10546
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Números

Plano de aula - Relação entre unidade, dezena, centena e unidade de milhar

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre relação entre unidade, dezena, centena e unidade de milhar

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Yana Yê dos Santos Dias

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos necessários:
Estojo, papel ou caderno do aluno, para que faça as anotações pertinentes. 
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Whatsapp, e-mail ou impressão. 
Cédulas de dinheiro de brincadeira impressas ou em cartas (pedaços de papel) com os valores escritos.

Recursos opcionais:
Jogo da memória das cédulas (disponível aqui)Jogo A Cantina de Dona Maria (disponível aqui); Celular, computador ou tablet.

Para este plano, foque na etapa do Aquecimento e Atividade principal.

Aquecimento
Faça um diagnóstico para saber se os alunos conhecem as cédulas de dinheiro e como elas podem ser trocadas. Se estiver em aula síncrona, projete o slide 3 e inicie a discussão das trocas monetárias. Se estiver em aula assíncrona, fotografe ou faça um print do slide 3 e disponibilize por meio de Whatsapp, e-mail ou outro formato que esteja utilizando para a interação e comunicação com os alunos e famílias.

Use cédulas e moedas de brinquedo. Se necessário, imprima as cédulas e moedas disponibilizadas no arquivo da atividade principal para impressão. Se os alunos não conseguirem imprimir, podem recortar cartas em papel e colocar os valores utilizando canetinhas. É importante que as crianças manipulem o material e o entendam concretamente para fazer as trocas.

Os alunos podem copiar as informações do slide no caderno e utilizar o material concreto para fazer as trocas. Provoque a discussão por escrito ou por meio de áudios. Não se esqueça que não deve dar respostas prontas para os alunos, eles devem trocá-las entre si. Você pode compartilhar o slide 4, que faz uma sistematização das cédulas, moedas e trocas. O jogo da memória das cédulas (disponível aqui) pode ajudá-los nesse reconhecimento e nas trocas.

Atividade principal
Para a realização da atividade principal, os alunos devem efetuar a leitura da situação problema (presente no slide 5). Se você estiver em uma aula síncrona, pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e compartilhem hipóteses e conclusões durante o momento. Caso não tenha possibilidade de realizar o momento síncrono, pode fotografar ou fazer um print da tela do slide e compartilhar com os alunos via Whatsapp ou e-mail. Eles podem copiar a situação no caderno.

Apresente, primeiramente, as cédulas e moedas e, depois, cada um dos retângulos com as afirmativas. Os alunos podem discutir por meio do chat se a aula for síncrona, ou por de texto e áudio, se for assíncrona. Nesse momento, é importante que eles tentem encontrar a solução sozinhos com base nos próprios raciocínios e sem receber respostas prontas, principalmente do professor.

A troca entre os pares pode ser estimulada para que levantem hipóteses e as complementem entre eles. Estimule-os para que utilizem o material concreto: as cédulas e moedas de brincadeira ou desenhadas, para que compreendam como efetuar as trocas e analisar se as afirmativas dos retângulos estão corretas ou não.

Discussão das soluções
A discussão das soluções é bastante importante, pois é a oportunidade para os alunos discutirem o que descobriram e, assim, escutarem os pares. Dessa forma, podem comparar estratégias, verificar se conseguiram fazer a atividade e o que acertaram ou não. Para a discussão das soluções, compartilhe o slide 7, ou, se preferir, fotografe-o e compartilhe via Whatsapp. Peça para eles mostrarem as cédulas e moedas que correspondem à quantia ou ao troca-troca. Eles podem enviar as análises e conclusões pelo mesmo meio através de fotografias.

Sistematização
Dê uma devolutiva aos alunos, via texto, mensagem, vídeo, áudio, compartilhando o slide 8 ou da melhor forma que achar viável. O importate é fechar a atividade e que os alunos compreendam que, através do que produziram, construíram uma aprendizagem significativa. Os alunos podem realizar esse registro no caderno para posterior consulta.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou em outra aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Se for possível, peça para usarem as cédulas de brinquedo para resolvê-la.

Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao redor nas atividades escolares, mas devemos levar em consideração que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar os afazeres e trabalhos para ajudá-los. Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é brincando de troca-troca com as cédulas. Dessa forma, os alunos poderão verificar como outras pessoas fariam as trocas de cédulas. 

Levar os alunos para fazer compras na padaria ou farmácia, onde possam escolher a forma de pagamento, também é uma atividade que podem fazer em família. Se tiverem acesso à Internet, o jogo da Cantina de Dona Maria é uma boa opção de diversão em família. 

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_02NUM01

(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas