Atividade para impressão - PAINÉIS DE QUADRINHAS
PAINÉIS DE QUADRINHAS
Plano de Aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página; reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco; ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadrinhas - gênero do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade; recitar quadrinhas com entonação adequada e observando as rimas.
Materiais necessários:
Dificuldades antecipadas:
Algumas crianças podem ter dificuldades em encontrar estratégias para desenvolver procedimentos de leitura de ajuste , por ainda, não conseguirem relacionar sons a letras. Nestes casos, as suas intervenções serão fundamentais para que as crianças percebam o quanto já sabem a respeito do nosso sistema de escrita. Ajude-as a utilizar as palavras estáveis para servirem de referência para a leitura. Clique aqui e entenda mais sobre a importância de trabalho com listas na alfabetização. Quando a criança percebe que o BO de botão é o mesmo BO de bola, ela começa a desenvolver estratégias para ler ainda que não leia convencionalmente. Nos slides, desafio a desafio estão sugeridas intervenções que podem tornar o seu trabalho mais produtivo, resultando no avanço da aprendizagem.
Por outro lado, algumas crianças podem encontrar facilidade nos desafios neste plano de descoberta por já conseguirem ler com autonomia. Nestes casos, desafie-os a ir além de ler e localizar palavras, mas incentive-os a criar novas rimas e versões para as quadrinhas. No tocante da percepção da estrutura do texto, para aqueles que estão mais avançados e percebem com facilidade que um texto se escreve de cima para baixo, ou ainda, percebe com tranquilidade os espaços entre as palavras sugira a monitoria (momento em que aqueles que sabem mais ensinam aos que “sabem menos”, porém este é um trabalho construído ao longo de um período, porque essas crianças com maior compreensão do nosso sistema precisam entender que ao fazer a lição pelo outro, não estão ajudando. O que eles precisam é explicar como pensaram, como conseguiram resolver o problema, e então, permitir que o seu colega faça).
Referências sobre o assunto:
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
Continuação do slide 3
Continuação do slide 3
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail; um impresso das atividades por aluno das atividades, disponibilizados na escola para as famílias retirarem ou enviados digitalmente para que imprimam, se possível.
- Opcionais: canais para aula ou reunião online, como Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui) ou Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie uma mensagem de áudio pelo WhatsApp, dirigida às crianças e às famílias, compartilhando que hoje é dia de brincar de quadrinhas.
Se possível, utilize um dos canais online com grupos reduzidos de alunos (10 de cada vez); não havendo essa possibilidade, crie pequenos grupos no WhatsApp, com 3 ou 4 crianças no máximo. Considere as hipóteses de escrita e afinidades para criar os grupinhos. A comunicação no WhatsApp será feita através de áudios.
Talvez seja mais fácil gravar um vídeo antecipadamente (com o celular) da sua declamação das quadrinhas para depois enviar aos grupinhos.
Efetue as orientações do slide tema da aula. Na sequência, observe as considerações do slide de introdução e efetue apenas algumas das orientações desse slide. Lembre-se de que a aula remota precisa ser bem mais curta que aula presencial, e considere um tempo em torno de 40 minutos para início, meio e fim com cada grupinho.
Desenvolvimento
Oriente os alunos a acompanharem a leitura da quadrinha nos textos impressos, enviados a eles. Observe as considerações do slide de desenvolvimento e efetue apenas algumas das orientações desse slide.
Atenção: as aulas remotas, gravadas ou online precisam ser muito mais curtas do que as presenciais, na escola. Considere efetuar as aulas (todas) em apenas 20% do tempo da aula presencial.
Fechamento
Oriente os alunos a respeito da atividade final. Solicite que peguem o impresso e explique como fazer. Novamente, efetue apenas algumas das orientações do slide de fechamento do plano de aula.
Caso alguns alunos demonstrem dificuldades e precisem de mais ajuda, procure fazer a atividade individualmente com cada um deles, lembrando que no ensino remoto “menos é mais”. Também é interessante propor uma sistematização do que aprenderam na aula, o que pode ser feito no WhatsApp com a turma toda.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a acompanhar a criança durante a atividade, mas é preciso que você efetue orientações com o intuito de assegurar o protagonismo do aluno e o respeito ao processo de alfabetização de cada um.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michele Rabelo
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios
Título da aula:Leitura e escrita de quadrinhas
Finalidade da aula:Recitar, ler e interpretar quadrinhas observando as rimas.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Compreensão em leitura/Produção de texto oral / Protocolo de leitura / Análise Linguística / semiótica (alfabetização)
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP01, EF01LP12, EF01LP16, EF01LP19
Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página; reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco; ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadrinhas - gênero do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade; recitar quadrinhas com entonação adequada e observando as rimas.
Materiais necessários:
Dificuldades antecipadas:
Algumas crianças podem ter dificuldades em encontrar estratégias para desenvolver procedimentos de leitura de ajuste , por ainda, não conseguirem relacionar sons a letras. Nestes casos, as suas intervenções serão fundamentais para que as crianças percebam o quanto já sabem a respeito do nosso sistema de escrita. Ajude-as a utilizar as palavras estáveis para servirem de referência para a leitura. Clique aqui e entenda mais sobre a importância de trabalho com listas na alfabetização. Quando a criança percebe que o BO de botão é o mesmo BO de bola, ela começa a desenvolver estratégias para ler ainda que não leia convencionalmente. Nos slides, desafio a desafio estão sugeridas intervenções que podem tornar o seu trabalho mais produtivo, resultando no avanço da aprendizagem.
Por outro lado, algumas crianças podem encontrar facilidade nos desafios neste plano de descoberta por já conseguirem ler com autonomia. Nestes casos, desafie-os a ir além de ler e localizar palavras, mas incentive-os a criar novas rimas e versões para as quadrinhas. No tocante da percepção da estrutura do texto, para aqueles que estão mais avançados e percebem com facilidade que um texto se escreve de cima para baixo, ou ainda, percebe com tranquilidade os espaços entre as palavras sugira a monitoria (momento em que aqueles que sabem mais ensinam aos que “sabem menos”, porém este é um trabalho construído ao longo de um período, porque essas crianças com maior compreensão do nosso sistema precisam entender que ao fazer a lição pelo outro, não estão ajudando. O que eles precisam é explicar como pensaram, como conseguiram resolver o problema, e então, permitir que o seu colega faça).
Referências sobre o assunto:
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: