Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_25PES03
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Video : “Cálculo da média”- Khan Academy, disponível em: https://pt.khanacademy.org/math/ap-statistics/summarizing-quantitative-data-ap/measuring-center-quantitative/e/calculating-the-mean acesso em 01 de jul 2020.
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Aquecimento
A atividade pretende discutir o que representa o cálculo da média e se sempre ela é um bom parâmetro para representar a situação. Compartilhe o slide com a situação a ser respondida. Caso os alunos apresentem alguma dificuldade, proponha a atividade disponível no Khan Academy.
Atividade principal
Professor, para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, tire uma foto e disponibilize a imagem no grupo de whatsapp ou no Google Sala de Aula para que os alunos possam pensar sobre ele. Oriente-os a fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
Compartilhe com a turma os slides de discussão da atividade. Aproveite para relembrar junto à turma quais os dados necessários para o cálculo da média. Use o meio de comunicação acordado com a turma para essa discussão.
Encerramento
Encerre a aula pedindo aos alunos que registrem uma carta para um colega explicando sobre a importância do contexto analisado para a validação da média como medida representativa. Se houver a possibilidade de ser digital, peça a eles que façam isso usando o e-mail ou o Google Sala de Aula.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.
Sugestão Enviada Por: Renata da Silva Gonçalves
Código: MAT7_25PES03
(EF07MA35) Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.
Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a calcular probabilidade de ocorrência de eventos aleatórios, calcular média e amplitude de um conjunto de dados, planejar pesquisa amostral e pesquisa censitária e representar dados no gráfico de setores.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes