEMANA NA ORDEM?
3. QUAL É O PRIMEIRO DIA DA SEMANA?
4. QUAL É O ÚLTIMO DIA DA SEMANA?
5. POR QUE É IMPORTANTE CONHECERMOS A SEQUÊNCIA DOS DIAS DA SEMANA?
6. OS DIAS PODEM SER ORGANIZADOS EM QUALQUER ORDEM? POR QUÊ?
7. O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER AOS SÁBADOS E DOMINGOS? E DURANTE OS OUTROS DIAS DA SEMANA?
8. E AGORA NA QUARENTENA?
Solicite que te encaminhem.
Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: Para sistematizar e encerrar pode utilizar o vídeo da Khan Academy sobre os dias da semana. Apresente-o aos alunos (tem cerca de 5 minutos).
https://pt.khanacademy.org/math/pt-1-ano/grandezas-e-medidas-1ano/tempo-1ano/v/os-dias-da-semana
Aula assíncrona: Para encerrar, envie uma devolutiva às atividades com os comentários que considerar pertinentes e pode indicar que assistam ao vídeo da Khan Academy (link acima) sobre os dias da semana.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie aos alunos para que realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre os dias da semana. Envie orientações bem claras com relação às atividades e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.