Plano de Aula
Plano de aula: Mudanças do tempo e mudanças climáticas
Descrição
Este plano de aula, desenvolvido para ser realizado em quatro encontros de 50 minutos cada, integra Geografia e habilidades de Computação de forma contextualizada, investigando as mudanças do tempo e sua relação com o cotidiano. O objetivo central é que as crianças sejam capazes de identificar características do tempo atmosférico, compreender como essas variações influenciam suas ações e criar sequências lógicas de passos para se preparar ou se adaptar diante dessas mudanças.
A proposta valoriza a observação direta do ambiente, a escuta atenta de sons naturais e a associação com imagens, conduzindo os estudantes a construir registros detalhados e tabelas que organizam as informações coletadas. O pensamento computacional é trabalhado de forma desplugada, permitindo que as crianças criem instruções e sequências de ações que funcionam como pequenos “algoritmos” para resolver problemas cotidianos ligados ao clima, sem depender de recursos digitais.
Durante todo o processo, o plano busca despertar a consciência ambiental, estimulando a percepção de que mudanças climáticas globais podem influenciar a frequência e intensidade de fenômenos locais, e que cada pessoa pode adotar atitudes de cuidado e prevenção. A abordagem é inclusiva, com estratégias de mediação que favorecem a participação de todos, independentemente das habilidades de leitura, escrita ou mobilidade, garantindo que cada criança tenha voz e contribua para o trabalho coletivo.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
computador, tablet ou celular com acesso à Internet, caixa de som e projetor.
Materiais diversos:
pranchetas, lápis, borracha e cartolina.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Condições de vida nos lugares de vivência
Objetivos de aprendizagem
- Descrever características do tempo atmosférico a partir de observações diretas, sons e imagens, relacionando-as a mudanças no cotidiano;
- Identificar como fenômenos climáticos locais podem ser influenciados por mudanças climáticas globais e reconhecer atitudes de cuidado e prevenção;
- Organizar informações observadas em registros escritos, desenhos e tabelas, utilizando sequências lógicas de passos para propor ações adequadas;
- Desenvolver estratégias de pensamento computacional desplugado para criar e seguir sequências de ações (algoritmos simples) que auxiliem na tomada de decisões diante de diferentes condições climáticas.
Competências gerais
4. Comunicação.
5. Cultura digital.
9. Empatia e cooperação.
Acesse
- Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) – informações sobre previsão do tempo e dados climáticos no Brasil: https://www.gov.br/inmet.
- Climatempo – previsões, notícias e explicações sobre fenômenos meteorológicos: https://www.climatempo.com.br.
- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) – estudos e monitoramento climático e ambiental: https://www.gov.br/inpe.
- WWF Brasil – materiais educativos sobre meio ambiente e mudanças climáticas: https://www.wwf.org.br.
- Observatório Nacional – informações sobre estações do ano e fenômenos astronômicos que influenciam o clima: https://www.gov.br/observatorio.
Bibliografia
- SHIRTS, Matthew. EMERGÊNCIA CLIMÁTICA: o aquecimento global, o ativismo jovem e a luta por um mundo melhor. São Paulo: Claro Enigma, 2022.
- WINTER, Jeanette. NINGUÉM É PEQUENO DEMAIS PARA FAZER A DIFERENÇA: o chamado de Greta Thunberg para salvar o planeta. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2020.
- GATES, Bill. COMO EVITAR UM DESASTRE CLIMÁTICO: as soluções que temos e as inovações necessárias. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
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Aula
Sobre esta aula
Este plano de aula integra Geografia e Computação ao investigar as mudanças do tempo e sua relação com o cotidiano. As crianças são incentivadas a observar o ambiente, registrar informações e organizar dados em tabelas, desenvolvendo o pensamento computacional de forma desplugada por meio da criação de sequências lógicas e “algoritmos” para lidar com situações climáticas. A proposta promove a consciência ambiental, relacionando fenômenos locais às mudanças climáticas globais, e adota uma abordagem inclusiva que garante a participação de todos os estudantes.
Aulas 1 e 2 - Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 15 minutos.
Organize a turma em roda e apresente o tema que será trabalhado: mudanças do tempo e como elas afetam nossas atividades no dia a dia.
Diga que, além de aprender a identificar essas mudanças, vocês também vão conversar sobre como o clima do planeta vem mudando em alguns lugares e o que podemos fazer para cuidar dele.
Converse com perguntas abertas:
- O que é mudança do tempo para vocês?
- Vocês já tiveram que mudar um plano porque ia chover ou porque estava muito quente?
- Quem aqui já sentiu que nos últimos anos o calor ficou mais forte ou que choveu mais do que antes?
Explique que o clima é como “o tempo ao longo de muitos anos” e que quando ele muda muito rápido, isso traz desafios. Mas, assim como vamos aprender a observar o tempo para nos organizar, também podemos pensar em atitudes para ajudar a cuidar do planeta.
Registre as ideias iniciais no quadro ou em um cartaz, criando um “mapa de percepções” para comparar no final das aulas.
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