10513
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Álgebra

Plano de aula - Problematizando com as relações inversas entre adição e subtração

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Utilizar as relações inversas entre as operações de adição e subtração para resolver problemas.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Kaminski,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Márcia Regina Kaminski

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.

Objetivos específicos

Utilizar as relações inversas entre as operações de adição e subtração para resolver problemas.

Conceito-chave

Investigação de padrões em operações: entre adição e subtração com os números naturais.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Datashow ( opcional ).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3, 4 e 5)

Orientação: Relembre com os alunos que as operações de adição e subtração são inversas e que ambas têm um significado envolvido, que normalmente é apresentado no problema através da pergunta que é feita, ou no cálculo que está sendo proposto pela ausência de alguma informação. Destaque a importância de ler com atenção as situações para que se perceba este significado, e com base no que está sendo solicitado seja possível identificar qual a operação mais adequada para solução. Lembre que é possível utilizar uma ou outra operação para resolver uma situação dependendo do que é solicitado ou ainda do raciocínio utilizado.

Propósito: Recordar que adição e subtração são operações inversas e com significados envolvidos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3, 4 e 5)

Orientação: Relembre com os alunos que as operações de adição e subtração são inversas e que ambas têm um significado envolvido, que normalmente é apresentado no problema através da pergunta que é feita, ou no cálculo que está sendo proposto pela ausência de alguma informação. Destaque a importância de ler com atenção as situações para que se perceba este significado, e com base no que está sendo solicitado seja possível identificar qual a operação mais adequada para solução. Lembre que é possível utilizar uma ou outra operação para resolver uma situação dependendo do que é solicitado ou ainda do raciocínio utilizado.

Propósito: Recordar que adição e subtração são operações inversas e com significados envolvidos.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram de algum exemplo de situações que envolvam as relações inversas entre adição e subtração? Após ouvir os alunos passe para o slide seguinte e apresente o exemplo.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3, 4 e 5)

Orientação: Leia o problema do exemplo com os alunos e discuta com eles a solução. Deixe que comentem o que torna esta solução adequada e porque está correta. Destaque que apesar de se tratar de uma situação onde houve um ganho, utilizamos a subtração devido ao significado envolvido, à pergunta que está sendo feita e às relações inversas entre adição e subtração.

Propósito: Recordar que adição e subtração são operações inversas e com significados envolvidos e relacionados.

Discuta com a turma:

  • Esta solução está correta? Como podemos ter certeza disso?
  • Há outras formas de resolver?
  • Por que utilizamos subtração?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e passe para o próximo slide onde a atividade principal é proposta.

Propósito: Utilizar as relações inversas entre adição e subtração para resolver situações-problema.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Leia o conteúdo do slide com os alunos e passe para o próximo slide onde as questões são propostas.

Propósito: Utilizar as relações inversas entre adição e subtração para resolver situações- problema.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Apresente o conteúdo do slide para os alunos e passe para o próximo slide onde as questões são propostas.

Propósito: Utilizar as relações inversas entre adição e subtração para resolver situações-problema.

Discuta com a turma:

  • Estão faltando algumas anotações? Será possível descobrir?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Leia as questões com os alunos e peça que tentem resolver em duplas. Destaque a importância de observar atentamente os registros de Daniel na tabela para responder às questões e reforce que os alunos poderão utilizar diferentes formas de pensar para responder. Durante o trabalho acompanhe as duplas e observe que estratégias estão utilizando para responder às questões.

Propósito: Utilizar as relações inversas entre adição e subtração para resolver situações- problema.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 14)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, subtração sucessiva, adição e subtração, ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o fato de que às vezes utilizamos mais de uma operação, e às vezes usamos as relações inversas entre adição e subtração para resolver. Há várias possibilidades.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Usaremos adição ou subtração? Por quê?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Explique o que você pensou.

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 14)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, subtração sucessiva, adição e subtração, ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o fato de que às vezes utilizamos mais de uma operação, e às vezes usamos as relações inversas entre adição e subtração para resolver. Há várias possibilidades.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Usaremos adição ou subtração? Por quê?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Explique o que você pensou.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 14)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, subtração sucessiva, adição e subtração, ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o fato de que às vezes utilizamos mais de uma operação, e às vezes usamos as relações inversas entre adição e subtração para resolver. Há várias possibilidades.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Usaremos adição ou subtração? Por quê?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Explique o que você pensou?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 14)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, subtração sucessiva, adição e subtração, ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o fato de que às vezes utilizamos mais de uma operação, e às vezes usamos as relações inversas entre adição e subtração para resolver. Há várias possibilidades.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Usaremos adição ou subtração? Por quê?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Explique o que você pensou.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 14)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, subtração sucessiva, adição e subtração ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o fato de que às vezes utilizamos mais de uma operação e às vezes usamos as relações inversas entre adição e subtração para resolver. Há várias possibilidades.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Usaremos adição ou subtração? Por quê?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Explique o que você pensou?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos e destaque a importância de ler com atenção e tentar entender o significado das situações para definir qual a operação mais adequada a utilizar em cada caso. Destaque que existem diferentes caminhos ou raciocínios para chegar a uma mesma solução, especialmente nos problemas que envolvem várias transformações em uma situação inicial.

Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado sobre as relações inversas entre adição e subtração na resolução de uma situação- problema.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem resolver os problemas com base no que foi estudado. Reserve 2 minutos para a correção coletiva e oral com a turma.

Propósito: Aplicar os conhecimentos aprendidos sobre as relações inversas entre adição e subtração para resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram as mesmas respostas? Anote no quadro todas ou algumas das respostas obtidas em cada questão, inclusive algumas que apresentem erros, para que possam ser discutidos.
  • Como vocês pensaram? Discuta com os alunos as diferentes formas utilizadas para resolver.
  • Podemos resolver de diferentes formas? Por quê?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Márcia Regina Kaminski

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.

Objetivos específicos

Utilizar as relações inversas entre as operações de adição e subtração para resolver problemas.

Conceito-chave

Investigação de padrões em operações: entre adição e subtração com os números naturais.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Datashow ( opcional ).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3, 4 e 5)

Orientação: Relembre com os alunos que as operações de adição e subtração são inversas e que ambas têm um significado envolvido, que normalmente é apresentado no problema através da pergunta que é feita, ou no cálculo que está sendo proposto pela ausência de alguma informação. Destaque a importância de ler com atenção as situações para que se perceba este significado, e com base no que está sendo solicitado seja possível identificar qual a operação mais adequada para solução. Lembre que é possível utilizar uma ou outra operação para resolver uma situação dependendo do que é solicitado ou ainda do raciocínio utilizado.

Propósito: Recordar que adição e subtração são operações inversas e com significados envolvidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3, 4 e 5)

Orientação: Relembre com os alunos que as operações de adição e subtração são inversas e que ambas têm um significado envolvido, que normalmente é apresentado no problema através da pergunta que é feita, ou no cálculo que está sendo proposto pela ausência de alguma informação. Destaque a importância de ler com atenção as situações para que se perceba este significado, e com base no que está sendo solicitado seja possível identificar qual a operação mais adequada para solução. Lembre que é possível utilizar uma ou outra operação para resolver uma situação dependendo do que é solicitado ou ainda do raciocínio utilizado.

Propósito: Recordar que adição e subtração são operações inversas e com significados envolvidos.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram de algum exemplo de situações que envolvam as relações inversas entre adição e subtração? Após ouvir os alunos passe para o slide seguinte e apresente o exemplo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3, 4 e 5)

Orientação: Leia o problema do exemplo com os alunos e discuta com eles a solução. Deixe que comentem o que torna esta solução adequada e porque está correta. Destaque que apesar de se tratar de uma situação onde houve um ganho, utilizamos a subtração devido ao significado envolvido, à pergunta que está sendo feita e às relações inversas entre adição e subtração.

Propósito: Recordar que adição e subtração são operações inversas e com significados envolvidos e relacionados.

Discuta com a turma:

  • Esta solução está correta? Como podemos ter certeza disso?
  • Há outras formas de resolver?
  • Por que utilizamos subtração?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e passe para o próximo slide onde a atividade principal é proposta.

Propósito: Utilizar as relações inversas entre adição e subtração para resolver situações-problema.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Leia o conteúdo do slide com os alunos e passe para o próximo slide onde as questões são propostas.

Propósito: Utilizar as relações inversas entre adição e subtração para resolver situações- problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Apresente o conteúdo do slide para os alunos e passe para o próximo slide onde as questões são propostas.

Propósito: Utilizar as relações inversas entre adição e subtração para resolver situações-problema.

Discuta com a turma:

  • Estão faltando algumas anotações? Será possível descobrir?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Leia as questões com os alunos e peça que tentem resolver em duplas. Destaque a importância de observar atentamente os registros de Daniel na tabela para responder às questões e reforce que os alunos poderão utilizar diferentes formas de pensar para responder. Durante o trabalho acompanhe as duplas e observe que estratégias estão utilizando para responder às questões.

Propósito: Utilizar as relações inversas entre adição e subtração para resolver situações- problema.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 14)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, subtração sucessiva, adição e subtração, ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o fato de que às vezes utilizamos mais de uma operação, e às vezes usamos as relações inversas entre adição e subtração para resolver. Há várias possibilidades.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Usaremos adição ou subtração? Por quê?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Explique o que você pensou.

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 14)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, subtração sucessiva, adição e subtração, ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o fato de que às vezes utilizamos mais de uma operação, e às vezes usamos as relações inversas entre adição e subtração para resolver. Há várias possibilidades.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Usaremos adição ou subtração? Por quê?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Explique o que você pensou.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 14)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, subtração sucessiva, adição e subtração, ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o fato de que às vezes utilizamos mais de uma operação, e às vezes usamos as relações inversas entre adição e subtração para resolver. Há várias possibilidades.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Usaremos adição ou subtração? Por quê?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Explique o que você pensou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 14)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, subtração sucessiva, adição e subtração, ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o fato de que às vezes utilizamos mais de uma operação, e às vezes usamos as relações inversas entre adição e subtração para resolver. Há várias possibilidades.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Usaremos adição ou subtração? Por quê?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Explique o que você pensou.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 14)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, subtração sucessiva, adição e subtração ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o fato de que às vezes utilizamos mais de uma operação e às vezes usamos as relações inversas entre adição e subtração para resolver. Há várias possibilidades.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Usaremos adição ou subtração? Por quê?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Explique o que você pensou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos e destaque a importância de ler com atenção e tentar entender o significado das situações para definir qual a operação mais adequada a utilizar em cada caso. Destaque que existem diferentes caminhos ou raciocínios para chegar a uma mesma solução, especialmente nos problemas que envolvem várias transformações em uma situação inicial.

Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado sobre as relações inversas entre adição e subtração na resolução de uma situação- problema.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem resolver os problemas com base no que foi estudado. Reserve 2 minutos para a correção coletiva e oral com a turma.

Propósito: Aplicar os conhecimentos aprendidos sobre as relações inversas entre adição e subtração para resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram as mesmas respostas? Anote no quadro todas ou algumas das respostas obtidas em cada questão, inclusive algumas que apresentem erros, para que possam ser discutidos.
  • Como vocês pensaram? Discuta com os alunos as diferentes formas utilizadas para resolver.
  • Podemos resolver de diferentes formas? Por quê?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 4º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano