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Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Algoritmo da Multiplicação - 2 algarismos no multiplicador

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Utilizar o algoritmo da multiplicação para resolver situações problema do campo multiplicativo.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Isabel Cossalter

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidades da BNCC
EF04MA03 - Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.

EF04MA05 - Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.

Objetivo específico

Utilizar o algoritmo da multiplicação para resolver situações problema do campo multiplicativo.

Conceito-chave

O algoritmo da multiplicação.

Recursos necessários

Lápis, borracha, dados, papel quadriculado e caderno.


Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Tornar claro ao grupo o objetivo da aula.

Orientação: Leia com a turma ou peça a um dos alunos que o faça em voz alta.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que são estratégias não convencionais de cálculo? Quem pode dar exemplos?
  • O que é um algoritmo? E algoritmo usual da multiplicação?
  • O que há de novidade no objetivo dessa aula? ( O algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos).

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Slides 3 e 4

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito:Recordar estratégias não convencionais e o algoritmo usual da multiplicação por um algarismo no multiplicador.

Orientação: Leia com a classe ou peça a um aluno que leia em voz alta a fala da garota. Esclareça dúvidas relativas ao enunciado e peça aos alunos que indiquem qual operação deve ser feita para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Qual operação devemos utilizar para resolver esse problema?
  • Quais dados do problema indicam que a operação a ser feita é essa?
  • Somente há uma opção de operação para resolver esse problema?
  • Quais estratégias podemos usar para resolver o problema?
  • É possível resolver o problema usando o algoritmo usual da multiplicação? Como?
  • Quem se lembra do significado da palavra algoritmo?
  • Por que essa forma de calcular recebe o nome de algoritmo? ( É um conjunto de procedimentos usados para encontrar o resultado de um cálculo - no caso, de multiplicação).

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Slide 3 e 4

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Recordar estratégias não convencionais e o algoritmo usual da multiplicação por um algarismo no multiplicador.

Orientação: Após a discussão com a turma, apresente a resolução do problema e verifique quais grupos fizeram uso de cada solução apresentada. Retome o algoritmo da multiplicação como a forma mais prática para a resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • Qual operação devemos utilizar para resolver esse problema?
  • Quais dados do problema indicam que a operação a ser feita é essa?
  • Somente há uma opção de operação para resolver esse problema?
  • Quais estratégias podemos usar para resolver o problema?
  • É possível resolver o problema usando o algoritmo usual da multiplicação? Como?
  • Quem se lembra do significado da palavra algoritmo?
  • Por que essa forma de calcular recebe o nome de algoritmo? (É um conjunto de procedimentos usados para encontrar o resultado de um cálculo - no caso, de multiplicação).

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Slide 5 e 6

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo e aprender o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador.

Orientação: Leia com a classe ou peça a um aluno que faça a leitura em voz alta da fala da menina. Certifique-se de todos entenderam corretamente o enunciado e peça que indiquem os dados do problema que mostram qual operação deve ser feita para se chegar à resolução e se essa é a única opção de resolução.

Para realizar a atividade, reúna as crianças em pequenos grupos de dois ou três alunos, preferencialmente heterogêneos. Se possível, coloque alunos que apresentam facilidade de compreensão nas aulas de matemática junto com aqueles que têm mais dificuldade. Essa é uma maneira de interação que pode favorecer o aprendizado de todos, pois cria um ambiente de cooperação em um momento em que o objetivo principal é a troca de experiências e a elaboração coletiva de respostas.

Circule pela classe e verifique quais estratégias estão sendo usadas pelos grupos. Aproveite para intervir e mediar debates, instigar discussões e resoluções ou esclarecer dúvidas, caso seja necessário.

Após cinco minutos, socialize as respostas e as formas em que os grupos pensaram para resolver a questão. Solicite aos alunos que expliquem a maneira como pensaram para chegar ao resultado e registre as estratégias usadas no quadro ou em um cartaz.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias já trabalhadas nas nossas aulas foram usadas hoje para resolver o problema?
  • Algum grupo pode vir ao quadro explicar sua resolução?
  • Todos chegaram ao mesmo resultados? Por que isso ocorreu?
  • Algum grupo chegou a um resultado diferente? Por que isso ocorreu?
  • Alguém tentou calcular pelo algoritmo usual da multiplicação? O resultado foi o mesmo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

A base das operações matemáticas

Como ensinar operações de multiplicação e divisão

Aprendendo a tabuada de forma lúdica e divertida

Ler, interpretar e resolver problemas

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Slide 5 e 6

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo e aprender o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador.

Orientação: Leia com a classe ou peça a um aluno que faça a leitura em voz alta da fala da menina. Certifique-se de todos entenderam corretamente o enunciado e peça que indiquem os dados do problema que mostram qual operação deve ser feita para se chegar à resolução e se essa é a única opção de resolução.

Para realizar a atividade, reúna as crianças em pequenos grupos, preferencialmente heterogêneos. Se possível, coloque alunos que apresentam facilidade de compreensão nas aulas de matemática junto com aqueles que têm mais dificuldade. Essa é uma maneira de interação que pode favorecer o aprendizado de todos, pois cria um ambiente de cooperação em um momento em que o objetivo principal é a troca de experiências e a elaboração coletiva de respostas.

Circule pela classe e verifique quais estratégias estão sendo usadas pelos grupos. Aproveite para intervir e mediar debates, instigar discussões e resoluções ou esclarecer dúvidas, caso seja necessário.

Após cinco minutos, mostre o slide, pergunte se alguém usou a estratégia de cálculo escolhida pela menina e socialize as respostas. Solicite aos alunos que expliquem a maneira como pensaram para chegar ao resultado e registre as estratégias usadas no quadro ou em um cartaz.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias não convencionais já trabalhadas nas nossas aulas foram usadas hoje?
  • Todos chegaram ao mesmo resultados? Por que isso ocorreu?
  • Olívia achou que não seria muito prático usar a adição para resolver o problema. Por que ela disse isso? Quantas parcelas teria essa adição?
  • Alguém tentou calcular pelo algoritmo usual da multiplicação? O resultado foi o mesmo? Como fez?

Outra possibilidade de resolução:

Decompor usando a multiplicação por 10 e a adição

1 435 x 10 = 14 350

14 350 + 14 350 = 28 700

1 435 + 1 435 + 1 435 = 4 305

28 700 + 4 305 = 33 005

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Slides 7 e 8

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Aprender a calcular com o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador.

Orientação: Faça com a classe uma leitura compartilhada dos slides. Explique que há uma maneira mais rápida de se fazer o cálculo proposto no problema.

Chame a atenção da turma para a importância de não descuidar da posição correta dos algarismos na hora de registrar os resultados.

Discuta com a turma:

  • Alguém já conhecia o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos?
  • Quem se lembra do significado da palavra algoritmo? Por que esta maneira de calcular recebe esse nome?
  • O que vocês observaram de comum entre o algoritmo da multiplicação por um e por dois algarismos? O que há de diferente?
  • Por que riscamos os números que estão em vermelho, antes de começar a calcular o algarismo da dezena do multiplicador?
  • Quem entendeu por qual motivo colocamos um zero bem abaixo do 5, na ordem das unidades do multiplicador? ( Porque ao multiplicarmos dezenas por unidades, o resultado será sempre dezenas e não unidades).
  • O que o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador tem em comum com a estratégia de cálculo usada pela Olívia? (Ambos usam a soma para obter o produto).

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Slides 7 e 8

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Aprender a calcular com o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador.

Orientação: Faça com a classe uma leitura compartilhada dos slides. Explique que há uma maneira mais rápida de se fazer o cálculo proposto no problema.

Chame a atenção da turma para a importância de não descuidar da posição correta dos algarismos na hora de registrar os resultados.

Discuta com a turma:

  • Alguém já conhecia o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos?
  • Quem se lembra do significado da palavra algoritmo? Por que esta maneira de calcular recebe esse nome?
  • O que vocês observaram de comum entre o algoritmo da multiplicação por um e por dois algarismos? O que há de diferente?
  • Por que riscamos os números que estão em vermelho, antes de começar a calcular o algarismo da dezena do multiplicador?
  • Quem entendeu por qual motivo colocamos um zero bem abaixo do 5, na ordem das unidades do multiplicador? (Porque ao multiplicarmos dezenas por unidades, o resultado será sempre dezenas e não unidades).
  • O que o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador tem em comum com a estratégia de cálculo usada pela Olívia? (Ambos usam a soma para obter o produto).

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Slide 9

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Aprender a calcular com o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador.

Orientação: Mantenha os grupos já montados, entregue folhas de papel quadriculado e peça que resolvam a atividade proposta. Circule pela classe para observar como as crianças estão interagindo e se estão conseguindo aplicar o algoritmo. Procure incentivar os alunos que eventualmente possam se sentir inseguros ou intimidados diante da proposta a se arriscarem na resolução da atividade.

Após 5 minutos, peça aos grupos que mostraram maior facilidade na aplicação do algoritmo que demonstrem para a classe como realizaram a atividade.

Discuta com a turma:

  • Como foi a experiência de vocês na aplicação do algoritmo?
  • O que foi fácil? O que foi mais difícil?
  • Saber as tabuadas facilita o trabalho de aplicação do algoritmo? Há mais probabilidade de erro na multiplicação por dois algarismos quando não sabemos as tabuadas? Por quê?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Slide 10

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Discutir como se deu a aplicação do algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador.

Orientação: Relembre as estratégias de cálculo apresentadas na aula e peça que os alunos observem as diferenças e/ou semelhanças entre elas e o algoritmo usual.

Deixe que comentem como pensaram e estimule-os a compartilhar as maneiras que utilizaram para conseguir resolver as dificuldades iniciais encontradas na aplicação do algoritmo.

Ajude-os a perceberem os motivos que podem tê-los levado a cometer erros e a pensar formas de evitá-los.

Discuta com a turma:

  • Todas as estratégias usadas na aula de hoje nos permitem chegar aos mesmos resultados corretos?
  • Qual das estratégias aplicadas é mais prática para ser usada no dia a dia?
  • Qual delas torna mais fácil o cálculo com números grandes?
  • Por que é importante ficarmos atentos à posição dos números na hora de calcular usando o algoritmo?
  • Por que é importante seguir passo a passo os procedimentos de cálculo do algoritmo usual?
  • Se invertermos a posição do multiplicando e do multiplicador, haverá alguma mudança no resultado? Por quê?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Fazer uma pequena revisão dos conteúdos abordados.

Orientação:Leia o resumo da aula com os alunos ou peça que um deles leia para a classe.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos na aula de hoje?
  • Do que revimos e aprendemos, o que pode ser mais ou menos útil na nossa vida?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa atividade?
  • Continuar treinando as tabuadas e o algoritmo é uma boa estratégia para que você possa se sair cada vez melhor nos cálculos de multiplicação?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo e aprender o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador.

Orientação: Leia o problema com as crianças e peça que citem algumas estratégias que podem ser usadas para resolvê-lo. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então circule pela sala e procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Discuta com a turma:

  • Quais formas de resolver um problema nós vimos na aula de hoje?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver este problema?
  • Como foi aplicar o algoritmo da multiplicação por dois algarismos? Quais dificuldades vocês tiveram? O que fizeram para superá-las?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividade complementar

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Tornar claro ao grupo o objetivo da aula.

Orientação: Leia com a turma ou peça a um dos alunos que o faça em voz alta.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que são estratégias não convencionais de cálculo? Quem pode dar exemplos?
  • O que é um algoritmo? E algoritmo usual da multiplicação?
  • O que há de novidade no objetivo dessa aula? ( O algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos).

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Isabel Cossalter

    Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

    Especialista de área: Luciana Tenuta

    Habilidades da BNCC
    EF04MA03 - Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.

    EF04MA05 - Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.

    Objetivo específico

    Utilizar o algoritmo da multiplicação para resolver situações problema do campo multiplicativo.

    Conceito-chave

    O algoritmo da multiplicação.

    Recursos necessários

    Lápis, borracha, dados, papel quadriculado e caderno.

Slide Plano Aula

Slides 3 e 4

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito:Recordar estratégias não convencionais e o algoritmo usual da multiplicação por um algarismo no multiplicador.

Orientação: Leia com a classe ou peça a um aluno que leia em voz alta a fala da garota. Esclareça dúvidas relativas ao enunciado e peça aos alunos que indiquem qual operação deve ser feita para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Qual operação devemos utilizar para resolver esse problema?
  • Quais dados do problema indicam que a operação a ser feita é essa?
  • Somente há uma opção de operação para resolver esse problema?
  • Quais estratégias podemos usar para resolver o problema?
  • É possível resolver o problema usando o algoritmo usual da multiplicação? Como?
  • Quem se lembra do significado da palavra algoritmo?
  • Por que essa forma de calcular recebe o nome de algoritmo? ( É um conjunto de procedimentos usados para encontrar o resultado de um cálculo - no caso, de multiplicação).
Slide Plano Aula

Slide 3 e 4

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Recordar estratégias não convencionais e o algoritmo usual da multiplicação por um algarismo no multiplicador.

Orientação: Após a discussão com a turma, apresente a resolução do problema e verifique quais grupos fizeram uso de cada solução apresentada. Retome o algoritmo da multiplicação como a forma mais prática para a resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • Qual operação devemos utilizar para resolver esse problema?
  • Quais dados do problema indicam que a operação a ser feita é essa?
  • Somente há uma opção de operação para resolver esse problema?
  • Quais estratégias podemos usar para resolver o problema?
  • É possível resolver o problema usando o algoritmo usual da multiplicação? Como?
  • Quem se lembra do significado da palavra algoritmo?
  • Por que essa forma de calcular recebe o nome de algoritmo? (É um conjunto de procedimentos usados para encontrar o resultado de um cálculo - no caso, de multiplicação).

Slide Plano Aula

Slide 5 e 6

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo e aprender o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador.

Orientação: Leia com a classe ou peça a um aluno que faça a leitura em voz alta da fala da menina. Certifique-se de todos entenderam corretamente o enunciado e peça que indiquem os dados do problema que mostram qual operação deve ser feita para se chegar à resolução e se essa é a única opção de resolução.

Para realizar a atividade, reúna as crianças em pequenos grupos de dois ou três alunos, preferencialmente heterogêneos. Se possível, coloque alunos que apresentam facilidade de compreensão nas aulas de matemática junto com aqueles que têm mais dificuldade. Essa é uma maneira de interação que pode favorecer o aprendizado de todos, pois cria um ambiente de cooperação em um momento em que o objetivo principal é a troca de experiências e a elaboração coletiva de respostas.

Circule pela classe e verifique quais estratégias estão sendo usadas pelos grupos. Aproveite para intervir e mediar debates, instigar discussões e resoluções ou esclarecer dúvidas, caso seja necessário.

Após cinco minutos, socialize as respostas e as formas em que os grupos pensaram para resolver a questão. Solicite aos alunos que expliquem a maneira como pensaram para chegar ao resultado e registre as estratégias usadas no quadro ou em um cartaz.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias já trabalhadas nas nossas aulas foram usadas hoje para resolver o problema?
  • Algum grupo pode vir ao quadro explicar sua resolução?
  • Todos chegaram ao mesmo resultados? Por que isso ocorreu?
  • Algum grupo chegou a um resultado diferente? Por que isso ocorreu?
  • Alguém tentou calcular pelo algoritmo usual da multiplicação? O resultado foi o mesmo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

A base das operações matemáticas

Como ensinar operações de multiplicação e divisão

Aprendendo a tabuada de forma lúdica e divertida

Ler, interpretar e resolver problemas

Slide Plano Aula

Slide 5 e 6

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo e aprender o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador.

Orientação: Leia com a classe ou peça a um aluno que faça a leitura em voz alta da fala da menina. Certifique-se de todos entenderam corretamente o enunciado e peça que indiquem os dados do problema que mostram qual operação deve ser feita para se chegar à resolução e se essa é a única opção de resolução.

Para realizar a atividade, reúna as crianças em pequenos grupos, preferencialmente heterogêneos. Se possível, coloque alunos que apresentam facilidade de compreensão nas aulas de matemática junto com aqueles que têm mais dificuldade. Essa é uma maneira de interação que pode favorecer o aprendizado de todos, pois cria um ambiente de cooperação em um momento em que o objetivo principal é a troca de experiências e a elaboração coletiva de respostas.

Circule pela classe e verifique quais estratégias estão sendo usadas pelos grupos. Aproveite para intervir e mediar debates, instigar discussões e resoluções ou esclarecer dúvidas, caso seja necessário.

Após cinco minutos, mostre o slide, pergunte se alguém usou a estratégia de cálculo escolhida pela menina e socialize as respostas. Solicite aos alunos que expliquem a maneira como pensaram para chegar ao resultado e registre as estratégias usadas no quadro ou em um cartaz.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias não convencionais já trabalhadas nas nossas aulas foram usadas hoje?
  • Todos chegaram ao mesmo resultados? Por que isso ocorreu?
  • Olívia achou que não seria muito prático usar a adição para resolver o problema. Por que ela disse isso? Quantas parcelas teria essa adição?
  • Alguém tentou calcular pelo algoritmo usual da multiplicação? O resultado foi o mesmo? Como fez?

Outra possibilidade de resolução:

Decompor usando a multiplicação por 10 e a adição

1 435 x 10 = 14 350

14 350 + 14 350 = 28 700

1 435 + 1 435 + 1 435 = 4 305

28 700 + 4 305 = 33 005

Slide Plano Aula

Slides 7 e 8

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Aprender a calcular com o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador.

Orientação: Faça com a classe uma leitura compartilhada dos slides. Explique que há uma maneira mais rápida de se fazer o cálculo proposto no problema.

Chame a atenção da turma para a importância de não descuidar da posição correta dos algarismos na hora de registrar os resultados.

Discuta com a turma:

  • Alguém já conhecia o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos?
  • Quem se lembra do significado da palavra algoritmo? Por que esta maneira de calcular recebe esse nome?
  • O que vocês observaram de comum entre o algoritmo da multiplicação por um e por dois algarismos? O que há de diferente?
  • Por que riscamos os números que estão em vermelho, antes de começar a calcular o algarismo da dezena do multiplicador?
  • Quem entendeu por qual motivo colocamos um zero bem abaixo do 5, na ordem das unidades do multiplicador? ( Porque ao multiplicarmos dezenas por unidades, o resultado será sempre dezenas e não unidades).
  • O que o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador tem em comum com a estratégia de cálculo usada pela Olívia? (Ambos usam a soma para obter o produto).
Slide Plano Aula

Slides 7 e 8

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Aprender a calcular com o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador.

Orientação: Faça com a classe uma leitura compartilhada dos slides. Explique que há uma maneira mais rápida de se fazer o cálculo proposto no problema.

Chame a atenção da turma para a importância de não descuidar da posição correta dos algarismos na hora de registrar os resultados.

Discuta com a turma:

  • Alguém já conhecia o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos?
  • Quem se lembra do significado da palavra algoritmo? Por que esta maneira de calcular recebe esse nome?
  • O que vocês observaram de comum entre o algoritmo da multiplicação por um e por dois algarismos? O que há de diferente?
  • Por que riscamos os números que estão em vermelho, antes de começar a calcular o algarismo da dezena do multiplicador?
  • Quem entendeu por qual motivo colocamos um zero bem abaixo do 5, na ordem das unidades do multiplicador? (Porque ao multiplicarmos dezenas por unidades, o resultado será sempre dezenas e não unidades).
  • O que o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador tem em comum com a estratégia de cálculo usada pela Olívia? (Ambos usam a soma para obter o produto).
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Slide 9

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Aprender a calcular com o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador.

Orientação: Mantenha os grupos já montados, entregue folhas de papel quadriculado e peça que resolvam a atividade proposta. Circule pela classe para observar como as crianças estão interagindo e se estão conseguindo aplicar o algoritmo. Procure incentivar os alunos que eventualmente possam se sentir inseguros ou intimidados diante da proposta a se arriscarem na resolução da atividade.

Após 5 minutos, peça aos grupos que mostraram maior facilidade na aplicação do algoritmo que demonstrem para a classe como realizaram a atividade.

Discuta com a turma:

  • Como foi a experiência de vocês na aplicação do algoritmo?
  • O que foi fácil? O que foi mais difícil?
  • Saber as tabuadas facilita o trabalho de aplicação do algoritmo? Há mais probabilidade de erro na multiplicação por dois algarismos quando não sabemos as tabuadas? Por quê?
Slide Plano Aula

Slide 10

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Discutir como se deu a aplicação do algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador.

Orientação: Relembre as estratégias de cálculo apresentadas na aula e peça que os alunos observem as diferenças e/ou semelhanças entre elas e o algoritmo usual.

Deixe que comentem como pensaram e estimule-os a compartilhar as maneiras que utilizaram para conseguir resolver as dificuldades iniciais encontradas na aplicação do algoritmo.

Ajude-os a perceberem os motivos que podem tê-los levado a cometer erros e a pensar formas de evitá-los.

Discuta com a turma:

  • Todas as estratégias usadas na aula de hoje nos permitem chegar aos mesmos resultados corretos?
  • Qual das estratégias aplicadas é mais prática para ser usada no dia a dia?
  • Qual delas torna mais fácil o cálculo com números grandes?
  • Por que é importante ficarmos atentos à posição dos números na hora de calcular usando o algoritmo?
  • Por que é importante seguir passo a passo os procedimentos de cálculo do algoritmo usual?
  • Se invertermos a posição do multiplicando e do multiplicador, haverá alguma mudança no resultado? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Fazer uma pequena revisão dos conteúdos abordados.

Orientação:Leia o resumo da aula com os alunos ou peça que um deles leia para a classe.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos na aula de hoje?
  • Do que revimos e aprendemos, o que pode ser mais ou menos útil na nossa vida?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa atividade?
  • Continuar treinando as tabuadas e o algoritmo é uma boa estratégia para que você possa se sair cada vez melhor nos cálculos de multiplicação?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo e aprender o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador.

Orientação: Leia o problema com as crianças e peça que citem algumas estratégias que podem ser usadas para resolvê-lo. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então circule pela sala e procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Discuta com a turma:

  • Quais formas de resolver um problema nós vimos na aula de hoje?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver este problema?
  • Como foi aplicar o algoritmo da multiplicação por dois algarismos? Quais dificuldades vocês tiveram? O que fizeram para superá-las?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividade complementar

Resolução das atividades complementares

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