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Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Multiplicação? Que bicho é esse?

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre multiplicação com ideia de adição de parcelas iguais

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rejane Bianchini

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rejane Bianchini

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.

Objetivos específicos

Compreender o conceito de multiplicação através da resolução de  problemas por meio de registros pessoais.

Conceito-chave

Multiplicação com ideia de adição de parcelas iguais.

Vocabulário trabalhado na aula:

Adição:  operação que junta (soma) quantidades ou que acrescenta quantidades a uma outra já existente.

Parcelas: nome de cada um dos números que serão somados numa adição.

Multiplicação:  operação utilizada para representar de forma reduzida ou simplificada uma adição de parcelas iguais (consideramos aqui, apenas a ideia central deste plano).

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Caderno;
  • Atividades fotocopiadas (se achar conveniente);
  • Caixas de ovos (se achar conveniente);
  • Tampinhas de garrafa (se achar conveniente);
  • Sacos para colocar as tampinhas (se achar conveniente).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientações: Depois de compartilhar o objetivo com seus alunos, inicie a atividade com a leitura do slide, que pode ser feita por você, por um aluno ou pela turma conjuntamente. Ou passe a proposta no quadro. Se preferir imprima a atividade e entregue aos alunos. Em seguida, peça para que os alunos pensem em possíveis soluções para este desafio de forma coletiva. É importante neste momento da aula, que os alunos consigam interpretar o problema e apresentem resoluções. Sugere-se que o professor leve material concreto para a realização da atividade (sacos e as tampinhas, ou outro material que sirva para manipulação e que os alunos estejam familiarizados, como canudinhos, palitos de picolé, fio de contas...).

Propósito: Retomar a resolução do problema pela soma de parcelas iguais.

Discuta com a turma:

  • Me conte o que você entendeu desta atividade.
  • Como você pensa iniciar a resolução dela? Por quê?
  • Existem outras maneiras? Quais? Permita que os alunos deem exemplos.

Amplie a atividade com outros questionamentos:

  • E se eu colocar 6 tampinhas em cada saquinho?
  • E se tiver somente 5 saquinhos com 10 tampinhas?
  • Se forem 5 saquinhos com 7 tampinhas?

Através da variação de quantidade de saquinhos ou de tampinhas em cada saquinho, vá questionando os alunos até compreenderem a atividade.

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Apresente o problema aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia a cada um. Deixe que os alunos leiam e dê tempo para que tentem resolvê-lo individualmente; depois peça que discutam com um colega. Neste primeiro momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, para em seguida questioná-los a respeito disso. Use o guia de intervenções, com sugestões de questionamentos que fazem os alunos avançarem nos seus pensamentos. Leve material concreto para a realização da atividade (tampinhas ou algum outro material que os alunos estejam familiarizados, como palitos de picolé, fios de contas, canudinhos... ).

Propósito: Resolver problemas utilizando o conceito de multiplicação com ideia de adição de parcelas iguais.

Discuta com a turma:

  • Me conte o que você pensou fazer para resolver o problema. (Faça o registro no quadro).
  • Alguém pensou numa estratégia diferente? Qual? (Continue fazendo os registros no quadro).
  • Das maneiras que a gente colocou aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
  • Das estratégias aqui apresentadas, tem alguma que é mais prática? Qual? Por quê?
  • De todos os jeitos que a gente resolveu aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?
  • Agora pense: E se fossem 4 grupos de 4 alunos, quantas tampinhas cada grupo receberia?
  • E se fossem 10 grupos de 2 alunos, quantas tampinhas cada grupo receberia? E quantas tampinhas a turma receberia?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 12).

Orientações: Promova um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram. Vá registrando no quadro as ideias deles. Sempre que eles apresentarem a sua estratégia e que não seja por meio da multiplicação, faça-os compreender que a operação está ali representada por meio de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as outras possíveis formas de resolução da atividade, caso eles não as tenham apresentado. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de tampinhas e de grupos, garantindo a compreensão da atividade e a construção da relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Use sempre a nomenclatura correta: adição, multiplicação e parcela. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, fio e contas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual a relação da multiplicação com a adição?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 12).

Orientações: Promova um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram. Vá registrando no quadro as ideias deles. Sempre que eles apresentarem a sua estratégia e que não seja por meio da multiplicação, faça-os compreender que a operação está ali representada por meio de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as outras possíveis formas de resolução da atividade, caso eles não as tenham apresentado. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de tampinhas e de grupos, garantindo a compreensão da atividade e a construção da relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Use sempre a nomenclatura correta: adição, multiplicação e parcela. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, fio e contas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual a relação da multiplicação com a adição?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 12).

Orientações: Promova um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram. Vá registrando no quadro as ideias deles. Sempre que eles apresentarem a sua estratégia e que não seja por meio da multiplicação, faça-os compreender que a operação está ali representada por meio de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as outras possíveis formas de resolução da atividade, caso eles não as tenham apresentado. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de tampinhas e de grupos, garantindo a compreensão da atividade e a construção da relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Use sempre a nomenclatura correta: adição, multiplicação e parcela. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, fio e contas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual a relação da multiplicação com a adição?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 12).

Orientações: Promova um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram. Vá registrando no quadro as ideias deles. Sempre que eles apresentarem a sua estratégia e que não seja por meio da multiplicação, faça-os compreender que a operação está ali representada por meio de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as outras possíveis formas de resolução da atividade, caso eles não as tenham apresentado. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de tampinhas e de grupos, garantindo a compreensão da atividade e a construção da relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Use sempre a nomenclatura correta: adição, multiplicação e parcela. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, fio e contas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual a relação da multiplicação com a adição?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 12).

Orientações: Promova um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram. Vá registrando no quadro as ideias deles. Sempre que eles apresentarem a sua estratégia e que não seja por meio da multiplicação, faça-os compreender que a operação está ali representada por meio de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as outras possíveis formas de resolução da atividade, caso eles não as tenham apresentado. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de tampinhas e de grupos, garantindo a compreensão da atividade e a construção da relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Use sempre a nomenclatura correta: adição, multiplicação e parcela. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, fio e contas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual a relação da multiplicação com a adição?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 12).

Orientações: Promova um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram. Vá registrando no quadro as ideias deles. Sempre que eles apresentarem a sua estratégia e que não seja por meio da multiplicação, faça-os compreender que a operação está ali representada por meio de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as outras possíveis formas de resolução da atividade, caso eles não as tenham apresentado. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de tampinhas e de grupos, garantindo a compreensão da atividade e a construção da relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Use sempre a nomenclatura correta: adição, multiplicação e parcela. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, fio e contas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual a relação da multiplicação com a adição?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 12).

Orientações: Promova um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram. Vá registrando no quadro as ideias deles. Sempre que eles apresentarem a sua estratégia e que não seja por meio da multiplicação, faça-os compreender que a operação está ali representada por meio de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as outras possíveis formas de resolução da atividade, caso eles não as tenham apresentado. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de tampinhas e de grupos, garantindo a compreensão da atividade e a construção da relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Use sempre a nomenclatura correta: adição, multiplicação e parcela. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, fio e contas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual a relação da multiplicação com a adição?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 12).

Orientações: Promova um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram. Vá registrando no quadro as ideias deles. Sempre que eles apresentarem a sua estratégia e que não seja por meio da multiplicação, faça-os compreender que a operação está ali representada por meio de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as outras possíveis formas de resolução da atividade, caso eles não as tenham apresentado. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de tampinhas e de grupos, garantindo a compreensão da atividade e a construção da relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Use sempre a nomenclatura correta: adição, multiplicação e parcela. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, fio e contas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual a relação da multiplicação com a adição?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito retomando com os alunos a relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Peça para que alguns alunos expliquem o que entenderam sobre multiplicação e faça alguns exercícios para fixar a relação da multiplicação associada a soma de parcelas iguais. Apresente o slide com o conceito trabalhado na aula ou passe este resumo no quadro para que registrem em seus cadernos.

Propósito: Retomar os conhecimentos trabalhados, sistematizando-os e apresentar o conceito central trabalhado na aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Resuma o conceito retomando com os alunos a relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Apresente o slide com o conceito trabalhado na aula e leia conjuntamente com a turma, ou escreva-o no quadro.

Propósito: Resumir o conceito central trabalhado na aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão utilizando o conceito de multiplicação relacionado à soma de parcelas iguais para chegarem ao resultado. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da multiplicação associada à soma de parcelas iguais.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rejane Bianchini

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.

Objetivos específicos

Compreender o conceito de multiplicação através da resolução de  problemas por meio de registros pessoais.

Conceito-chave

Multiplicação com ideia de adição de parcelas iguais.

Vocabulário trabalhado na aula:

Adição:  operação que junta (soma) quantidades ou que acrescenta quantidades a uma outra já existente.

Parcelas: nome de cada um dos números que serão somados numa adição.

Multiplicação:  operação utilizada para representar de forma reduzida ou simplificada uma adição de parcelas iguais (consideramos aqui, apenas a ideia central deste plano).

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Caderno;
  • Atividades fotocopiadas (se achar conveniente);
  • Caixas de ovos (se achar conveniente);
  • Tampinhas de garrafa (se achar conveniente);
  • Sacos para colocar as tampinhas (se achar conveniente).

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientações: Depois de compartilhar o objetivo com seus alunos, inicie a atividade com a leitura do slide, que pode ser feita por você, por um aluno ou pela turma conjuntamente. Ou passe a proposta no quadro. Se preferir imprima a atividade e entregue aos alunos. Em seguida, peça para que os alunos pensem em possíveis soluções para este desafio de forma coletiva. É importante neste momento da aula, que os alunos consigam interpretar o problema e apresentem resoluções. Sugere-se que o professor leve material concreto para a realização da atividade (sacos e as tampinhas, ou outro material que sirva para manipulação e que os alunos estejam familiarizados, como canudinhos, palitos de picolé, fio de contas...).

Propósito: Retomar a resolução do problema pela soma de parcelas iguais.

Discuta com a turma:

  • Me conte o que você entendeu desta atividade.
  • Como você pensa iniciar a resolução dela? Por quê?
  • Existem outras maneiras? Quais? Permita que os alunos deem exemplos.

Amplie a atividade com outros questionamentos:

  • E se eu colocar 6 tampinhas em cada saquinho?
  • E se tiver somente 5 saquinhos com 10 tampinhas?
  • Se forem 5 saquinhos com 7 tampinhas?

Através da variação de quantidade de saquinhos ou de tampinhas em cada saquinho, vá questionando os alunos até compreenderem a atividade.

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Apresente o problema aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia a cada um. Deixe que os alunos leiam e dê tempo para que tentem resolvê-lo individualmente; depois peça que discutam com um colega. Neste primeiro momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, para em seguida questioná-los a respeito disso. Use o guia de intervenções, com sugestões de questionamentos que fazem os alunos avançarem nos seus pensamentos. Leve material concreto para a realização da atividade (tampinhas ou algum outro material que os alunos estejam familiarizados, como palitos de picolé, fios de contas, canudinhos... ).

Propósito: Resolver problemas utilizando o conceito de multiplicação com ideia de adição de parcelas iguais.

Discuta com a turma:

  • Me conte o que você pensou fazer para resolver o problema. (Faça o registro no quadro).
  • Alguém pensou numa estratégia diferente? Qual? (Continue fazendo os registros no quadro).
  • Das maneiras que a gente colocou aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
  • Das estratégias aqui apresentadas, tem alguma que é mais prática? Qual? Por quê?
  • De todos os jeitos que a gente resolveu aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?
  • Agora pense: E se fossem 4 grupos de 4 alunos, quantas tampinhas cada grupo receberia?
  • E se fossem 10 grupos de 2 alunos, quantas tampinhas cada grupo receberia? E quantas tampinhas a turma receberia?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 12).

Orientações: Promova um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram. Vá registrando no quadro as ideias deles. Sempre que eles apresentarem a sua estratégia e que não seja por meio da multiplicação, faça-os compreender que a operação está ali representada por meio de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as outras possíveis formas de resolução da atividade, caso eles não as tenham apresentado. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de tampinhas e de grupos, garantindo a compreensão da atividade e a construção da relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Use sempre a nomenclatura correta: adição, multiplicação e parcela. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, fio e contas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual a relação da multiplicação com a adição?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 12).

Orientações: Promova um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram. Vá registrando no quadro as ideias deles. Sempre que eles apresentarem a sua estratégia e que não seja por meio da multiplicação, faça-os compreender que a operação está ali representada por meio de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as outras possíveis formas de resolução da atividade, caso eles não as tenham apresentado. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de tampinhas e de grupos, garantindo a compreensão da atividade e a construção da relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Use sempre a nomenclatura correta: adição, multiplicação e parcela. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, fio e contas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual a relação da multiplicação com a adição?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 12).

Orientações: Promova um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram. Vá registrando no quadro as ideias deles. Sempre que eles apresentarem a sua estratégia e que não seja por meio da multiplicação, faça-os compreender que a operação está ali representada por meio de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as outras possíveis formas de resolução da atividade, caso eles não as tenham apresentado. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de tampinhas e de grupos, garantindo a compreensão da atividade e a construção da relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Use sempre a nomenclatura correta: adição, multiplicação e parcela. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, fio e contas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual a relação da multiplicação com a adição?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 12).

Orientações: Promova um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram. Vá registrando no quadro as ideias deles. Sempre que eles apresentarem a sua estratégia e que não seja por meio da multiplicação, faça-os compreender que a operação está ali representada por meio de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as outras possíveis formas de resolução da atividade, caso eles não as tenham apresentado. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de tampinhas e de grupos, garantindo a compreensão da atividade e a construção da relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Use sempre a nomenclatura correta: adição, multiplicação e parcela. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, fio e contas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual a relação da multiplicação com a adição?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 12).

Orientações: Promova um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram. Vá registrando no quadro as ideias deles. Sempre que eles apresentarem a sua estratégia e que não seja por meio da multiplicação, faça-os compreender que a operação está ali representada por meio de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as outras possíveis formas de resolução da atividade, caso eles não as tenham apresentado. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de tampinhas e de grupos, garantindo a compreensão da atividade e a construção da relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Use sempre a nomenclatura correta: adição, multiplicação e parcela. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, fio e contas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual a relação da multiplicação com a adição?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 12).

Orientações: Promova um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram. Vá registrando no quadro as ideias deles. Sempre que eles apresentarem a sua estratégia e que não seja por meio da multiplicação, faça-os compreender que a operação está ali representada por meio de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as outras possíveis formas de resolução da atividade, caso eles não as tenham apresentado. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de tampinhas e de grupos, garantindo a compreensão da atividade e a construção da relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Use sempre a nomenclatura correta: adição, multiplicação e parcela. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, fio e contas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual a relação da multiplicação com a adição?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?

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Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 12).

Orientações: Promova um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram. Vá registrando no quadro as ideias deles. Sempre que eles apresentarem a sua estratégia e que não seja por meio da multiplicação, faça-os compreender que a operação está ali representada por meio de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as outras possíveis formas de resolução da atividade, caso eles não as tenham apresentado. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de tampinhas e de grupos, garantindo a compreensão da atividade e a construção da relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Use sempre a nomenclatura correta: adição, multiplicação e parcela. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, fio e contas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual a relação da multiplicação com a adição?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?

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Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 12).

Orientações: Promova um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram. Vá registrando no quadro as ideias deles. Sempre que eles apresentarem a sua estratégia e que não seja por meio da multiplicação, faça-os compreender que a operação está ali representada por meio de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as outras possíveis formas de resolução da atividade, caso eles não as tenham apresentado. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de tampinhas e de grupos, garantindo a compreensão da atividade e a construção da relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Use sempre a nomenclatura correta: adição, multiplicação e parcela. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, fio e contas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual a relação da multiplicação com a adição?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?

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Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito retomando com os alunos a relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Peça para que alguns alunos expliquem o que entenderam sobre multiplicação e faça alguns exercícios para fixar a relação da multiplicação associada a soma de parcelas iguais. Apresente o slide com o conceito trabalhado na aula ou passe este resumo no quadro para que registrem em seus cadernos.

Propósito: Retomar os conhecimentos trabalhados, sistematizando-os e apresentar o conceito central trabalhado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Resuma o conceito retomando com os alunos a relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Apresente o slide com o conceito trabalhado na aula e leia conjuntamente com a turma, ou escreva-o no quadro.

Propósito: Resumir o conceito central trabalhado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão utilizando o conceito de multiplicação relacionado à soma de parcelas iguais para chegarem ao resultado. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da multiplicação associada à soma de parcelas iguais.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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