GEO1_04UNID2 - Ação Propositiva - Cartas do jogo
Plano de Aula
Plano de aula: Utilização das regras de convívio em diferentes espaços
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Identidade e alteridade. Senso de coletividade.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF01GEO4-Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.), que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para o desenvolvimento deste plano é importante que os alunos estejam sentados em duplas.
Materiais necessários: Materiais de uso do aluno: lápis de cor, lápis de escrever e borracha.
Material complementar: Cartas do jogo da memória, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xdBXTYRn8C3RXRaw6UB9pjtShqDy3U6Q5CZ3JmckgUkkjVwAKdPvNvQ6apBY/geo1-04unid2-acao-propositiva-cartas-do-jogo.pdf
Livro paradidático Desculpe-me. Coleção Pequenas Lições. Soler Editora-Cultural Expressa, disponível em vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=Ap9g9j76w9k
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Projete ou apresente o tema aos alunos. Dê um tempo para que eles leiam a temática da aula. Auxilie-os na leitura se julgar necessário. Questione os alunos sobre o que entenderam da temática e o que eles pensam a respeito dessa afirmativa. Isso pode ser feito oralmente. Aproveite para fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, registrando-os no quadro e questionando se já ouviram algo sobre o tema. Conclua dizendo que tais reflexões farão parte desta aula.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Projete este slide aos alunos. Dê um tempo para que leiam o questionamento. Caso necessário ajude-os nesse momento realizando uma leitura coletiva (com o seu auxílio). Permita que os alunos dialoguem sobre a questão e demonstrem as variadas hipóteses de respostas sobre ela, mas não interfira nesse momento. A construção do conceito será abordada durante a aula.
Como adequar à sua realidade: Você poderá apresentar esse slide de forma impressa ou escrevê-lo no quadro.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Após os diálogos e rodas de conversa sobre a questão anterior, leia o próximo comando da aula que poderá ser projetado no slide ou escrito no quadro. Diga aos alunos que eles irão vivenciar algumas situações para ajudá-los a aprofundar suas reflexões.
Trata-se de uma brincadeira de teatro, na qual a partir da narração feita pelo de professor de uma cena cotidiana os alunos que se sentirem à vontade para participar deste tipo de atividade deverão reproduzi-la. O número de participantes envolvidos nas encenações podem variar de uma a três crianças. Estas cenas retratarão o descumprimento de regras em diferentes espaços como, por exemplo, as descritas a seguir:
- João queria atravessar a rua para cumprimentar seu amigo Carlos. Como a faixa de pedestres estava muito longe, ele preferiu sair correndo e quase foi atropelado.
- Durante a aula Mariana retirou sua boneca da mochila, ela resolveu brincar e deixou de lado todas as lições que deveriam realizar, a professora não gostou dessa situação.
- Na hora do almoço Julia não queria mais comer, estava satisfeita. Por isso, pegou seu prato e jogou no chão.
- Mariana foi visitar seu avô que estava doente no hospital. Para alegrá-lo ligou seu aparelho de som no último volume e começou a dançar.
- Na hora do recreio Mariana e Pedro começaram a correr e derrubaram o lanche de um colega que estava sentado em um banco próximo ao pátio.
Terminada as encenações indague o grupo se os comportamentos apresentados durante a brincadeira de teatro foram corretos e o que julgariam necessário para que tais ações se adequassem àquelas permitidas ao espaço. Possivelmente, para algumas encenações os alunos poderão inferir que um pedido de desculpas resolveria a questão, sendo assim, para finalizar esta etapa reproduza o vídeo com a história: Desculpe-me (indicada no slide 1). Ao término indague os alunos:
- As atitudes do personagem, Lucas, foram corretas?
- Ao se desculpar pelos seus atos as ações de Lucas foram esquecidas?
- Como Lucas deverá agir de agora em diante?
Espera-se que os alunos relacionem a história e as encenações a fim de perceber que os erros e descumprimentos das regras de boa convivência interferem na vida do outro e que é preciso pensar na coletividade antes de agirmos.
Como adequar à sua realidade: Você poderá adaptar as encenações a sua realidade e criar outras situações que retratem o descumprimento das regras de convivência em diferentes espaços. O número de participantes em cada encenação também poderá ser modificado para mais ou para menos de acordo com as alterações propostas nas encenações. Caso não tenha aparelho para reprodução da história “Desculpe-me” você poderá narrá-la, no entanto se atente aos detalhes presentes nela, ou seja, as emoções dos personagens, o local onde se passou a história e por fim reproduza a cena final (do papel amassado e desamassado) para que os alunos visualizem e coletivamente façam a analogia proposta pelo livro.
Para você saber mais:
Livro paradidático Desculpe-me, Coleção Pequenas Lições. Soler Editora- Cultural Expressa, disponível em vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=Ap9g9j76w9
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações:
Para que os alunos consigam refletir e propor intervenções sobre as inúmeras possibilidades de regras para os diferentes espaços proponha a elaboração de um jogo da memória, no qual cada criança receberá duas cartas tamanho padrão, sendo que em uma haverá o desenho de um local/espaço e na outra esse desenho aparecerá de maneira reduzida com um espaço para o desenho de um objeto ou cena que lembre uma regra pertinente àquele local. Desenvolva a elaboração e envolvimento no jogo conforme as seguinte etapas:
Etapa 1 (5 minutos): Distribua para cada dupla quatro fichas tamanho padrão (2 para cada um) contendo a imagem, o nome do espaço e um campo em branco para desenho. Utilize as cartas que constam no material complementar. Oriente-os a pensar e discutir com sua dupla uma regra de convivência para cada espaço. Explique que estas regras serão socializadas para que o grupo avalie se é pertinente ou não.
Etapa 2 (15 minutos): Promova a socialização das regras elaboradas e discussão sobre a pertinência de determinada regra ao ambiente pensado.
Etapa 3 (10 minutos): Solicitem que desenhem uma cena ou objeto para representar a regra pensada por eles na ficha em branco que fará par com a carta com que já possui um espaço definido. Por exemplo, na carta que fará par com a imagem da rua o aluno poderá fazer uma faixa de pedestre, ou um semáforo lembrando que devemos atravessar a rua sempre na faixa de pedestre, ou quando o sinal estiver verde. Durante a realização da atividade, circule pela sala, acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas.
Etapa 4 (20 minutos): Permita que os alunos se agrupem em sextetos e socializem seus desenhos e explicações para as regras de convivência no espaço a eles determinados. Em seguida, solicite que como em um jogo da memória vire as cartas de cabeça para baixo (serão 12 cartas por grupo) e possibilite aos alunos que joguem ao menos 2 rodadas do jogo da memória, no qual ganhará aquele participante que conseguir acertar mais pares entre o local/ espaço ao desenho da regra elaborado para ele.
Como adequar à sua realidade:
Caso não tenha como imprimir as cartelas do jogo da memória, sugere-se que as faça em papel cartolina traçando 7cm x 9cm, escreva os nomes dos espaços e deixe que os alunos desenhem o espaço e a regra pensada para ele.
Materiais complementares:
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Projete este slide ou leia as informações para sistematizar as aprendizagens da aula. Retorne o slide 3 da contextualização da aula e as encenações que os aluno realizaram. Estabeleça relações com a sistematização, retomando o que os alunos haviam dito nesses momentos.
Permita que os alunos se manifestem ressaltando o que aprenderam na aula. Esclareça que diferentes espaços exigem das pessoas formas de conduta diferentes e que nem sempre o que é aceitável em um espaço pode ser realizado em outro. Se desejar, exponha alguns exemplos de condutas esperadas em espaços como igrejas, hospitais etc. Por exemplo: precisamos manter silêncio em hospitais, isto para o descanso das pessoas que estão ali se recuperando. Estimule a discussão sobre as regras coletivas. Caso seja possível, estabeleça com a turma uma regra que melhore a convivência em sala de aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular para gravar vídeos.
- Optativas: filmadora ou máquina fotográfica.
Valores trabalhados
Respeito ao ambiente e à própria coletividade, somado aos princípios de cidadania, protagonismo e participação.
Apresentação do tema da aula
O objetivo deste plano de aula é refletir sobre as regras de convívio presentes em diferentes espaços, incentivando a percepção dos alunos sobre as especificidades de regramento em cada ambiente. A ideia é trabalhar de forma assíncrona na maior parte do tempo, levando em consideração que as crianças terão que produzir uma peça de teatro com o auxílio de algum familiar e enviá-la em vídeo ao professor. O trabalho será individual, utilizando o WhatsApp ou o e-mail da turma.
Contextualização (15 minutos)
Disponibilize, por meio do WhatsApp, a imagem da contextualização do plano original, ou grave um áudio ou vídeo fazendo a seguinte pergunta: “Nos comportamos da mesma maneira em todos os espaços?” Dê tempo para que leiam, ouçam ou assistam ao questionamento. A construção do conceito será feita durante a aula.
Problematização (2 dias)
Nesta etapa, faça um vídeo e o envie no grupo de WhatsApp ou e-mail, contando algumas situações de descumprimento de regras em diferentes espaços, como, por exemplo, as descritas a seguir:
- João queria atravessar a rua para cumprimentar seu amigo Carlos. Como a faixa de pedestres estava muito longe, ele preferiu sair correndo e quase foi atropelado.
- Durante a aula, Mariana retirou sua boneca da mochila, resolveu brincar e deixou de lado todas as lições que deveria realizar. A professora não gostou dessa situação.
- Na hora do almoço, Julia não queria mais comer, estava satisfeita. Por isso, pegou seu prato e jogou no chão.
- Mariana foi visitar seu avô que estava doente no hospital. Para alegrá-lo, ligou seu aparelho de som no último volume e começou a dançar.
- Na hora do recreio, Mariana e Pedro começaram a correr e derrubaram o lanche de um colega que estava sentado em um banco próximo ao pátio.
Em seguida, solicite que os alunos produzam, com o auxílio de algum familiar, uma peça de teatro que contenha alguma das cenas acima e que, posteriormente, encaminhem a gravação no grupo de WhatsApp da turma. Oriente-os para que o vídeo não passe de 3 minutos.
Terminada as encenações, indague se os comportamentos apresentados durante a brincadeira de teatro foram corretos e o que eles julgariam necessário para que tais ações se adequassem àquelas permitidas ao espaço. Possivelmente, para algumas situações, os alunos poderão inferir que um pedido de desculpas resolveria a questão. Sendo assim, para finalizar esta etapa, reproduza o vídeo “Desculpe-me”, disponível aqui.
Depois, questione-os:
- As atitudes do personagem Lucas foram corretas?
- Ao se desculpar pelos seus atos, as ações de Lucas foram esquecidas?
- Como Lucas deverá agir de agora em diante?
Ação propositiva (2 horas)
Para que os alunos consigam refletir e propor intervenções sobre as inúmeras possibilidades de regras para os diferentes espaços, peça que desenhem um objeto ou cena que os recorde de uma regra pertinente ao local representado. Em seguida, solicite que eles narrem a ilustração por meio de um áudio, e o enviem no grupo de WhatsApp acompanhado da imagem do trabalho artístico. A atividade deve ser realizada de forma assíncrona.
Sistematização
Pergunte às crianças: “Devemos nos comportar de acordo com as normas e regras dos locais para garantirmos uma convivência harmoniosa e respeitosa entre as pessoas?” As respostas deverão ser enviadas pelo WhatsApp, e os familiares podem auxiliar nessa tarefa. Estabeleça relações com a sistematização, retomando o que os alunos produziram com seus desenhos e áudios. Esclareça que os espaços exigem das pessoas formas de conduta diferentes, e que nem sempre o que é aceitável em um lugar pode ser realizado em outro.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem na produção das peças de teatro, viabilizando o protagonismo e a autonomia das crianças, e que os ajudem na postagem das produções.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor:Aline P. Ramirez Barbosa
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Refletir sobre as regras de convívio presentes em diferentes espaços
Habilidade (s) da Base: EF01GEO4 - Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.)
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