Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA
Autora: Yana Yê dos Santos Dias
Mentora: Eliane Zanin
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.
Objetivos específicos
Estabelecer relação entre unidade, dezena, centena e unidade de milhar.
Conceito-chave:
Composição e decomposição de números.
Conhecimento prévio que a turma deve dominar:
Apresentar habilidade básica de leitura e escrita.
Compreender as regras do sistema de numeração decimal e o valor posicional dos algarismos até a ordem das centenas.
Recursos necessários:
- Cartaz;
- Data-show ou outro dispositivo para exibir os slides da aula;
- Impressora;
- Cédulas de dinheiro de brincadeira;
- Ábaco, fichas sobrepostas, material dourado;
- Material pessoal do aluno (lápis, caderno, borracha);
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4)
Orientações: Resgate os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das centenas usando como material de apoio o dinheiro. Com a observação do dinheiro, esperamos que o aluno analise e perceba as regularidades com o sistema de numeração decimal (base 10).
Use cédulas e moedas de brinquedo. Poderá, se necessário, imprimir as cédulas e moedas disponibilizadas no arquivo da atividade principal para impressão. É importante que as crianças manipulem o material e o entendam concretamente para fazer as trocas.
Essa aula pode ser feita em duplas.
A utilização dos materiais manipuláveis como as cédulas e moedas, é uma possibilidade muito rica de contextualizar o sistema de numeração decimal, relacionando-o com situações mais concretas e promovendo uma aprendizagem mais significativa. O aluno formará as hipóteses e relacionará as quantidades em reais ao sistema de base 10.
Propósito: Sondar os conhecimentos prévios do sistema de numeração decimal até a ordem das centenas, formando estratégias sobre a escrita numérica estabelecendo relação entre unidade, dezena e centena.
Materiais Complementares:
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4)
Propósito: Sondar os conhecimentos prévios do sistema de numeração decimal até a ordem das centenas, formando estratégias sobre a escrita numérica estabelecendo relação entre unidade, dezena e centena.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Forme dupla com os alunos para que eles possam discutir as soluções entre eles.
Nessa atividade os alunos formarão hipóteses sobre a classe dos milhares. O importante é que a correspondência entre o dinheiro e o sistema de numeração decimal seja feito como estímulo para entender a Base 10. Nos anos posteriores esse conceito e a correspondência com o dinheiro serão resgatados ao trabalharem com números decimais.
Resgate os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das unidades de milhar usando como material de apoio o dinheiro.
Use cédulas e moedas de brinquedo. Poderá, se necessário, imprimir as cédulas e moedas disponibilizadas no arquivo para impressão. É importante que as crianças manipulem o material e o entendam concretamente para fazer as trocas.
Como sugestão de atividade para relacionar o dinheiro ao sistema de numeração podemos compará-lo ao material dourado. Quando a criança consegue ver o significado da atividade em algo concreto ela cria suas hipóteses e fomenta o significante para a sua aprendizagem. Você poderá ver um exemplo de painel para relacionar o dinheiro ao sistema de numeração decimal no Guia de intervenções (link abaixo).
Propósito: Desenvolver o pensamento lógico para estabelecer a relação entre as ordens do sistema de numeração decimal usando como material manipulativo e comparativo o dinheiro do sistema monetário brasileiro.
Materiais Complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: (Slides de 6 a 8) Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as crianças compartilhem o que descobriram. Você pode ir anotando todas as sugestões no quadro ou em um cartaz. Compartilhe primeiramente as resoluções e conclusões da sala antes de mostrar o que está no slide ‘painel de soluções’.
Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem fazendo comparações com o sistema monetário brasileiro.
Discuta com a turma:
- Alguém poderia me dizer outra forma de escrever esse número?
Materiais Complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: (Slides de 6 a 8) Escolha alguns alunos e compartilhe as formas que eles escreveram o valor apresentado em Reais.
Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem fazendo comparações com o sistema monetário brasileiro.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: (Slides de 6 a 8) Monte um quadro como o slide acima usando material concreto. Você poderá colocar em um cartaz as notas de Real de brincadeira e logo abaixo fixar as pecinhas do material dourado.
Enfatize sempre o sistema de base 10 fazendo oralmente as multiplicações por 10 ao observar as ordens, ou seja, a cada 10 unidades de uma ordem formam uma unidade da ordem seguinte:
10 unidades = 1 dezena = 10
10 dezenas = 1 centena = 100
10 centenas = 1 unidade de milhar = 1000
Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem fazendo comparações com o sistema monetário brasileiro.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Sistematizar o aprendizado obtido pela comparação do Sistema de numeração decimal e o sistema monetário brasileiro como recurso didático.
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia para os alunos o encerramento e logo após peça que a turma também leia em conjunto.
Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Verifique se ao resolver o desafio o aluno utilizou a regularidade do sistema de numeração decimal. Atente-se a todas as estratégias usadas pelos alunos para resolver o problema.
Escolha uma criança para anotar mostrar e contar sua estratégia de resolução. Pergunte quem teve estratégias igual a apresentada.
Propósito: Avaliar o progresso da aprendizagem na leitura e escrita do sistema de numeração decimal.
Materiais Complementares: