Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete o slide ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da utilização das incógnitas nas expressões algébricas e cálculo numérico de uma expressão algébrica, discutindo o que são termos como: parte literal, coeficiente numérico, monômio e polinômio.
Propósito: Relembrar a ideia de valor numérico de uma expressão algébrica em situações de adição e subtração.
Discuta com a Turma:
- Por que utilizamos as incógnitas nas expressões algébricas?
- Qual é o significado da utilização das incógnitas?
- Como determinamos o valor numérico de uma expressão algébrica?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos utilizem a noção de igualdade matemática para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas, reconhecendo situações de adição e subtração em seus membros.
Discuta com a Turma:
- Quais as igualdades identificamos no problema?
- Qual é a função de utilizarmos incógnitas na expressão?
- Como podemos criar uma igualdade de expressões algébricas?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 a 8).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da utilização de noção de igualdade matemática para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas, em situações de adição e subtração.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Qual é a importância da utilização das expressões algébricas para representar situações reais (aplicação da Linguagem Algébrica)?
- Qual é o significado das incógnitas numa expressão algébrica?
- Como procedemos para resolver a igualdade de expressões algébricas para determinar o valor desconhecido em situações de adição e subtração?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 a 8).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da utilização de noção de igualdade matemática para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas, em situações de adição e subtração.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Qual é a importância da utilização das expressões algébricas para representar situações reais (aplicação da Linguagem Algébrica)?
- Qual é o significado das incógnitas numa expressão algébrica?
- Como procedemos para resolver a igualdade de expressões algébricas para determinar o valor desconhecido em situações de adição e subtração?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 a 8).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da utilização de noção de igualdade matemática para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas, em situações de adição e subtração.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Qual é a importância da utilização das expressões algébricas para representar situações reais (aplicação da Linguagem Algébrica)?
- Qual é o significado das incógnitas numa expressão algébrica?
- Como procedemos para resolver a igualdade de expressões algébricas para determinar o valor desconhecido em situações de adição e subtração?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 a 8).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da utilização de noção de igualdade matemática para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas, em situações de adição e subtração.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Qual é a importância da utilização das expressões algébricas para representar situações reais (aplicação da Linguagem Algébrica)?
- Qual é o significado das incógnitas numa expressão algébrica?
- Como procedemos para resolver a igualdade de expressões algébricas para determinar o valor desconhecido em situações de adição e subtração?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância da utilização de noção sobre igualdade matemática para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas em situações de adição e subtração.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a utilização de noção sobre igualdade matemática para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas em situações de adição e subtração. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um sobre o reconhecimento de igualdade matemática para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas em situações de adição e subtração.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar