10800
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Ler e Analisar Infográficos

Plano de aula de Matemática com atividades para 8ºano do Fundamental sobre Gráfico; Infográficos; Redes sociais;

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Emanoel Carvalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_23PES03

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, calculadora, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP (https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL

Aquecimento
Sugerimos encaminhar, posteriormente com o Raio X e Atividades complementares, ou, juntamente com a Atividade principal.

Atividade principal
Sugerimos uma adaptação na Atividade principal em duas etapas. Na Etapa 1, solicite que os alunos analisem as informações do infográfico e produzam um pequeno texto conclusivo com os principais dados observados (você pode selecionar alguns questionamentos para orientar o olhar dos alunos nas análises). Realize as discussões e passe para a Etapa 2. Nessa etapa (2), solicite que os alunos pesquisem um tema (sugerimos a COVID-19, mas pode ser outro) e produzam um infográfico. Encaminhe as propostas (Etapa 1 e 2) na versão para impressão, juntamente com informações do Encerramento e da Sistematização do conceito para facilitar a elaboração do infográfico. Faça esse contato, via WhatsApp, por exemplo, através de áudio, vídeo ou texto. Caso seja possível, faça essa aula em tempo real (ver sugestões de plataformas nas discussões). Para a produção de um vídeo você pode usar https://myhomestudio.com.br/ (que permite o trabalho com slides e é gratuito por um tempo).
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de temas referentes a gráficos e variáveis. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-math-reasoning/pre-algebra-picture-bar-graphs/v/reading-pictographs
https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-math-reasoning
https://pt.khanacademy.org/math/statistics-probability/random-variables-stats-library/random-variables-discrete/v/discrete-and-continuous-random-variables


Discussão das soluções
Tanto na Etapa 1 quanto na Etapa 2 é necessário analisar as produções dos alunos para produzir um feedback destacando estratégias, erros e acertos. Selecione algumas produções (texto e infográfico) para socializar com todos da turma. De preferência, faça uma discussão em tempo real (sugestões abaixo), se sua turma tiver acesso a ferramentas e internet. Como forma de revisão você pode usar as atividades complementares e o Raio X.

Para discussão em tempo real com sua turma, use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/

Sistematização
Use nas discussões e orientações.

Encerramento
Use nas discussões e orientações.

Raio X
Solicite, posteriormente, que os alunos resolvam o Raio X e as atividades complementares e aquecimento como forma de revisão.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas para discutir e analisar diversos tipos de gráficos envolvendo dados do COVID-19.

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_23PES03

(EF08MA23) Avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 8º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem cálculo de probabilidade em eventos aleatórios e espaços amostrais equiprováveis, representação gráfica de espaços amostrais, pesquisa e processos de coleta de dados e medidas de tendência central.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas