Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Algoritmo da Multiplicação - 2 algarismos no multiplicador
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias não convencionais de cálculo envolvendo as quatro operações
Por: Isabel Cossalter
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Isabel Cossalter
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidades da BNCC
EF04MA03 - Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.
EF04MA05 - Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
Objetivo específico
Utilizar o algoritmo da multiplicação para resolver situações problema do campo multiplicativo.
Conceito-chave
O algoritmo da multiplicação.
Recursos necessários
Lápis, borracha, dados, papel quadriculado e caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Propósito: Tornar claro ao grupo o objetivo da aula.
Orientação: Leia com a turma ou peça a um dos alunos que o faça em voz alta.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que são estratégias não convencionais de cálculo? Quem pode dar exemplos?
- O que é um algoritmo? E algoritmo usual da multiplicação?
- O que há de novidade no objetivo dessa aula? ( O algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos).
Retomada
Slides 3 e 4
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito:Recordar estratégias não convencionais e o algoritmo usual da multiplicação por um algarismo no multiplicador.
Orientação: Leia com a classe ou peça a um aluno que leia em voz alta a fala da garota. Esclareça dúvidas relativas ao enunciado e peça aos alunos que indiquem qual operação deve ser feita para resolver o problema.
Discuta com a turma:
- Qual operação devemos utilizar para resolver esse problema?
- Quais dados do problema indicam que a operação a ser feita é essa?
- Somente há uma opção de operação para resolver esse problema?
- Quais estratégias podemos usar para resolver o problema?
- É possível resolver o problema usando o algoritmo usual da multiplicação? Como?
- Quem se lembra do significado da palavra algoritmo?
- Por que essa forma de calcular recebe o nome de algoritmo? ( É um conjunto de procedimentos usados para encontrar o resultado de um cálculo - no caso, de multiplicação).
Retomada
Slide 3 e 4
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Recordar estratégias não convencionais e o algoritmo usual da multiplicação por um algarismo no multiplicador.
Orientação: Após a discussão com a turma, apresente a resolução do problema e verifique quais grupos fizeram uso de cada solução apresentada. Retome o algoritmo da multiplicação como a forma mais prática para a resolução do problema.
Discuta com a turma:
- Qual operação devemos utilizar para resolver esse problema?
- Quais dados do problema indicam que a operação a ser feita é essa?
- Somente há uma opção de operação para resolver esse problema?
- Quais estratégias podemos usar para resolver o problema?
- É possível resolver o problema usando o algoritmo usual da multiplicação? Como?
- Quem se lembra do significado da palavra algoritmo?
- Por que essa forma de calcular recebe o nome de algoritmo? (É um conjunto de procedimentos usados para encontrar o resultado de um cálculo - no caso, de multiplicação).
Atividade principal
Slide 5 e 6
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo e aprender o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador.
Orientação: Leia com a classe ou peça a um aluno que faça a leitura em voz alta da fala da menina. Certifique-se de todos entenderam corretamente o enunciado e peça que indiquem os dados do problema que mostram qual operação deve ser feita para se chegar à resolução e se essa é a única opção de resolução.
Para realizar a atividade, reúna as crianças em pequenos grupos de dois ou três alunos, preferencialmente heterogêneos. Se possível, coloque alunos que apresentam facilidade de compreensão nas aulas de matemática junto com aqueles que têm mais dificuldade. Essa é uma maneira de interação que pode favorecer o aprendizado de todos, pois cria um ambiente de cooperação em um momento em que o objetivo principal é a troca de experiências e a elaboração coletiva de respostas.
Circule pela classe e verifique quais estratégias estão sendo usadas pelos grupos. Aproveite para intervir e mediar debates, instigar discussões e resoluções ou esclarecer dúvidas, caso seja necessário.
Após cinco minutos, socialize as respostas e as formas em que os grupos pensaram para resolver a questão. Solicite aos alunos que expliquem a maneira como pensaram para chegar ao resultado e registre as estratégias usadas no quadro ou em um cartaz.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias já trabalhadas nas nossas aulas foram usadas hoje para resolver o problema?
- Algum grupo pode vir ao quadro explicar sua resolução?
- Todos chegaram ao mesmo resultados? Por que isso ocorreu?
- Algum grupo chegou a um resultado diferente? Por que isso ocorreu?
- Alguém tentou calcular pelo algoritmo usual da multiplicação? O resultado foi o mesmo?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da atividade principal
A base das operações matemáticas
Como ensinar operações de multiplicação e divisão
Atividade principal
Slide 5 e 6
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo e aprender o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador.
Orientação: Leia com a classe ou peça a um aluno que faça a leitura em voz alta da fala da menina. Certifique-se de todos entenderam corretamente o enunciado e peça que indiquem os dados do problema que mostram qual operação deve ser feita para se chegar à resolução e se essa é a única opção de resolução.
Para realizar a atividade, reúna as crianças em pequenos grupos, preferencialmente heterogêneos. Se possível, coloque alunos que apresentam facilidade de compreensão nas aulas de matemática junto com aqueles que têm mais dificuldade. Essa é uma maneira de interação que pode favorecer o aprendizado de todos, pois cria um ambiente de cooperação em um momento em que o objetivo principal é a troca de experiências e a elaboração coletiva de respostas.
Circule pela classe e verifique quais estratégias estão sendo usadas pelos grupos. Aproveite para intervir e mediar debates, instigar discussões e resoluções ou esclarecer dúvidas, caso seja necessário.
Após cinco minutos, mostre o slide, pergunte se alguém usou a estratégia de cálculo escolhida pela menina e socialize as respostas. Solicite aos alunos que expliquem a maneira como pensaram para chegar ao resultado e registre as estratégias usadas no quadro ou em um cartaz.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias não convencionais já trabalhadas nas nossas aulas foram usadas hoje?
- Todos chegaram ao mesmo resultados? Por que isso ocorreu?
- Olívia achou que não seria muito prático usar a adição para resolver o problema. Por que ela disse isso? Quantas parcelas teria essa adição?
- Alguém tentou calcular pelo algoritmo usual da multiplicação? O resultado foi o mesmo? Como fez?
Outra possibilidade de resolução:
Decompor usando a multiplicação por 10 e a adição
1 435 x 10 = 14 350
14 350 + 14 350 = 28 700
1 435 + 1 435 + 1 435 = 4 305
28 700 + 4 305 = 33 005
Atividade principal
Slides 7 e 8
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Aprender a calcular com o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador.
Orientação: Faça com a classe uma leitura compartilhada dos slides. Explique que há uma maneira mais rápida de se fazer o cálculo proposto no problema.
Chame a atenção da turma para a importância de não descuidar da posição correta dos algarismos na hora de registrar os resultados.
Discuta com a turma:
- Alguém já conhecia o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos?
- Quem se lembra do significado da palavra algoritmo? Por que esta maneira de calcular recebe esse nome?
- O que vocês observaram de comum entre o algoritmo da multiplicação por um e por dois algarismos? O que há de diferente?
- Por que riscamos os números que estão em vermelho, antes de começar a calcular o algarismo da dezena do multiplicador?
- Quem entendeu por qual motivo colocamos um zero bem abaixo do 5, na ordem das unidades do multiplicador? ( Porque ao multiplicarmos dezenas por unidades, o resultado será sempre dezenas e não unidades).
- O que o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador tem em comum com a estratégia de cálculo usada pela Olívia? (Ambos usam a soma para obter o produto).
Atividade principal
Slides 7 e 8
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Aprender a calcular com o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador.
Orientação: Faça com a classe uma leitura compartilhada dos slides. Explique que há uma maneira mais rápida de se fazer o cálculo proposto no problema.
Chame a atenção da turma para a importância de não descuidar da posição correta dos algarismos na hora de registrar os resultados.
Discuta com a turma:
- Alguém já conhecia o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos?
- Quem se lembra do significado da palavra algoritmo? Por que esta maneira de calcular recebe esse nome?
- O que vocês observaram de comum entre o algoritmo da multiplicação por um e por dois algarismos? O que há de diferente?
- Por que riscamos os números que estão em vermelho, antes de começar a calcular o algarismo da dezena do multiplicador?
- Quem entendeu por qual motivo colocamos um zero bem abaixo do 5, na ordem das unidades do multiplicador? (Porque ao multiplicarmos dezenas por unidades, o resultado será sempre dezenas e não unidades).
- O que o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador tem em comum com a estratégia de cálculo usada pela Olívia? (Ambos usam a soma para obter o produto).
Atividade principal
Slide 9
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Aprender a calcular com o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador.
Orientação: Mantenha os grupos já montados, entregue folhas de papel quadriculado e peça que resolvam a atividade proposta. Circule pela classe para observar como as crianças estão interagindo e se estão conseguindo aplicar o algoritmo. Procure incentivar os alunos que eventualmente possam se sentir inseguros ou intimidados diante da proposta a se arriscarem na resolução da atividade.
Após 5 minutos, peça aos grupos que mostraram maior facilidade na aplicação do algoritmo que demonstrem para a classe como realizaram a atividade.
Discuta com a turma:
- Como foi a experiência de vocês na aplicação do algoritmo?
- O que foi fácil? O que foi mais difícil?
- Saber as tabuadas facilita o trabalho de aplicação do algoritmo? Há mais probabilidade de erro na multiplicação por dois algarismos quando não sabemos as tabuadas? Por quê?
Discussão da solução
Slide 10
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Discutir como se deu a aplicação do algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador.
Orientação: Relembre as estratégias de cálculo apresentadas na aula e peça que os alunos observem as diferenças e/ou semelhanças entre elas e o algoritmo usual.
Deixe que comentem como pensaram e estimule-os a compartilhar as maneiras que utilizaram para conseguir resolver as dificuldades iniciais encontradas na aplicação do algoritmo.
Ajude-os a perceberem os motivos que podem tê-los levado a cometer erros e a pensar formas de evitá-los.
Discuta com a turma:
- Todas as estratégias usadas na aula de hoje nos permitem chegar aos mesmos resultados corretos?
- Qual das estratégias aplicadas é mais prática para ser usada no dia a dia?
- Qual delas torna mais fácil o cálculo com números grandes?
- Por que é importante ficarmos atentos à posição dos números na hora de calcular usando o algoritmo?
- Por que é importante seguir passo a passo os procedimentos de cálculo do algoritmo usual?
- Se invertermos a posição do multiplicando e do multiplicador, haverá alguma mudança no resultado? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Fazer uma pequena revisão dos conteúdos abordados.
Orientação:Leia o resumo da aula com os alunos ou peça que um deles leia para a classe.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos na aula de hoje?
- Do que revimos e aprendemos, o que pode ser mais ou menos útil na nossa vida?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa atividade?
- Continuar treinando as tabuadas e o algoritmo é uma boa estratégia para que você possa se sair cada vez melhor nos cálculos de multiplicação?
Raio X
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo e aprender o algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos no multiplicador.
Orientação: Leia o problema com as crianças e peça que citem algumas estratégias que podem ser usadas para resolvê-lo. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então circule pela sala e procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Discuta com a turma:
- Quais formas de resolver um problema nós vimos na aula de hoje?
- Qual seria a forma mais prática de resolver este problema?
- Como foi aplicar o algoritmo da multiplicação por dois algarismos? Quais dificuldades vocês tiveram? O que fizeram para superá-las?
Materiais complementares para impressão:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_04NUM_05
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: e-mail, WhatsApp, Google Documentos, YouTube, Padlet.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Retomada
Pedir aos alunos que resolvam a situação proposta usando mais de uma estratégia. Além da resolução, solicite aos alunos que insiram uma breve explicação por vídeo do que fizeram. O envio desse material pode ser feito via e-mail ou WhatsApp.
Caso os alunos não tenham acesso aos recursos, eles podem fazer o mesmo movimento, registrando as explicações em folha escrita.
Atividade principal
Grave um vídeo filmando uma folha em branco e explicando o que está sendo feito. Disponibilize o vídeo via WhatsApp ou via YouTube para que os alunos possam consultar a explicação de como efetuar a multiplicação por dois algarismos usando o algoritmo. Em seguida proponha o problema de multiplicação por 32 que possa ser feita pelos alunos usando o Google Documentos e enviada ao professor.
Caso os alunos não tenham acesso aos recursos digitais, você pode disponibilizar os slides desta etapa que atendem à multiplicação por 23 com a maior riqueza de detalhes possível.
Discussão das soluções
Esta etapa é atendida com os comentários por parte do professor na resolução apresentada pelos alunos via Google Documentos para a etapa anterior, ou na devolutiva escrita das resoluções em papel.
Sistematização
Não há.
Encerramento
Pedir aos alunos que destaquem em tópicos as melhores dicas para fazer multiplicação, seja usando o algoritmo convencional ou métodos alternativos de resolução. Caso tenham disponibilidade de recursos, os alunos podem fotografar as dicas que registraram e montar um mural usando o Padlet.
Raio X
O professor pode propor a resolução da questão presente no slide, digitalmente (via Google Documentos) ou por escrito.
Convite às famílias
Convidar as famílias a auxiliarem os alunos nas resoluções com mais de uma estratégia na etapa de
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Isabel Cossalter
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidades da BNCC
EF04MA03 - Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.
EF04MA05 - Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
Objetivo específico
Utilizar o algoritmo da multiplicação para resolver situações problema do campo multiplicativo.
Conceito-chave
O algoritmo da multiplicação.
Recursos necessários
Lápis, borracha, dados, papel quadriculado e caderno.