Plano de aula: A importância das regras

Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Identidade e alteridade. Senso de coletividade.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GEO4 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para o desenvolvimento deste plano é importante que a sala de aula esteja organizada em círculo durante toda a atividade.

Materiais necessários: Imagem do slide 3 ou semelhante. Um objeto para representar o bastão de fala, como por exemplo, um bastão, uma pelúcia ou aquilo que julgar pertinente a esta ação.

Para você saber mais: Acesse para se aprofundar na temática e explorar outras possibilidades de trabalho com o tema.

Tema da aula

Orientações:

Projete ou apresente o tema aos alunos. Dê um tempo para que eles leiam a questão. Auxilie-os na leitura se julgar necessário. Questione se eles sabem o que são regras e em que contextos já escutaram essa palavra. Comente que este será o tema da aula e que discutiremos sobre a importância das regras para a boa convivência.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA