Plano de Aula

Plano de aula: Algoritmo da Multiplicação - 2 algarismos no multiplicador

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias não convencionais de cálculo envolvendo as quatro operações

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Isabel Cossalter

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidades da BNCC
EF04MA03 - Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.

EF04MA05 - Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.

Objetivo específico

Utilizar o algoritmo da multiplicação para resolver situações problema do campo multiplicativo.

Conceito-chave

O algoritmo da multiplicação.

Recursos necessários

Lápis, borracha, dados, papel quadriculado e caderno.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Tornar claro ao grupo o objetivo da aula.

Orientação: Leia com a turma ou peça a um dos alunos que o faça em voz alta.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que são estratégias não convencionais de cálculo? Quem pode dar exemplos?
  • O que é um algoritmo? E algoritmo usual da multiplicação?
  • O que há de novidade no objetivo dessa aula? ( O algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos).