Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Márcia Regina Kaminski
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
Identificar a regularidade presente nas multiplicações ou divisões por 10, 100 e
1 000 e expressar a regularidade observada por escrito.
Objetivos específicos
Utilizar o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1000 para calcular.
Conceito-chave
Padrões e regularidades em multiplicações por 10, 100 e 1 000.
Recursos necessários
Código: MAT5_13ALG02
(EF05MA12) Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem propriedades da igualdade e noção de equivalência, Investigação de padrões e expressão da regularidade observada em sequências numéricas ou geométricas, Investigação e expressão de regularidades na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100, 1000 e análise de grandezas diretamente proporcionais.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes