GEO1_04UNID2 - Ação Propositiva - Cartas do jogo
Plano de Aula
Plano de aula: Utilização das regras de convívio em diferentes espaços
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Identidade e alteridade. Senso de coletividade.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF01GEO4-Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.), que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para o desenvolvimento deste plano é importante que os alunos estejam sentados em duplas.
Materiais necessários: Materiais de uso do aluno: lápis de cor, lápis de escrever e borracha.
Material complementar: Cartas do jogo da memória, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xdBXTYRn8C3RXRaw6UB9pjtShqDy3U6Q5CZ3JmckgUkkjVwAKdPvNvQ6apBY/geo1-04unid2-acao-propositiva-cartas-do-jogo.pdf
Livro paradidático Desculpe-me. Coleção Pequenas Lições. Soler Editora-Cultural Expressa, disponível em vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=Ap9g9j76w9k
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Projete ou apresente o tema aos alunos. Dê um tempo para que eles leiam a temática da aula. Auxilie-os na leitura se julgar necessário. Questione os alunos sobre o que entenderam da temática e o que eles pensam a respeito dessa afirmativa. Isso pode ser feito oralmente. Aproveite para fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, registrando-os no quadro e questionando se já ouviram algo sobre o tema. Conclua dizendo que tais reflexões farão parte desta aula.
Alfabetizador, facilite sua Sondagem
Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma
ACESSAR AGORA