10546
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Relação entre unidade, dezena, centena e unidade de milhar

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre relação entre unidade, dezena, centena e unidade de milhar

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Yana Yê dos Santos Dias

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Yana Yê dos Santos Dias

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.

Objetivos específicos

Estabelecer relação entre unidade, dezena, centena e unidade de milhar.

Conceito-chave:

Composição e decomposição de números.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

Apresentar habilidade básica de leitura e escrita.

Compreender as regras do sistema de numeração decimal e o valor posicional dos algarismos até a ordem das centenas.

Recursos necessários:

  • Cartaz;
  • Data-show ou outro dispositivo para exibir os slides da aula;
  • Impressora;
  • Cédulas de dinheiro de brincadeira;
  • Ábaco, fichas sobrepostas, material dourado;
  • Material pessoal do aluno (lápis, caderno, borracha);
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4)

Orientações: Resgate os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das centenas usando como material de apoio o dinheiro. Com a observação do dinheiro, esperamos que o aluno analise e perceba as regularidades com o sistema de numeração decimal (base 10).

Use cédulas e moedas de brinquedo. Poderá, se necessário, imprimir as cédulas e moedas disponibilizadas no arquivo da atividade principal para impressão. É importante que as crianças manipulem o material e o entendam concretamente para fazer as trocas.

Essa aula pode ser feita em duplas.

A utilização dos materiais manipuláveis como as cédulas e moedas, é uma possibilidade muito rica de contextualizar o sistema de numeração decimal, relacionando-o com situações mais concretas e promovendo uma aprendizagem mais significativa. O aluno formará as hipóteses e relacionará as quantidades em reais ao sistema de base 10.

Propósito: Sondar os conhecimentos prévios do sistema de numeração decimal até a ordem das centenas, formando estratégias sobre a escrita numérica estabelecendo relação entre unidade, dezena e centena.

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4)

Propósito: Sondar os conhecimentos prévios do sistema de numeração decimal até a ordem das centenas, formando estratégias sobre a escrita numérica estabelecendo relação entre unidade, dezena e centena.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Forme dupla com os alunos para que eles possam discutir as soluções entre eles.

Nessa atividade os alunos formarão hipóteses sobre a classe dos milhares. O importante é que a correspondência entre o dinheiro e o sistema de numeração decimal seja feito como estímulo para entender a Base 10. Nos anos posteriores esse conceito e a correspondência com o dinheiro serão resgatados ao trabalharem com números decimais.

Resgate os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das unidades de milhar usando como material de apoio o dinheiro.

Use cédulas e moedas de brinquedo. Poderá, se necessário, imprimir as cédulas e moedas disponibilizadas no arquivo para impressão. É importante que as crianças manipulem o material e o entendam concretamente para fazer as trocas.

Como sugestão de atividade para relacionar o dinheiro ao sistema de numeração podemos compará-lo ao material dourado. Quando a criança consegue ver o significado da atividade em algo concreto ela cria suas hipóteses e fomenta o significante para a sua aprendizagem. Você poderá ver um exemplo de painel para relacionar o dinheiro ao sistema de numeração decimal no Guia de intervenções (link abaixo).

Propósito: Desenvolver o pensamento lógico para estabelecer a relação entre as ordens do sistema de numeração decimal usando como material manipulativo e comparativo o dinheiro do sistema monetário brasileiro.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: (Slides de 6 a 8) Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as crianças compartilhem o que descobriram. Você pode ir anotando todas as sugestões no quadro ou em um cartaz. Compartilhe primeiramente as resoluções e conclusões da sala antes de mostrar o que está no slide ‘painel de soluções’.

Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem fazendo comparações com o sistema monetário brasileiro.

Discuta com a turma:

  • Alguém poderia me dizer outra forma de escrever esse número?

Materiais Complementares:

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: (Slides de 6 a 8) Escolha alguns alunos e compartilhe as formas que eles escreveram o valor apresentado em Reais.

Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem fazendo comparações com o sistema monetário brasileiro.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: (Slides de 6 a 8) Monte um quadro como o slide acima usando material concreto. Você poderá colocar em um cartaz as notas de Real de brincadeira e logo abaixo fixar as pecinhas do material dourado.

Enfatize sempre o sistema de base 10 fazendo oralmente as multiplicações por 10 ao observar as ordens, ou seja, a cada 10 unidades de uma ordem formam uma unidade da ordem seguinte:

10 unidades = 1 dezena = 10

10 dezenas = 1 centena = 100

10 centenas = 1 unidade de milhar = 1000

Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem fazendo comparações com o sistema monetário brasileiro.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sistematizar o aprendizado obtido pela comparação do Sistema de numeração decimal e o sistema monetário brasileiro como recurso didático.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia para os alunos o encerramento e logo após peça que a turma também leia em conjunto.

Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Verifique se ao resolver o desafio o aluno utilizou a regularidade do sistema de numeração decimal. Atente-se a todas as estratégias usadas pelos alunos para resolver o problema.

Escolha uma criança para anotar mostrar e contar sua estratégia de resolução. Pergunte quem teve estratégias igual a apresentada.

Propósito: Avaliar o progresso da aprendizagem na leitura e escrita do sistema de numeração decimal.

Materiais Complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Yana Yê dos Santos Dias

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.

Objetivos específicos

Estabelecer relação entre unidade, dezena, centena e unidade de milhar.

Conceito-chave:

Composição e decomposição de números.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

Apresentar habilidade básica de leitura e escrita.

Compreender as regras do sistema de numeração decimal e o valor posicional dos algarismos até a ordem das centenas.

Recursos necessários:

  • Cartaz;
  • Data-show ou outro dispositivo para exibir os slides da aula;
  • Impressora;
  • Cédulas de dinheiro de brincadeira;
  • Ábaco, fichas sobrepostas, material dourado;
  • Material pessoal do aluno (lápis, caderno, borracha);
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4)

Orientações: Resgate os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das centenas usando como material de apoio o dinheiro. Com a observação do dinheiro, esperamos que o aluno analise e perceba as regularidades com o sistema de numeração decimal (base 10).

Use cédulas e moedas de brinquedo. Poderá, se necessário, imprimir as cédulas e moedas disponibilizadas no arquivo da atividade principal para impressão. É importante que as crianças manipulem o material e o entendam concretamente para fazer as trocas.

Essa aula pode ser feita em duplas.

A utilização dos materiais manipuláveis como as cédulas e moedas, é uma possibilidade muito rica de contextualizar o sistema de numeração decimal, relacionando-o com situações mais concretas e promovendo uma aprendizagem mais significativa. O aluno formará as hipóteses e relacionará as quantidades em reais ao sistema de base 10.

Propósito: Sondar os conhecimentos prévios do sistema de numeração decimal até a ordem das centenas, formando estratégias sobre a escrita numérica estabelecendo relação entre unidade, dezena e centena.

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4)

Propósito: Sondar os conhecimentos prévios do sistema de numeração decimal até a ordem das centenas, formando estratégias sobre a escrita numérica estabelecendo relação entre unidade, dezena e centena.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Forme dupla com os alunos para que eles possam discutir as soluções entre eles.

Nessa atividade os alunos formarão hipóteses sobre a classe dos milhares. O importante é que a correspondência entre o dinheiro e o sistema de numeração decimal seja feito como estímulo para entender a Base 10. Nos anos posteriores esse conceito e a correspondência com o dinheiro serão resgatados ao trabalharem com números decimais.

Resgate os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das unidades de milhar usando como material de apoio o dinheiro.

Use cédulas e moedas de brinquedo. Poderá, se necessário, imprimir as cédulas e moedas disponibilizadas no arquivo para impressão. É importante que as crianças manipulem o material e o entendam concretamente para fazer as trocas.

Como sugestão de atividade para relacionar o dinheiro ao sistema de numeração podemos compará-lo ao material dourado. Quando a criança consegue ver o significado da atividade em algo concreto ela cria suas hipóteses e fomenta o significante para a sua aprendizagem. Você poderá ver um exemplo de painel para relacionar o dinheiro ao sistema de numeração decimal no Guia de intervenções (link abaixo).

Propósito: Desenvolver o pensamento lógico para estabelecer a relação entre as ordens do sistema de numeração decimal usando como material manipulativo e comparativo o dinheiro do sistema monetário brasileiro.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: (Slides de 6 a 8) Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as crianças compartilhem o que descobriram. Você pode ir anotando todas as sugestões no quadro ou em um cartaz. Compartilhe primeiramente as resoluções e conclusões da sala antes de mostrar o que está no slide ‘painel de soluções’.

Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem fazendo comparações com o sistema monetário brasileiro.

Discuta com a turma:

  • Alguém poderia me dizer outra forma de escrever esse número?

Materiais Complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: (Slides de 6 a 8) Escolha alguns alunos e compartilhe as formas que eles escreveram o valor apresentado em Reais.

Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem fazendo comparações com o sistema monetário brasileiro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: (Slides de 6 a 8) Monte um quadro como o slide acima usando material concreto. Você poderá colocar em um cartaz as notas de Real de brincadeira e logo abaixo fixar as pecinhas do material dourado.

Enfatize sempre o sistema de base 10 fazendo oralmente as multiplicações por 10 ao observar as ordens, ou seja, a cada 10 unidades de uma ordem formam uma unidade da ordem seguinte:

10 unidades = 1 dezena = 10

10 dezenas = 1 centena = 100

10 centenas = 1 unidade de milhar = 1000

Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem fazendo comparações com o sistema monetário brasileiro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sistematizar o aprendizado obtido pela comparação do Sistema de numeração decimal e o sistema monetário brasileiro como recurso didático.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia para os alunos o encerramento e logo após peça que a turma também leia em conjunto.

Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Verifique se ao resolver o desafio o aluno utilizou a regularidade do sistema de numeração decimal. Atente-se a todas as estratégias usadas pelos alunos para resolver o problema.

Escolha uma criança para anotar mostrar e contar sua estratégia de resolução. Pergunte quem teve estratégias igual a apresentada.

Propósito: Avaliar o progresso da aprendizagem na leitura e escrita do sistema de numeração decimal.

Materiais Complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano