Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Rejane Bianchini
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.
Objetivos específicos
Associar o conceito de multiplicação por 3 à ideia de adição de parcelas iguais por meio de material manipulável e de registros pessoais.
Conceito-chave
Multiplicação por 3 com ideia de adição de parcelas iguais.
Vocabulário
Adição: operação que junta (soma) quantidades ou que acrescenta quantidades a uma outra já existente.
Parcelas: nome de cada um dos números que serão somados numa adição.
Multiplicação: operação utilizada para representar de forma reduzida ou simplificada uma adição de parcelas iguais (consideramos aqui, apenas a ideia central deste plano).
Recursos necessários
- Lápis;
- Borracha;
- Caderno;
- Atividades fotocopiadas (se achar conveniente);
- Material para contagem (palitos de picolé,canudinhos, tampinhas, fio de contas...o material que seus alunos estiverem mais habituados).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Depois de compartilhar o objetivo com seus alunos, inicie a atividade com a leitura do slide 3, que pode ser feita por você, por um aluno ou pela turma conjuntamente. Ou passe a proposta no quadro. Em seguida, peça para que os alunos pensem em possíveis soluções para este desafio de forma coletiva. Você pode fazer uma explosão de ideias no quadro, com as respostas dos alunos. Escreva a palavra multiplicar ou multiplicação no centro do quadro e ao seu redor, vá anotando as palavras-chaves das ideias apresentadas pelos alunos. Num segundo momento, passe para a leitura do slide 4, que pode ser feita por você, por um aluno ou pela turma conjuntamente, podendo também ser impressa e entregue à turma. Ou passe a proposta no quadro. Anote as sugestões no quadro e discuta brevemente com os alunos acerca delas. É importante neste momento da aula, que os alunos consigam interpretar o problema e apresentar a resolução: 7 x 3 = 21 ou ainda, 7 x 3 = 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 = 21. Sugere-se que você leve material concreto para a realização da atividade (material que sirva para manipulação e que os alunos estejam familiarizados, como canudinhos, palitos de picolé, fio de contas...).
Propósito: Retomar a multiplicação associada à adição de parcelas iguais.
Discuta com a turma:
- Me conte o que você entendeu desta atividade.
- Como você pensa iniciar a resolução dela? Por quê?
- Existem outras maneiras? Quais? Permita que os alunos deem exemplos.
Amplie a atividade com outros questionamentos:
- E se eu colocar mais um 3 nesta soma?
- E se eu apagar um 3 nesta soma?
Através da variação de quantidade de parcelas, vá questionando os alunos até compreenderem a atividade.
Material Complementar:
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Depois de compartilhar o objetivo com seus alunos, inicie a atividade com a leitura do slide 3, que pode ser feita por você, por um aluno ou pela turma conjuntamente. Ou passe a proposta no quadro. Em seguida, peça para que os alunos pensem em possíveis soluções para este desafio de forma coletiva. Você pode fazer uma explosão de ideias no quadro, com as respostas dos alunos. Escreva a palavra multiplicar ou multiplicação no centro do quadro e ao seu redor, vá anotando as palavras-chaves das ideias apresentadas pelos alunos. Num segundo momento, passe para a leitura do slide 4, que pode ser feita por você, por um aluno ou pela turma conjuntamente, podendo também ser impressa e entregue à turma. Ou passe a proposta no quadro. Anote as sugestões no quadro e discuta brevemente com os alunos acerca delas. É importante neste momento da aula, que os alunos consigam interpretar o problema e apresentar a resolução: 7 x 3 = 21 ou ainda, 7 x 3 = 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 = 21. Sugere-se que você leve material concreto para a realização da atividade (material que sirva para manipulação e que os alunos estejam familiarizados, como canudinhos, palitos de picolé, fio de contas...).
Propósito: Retomar a multiplicação associada à adição de parcelas iguais.
Discuta com a turma:
- Me conte o que você entendeu desta atividade.
- Como você pensa iniciar a resolução dela? Por quê?
- Existem outras maneiras? Quais? Permita que os alunos deem exemplos.
Amplie a atividade com outros questionamentos:
- E se eu colocar mais um 3 nesta soma?
- E se eu apagar um 3 nesta soma?
Através da variação de quantidade de parcelas, vá questionando os alunos até compreenderem a atividade.
Atividade principal
Tempo sugerido: 14 minutos.
Orientações: Apresente o problema aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia a cada um. Deixe que os alunos leiam e dê tempo para que tentem resolvê-lo individualmente; depois peça que discutam com um colega. Leve desenhos de saquinhos e maçãs para os alunos manipularem ou algum outro material, que estejam familiarizados, para realizarem contagens e operações. Neste primeiro momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, para em seguida questioná-los a respeito disso. Deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Circule entre eles, e faça as intervenções necessárias. Sugere-se que o professor leve material concreto para a realização da atividade (pode ser algum material que os alunos estejam familiarizados, como palitos de picolé, fios de contas, canudinhos, tampinhas... ).
Propósito: Resolver problemas utilizando o conceito de multiplicação por 3 com ideia de adição de parcelas iguais.
Discuta com a turma:
- Me conte o que você pensou fazer para resolver o problema.
- Alguém pensou numa estratégia diferente? Qual? (Continue fazendo os registros no quadro).
- Das maneiras que a gente colocou aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
- Das estratégias aqui apresentadas, tem alguma que é mais prática? Qual? Por quê?
- De todos os jeitos que a gente resolveu aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?
- Agora pense: E se Maria Helena tivesse comprado 5 pacotes, quantos maçãs teria comprado?
Varie a quantidade de pacotes até que todos os alunos compreendam a atividade. Você pode sugerir que os próprios alunos façam essas sugestões de variação e calculem.
Materiais Complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 13).
Orientações: Peça que algumas duplas compartilhem as suas resoluções. Escolha as que usaram estratégias diferentes. Peça que registrem no quadro enquanto explicam. Promova um debate, através das questões sugeridas no discuta com a turma. Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão outras possíveis formas de resolução da atividade. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de pacotes, garantindo a compreensão da atividade e a construção da adição por parcelas iguais. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, tampinhas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Me conte o que vocês pensaram fazer para resolver o problema.
- Alguém pensou numa estratégia diferente? Qual?
- Das maneiras que foram colocadas aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
- Das estratégias aqui apresentadas, tem alguma que é mais prática? Qual? Por quê?
- De todos os jeitos que a gente resolveu aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 13).
Orientações: Peça que algumas duplas compartilhem as suas resoluções. Escolha as que usaram estratégias diferentes. Peça que registrem no quadro enquanto explicam. Promova um debate, através das questões sugeridas no discuta com a turma. Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão outras possíveis formas de resolução da atividade. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de pacotes, garantindo a compreensão da atividade e a construção da adição por parcelas iguais. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, tampinhas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Me conte o que vocês pensaram fazer para resolver o problema.
- Alguém pensou numa estratégia diferente? Qual?
- Das maneiras que foram colocadas aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
- Das estratégias aqui apresentadas, tem alguma que é mais prática? Qual? Por quê?
- De todos os jeitos que a gente resolveu aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 13).
Orientações: Peça que algumas duplas compartilhem as suas resoluções. Escolha as que usaram estratégias diferentes. Peça que registrem no quadro enquanto explicam. Promova um debate, através das questões sugeridas no discuta com a turma. Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão outras possíveis formas de resolução da atividade. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de pacotes, garantindo a compreensão da atividade e a construção da adição por parcelas iguais. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, tampinhas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Me conte o que vocês pensaram fazer para resolver o problema.
- Alguém pensou numa estratégia diferente? Qual?
- Das maneiras que foram colocadas aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
- Das estratégias aqui apresentadas, tem alguma que é mais prática? Qual? Por quê?
- De todos os jeitos que a gente resolveu aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 13).
Orientações: Peça que algumas duplas compartilhem as suas resoluções. Escolha as que usaram estratégias diferentes. Peça que registrem no quadro enquanto explicam. Promova um debate, através das questões sugeridas no discuta com a turma. Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão outras possíveis formas de resolução da atividade. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de pacotes, garantindo a compreensão da atividade e a construção da adição por parcelas iguais. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, tampinhas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Me conte o que vocês pensaram fazer para resolver o problema.
- Alguém pensou numa estratégia diferente? Qual?
- Das maneiras que foram colocadas aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
- Das estratégias aqui apresentadas, tem alguma que é mais prática? Qual? Por quê?
- De todos os jeitos que a gente resolveu aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 13).
Orientações: Peça que algumas duplas compartilhem as suas resoluções. Escolha as que usaram estratégias diferentes. Peça que registrem no quadro enquanto explicam. Promova um debate, através das questões sugeridas no discuta com a turma. Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão outras possíveis formas de resolução da atividade. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de pacotes, garantindo a compreensão da atividade e a construção da adição por parcelas iguais. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, tampinhas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Me conte o que vocês pensaram fazer para resolver o problema.
- Alguém pensou numa estratégia diferente? Qual?
- Das maneiras que foram colocadas aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
- Das estratégias aqui apresentadas, tem alguma que é mais prática? Qual? Por quê?
- De todos os jeitos que a gente resolveu aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 13).
Orientações: Peça que algumas duplas compartilhem as suas resoluções. Escolha as que usaram estratégias diferentes. Peça que registrem no quadro enquanto explicam. Promova um debate, através das questões sugeridas no discuta com a turma. Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão outras possíveis formas de resolução da atividade. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de pacotes, garantindo a compreensão da atividade e a construção da adição por parcelas iguais. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, tampinhas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Me conte o que vocês pensaram fazer para resolver o problema.
- Alguém pensou numa estratégia diferente? Qual?
- Das maneiras que foram colocadas aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
- Das estratégias aqui apresentadas, tem alguma que é mais prática? Qual? Por quê?
- De todos os jeitos que a gente resolveu aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 13).
Orientações: Peça que algumas duplas compartilhem as suas resoluções. Escolha as que usaram estratégias diferentes. Peça que registrem no quadro enquanto explicam. Promova um debate, através das questões sugeridas no discuta com a turma. Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão outras possíveis formas de resolução da atividade. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de pacotes, garantindo a compreensão da atividade e a construção da adição por parcelas iguais. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, tampinhas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Me conte o que vocês pensaram fazer para resolver o problema.
- Alguém pensou numa estratégia diferente? Qual?
- Das maneiras que foram colocadas aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
- Das estratégias aqui apresentadas, tem alguma que é mais prática? Qual? Por quê?
- De todos os jeitos que a gente resolveu aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 13).
Orientações: Peça que algumas duplas compartilhem as suas resoluções. Escolha as que usaram estratégias diferentes. Peça que registrem no quadro enquanto explicam. Promova um debate, através das questões sugeridas no discuta com a turma. Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão outras possíveis formas de resolução da atividade. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de pacotes, garantindo a compreensão da atividade e a construção da adição por parcelas iguais. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, tampinhas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Me conte o que vocês pensaram fazer para resolver o problema.
- Alguém pensou numa estratégia diferente? Qual?
- Das maneiras que foram colocadas aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
- Das estratégias aqui apresentadas, tem alguma que é mais prática? Qual? Por quê?
- De todos os jeitos que a gente resolveu aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Sistematiza o conceito retomando com os alunos a relação da multiplicação por 3 com a adição das parcelas iguais. Peça para que alguns alunos expliquem o que entenderam sobre multiplicação e organizem alguns esquemas ou mapas conceituais para fixar a relação da multiplicação por 3 associada a soma de parcelas iguais. Apresente o slide com o conceito trabalhado na aula ou passe este resumo no quadro para que registrem em seus cadernos.
Propósito: Retomar os conhecimentos trabalhados, sistematizando-os e apresentar o conceito central trabalhado na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Disponibilize lápis (ou palitos para substituir os lápis) e potes (ou copos plásticos para representarem as caixas) para os alunos usarem como material manipulativo. Circule para verificar como os alunos estão utilizando o conceito de multiplicação relacionado à soma de parcelas iguais para chegarem ao resultado. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da multiplicação por 3 associada à soma de parcelas iguais.
Materiais Complementares: