Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Bingo da multiplicação por 10, 100 e 1 000
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Márcia Regina Kaminski
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
Identificar a regularidade presente nas multiplicações ou divisões por 10, 100 e
1 000 e expressar a regularidade observada por escrito.
Objetivos específicos
Utilizar o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1000 para calcular.
Conceito-chave
Padrões e regularidades em multiplicações por 10, 100 e 1 000.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis e borracha.
- Caixa com fichas dos números impressos para sorteio.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Utilizar o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1000 para calcular.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Orientação:Leia ou projete o objetivo para a classe.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e passe para o slide seguinte para apresentar um exemplo de multiplicação por 10, 100 e 1 000. Recorde com os alunos que ao multiplicar um número por 10, 100 ou 1000, estamos tornando o valor multiplicado 10, 100 ou 1000 vezes maior, respectivamente. Como consequência disso, ocorrem trocas e reagrupamentos pois nosso sistema de numeração é decimal. Assim, podemos deslocar a vírgula para a direita o número de posições correspondente à quantidade de algarismos zero presentes no multiplicador. Destaque que os números inteiros são também decimais e que a vírgula fica após o algarismo da posição das unidades, embora normalmente a ocultemos. Por isso, nesses casos podemos acrescentar ao número que está sendo multiplicado a mesma quantidade de zeros do multiplicador.
Propósito: Recordar o padrão e regularidade presentes em multiplicações por 10, 100 e 1 000.
Retomada
Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e passe para o slide seguinte para apresentar um exemplo de multiplicação por 10, 100 e 1 000. Recorde com os alunos que ao multiplicar um número por 10, 100 ou 1000, estamos tornando o valor multiplicado 10, 100 ou 1000 vezes maior, respectivamente. Como consequência disso, ocorrem trocas e reagrupamentos pois nosso sistema de numeração é decimal. Assim, podemos deslocar a vírgula para a direita o número de posições correspondente à quantidade de algarismos zero presentes no multiplicador. Destaque que os números inteiros são também decimais e que a vírgula fica após o algarismo da posição das unidades, embora normalmente a ocultemos. Por isso, nesses casos podemos acrescentar ao número que está sendo multiplicado a mesma quantidade de zeros do multiplicador.
Propósito: Recordar o padrão e regularidade presentes em multiplicações por 10, 100 e 1 000.
Atividade Principal
Orientação: Leia as regras com os alunos e organize as duplas para jogarem. Você deve distribuir as cartelas em branco e a ficha de registros do slide 8 para as duplas. Deixe 5 minutos para confecção das cartelas. Eles devem escolher 3 números entre 1 e 50, multiplicar por 10. Depois, escolher outros 3 números e multiplicar por 100. Por último, escolher mais 3 números e multiplicar por 1 000. Os resultados devem ser registrados na ficha de registros e depois devem ser transferidos para a cartela. Após confeccionadas as cartelas, dê início ao jogo. Você deve sortear um número entre 1 e 50. As fichas com os números estão disponibilizadas no link abaixo intitulado: Material complementar. Imprima, recorte e coloque em uma caixa ou sacola para a realização do sorteio. Os alunos devem verificar se têm na sua cartela, o resultado da multiplicação do número sorteado por 10, 100 ou 1 000. Por exemplo, suponha que foi sorteado o número 35. Nesse caso, o aluno deve verificar se tem o resultado de 35 x 10 = 350, ou 35 x 100 = 3 500, ou 35 x 1 000 = 35 000. Qualquer um dos resultados pode ser marcado na cartela. Importante anotar no quadro os números sorteados em cada rodada para posterior conferência. Faça uma tabela no quadro com duas colunas e várias linhas para anotar o número da rodada e número sorteado na caixa.
Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1 000 para calcular.
Materiais complementares
Resolução da Atividade Principal
Atividade Principal
Orientação: Leia as regras com os alunos e organize as duplas para jogarem. Você deve distribuir as cartelas em branco e a ficha de registros do slide 8 para as duplas. Deixe 5 minutos para confecção das cartelas. Eles devem escolher 3 números entre 1 e 50, multiplicar por 10. Depois, escolher outros 3 números e multiplicar por 100. Por último, escolher mais 3 números e multiplicar por 1 000. Os resultados devem ser registrados na ficha de registros e depois devem ser transferidos para a cartela. Após confeccionadas as cartelas, dê início ao jogo. Você deve sortear um número entre 1 e 50. Os alunos devem verificar se têm na sua cartela, o resultado da multiplicação do número sorteado por 10, 100 ou 1 000. Por exemplo, suponha que foi sorteado o número 35. Nesse caso, o aluno deve verificar se tem o resultado de 35 x 10 = 350, ou 35 x 100 = 3 500, ou 35 x 1 000 = 35 000. Qualquer um dos resultados pode ser marcado na cartela. Importante anotar no quadro os números sorteados em cada rodada para posterior conferência. Faça uma tabela no quadro com duas colunas e várias linhas para anotar o número da rodada e número sorteado na caixa.
Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1 000 para calcular.
Atividade Principal
Orientação: Leia as regras com os alunos e organize as duplas para jogarem. Você deve distribuir as cartelas em branco e a ficha de registros do slide 8 para as duplas. Deixe 5 minutos para confecção das cartelas. Eles devem escolher 3 números entre 1 e 50, multiplicar por 10. Depois, escolher outros 3 números e multiplicar por 100. Por último, escolher mais 3 números e multiplicar por 1 000. Os resultados devem ser registrados na ficha de registros e depois devem ser transferidos para a cartela. Após confeccionadas as cartelas, dê início ao jogo. Você deve sortear um número entre 1 e 50. Os alunos devem verificar se têm na sua cartela, o resultado da multiplicação do número sorteado por 10, 100 ou 1 000. Por exemplo, suponha que foi sorteado o número 35. Nesse caso, o aluno deve verificar se tem o resultado de 35 x 10 = 350, ou 35 x 100 = 3 500, ou 35 x 1 000 = 35 000. Qualquer um dos resultados pode ser marcado na cartela. Importante anotar no quadro os números sorteados em cada rodada para posterior conferência. Faça uma tabela no quadro com duas colunas e várias linhas para anotar o número da rodada e número sorteado na caixa.
Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1 000 para calcular.
Atividade Principal
Orientação: Leia as regras com os alunos e organize as duplas para jogarem. Você deve distribuir as cartelas em branco e a ficha de registros do slide 8 para as duplas. Deixe 5 minutos para confecção das cartelas. Eles devem escolher 3 números entre 1 e 50, multiplicar por 10. Depois, escolher outros 3 números e multiplicar por 100. Por último, escolher mais 3 números e multiplicar por 1 000. Os resultados devem ser registrados na ficha de registros e depois devem ser transferidos para a cartela. Após confeccionadas as cartelas, dê início ao jogo. Você deve sortear um número entre 1 e 50. Os alunos devem verificar se têm na sua cartela, o resultado da multiplicação do número sorteado por 10, 100 ou 1 000. Por exemplo, suponha que foi sorteado o número 35. Nesse caso, o aluno deve verificar se tem o resultado de 35 x 10 = 350, ou 35 x 100 = 3 500, ou 35 x 1 000 = 35 000. Qualquer um dos resultados pode ser marcado na cartela. Importante anotar no quadro os números sorteados em cada rodada para posterior conferência. Faça uma tabela no quadro com duas colunas e várias linhas para anotar o número da rodada e número sorteado na caixa.
Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1 000 para calcular.
Atividade Principal
Orientação: Leia as regras com os alunos e organize as duplas para jogarem. Você deve distribuir as cartelas em branco e a ficha de registros do slide 8 para as duplas. Deixe 5 minutos para confecção das cartelas. Eles devem escolher 3 números entre 1 e 50, multiplicar por 10. Depois, escolher outros 3 números e multiplicar por 100. Por último, escolher mais 3 números e multiplicar por 1 000. Os resultados devem ser registrados na ficha de registros e depois devem ser transferidos para a cartela. Após confeccionadas as cartelas, dê início ao jogo. Você deve sortear um número entre 1 e 50. Os alunos devem verificar se têm na sua cartela, o resultado da multiplicação do número sorteado por 10, 100 ou 1 000. Por exemplo, suponha que foi sorteado o número 35. Nesse caso, o aluno deve verificar se tem o resultado de 35 x 10 = 350, ou 35 x 100 = 3 500, ou 35 x 1 000 = 35 000. Qualquer um dos resultados pode ser marcado na cartela. Importante anotar no quadro os números sorteados em cada rodada para posterior conferência. Faça uma tabela no quadro com duas colunas e várias linhas para anotar o número da rodada e número sorteado na caixa.
Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1 000 para calcular.
Atividade Principal
Orientação: Leia as regras com os alunos e organize as duplas para jogarem. Você deve distribuir as cartelas em branco e a ficha de registros do slide 8 para as duplas. Deixe 5 minutos para confecção das cartelas. Eles devem escolher 3 números entre 1 e 50, multiplicar por 10. Depois, escolher outros 3 números e multiplicar por 100. Por último, escolher mais 3 números e multiplicar por 1 000. Os resultados devem ser registrados na ficha de registros e depois devem ser transferidos para a cartela. Após confeccionadas as cartelas, dê início ao jogo. Você deve sortear um número entre 1 e 50. Os alunos devem verificar se têm na sua cartela, o resultado da multiplicação do número sorteado por 10, 100 ou 1 000. Por exemplo, suponha que foi sorteado o número 35. Nesse caso, o aluno deve verificar se tem o resultado de 35 x 10 = 350, ou 35 x 100 = 3 500, ou 35 x 1 000 = 35 000. Qualquer um dos resultados pode ser marcado na cartela. Importante anotar no quadro os números sorteados em cada rodada para posterior conferência. Faça uma tabela no quadro com duas colunas e várias linhas para anotar o número da rodada e número sorteado na caixa.
Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1 000 para calcular.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Essa atividade intercalará momentos de jogo com momentos da discussão da solução, pois assim que uma dupla fizer Bingo, será o momento de conferir as cartelas. Após a conferência, o jogo pode ser retomado. Quando uma dupla fizer BINGO, chame-os a frente para mostrar a cartela. Anote na lousa os números que a dupla marcou e o sentido em que eles fizeram o BINGO (horizontal, vertical ou diagonal). Suponha que a cartela deste slide seja um exemplo de uma situação de bingo que aconteceu. Verifique se os números marcados realmente são resultados do produto do número sorteado por 10, 100, ou 1000 comparando os números que a dupla marcou com o registro dos sorteios na lousa. Por exemplo, nesta situação, devem aparecer na lista de números sorteados 35, 25 e 13. Faça a conferência dos resultados coletivamente. Pode acontecer de operações diferentes gerarem o mesmo resultado. Ao conferir as cartelas, discuta com a turma quais as possíveis operações para gerar o resultado em questão. Após a conferência, realize outras rodadas, a dupla vencedora pode continuar jogando para tentar fazer bingo em outras linhas e sentidos da sua cartela. Pode ocorrer de mais de uma dupla fechar o Bingo ao mesmo tempo. Neste caso confira a cartela de todas as duplas que fizeram BIngo e compare as operações que cada dupla escolheu para gerar a cartela para discutir se operações diferentes podem gerar o mesmo resultado.
Propósito: Discutir se as marcações realizadas pelas duplas nas cartelas estão adequadas.
Discuta com a turma:
No momento da conferência dos resultados nas cartelas faça os seguintes questionamentos de forma coletiva:
- A marcação deste número na cartela, corresponde ao resultado de qual multiplicação?
- Está correto o resultado? (Se não estiver, discuta o que não está correto).
- Como podemos verificar e ter certeza de que está correto?
- Qual a operação que vocês pensaram para gerar esse valor?
- Existe alguma outra operação possível para gerar esse mesmo resultado?
- Quais estratégias podemos utilizar para saber isso?
Encerramento
Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos e destaque que aplicar o padrão e regularidade presentes nas multiplicações por 10, 100 e 1 000 muitas vezes é uma estratégia interessante e útil principalmente quando queremos utilizar o cálculo mental.
Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado sobre a resolução de problemas envolvendo multiplicação por 10, 100 e 1 000.
Raio X
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentam resolver com base no que foi estudado. Reserve 2 minutos para a correção coletiva e oral com a turma.
Propósito: Aplicar os conhecimentos aprendidos sobre padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000.
Discuta com a turma:
- Como podemos começar a pensar para resolver?
- Quais os números entre 1 e 50 que se fossem multiplicados por 10 gerariam esse resultado? Como podemos ter certeza disso?
- Quais os números entre 1 e 50 que se fossem multiplicados por 100 gerariam esse resultado? Como podemos ter certeza disso?
- Quais os números entre 1 e 50 que se fossem multiplicados por 1 000 gerariam esse resultado? Como podemos ter certeza disso?
Materiais complementares para impressão:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_13ALG02
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal e Raio X
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma os slides presentes nesta atividade e solicite que criem um novo exemplo explicando a multiplicação por 10, 100 e 1000. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.
Atividade principal
Professor(a), explique como se constitui o jogo. Você pode compartilhar o documento a seguir com a turma: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JzJJ5u2WhXCJBWqDAuV6ywn5X7TvDB8rJdyJcVYfzzKrunEDBqdeWEbVAV4j/ativaula-mat5-13alg02.pdf. Solicite que, de forma individual, os estudantes criem suas próprias tabelas e jogue com a turma caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona. Caso a aula não esteja ocorrendo de forma síncrona, você pode gravar um vídeo indicando os números sorteados em cada etapa e solicitar que os alunos indiquem em qual etapa eles “completaram” o bingo.
Raio X
Professor(a), compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem resolver o problema. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre multiplicação por 10, 100 e 1000. Proponha que eles joguem com seus familiares o bingo proposto na Atividade principal.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Márcia Regina Kaminski
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
Identificar a regularidade presente nas multiplicações ou divisões por 10, 100 e
1 000 e expressar a regularidade observada por escrito.
Objetivos específicos
Utilizar o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1000 para calcular.
Conceito-chave
Padrões e regularidades em multiplicações por 10, 100 e 1 000.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis e borracha.
- Caixa com fichas dos números impressos para sorteio.