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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Álgebra

Plano de aula - Bingo da multiplicação por 10, 100 e 1 000

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Utilizar o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1000 para calcular.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Kaminski,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Márcia Regina Kaminski

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

Identificar a regularidade presente nas multiplicações ou divisões por 10, 100 e

1 000 e expressar a regularidade observada por escrito.

Objetivos específicos

Utilizar o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1000 para calcular.

Conceito-chave

Padrões e regularidades em multiplicações por 10, 100 e 1 000.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis e borracha.
  • Caixa com fichas dos números impressos para sorteio.


Orientação:Leia ou projete o objetivo para a classe.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e passe para o slide seguinte para apresentar um exemplo de multiplicação por 10, 100 e 1 000. Recorde com os alunos que ao multiplicar um número por 10, 100 ou 1000, estamos tornando o valor multiplicado 10, 100 ou 1000 vezes maior, respectivamente. Como consequência disso, ocorrem trocas e reagrupamentos pois nosso sistema de numeração é decimal. Assim, podemos deslocar a vírgula para a direita o número de posições correspondente à quantidade de algarismos zero presentes no multiplicador. Destaque que os números inteiros são também decimais e que a vírgula fica após o algarismo da posição das unidades, embora normalmente a ocultemos. Por isso, nesses casos podemos acrescentar ao número que está sendo multiplicado a mesma quantidade de zeros do multiplicador.

Propósito: Recordar o padrão e regularidade presentes em multiplicações por 10, 100 e 1 000.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e passe para o slide seguinte para apresentar um exemplo de multiplicação por 10, 100 e 1 000. Recorde com os alunos que ao multiplicar um número por 10, 100 ou 1000, estamos tornando o valor multiplicado 10, 100 ou 1000 vezes maior, respectivamente. Como consequência disso, ocorrem trocas e reagrupamentos pois nosso sistema de numeração é decimal. Assim, podemos deslocar a vírgula para a direita o número de posições correspondente à quantidade de algarismos zero presentes no multiplicador. Destaque que os números inteiros são também decimais e que a vírgula fica após o algarismo da posição das unidades, embora normalmente a ocultemos. Por isso, nesses casos podemos acrescentar ao número que está sendo multiplicado a mesma quantidade de zeros do multiplicador.

Propósito: Recordar o padrão e regularidade presentes em multiplicações por 10, 100 e 1 000.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Leia as regras com os alunos e organize as duplas para jogarem. Você deve distribuir as cartelas em branco e a ficha de registros do slide 8 para as duplas. Deixe 5 minutos para confecção das cartelas. Eles devem escolher 3 números entre 1 e 50, multiplicar por 10. Depois, escolher outros 3 números e multiplicar por 100. Por último, escolher mais 3 números e multiplicar por 1 000. Os resultados devem ser registrados na ficha de registros e depois devem ser transferidos para a cartela. Após confeccionadas as cartelas, dê início ao jogo. Você deve sortear um número entre 1 e 50. As fichas com os números estão disponibilizadas no link abaixo intitulado: Material complementar. Imprima, recorte e coloque em uma caixa ou sacola para a realização do sorteio. Os alunos devem verificar se têm na sua cartela, o resultado da multiplicação do número sorteado por 10, 100 ou 1 000. Por exemplo, suponha que foi sorteado o número 35. Nesse caso, o aluno deve verificar se tem o resultado de 35 x 10 = 350, ou 35 x 100 = 3 500, ou 35 x 1 000 = 35 000. Qualquer um dos resultados pode ser marcado na cartela. Importante anotar no quadro os números sorteados em cada rodada para posterior conferência. Faça uma tabela no quadro com duas colunas e várias linhas para anotar o número da rodada e número sorteado na caixa.

Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1 000 para calcular.

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Material complementar

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Leia as regras com os alunos e organize as duplas para jogarem. Você deve distribuir as cartelas em branco e a ficha de registros do slide 8 para as duplas. Deixe 5 minutos para confecção das cartelas. Eles devem escolher 3 números entre 1 e 50, multiplicar por 10. Depois, escolher outros 3 números e multiplicar por 100. Por último, escolher mais 3 números e multiplicar por 1 000. Os resultados devem ser registrados na ficha de registros e depois devem ser transferidos para a cartela. Após confeccionadas as cartelas, dê início ao jogo. Você deve sortear um número entre 1 e 50. Os alunos devem verificar se têm na sua cartela, o resultado da multiplicação do número sorteado por 10, 100 ou 1 000. Por exemplo, suponha que foi sorteado o número 35. Nesse caso, o aluno deve verificar se tem o resultado de 35 x 10 = 350, ou 35 x 100 = 3 500, ou 35 x 1 000 = 35 000. Qualquer um dos resultados pode ser marcado na cartela. Importante anotar no quadro os números sorteados em cada rodada para posterior conferência. Faça uma tabela no quadro com duas colunas e várias linhas para anotar o número da rodada e número sorteado na caixa.

Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1 000 para calcular.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Leia as regras com os alunos e organize as duplas para jogarem. Você deve distribuir as cartelas em branco e a ficha de registros do slide 8 para as duplas. Deixe 5 minutos para confecção das cartelas. Eles devem escolher 3 números entre 1 e 50, multiplicar por 10. Depois, escolher outros 3 números e multiplicar por 100. Por último, escolher mais 3 números e multiplicar por 1 000. Os resultados devem ser registrados na ficha de registros e depois devem ser transferidos para a cartela. Após confeccionadas as cartelas, dê início ao jogo. Você deve sortear um número entre 1 e 50. Os alunos devem verificar se têm na sua cartela, o resultado da multiplicação do número sorteado por 10, 100 ou 1 000. Por exemplo, suponha que foi sorteado o número 35. Nesse caso, o aluno deve verificar se tem o resultado de 35 x 10 = 350, ou 35 x 100 = 3 500, ou 35 x 1 000 = 35 000. Qualquer um dos resultados pode ser marcado na cartela. Importante anotar no quadro os números sorteados em cada rodada para posterior conferência. Faça uma tabela no quadro com duas colunas e várias linhas para anotar o número da rodada e número sorteado na caixa.

Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1 000 para calcular.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Leia as regras com os alunos e organize as duplas para jogarem. Você deve distribuir as cartelas em branco e a ficha de registros do slide 8 para as duplas. Deixe 5 minutos para confecção das cartelas. Eles devem escolher 3 números entre 1 e 50, multiplicar por 10. Depois, escolher outros 3 números e multiplicar por 100. Por último, escolher mais 3 números e multiplicar por 1 000. Os resultados devem ser registrados na ficha de registros e depois devem ser transferidos para a cartela. Após confeccionadas as cartelas, dê início ao jogo. Você deve sortear um número entre 1 e 50. Os alunos devem verificar se têm na sua cartela, o resultado da multiplicação do número sorteado por 10, 100 ou 1 000. Por exemplo, suponha que foi sorteado o número 35. Nesse caso, o aluno deve verificar se tem o resultado de 35 x 10 = 350, ou 35 x 100 = 3 500, ou 35 x 1 000 = 35 000. Qualquer um dos resultados pode ser marcado na cartela. Importante anotar no quadro os números sorteados em cada rodada para posterior conferência. Faça uma tabela no quadro com duas colunas e várias linhas para anotar o número da rodada e número sorteado na caixa.

Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1 000 para calcular.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Leia as regras com os alunos e organize as duplas para jogarem. Você deve distribuir as cartelas em branco e a ficha de registros do slide 8 para as duplas. Deixe 5 minutos para confecção das cartelas. Eles devem escolher 3 números entre 1 e 50, multiplicar por 10. Depois, escolher outros 3 números e multiplicar por 100. Por último, escolher mais 3 números e multiplicar por 1 000. Os resultados devem ser registrados na ficha de registros e depois devem ser transferidos para a cartela. Após confeccionadas as cartelas, dê início ao jogo. Você deve sortear um número entre 1 e 50. Os alunos devem verificar se têm na sua cartela, o resultado da multiplicação do número sorteado por 10, 100 ou 1 000. Por exemplo, suponha que foi sorteado o número 35. Nesse caso, o aluno deve verificar se tem o resultado de 35 x 10 = 350, ou 35 x 100 = 3 500, ou 35 x 1 000 = 35 000. Qualquer um dos resultados pode ser marcado na cartela. Importante anotar no quadro os números sorteados em cada rodada para posterior conferência. Faça uma tabela no quadro com duas colunas e várias linhas para anotar o número da rodada e número sorteado na caixa.

Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1 000 para calcular.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Leia as regras com os alunos e organize as duplas para jogarem. Você deve distribuir as cartelas em branco e a ficha de registros do slide 8 para as duplas. Deixe 5 minutos para confecção das cartelas. Eles devem escolher 3 números entre 1 e 50, multiplicar por 10. Depois, escolher outros 3 números e multiplicar por 100. Por último, escolher mais 3 números e multiplicar por 1 000. Os resultados devem ser registrados na ficha de registros e depois devem ser transferidos para a cartela. Após confeccionadas as cartelas, dê início ao jogo. Você deve sortear um número entre 1 e 50. Os alunos devem verificar se têm na sua cartela, o resultado da multiplicação do número sorteado por 10, 100 ou 1 000. Por exemplo, suponha que foi sorteado o número 35. Nesse caso, o aluno deve verificar se tem o resultado de 35 x 10 = 350, ou 35 x 100 = 3 500, ou 35 x 1 000 = 35 000. Qualquer um dos resultados pode ser marcado na cartela. Importante anotar no quadro os números sorteados em cada rodada para posterior conferência. Faça uma tabela no quadro com duas colunas e várias linhas para anotar o número da rodada e número sorteado na caixa.

Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1 000 para calcular.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Essa atividade intercalará momentos de jogo com momentos da discussão da solução, pois assim que uma dupla fizer Bingo, será o momento de conferir as cartelas. Após a conferência, o jogo pode ser retomado. Quando uma dupla fizer BINGO, chame-os a frente para mostrar a cartela. Anote na lousa os números que a dupla marcou e o sentido em que eles fizeram o BINGO (horizontal, vertical ou diagonal). Suponha que a cartela deste slide seja um exemplo de uma situação de bingo que aconteceu. Verifique se os números marcados realmente são resultados do produto do número sorteado por 10, 100, ou 1000 comparando os números que a dupla marcou com o registro dos sorteios na lousa. Por exemplo, nesta situação, devem aparecer na lista de números sorteados 35, 25 e 13. Faça a conferência dos resultados coletivamente. Pode acontecer de operações diferentes gerarem o mesmo resultado. Ao conferir as cartelas, discuta com a turma quais as possíveis operações para gerar o resultado em questão. Após a conferência, realize outras rodadas, a dupla vencedora pode continuar jogando para tentar fazer bingo em outras linhas e sentidos da sua cartela. Pode ocorrer de mais de uma dupla fechar o Bingo ao mesmo tempo. Neste caso confira a cartela de todas as duplas que fizeram BIngo e compare as operações que cada dupla escolheu para gerar a cartela para discutir se operações diferentes podem gerar o mesmo resultado.

Propósito: Discutir se as marcações realizadas pelas duplas nas cartelas estão adequadas.

Discuta com a turma:

No momento da conferência dos resultados nas cartelas faça os seguintes questionamentos de forma coletiva:

  • A marcação deste número na cartela, corresponde ao resultado de qual multiplicação?
  • Está correto o resultado? (Se não estiver, discuta o que não está correto).
  • Como podemos verificar e ter certeza de que está correto?
  • Qual a operação que vocês pensaram para gerar esse valor?
  • Existe alguma outra operação possível para gerar esse mesmo resultado?
  • Quais estratégias podemos utilizar para saber isso?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos e destaque que aplicar o padrão e regularidade presentes nas multiplicações por 10, 100 e 1 000 muitas vezes é uma estratégia interessante e útil principalmente quando queremos utilizar o cálculo mental.

Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado sobre a resolução de problemas envolvendo multiplicação por 10, 100 e 1 000.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentam resolver com base no que foi estudado. Reserve 2 minutos para a correção coletiva e oral com a turma.

Propósito: Aplicar os conhecimentos aprendidos sobre padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000.

Discuta com a turma:

  • Como podemos começar a pensar para resolver?
  • Quais os números entre 1 e 50 que se fossem multiplicados por 10 gerariam esse resultado? Como podemos ter certeza disso?
  • Quais os números entre 1 e 50 que se fossem multiplicados por 100 gerariam esse resultado? Como podemos ter certeza disso?
  • Quais os números entre 1 e 50 que se fossem multiplicados por 1 000 gerariam esse resultado? Como podemos ter certeza disso?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Orientação:Leia ou projete o objetivo para a classe.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Márcia Regina Kaminski

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

Identificar a regularidade presente nas multiplicações ou divisões por 10, 100 e

1 000 e expressar a regularidade observada por escrito.

Objetivos específicos

Utilizar o padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1000 para calcular.

Conceito-chave

Padrões e regularidades em multiplicações por 10, 100 e 1 000.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis e borracha.
  • Caixa com fichas dos números impressos para sorteio.

Slide Plano Aula

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e passe para o slide seguinte para apresentar um exemplo de multiplicação por 10, 100 e 1 000. Recorde com os alunos que ao multiplicar um número por 10, 100 ou 1000, estamos tornando o valor multiplicado 10, 100 ou 1000 vezes maior, respectivamente. Como consequência disso, ocorrem trocas e reagrupamentos pois nosso sistema de numeração é decimal. Assim, podemos deslocar a vírgula para a direita o número de posições correspondente à quantidade de algarismos zero presentes no multiplicador. Destaque que os números inteiros são também decimais e que a vírgula fica após o algarismo da posição das unidades, embora normalmente a ocultemos. Por isso, nesses casos podemos acrescentar ao número que está sendo multiplicado a mesma quantidade de zeros do multiplicador.

Propósito: Recordar o padrão e regularidade presentes em multiplicações por 10, 100 e 1 000.

Slide Plano Aula

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e passe para o slide seguinte para apresentar um exemplo de multiplicação por 10, 100 e 1 000. Recorde com os alunos que ao multiplicar um número por 10, 100 ou 1000, estamos tornando o valor multiplicado 10, 100 ou 1000 vezes maior, respectivamente. Como consequência disso, ocorrem trocas e reagrupamentos pois nosso sistema de numeração é decimal. Assim, podemos deslocar a vírgula para a direita o número de posições correspondente à quantidade de algarismos zero presentes no multiplicador. Destaque que os números inteiros são também decimais e que a vírgula fica após o algarismo da posição das unidades, embora normalmente a ocultemos. Por isso, nesses casos podemos acrescentar ao número que está sendo multiplicado a mesma quantidade de zeros do multiplicador.

Propósito: Recordar o padrão e regularidade presentes em multiplicações por 10, 100 e 1 000.

Slide Plano Aula

Orientação: Leia as regras com os alunos e organize as duplas para jogarem. Você deve distribuir as cartelas em branco e a ficha de registros do slide 8 para as duplas. Deixe 5 minutos para confecção das cartelas. Eles devem escolher 3 números entre 1 e 50, multiplicar por 10. Depois, escolher outros 3 números e multiplicar por 100. Por último, escolher mais 3 números e multiplicar por 1 000. Os resultados devem ser registrados na ficha de registros e depois devem ser transferidos para a cartela. Após confeccionadas as cartelas, dê início ao jogo. Você deve sortear um número entre 1 e 50. As fichas com os números estão disponibilizadas no link abaixo intitulado: Material complementar. Imprima, recorte e coloque em uma caixa ou sacola para a realização do sorteio. Os alunos devem verificar se têm na sua cartela, o resultado da multiplicação do número sorteado por 10, 100 ou 1 000. Por exemplo, suponha que foi sorteado o número 35. Nesse caso, o aluno deve verificar se tem o resultado de 35 x 10 = 350, ou 35 x 100 = 3 500, ou 35 x 1 000 = 35 000. Qualquer um dos resultados pode ser marcado na cartela. Importante anotar no quadro os números sorteados em cada rodada para posterior conferência. Faça uma tabela no quadro com duas colunas e várias linhas para anotar o número da rodada e número sorteado na caixa.

Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1 000 para calcular.

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Material complementar

Slide Plano Aula

Orientação: Leia as regras com os alunos e organize as duplas para jogarem. Você deve distribuir as cartelas em branco e a ficha de registros do slide 8 para as duplas. Deixe 5 minutos para confecção das cartelas. Eles devem escolher 3 números entre 1 e 50, multiplicar por 10. Depois, escolher outros 3 números e multiplicar por 100. Por último, escolher mais 3 números e multiplicar por 1 000. Os resultados devem ser registrados na ficha de registros e depois devem ser transferidos para a cartela. Após confeccionadas as cartelas, dê início ao jogo. Você deve sortear um número entre 1 e 50. Os alunos devem verificar se têm na sua cartela, o resultado da multiplicação do número sorteado por 10, 100 ou 1 000. Por exemplo, suponha que foi sorteado o número 35. Nesse caso, o aluno deve verificar se tem o resultado de 35 x 10 = 350, ou 35 x 100 = 3 500, ou 35 x 1 000 = 35 000. Qualquer um dos resultados pode ser marcado na cartela. Importante anotar no quadro os números sorteados em cada rodada para posterior conferência. Faça uma tabela no quadro com duas colunas e várias linhas para anotar o número da rodada e número sorteado na caixa.

Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1 000 para calcular.

Slide Plano Aula

Orientação: Leia as regras com os alunos e organize as duplas para jogarem. Você deve distribuir as cartelas em branco e a ficha de registros do slide 8 para as duplas. Deixe 5 minutos para confecção das cartelas. Eles devem escolher 3 números entre 1 e 50, multiplicar por 10. Depois, escolher outros 3 números e multiplicar por 100. Por último, escolher mais 3 números e multiplicar por 1 000. Os resultados devem ser registrados na ficha de registros e depois devem ser transferidos para a cartela. Após confeccionadas as cartelas, dê início ao jogo. Você deve sortear um número entre 1 e 50. Os alunos devem verificar se têm na sua cartela, o resultado da multiplicação do número sorteado por 10, 100 ou 1 000. Por exemplo, suponha que foi sorteado o número 35. Nesse caso, o aluno deve verificar se tem o resultado de 35 x 10 = 350, ou 35 x 100 = 3 500, ou 35 x 1 000 = 35 000. Qualquer um dos resultados pode ser marcado na cartela. Importante anotar no quadro os números sorteados em cada rodada para posterior conferência. Faça uma tabela no quadro com duas colunas e várias linhas para anotar o número da rodada e número sorteado na caixa.

Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1 000 para calcular.

Slide Plano Aula

Orientação: Leia as regras com os alunos e organize as duplas para jogarem. Você deve distribuir as cartelas em branco e a ficha de registros do slide 8 para as duplas. Deixe 5 minutos para confecção das cartelas. Eles devem escolher 3 números entre 1 e 50, multiplicar por 10. Depois, escolher outros 3 números e multiplicar por 100. Por último, escolher mais 3 números e multiplicar por 1 000. Os resultados devem ser registrados na ficha de registros e depois devem ser transferidos para a cartela. Após confeccionadas as cartelas, dê início ao jogo. Você deve sortear um número entre 1 e 50. Os alunos devem verificar se têm na sua cartela, o resultado da multiplicação do número sorteado por 10, 100 ou 1 000. Por exemplo, suponha que foi sorteado o número 35. Nesse caso, o aluno deve verificar se tem o resultado de 35 x 10 = 350, ou 35 x 100 = 3 500, ou 35 x 1 000 = 35 000. Qualquer um dos resultados pode ser marcado na cartela. Importante anotar no quadro os números sorteados em cada rodada para posterior conferência. Faça uma tabela no quadro com duas colunas e várias linhas para anotar o número da rodada e número sorteado na caixa.

Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1 000 para calcular.

Slide Plano Aula

Orientação: Leia as regras com os alunos e organize as duplas para jogarem. Você deve distribuir as cartelas em branco e a ficha de registros do slide 8 para as duplas. Deixe 5 minutos para confecção das cartelas. Eles devem escolher 3 números entre 1 e 50, multiplicar por 10. Depois, escolher outros 3 números e multiplicar por 100. Por último, escolher mais 3 números e multiplicar por 1 000. Os resultados devem ser registrados na ficha de registros e depois devem ser transferidos para a cartela. Após confeccionadas as cartelas, dê início ao jogo. Você deve sortear um número entre 1 e 50. Os alunos devem verificar se têm na sua cartela, o resultado da multiplicação do número sorteado por 10, 100 ou 1 000. Por exemplo, suponha que foi sorteado o número 35. Nesse caso, o aluno deve verificar se tem o resultado de 35 x 10 = 350, ou 35 x 100 = 3 500, ou 35 x 1 000 = 35 000. Qualquer um dos resultados pode ser marcado na cartela. Importante anotar no quadro os números sorteados em cada rodada para posterior conferência. Faça uma tabela no quadro com duas colunas e várias linhas para anotar o número da rodada e número sorteado na caixa.

Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1 000 para calcular.

Slide Plano Aula

Orientação: Leia as regras com os alunos e organize as duplas para jogarem. Você deve distribuir as cartelas em branco e a ficha de registros do slide 8 para as duplas. Deixe 5 minutos para confecção das cartelas. Eles devem escolher 3 números entre 1 e 50, multiplicar por 10. Depois, escolher outros 3 números e multiplicar por 100. Por último, escolher mais 3 números e multiplicar por 1 000. Os resultados devem ser registrados na ficha de registros e depois devem ser transferidos para a cartela. Após confeccionadas as cartelas, dê início ao jogo. Você deve sortear um número entre 1 e 50. Os alunos devem verificar se têm na sua cartela, o resultado da multiplicação do número sorteado por 10, 100 ou 1 000. Por exemplo, suponha que foi sorteado o número 35. Nesse caso, o aluno deve verificar se tem o resultado de 35 x 10 = 350, ou 35 x 100 = 3 500, ou 35 x 1 000 = 35 000. Qualquer um dos resultados pode ser marcado na cartela. Importante anotar no quadro os números sorteados em cada rodada para posterior conferência. Faça uma tabela no quadro com duas colunas e várias linhas para anotar o número da rodada e número sorteado na caixa.

Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em multiplicações por 10, 100 e 1 000 para calcular.

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Essa atividade intercalará momentos de jogo com momentos da discussão da solução, pois assim que uma dupla fizer Bingo, será o momento de conferir as cartelas. Após a conferência, o jogo pode ser retomado. Quando uma dupla fizer BINGO, chame-os a frente para mostrar a cartela. Anote na lousa os números que a dupla marcou e o sentido em que eles fizeram o BINGO (horizontal, vertical ou diagonal). Suponha que a cartela deste slide seja um exemplo de uma situação de bingo que aconteceu. Verifique se os números marcados realmente são resultados do produto do número sorteado por 10, 100, ou 1000 comparando os números que a dupla marcou com o registro dos sorteios na lousa. Por exemplo, nesta situação, devem aparecer na lista de números sorteados 35, 25 e 13. Faça a conferência dos resultados coletivamente. Pode acontecer de operações diferentes gerarem o mesmo resultado. Ao conferir as cartelas, discuta com a turma quais as possíveis operações para gerar o resultado em questão. Após a conferência, realize outras rodadas, a dupla vencedora pode continuar jogando para tentar fazer bingo em outras linhas e sentidos da sua cartela. Pode ocorrer de mais de uma dupla fechar o Bingo ao mesmo tempo. Neste caso confira a cartela de todas as duplas que fizeram BIngo e compare as operações que cada dupla escolheu para gerar a cartela para discutir se operações diferentes podem gerar o mesmo resultado.

Propósito: Discutir se as marcações realizadas pelas duplas nas cartelas estão adequadas.

Discuta com a turma:

No momento da conferência dos resultados nas cartelas faça os seguintes questionamentos de forma coletiva:

  • A marcação deste número na cartela, corresponde ao resultado de qual multiplicação?
  • Está correto o resultado? (Se não estiver, discuta o que não está correto).
  • Como podemos verificar e ter certeza de que está correto?
  • Qual a operação que vocês pensaram para gerar esse valor?
  • Existe alguma outra operação possível para gerar esse mesmo resultado?
  • Quais estratégias podemos utilizar para saber isso?

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Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos e destaque que aplicar o padrão e regularidade presentes nas multiplicações por 10, 100 e 1 000 muitas vezes é uma estratégia interessante e útil principalmente quando queremos utilizar o cálculo mental.

Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado sobre a resolução de problemas envolvendo multiplicação por 10, 100 e 1 000.

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Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentam resolver com base no que foi estudado. Reserve 2 minutos para a correção coletiva e oral com a turma.

Propósito: Aplicar os conhecimentos aprendidos sobre padrão e regularidade das multiplicações por 10, 100 e 1 000.

Discuta com a turma:

  • Como podemos começar a pensar para resolver?
  • Quais os números entre 1 e 50 que se fossem multiplicados por 10 gerariam esse resultado? Como podemos ter certeza disso?
  • Quais os números entre 1 e 50 que se fossem multiplicados por 100 gerariam esse resultado? Como podemos ter certeza disso?
  • Quais os números entre 1 e 50 que se fossem multiplicados por 1 000 gerariam esse resultado? Como podemos ter certeza disso?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem propriedades da igualdade e noção de equivalência, Investigação de padrões e expressão da regularidade observada em sequências numéricas ou geométricas, Investigação e expressão de regularidades na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100, 1000 e análise de grandezas diretamente proporcionais.

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