10502
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Cálculo mental, adição e subtração até 100.

Plano de aula de Matemática com atividades para 2ºano do Fundamental sobre Ampliar as estratégias de cálculos mentais de resultados até 100.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Priscila da Silva Medeiros

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo  Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autor: Priscila da Silva de Medeiros.

Mentor: Carina do Espírito Santo.

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.

Habilidade da BNCC:

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos:

Ampliar as estratégias de cálculos mentais de resultados até 100.

Conceito-chave:

Estratégias de cálculo mental, estratégias de resolução de adição e  subtração.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Cálculo mental, estratégias de resolução, termos da subtração, termos da adição,  regras do sistema de numeração decimal (Unidades , dezenas e centenas ) .

Recursos necessários:

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Aparelho de Projeção (opcional);
  • Quadro Negro;
  • Atividades impressas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações: Projete ou leia o conteúdo do slide para a turma. Leia as explicações e a comanda. Saliente que grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais. Dê exemplos, como quando vamos ao supermercado, ou à cantina da escola e calculamos antes mentalmente quantos iremos gastar, se haverá troco ou não etc.Ou seja, a habilidade esperada no Ensino Fundamental é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados.Faça a correção coletiva.

Propósito: Retomar as estratégias já estudadas de cálculo mental.

Material complementar:

Resolução da retomada

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 4 a 8)

Material necessário:

Cópia da atividade para os alunos.

Orientações:

  • Entregue aos alunos a cópia da situação problema;
  • Realize a leitura da situação problema para toda a turma;
  • Peça para que os alunos tentem realizar o cálculo mentalmente;
  • Logo após, peça para que eles registrem na folha de atividades a estratégia que utilizaram para resolver a situação problema.
  • Em seguida, separe os alunos em duplas (produtivas, com conhecimentos próximos) e nessas duplas eles deverão explicar suas maneiras de calcular mentalmente esta situação problema.
  • No momento em que os alunos estiverem em duplas expondo oralmente suas maneiras de resolver a situação problema, circule pelas duplas e acompanhe os relatos acerca das resoluções. Você pode realizar intervenções a partir de perguntas que façam os alunos rever ou justificar suas hipóteses e estratégias. Diga que escolherá alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução.
  • Discuta com a turma:
  • Quais as informações que temos por meio da leitura do problema ? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
  • Quais são as perguntas que devemos responder para resolvermos o problema?
  • Alguém sabe como fazer para descobrir, calculando mentalmente, quantas melancias ela vendeu no total?
  • O que recomenda a situação-problema?

Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 4 a 8)

Material necessário:

Cópia da atividade para os alunos.

Orientações:

  • Entregue aos alunos a cópia da situação problema;
  • Realize a leitura da situação problema para toda a turma;
  • Peça para que os alunos tentem realizar o cálculo mentalmente;
  • Logo após, peça para que eles registrem na folha de atividades a estratégia que utilizaram para resolver a situação problema.
  • Em seguida, separe os alunos em duplas (produtivas, com conhecimentos próximos) e nessas duplas eles deverão explicar suas maneiras de calcular mentalmente esta situação problema.
  • No momento em que os alunos estiverem em duplas expondo oralmente suas maneiras de resolver a situação problema, circule pelas duplas e acompanhe os relatos acerca das resoluções. Você pode realizar intervenções a partir de perguntas que façam os alunos rever ou justificar suas hipóteses e estratégias. Diga que escolherá alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução.
  • Discuta com a turma:
  • Quais as informações que temos por meio da leitura do problema ? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
  • Quais são as perguntas que devemos responder para resolvermos o problema?
  • Alguém sabe como fazer para descobrir, calculando mentalmente, quantas melancias ela vendeu no total?
  • O que recomenda a situação-problema?

Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 4 a 8)

Material necessário:

Cópia da atividade para os alunos.

Orientações:

  • Entregue aos alunos a cópia da situação problema;
  • Realize a leitura da situação problema para toda a turma;
  • Peça para que os alunos tentem realizar o cálculo mentalmente;
  • Logo após, peça para que eles registrem na folha de atividades a estratégia que utilizaram para resolver a situação problema.
  • Em seguida, separe os alunos em duplas (produtivas, com conhecimentos próximos) e nessas duplas eles deverão explicar suas maneiras de calcular mentalmente esta situação problema.
  • No momento em que os alunos estiverem em duplas expondo oralmente suas maneiras de resolver a situação problema, circule pelas duplas e acompanhe os relatos acerca das resoluções. Você pode realizar intervenções a partir de perguntas que façam os alunos rever ou justificar suas hipóteses e estratégias. Diga que escolherá alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução.
  • Discuta com a turma:
  • Quais as informações que temos por meio da leitura do problema ? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
  • Quais são as perguntas que devemos responder para resolvermos o problema?
  • Alguém sabe como fazer para descobrir, calculando mentalmente, quantas melancias ela vendeu no total?
  • O que recomenda a situação-problema?

Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 4 a 8)

Material necessário:

Cópia da atividade para os alunos.

Orientações:

  • Entregue aos alunos a cópia da situação problema;
  • Realize a leitura da situação problema para toda a turma;
  • Peça para que os alunos tentem realizar o cálculo mentalmente;
  • Logo após, peça para que eles registrem na folha de atividades a estratégia que utilizaram para resolver a situação problema.
  • Em seguida, separe os alunos em duplas (produtivas, com conhecimentos próximos) e nessas duplas eles deverão explicar suas maneiras de calcular mentalmente esta situação problema.
  • No momento em que os alunos estiverem em duplas expondo oralmente suas maneiras de resolver a situação problema, circule pelas duplas e acompanhe os relatos acerca das resoluções. Você pode realizar intervenções a partir de perguntas que façam os alunos rever ou justificar suas hipóteses e estratégias. Diga que escolherá alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução.
  • Discuta com a turma:
  • Quais as informações que temos por meio da leitura do problema ? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
  • Quais são as perguntas que devemos responder para resolvermos o problema?
  • Alguém sabe como fazer para descobrir, calculando mentalmente, quantas melancias ela vendeu no total?
  • O que recomenda a situação-problema?

Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 4 a 8)

Material necessário:

Cópia da atividade para os alunos.

Orientações:

  • Entregue aos alunos a cópia da situação problema;
  • Realize a leitura da situação problema para toda a turma;
  • Peça para que os alunos tentem realizar o cálculo mentalmente;
  • Logo após, peça para que eles registrem na folha de atividades a estratégia que utilizaram para resolver a situação problema.
  • Em seguida, separe os alunos em duplas (produtivas, com conhecimentos próximos) e nessas duplas eles deverão explicar suas maneiras de calcular mentalmente esta situação problema.
  • No momento em que os alunos estiverem em duplas expondo oralmente suas maneiras de resolver a situação problema, circule pelas duplas e acompanhe os relatos acerca das resoluções. Você pode realizar intervenções a partir de perguntas que façam os alunos rever ou justificar suas hipóteses e estratégias. Diga que escolherá alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução.
  • Discuta com a turma:
  • Quais as informações que temos por meio da leitura do problema ? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
  • Quais são as perguntas que devemos responder para resolvermos o problema?
  • Alguém sabe como fazer para descobrir, calculando mentalmente, quantas melancias ela vendeu no total?
  • O que recomenda a situação-problema?

Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 13)

Orientações: Peça a alguns alunos para que registrem suas soluções no quadro e justifiquem oralmente seus raciocínios. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções. Apresente aos alunos em seguida, as três possibilidades de resoluções. Você pode entregá-las impressas, projetá-las ou escrevê-las no quadro. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos e as possibilidades destacando as semelhanças e diferenças.

Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição.

Discuta com a turma:

  • “Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?”
  • “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
  • “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?”

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 13)

Orientações: Peça a alguns alunos para que registrem suas soluções no quadro e justifiquem oralmente seus raciocínios. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções. Apresente aos alunos em seguida, as três possibilidades de resoluções. Você pode entregá-las impressas, projetá-las ou escrevê-las no quadro. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos e as possibilidades destacando as semelhanças e diferenças.

Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição.

Discuta com a turma:

  • “Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?”
  • “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
  • “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?”

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 13)

Orientações: Peça a alguns alunos para que registrem suas soluções no quadro e justifiquem oralmente seus raciocínios. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções. Apresente aos alunos em seguida, as três possibilidades de resoluções. Você pode entregá-las impressas, projetá-las ou escrevê-las no quadro. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos e as possibilidades destacando as semelhanças e diferenças.

Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição.

Discuta com a turma:

  • “Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?”
  • “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
  • “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?”

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 13)

Orientações: Peça a alguns alunos para que registrem suas soluções no quadro e justifiquem oralmente seus raciocínios. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções. Apresente aos alunos em seguida, as três possibilidades de resoluções. Você pode entregá-las impressas, projetá-las ou escrevê-las no quadro. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos e as possibilidades destacando as semelhanças e diferenças.

Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição.

Discuta com a turma:

  • “Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?”
  • “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
  • “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?”

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 13)

Orientações: Peça a alguns alunos para que registrem suas soluções no quadro e justifiquem oralmente seus raciocínios. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções. Apresente aos alunos em seguida, as três possibilidades de resoluções. Você pode entregá-las impressas, projetá-las ou escrevê-las no quadro. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos e as possibilidades destacando as semelhanças e diferenças.

Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição.

Discuta com a turma:

  • “Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?”
  • “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
  • “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?”

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o que está escrito no slide e revise a aprendizagem da aula.

Propósito: Demonstrar que devemos conhecer mais sobre os diversos procedimentos de cálculo mental e que isso nos permite escolher o mais adequado a cada situação problema apresentada.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 15 e 16)

Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno. Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando de preferência o cálculo mental.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 15 e 16)

Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno. Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando de preferência o cálculo mental.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo  Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autor: Priscila da Silva de Medeiros.

Mentor: Carina do Espírito Santo.

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.

Habilidade da BNCC:

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos:

Ampliar as estratégias de cálculos mentais de resultados até 100.

Conceito-chave:

Estratégias de cálculo mental, estratégias de resolução de adição e  subtração.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Cálculo mental, estratégias de resolução, termos da subtração, termos da adição,  regras do sistema de numeração decimal (Unidades , dezenas e centenas ) .

Recursos necessários:

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Aparelho de Projeção (opcional);
  • Quadro Negro;
  • Atividades impressas.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações: Projete ou leia o conteúdo do slide para a turma. Leia as explicações e a comanda. Saliente que grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais. Dê exemplos, como quando vamos ao supermercado, ou à cantina da escola e calculamos antes mentalmente quantos iremos gastar, se haverá troco ou não etc.Ou seja, a habilidade esperada no Ensino Fundamental é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados.Faça a correção coletiva.

Propósito: Retomar as estratégias já estudadas de cálculo mental.

Material complementar:

Resolução da retomada

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 4 a 8)

Material necessário:

Cópia da atividade para os alunos.

Orientações:

  • Entregue aos alunos a cópia da situação problema;
  • Realize a leitura da situação problema para toda a turma;
  • Peça para que os alunos tentem realizar o cálculo mentalmente;
  • Logo após, peça para que eles registrem na folha de atividades a estratégia que utilizaram para resolver a situação problema.
  • Em seguida, separe os alunos em duplas (produtivas, com conhecimentos próximos) e nessas duplas eles deverão explicar suas maneiras de calcular mentalmente esta situação problema.
  • No momento em que os alunos estiverem em duplas expondo oralmente suas maneiras de resolver a situação problema, circule pelas duplas e acompanhe os relatos acerca das resoluções. Você pode realizar intervenções a partir de perguntas que façam os alunos rever ou justificar suas hipóteses e estratégias. Diga que escolherá alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução.
  • Discuta com a turma:
  • Quais as informações que temos por meio da leitura do problema ? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
  • Quais são as perguntas que devemos responder para resolvermos o problema?
  • Alguém sabe como fazer para descobrir, calculando mentalmente, quantas melancias ela vendeu no total?
  • O que recomenda a situação-problema?

Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 4 a 8)

Material necessário:

Cópia da atividade para os alunos.

Orientações:

  • Entregue aos alunos a cópia da situação problema;
  • Realize a leitura da situação problema para toda a turma;
  • Peça para que os alunos tentem realizar o cálculo mentalmente;
  • Logo após, peça para que eles registrem na folha de atividades a estratégia que utilizaram para resolver a situação problema.
  • Em seguida, separe os alunos em duplas (produtivas, com conhecimentos próximos) e nessas duplas eles deverão explicar suas maneiras de calcular mentalmente esta situação problema.
  • No momento em que os alunos estiverem em duplas expondo oralmente suas maneiras de resolver a situação problema, circule pelas duplas e acompanhe os relatos acerca das resoluções. Você pode realizar intervenções a partir de perguntas que façam os alunos rever ou justificar suas hipóteses e estratégias. Diga que escolherá alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução.
  • Discuta com a turma:
  • Quais as informações que temos por meio da leitura do problema ? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
  • Quais são as perguntas que devemos responder para resolvermos o problema?
  • Alguém sabe como fazer para descobrir, calculando mentalmente, quantas melancias ela vendeu no total?
  • O que recomenda a situação-problema?

Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 4 a 8)

Material necessário:

Cópia da atividade para os alunos.

Orientações:

  • Entregue aos alunos a cópia da situação problema;
  • Realize a leitura da situação problema para toda a turma;
  • Peça para que os alunos tentem realizar o cálculo mentalmente;
  • Logo após, peça para que eles registrem na folha de atividades a estratégia que utilizaram para resolver a situação problema.
  • Em seguida, separe os alunos em duplas (produtivas, com conhecimentos próximos) e nessas duplas eles deverão explicar suas maneiras de calcular mentalmente esta situação problema.
  • No momento em que os alunos estiverem em duplas expondo oralmente suas maneiras de resolver a situação problema, circule pelas duplas e acompanhe os relatos acerca das resoluções. Você pode realizar intervenções a partir de perguntas que façam os alunos rever ou justificar suas hipóteses e estratégias. Diga que escolherá alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução.
  • Discuta com a turma:
  • Quais as informações que temos por meio da leitura do problema ? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
  • Quais são as perguntas que devemos responder para resolvermos o problema?
  • Alguém sabe como fazer para descobrir, calculando mentalmente, quantas melancias ela vendeu no total?
  • O que recomenda a situação-problema?

Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 4 a 8)

Material necessário:

Cópia da atividade para os alunos.

Orientações:

  • Entregue aos alunos a cópia da situação problema;
  • Realize a leitura da situação problema para toda a turma;
  • Peça para que os alunos tentem realizar o cálculo mentalmente;
  • Logo após, peça para que eles registrem na folha de atividades a estratégia que utilizaram para resolver a situação problema.
  • Em seguida, separe os alunos em duplas (produtivas, com conhecimentos próximos) e nessas duplas eles deverão explicar suas maneiras de calcular mentalmente esta situação problema.
  • No momento em que os alunos estiverem em duplas expondo oralmente suas maneiras de resolver a situação problema, circule pelas duplas e acompanhe os relatos acerca das resoluções. Você pode realizar intervenções a partir de perguntas que façam os alunos rever ou justificar suas hipóteses e estratégias. Diga que escolherá alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução.
  • Discuta com a turma:
  • Quais as informações que temos por meio da leitura do problema ? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
  • Quais são as perguntas que devemos responder para resolvermos o problema?
  • Alguém sabe como fazer para descobrir, calculando mentalmente, quantas melancias ela vendeu no total?
  • O que recomenda a situação-problema?

Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 4 a 8)

Material necessário:

Cópia da atividade para os alunos.

Orientações:

  • Entregue aos alunos a cópia da situação problema;
  • Realize a leitura da situação problema para toda a turma;
  • Peça para que os alunos tentem realizar o cálculo mentalmente;
  • Logo após, peça para que eles registrem na folha de atividades a estratégia que utilizaram para resolver a situação problema.
  • Em seguida, separe os alunos em duplas (produtivas, com conhecimentos próximos) e nessas duplas eles deverão explicar suas maneiras de calcular mentalmente esta situação problema.
  • No momento em que os alunos estiverem em duplas expondo oralmente suas maneiras de resolver a situação problema, circule pelas duplas e acompanhe os relatos acerca das resoluções. Você pode realizar intervenções a partir de perguntas que façam os alunos rever ou justificar suas hipóteses e estratégias. Diga que escolherá alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução.
  • Discuta com a turma:
  • Quais as informações que temos por meio da leitura do problema ? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
  • Quais são as perguntas que devemos responder para resolvermos o problema?
  • Alguém sabe como fazer para descobrir, calculando mentalmente, quantas melancias ela vendeu no total?
  • O que recomenda a situação-problema?

Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 13)

Orientações: Peça a alguns alunos para que registrem suas soluções no quadro e justifiquem oralmente seus raciocínios. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções. Apresente aos alunos em seguida, as três possibilidades de resoluções. Você pode entregá-las impressas, projetá-las ou escrevê-las no quadro. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos e as possibilidades destacando as semelhanças e diferenças.

Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição.

Discuta com a turma:

  • “Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?”
  • “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
  • “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 13)

Orientações: Peça a alguns alunos para que registrem suas soluções no quadro e justifiquem oralmente seus raciocínios. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções. Apresente aos alunos em seguida, as três possibilidades de resoluções. Você pode entregá-las impressas, projetá-las ou escrevê-las no quadro. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos e as possibilidades destacando as semelhanças e diferenças.

Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição.

Discuta com a turma:

  • “Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?”
  • “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
  • “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 13)

Orientações: Peça a alguns alunos para que registrem suas soluções no quadro e justifiquem oralmente seus raciocínios. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções. Apresente aos alunos em seguida, as três possibilidades de resoluções. Você pode entregá-las impressas, projetá-las ou escrevê-las no quadro. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos e as possibilidades destacando as semelhanças e diferenças.

Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição.

Discuta com a turma:

  • “Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?”
  • “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
  • “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 13)

Orientações: Peça a alguns alunos para que registrem suas soluções no quadro e justifiquem oralmente seus raciocínios. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções. Apresente aos alunos em seguida, as três possibilidades de resoluções. Você pode entregá-las impressas, projetá-las ou escrevê-las no quadro. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos e as possibilidades destacando as semelhanças e diferenças.

Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição.

Discuta com a turma:

  • “Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?”
  • “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
  • “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 13)

Orientações: Peça a alguns alunos para que registrem suas soluções no quadro e justifiquem oralmente seus raciocínios. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções. Apresente aos alunos em seguida, as três possibilidades de resoluções. Você pode entregá-las impressas, projetá-las ou escrevê-las no quadro. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos e as possibilidades destacando as semelhanças e diferenças.

Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição.

Discuta com a turma:

  • “Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?”
  • “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
  • “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o que está escrito no slide e revise a aprendizagem da aula.

Propósito: Demonstrar que devemos conhecer mais sobre os diversos procedimentos de cálculo mental e que isso nos permite escolher o mais adequado a cada situação problema apresentada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 15 e 16)

Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno. Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando de preferência o cálculo mental.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 15 e 16)

Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno. Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando de preferência o cálculo mental.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano