Atividade complementar
Plano de Aula
Plano de aula: Decompondo Áreas de Plantas Baixas
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Plantas baixas: explorando área e perímetro
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Elizabeth Bento
Mentora: Maria Aparecida Nemet
Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF06MA26) Interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.
Habilidades necessárias
Calcular áreas de retângulos, quadrados e triângulos e transformar unidades de medidas.
Objetivos específicos
Determinar áreas de plantas a partir da decomposição de uma figura ou reconhecendo por uma sequência numérica.
Conceito-chave
Áreas, decomposição, unidades de medidas.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 quadriculada;
- Régua;
- Lápis;
- Borracha.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Determinar áreas de plantas a partir da decomposição de uma figura ou reconhecendo por uma sequência numérica.
Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 11 minutos.
Orientação: Para esta atividade os alunos poderão usar régua e lápis de cor (opcional). Imprima ou projete a atividade e leia o enunciado com a turma. Peça para os alunos observarem a planta e descreverem como as pessoas são organizadas nesta quadra. Acrescente as questões :
- Quantas pessoas haveriam para uma área de 20 m x 3 m? (verifique resolução)
- Existe alguma relação entre a área de 11 m x 3 m com a área 19 m x 3 m? (verifique resolução)
- Podemos garantir que para qualquer largura a relação será a mesma? Por quê? (verifique resolução)
- Se possível generalizar determine a quantidade pessoas quando tivermos 100 m x 3 m.
Propósito: Determinar quantos quadrados cabem num retângulo.
Discuta com a turma: É possível que alguns alunos identifiquem que há uma regularidade conforme aumenta-se a largura do retângulo. Outra maneira que poderão apresentar como solução é dividir toda a figura em quadrados pintando os ocupados deixando em branco o espaço livre. Questione se com outros formatos de piso a conduta para resolução seria a mesma, peça para que criem um exemplo secundário e se possível generalize.
Materiais complementares:
Atividade Principal (slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientação: Imprima ou projete a atividade. Leia o enunciado com os alunos e peça para identificarem quais são os processos envolvidos para resolução do problema.
Propósito: Encontrar as áreas dos hexágonos que formam o retângulo para identificar a quantidade mínima de pisos que se deve comprar.
Discuta com a turma:
- Por que existem unidades de medidas diferentes para um mesmo problema? O aluno deverá reconhecer que o centímetro é um submúltiplo do metro e justificar sua resposta apontando quando, como e porquê escolhemos uma unidade de medida e não outra. Alguns exemplos podem ser usados para permitir uma reflexão mais profunda do porquê usar uma unidade de medida e não outra: Qual a sua altura? Qual o comprimento do seu caderno? Qual espessura de uma linha de costura comum? Com a régua tente medir a espessura de um fio de cabelo seu. O que você observou? É possível medir? O que seria necessário?
- Como trabalhar com unidades de medidas diferentes? Discuta uma situação que envolva pelo menos duas unidades de medida diferentes por exemplo: “ No últimos dois meses uma planta cresceu 15 cm , só no ano passado ela cresceu 1 m, no ano retrasado quando comprei ela tinha 40 cm. Qual o comprimento atual da minha planta?” Sem a preocupação de realizar transformações, os alunos deverão emitir como resposta 1,55. Ao realizarem a leitura “um metro e cinquenta e cinco centímetros”, indica que há um reconhecimento das diferentes unidades de medida e portanto não operam números que representam unidades de medidas diferentes. Porém, se algum aluno apresentar como resposta 56m ou 56 cm questione porque esse valor faz sentido ou não para ele.
- Quais são as etapas envolvidas no processo de resolução? (Opcional) encontrar a área do retângulo maior utilizando A = b x h; encontrar as áreas dos hexágonos decompondo a figura em retângulos e pintando-as conforme o enunciado, para isso é necessário que o aluno leia a planta e saiba utilizar as indicações de medidas para que faça um recorte de cada retângulo ou quadrado que aparece na figura; encontrar a área de cada piso e verificar quantos pisos são necessários para cobrir cada hexágono, para isso é necessário que os alunos interpretem a área como cm ou m.
- É possível que os pisos se encaixem de maneira que não seja preciso recortar nenhum? Verificar pelo algoritmo da divisão se a área maior é divisível pela área menor.
Materiais complementares
Resolução da Atividade Principal
Textos de apoio e referencial teórico
Atividade Principal (slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientação: Imprima ou projete a atividade. Leia o enunciado com os alunos e peça para identificarem quais são os processos envolvidos para resolução do problema.
Propósito: Encontrar as áreas dos hexágonos que formam o retângulo para identificar a quantidade mínima de pisos que se deve comprar.
Discuta com a turma:
- Por que existem unidades de medidas diferentes para um mesmo problema? O aluno deverá reconhecer que o centímetro é um submúltiplo do metro e justificar sua resposta apontando quando, como e porquê escolhemos uma unidade de medida e não outra. Alguns exemplos podem ser usados para permitir uma reflexão mais profunda do porquê usar uma unidade de medida e não outra: Qual a sua altura? Qual o comprimento do seu caderno? Qual espessura de uma linha de costura comum? Com a régua tente medir a espessura de um fio de cabelo seu. O que você observou? É possível medir? O que seria necessário?
- Como trabalhar com unidades de medidas diferentes? Discuta uma situação que envolva pelo menos duas unidades de medida diferentes por exemplo: “ No últimos dois meses uma planta cresceu 15 cm , só no ano passado ela cresceu 1 m, no ano retrasado quando comprei ela tinha 40 cm. Qual o comprimento atual da minha planta?” Sem a preocupação de realizar transformações, os alunos deverão emitir como resposta 1,55. Ao realizarem a leitura “um metro e cinquenta e cinco centímetros”, indica que há um reconhecimento das diferentes unidades de medida e portanto não operam números que representam unidades de medidas diferentes. Porém, se algum aluno apresentar como resposta 56m ou 56 cm questione porque esse valor faz sentido ou não para ele.
- Quais são as etapas envolvidas no processo de resolução? (Opcional) encontrar a área do retângulo maior utilizando A = b x h; encontrar as áreas dos hexágonos decompondo a figura em retângulos e pintando-as conforme o enunciado, para isso é necessário que o aluno leia a planta e saiba utilizar as indicações de medidas para que faça um recorte de cada retângulo ou quadrado que aparece na figura; encontrar a área de cada piso e verificar quantos pisos são necessários para cobrir cada hexágono, para isso é necessário que os alunos interpretem a área como cm ou m.
- É possível que os pisos se encaixem de maneira que não seja preciso recortar nenhum? Verificar pelo algoritmo da divisão se a área maior é divisível pela área menor.
Discussão das Soluções (slides 6 ao 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projetar as decomposições das áreas e levantar outros possíveis modelos realizados pelos alunos.
Propósito: Verificar que a área de uma planta irregular é a soma das áreas dos quadriláteros inscritos nela e que é necessário calculá-la para obter a quantidade de pisos que irá revestir o salão.
Discuta com a turma:
- Quais outras formas de resolução deste problema?
- Quando comparam suas próprias soluções com as da resolução, quais são semelhanças e diferenças entre elas?
- Como você transformou centímetro em metro e vice-versa? Consulte guia de intervenções se necessário.
- Chamamos a área decomposta (roxa e vermelha) de hexágono, qual é a versão mais tradicional deste polígono que você conhece? Se necessário consulte guia de intervenções.
Discussão das Soluções (slides 6 ao 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projetar as decomposições das áreas e levantar outros possíveis modelos realizados pelos alunos.
Propósito: Verificar que a área de uma planta irregular é a soma das áreas dos quadriláteros inscritos nela e que é necessário calculá-la para obter a quantidade de pisos que irá revestir o salão.
Discuta com a turma:
- Quais outras formas de resolução deste problema?
- Quando comparam suas próprias soluções com as da resolução, quais são semelhanças e diferenças entre elas?
- Como você transformou centímetro em metro e vice-versa? Consulte guia de intervenções se necessário.
- Chamamos a área decomposta (roxa e vermelha) de hexágono, qual é a versão mais tradicional deste polígono que você conhece? Se necessário consulte guia de intervenções.
Discussão das Soluções (slides 6 ao 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projetar as decomposições das áreas e levantar outros possíveis modelos realizados pelos alunos.
Propósito: Verificar que a área de uma planta irregular é a soma das áreas dos quadriláteros inscritos nela e que é necessário calculá-la para obter a quantidade de pisos que irá revestir o salão.
Discuta com a turma:
- Quais outras formas de resolução deste problema?
- Quando comparam suas próprias soluções com as da resolução, quais são semelhanças e diferenças entre elas?
- Como você transformou centímetro em metro e vice-versa? Consulte guia de intervenções se necessário.
- Chamamos a área decomposta (roxa e vermelha) de hexágono, qual é a versão mais tradicional deste polígono que você conhece? Se necessário consulte guia de intervenções.
Discussão das Soluções (slides 6 ao 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projetar as decomposições das áreas e levantar outros possíveis modelos realizados pelos alunos.
Propósito: Verificar que a área de uma planta irregular é a soma das áreas dos quadriláteros inscritos nela e que é necessário calculá-la para obter a quantidade de pisos que irá revestir o salão.
Discuta com a turma:
- Quais outras formas de resolução deste problema?
- Quando comparam suas próprias soluções com as da resolução, quais são semelhanças e diferenças entre elas?
- Como você transformou centímetro em metro e vice-versa? Consulte guia de intervenções se necessário.
- Chamamos a área decomposta (roxa e vermelha) de hexágono, qual é a versão mais tradicional deste polígono que você conhece? Se necessário consulte guia de intervenções.
Encerramento.
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Projete ou leia a frase de encerramento para a turma e peça para que eles elaborem um exemplo com o que foi aprendido.
Propósito: Relembrar os conceitos trabalhados nessa aula.
Atividade Raio X
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Imprima a malha quadriculada e a planta. Os alunos poderão pintar com as cores indicadas na malha ou recortar e colar na própria planta (os espaços em branco não são considerados pisos).
Propósito: ler e interpretar a planta baixa para determinar as áreas dos cômodos.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_21GRM03
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, malha quadriculada, régua
- Opcionais: Google sala de aula, Meet
Plantas baixas: https://pt.khanacademy.org/math/6-ano-matematica/grandezas-e-medidas/planta-baixa-e-vistas-areas/v/plantas-baixas
Construção de desenhos em escala: https://www.youtube.com/watch?v=QHpvkK7SqOY
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal
Atividade Principal
Você pode fazer uma sala de aula invertida. Envie com antecedência para os alunos o arquivo (WhatsApp). Eles precisam imprimir ou registrar no caderno. Oriente-os a usar régua no caso de desenhar a figura. Seria interessante que algum familiar pudesse fazer parte dessa aula. É um momento de interação e troca de aprendizagens, mas nada obrigatório. Oriente-os a pensar nas seguintes perguntas:
a) Por que existem unidades de medidas diferentes para um mesmo problema? Por que o salão de festas está representado em metros?
b) Como trabalhar com unidades de medidas diferentes?
c) Como você pensou para resolver esse problema? Registre as etapas.
d) É possível que os pisos se encaixem de maneira que não seja preciso recortar nenhum?
No dia do encontro marcado (Meet, Hangouts, Zoom, Teams), deixe que os alunos compartilhem como pensaram e, se tiver algum registro, esse é o momento de mostrar. Retome as perguntas direcionadas e converse sobre cada uma delas. É importante saber quais as possíveis dúvidas e/ou questionamentos dos alunos. Converse sobre as unidades de medidas, sobre a decomposição de figuras para o cálculo da área, compare as semelhanças e diferenças entre as soluções apresentadas. Faça o “Discuta com a turma”. Use o slide do encerramento para fazer um “fechamento” da sua aula, deixando claro uma área pode ser calculada de várias maneiras.
Se sua aula fora assíncrona, deixe a tarefa na escola ou envie pelo WhatsApp. Grave um áudio explicando e peçam que enviem para você combinando um retorno de devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar o print com a planta para que eles comparem com a deles e colem no seu caderno.
Sugira aos alunos que tenham acesso à internet os vídeos da Plataforma Khan Academy:
- https://pt.khanacademy.org/math/6-ano-matematica/grandezas-e-medidas/planta-baixa-e-vistas-areas/v/plantas-baixas.
- https://www.youtube.com/watch?v=QHpvkK7SqOY
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês. Convide um familiar para que possa assistir aos vídeos com você e ajudar a construir a planta da sua casa. Que tal? Comece a medir os comprimentos e largura de cada cômodo. Fica a dica!!!
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Elizabeth Bento
Mentora: Maria Aparecida Nemet
Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF06MA26) Interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.
Habilidades necessárias
Calcular áreas de retângulos, quadrados e triângulos e transformar unidades de medidas.
Objetivos específicos
Determinar áreas de plantas a partir da decomposição de uma figura ou reconhecendo por uma sequência numérica.
Conceito-chave
Áreas, decomposição, unidades de medidas.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 quadriculada;
- Régua;
- Lápis;
- Borracha.