Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autor: Priscila da Silva de Medeiros.
Mentor: Carina do Espírito Santo.
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.
Habilidade da BNCC:
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos:
Resolver situações-problema envolvendo as operações de adição e subtração a partir do procedimento da decomposição.
Utilizar o material dourado para entender o procedimento da decomposição aplicado às operações.
Obter o resultado de uma situação-problema a partir da utilização do procedimento de decomposição.
Conceito-chave:
Procedimento de decomposição, operações, material dourado.
Recursos necessários:
- Lápis;
- Borracha;
- Aparelho de Projeção (opcional);
- Quadro Negro;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Material Dourado.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Projete ou leia a situação problema para a turma. Realize a atividade em conjunto com a turma.Deixe que falem as várias possibilidades de decomposição. Peça que desenhem no quadro, e discuta as formas diferentes de decompor um número.
Propósito: Explorar o procedimento de decomposição de escritas numéricas.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )
Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração. Projete as imagens, ou imprima-as, caso não tenha material dourado.Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.
Discuta com a turma:
- Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
- No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
- Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
- Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?
Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )
Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração. Projete as imagens,desenhe no quadro, ou use as peças do material dourado para representar. Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.
Discuta com a turma:
- Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
- No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
- Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
- Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?
Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )
Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração.Projete as imagens,desenhe no quadro, ou use as peças do material dourado para representar.Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.
Discuta com a turma:
- Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
- No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
- Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
- Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?
Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )
Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração.Projete as imagens,desenhe no quadro, ou use as peças do material dourado para representar.Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.
Discuta com a turma:
- Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
- No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
- Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
- Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?
Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )
Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração.Projete as imagens,desenhe no quadro, ou use as peças do material dourado para representar.Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.
Discuta com a turma:
- Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
- No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
- Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
- Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?
Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )
Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração.Projete as imagens,desenhe no quadro, ou use as peças do material dourado para representar.Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.
Discuta com a turma:
- Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
- No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
- Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
- Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?
Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )
Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração.Projete as imagens,desenhe no quadro, ou use as peças do material dourado para representar.Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.
Discuta com a turma:
- Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
- No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
- Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
- Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?
Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 11 a 13 )
Orientações: Aqui são apresentadas duas soluções, porém você deve explorar as usadas pelos alunos. Peça a alguns alunos que registrem no quadro e justifiquem oralmente suas resoluções. Explore as soluções diferentes, no caso da decomposição,peça que expliquem como fizeram e coloque-as no quadro. E se tiver algumas possibilidades de resoluções equivocadas, aproveite o erro para retomar a questão da decomposição dos números. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos destacando as semelhanças e diferenças e identificando o que ocasionou o erro, quando for o caso. Peça que demonstrem com as peças do material dourado, a resolução tanto da adição quanto da subtração.Se não tiver o material dourado, use o impresso.
Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso da decomposição através do material dourado para resolver operações de adição e subtração.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as resoluções apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
- Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade ?
- Há algum equívoco nas resoluções apresentadas por algum amigo ?
- O material dourado ajudou para resolver a adição?
- Posso usá-lo para fazer subtração?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 11 a 13 )
Orientações: Aqui são apresentadas duas soluções, porém você deve explorar as usadas pelos alunos. Peça a alguns alunos que registrem no quadro e justifiquem oralmente suas resoluções. Explore as soluções diferentes, no caso da decomposição,peça que expliquem como fizeram e coloque-as no quadro. E se tiver algumas possibilidades de resoluções equivocadas, aproveite o erro para retomar a questão da decomposição dos números. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos destacando as semelhanças e diferenças e identificando o que ocasionou o erro, quando for o caso. Peça que demonstrem com as peças do material dourado, a resolução tanto da adição quanto da subtração.Se não tiver o material dourado, use o impresso.
Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso da decomposição através do material dourado para resolver operações de adição e subtração.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as resoluções apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
- Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade ?
- Há algum equívoco nas resoluções apresentadas por algum amigo ?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 11 a 13 )
Orientações: Aqui são apresentadas duas soluções, porém você deve explorar as usadas pelos alunos. Peça a alguns alunos que registrem no quadro e justifiquem oralmente suas resoluções. Explore as soluções diferentes, no caso da decomposição,peça que expliquem como fizeram e coloque-as no quadro. E se tiver algumas possibilidades de resoluções equivocadas, aproveite o erro para retomar a questão da decomposição dos números. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos destacando as semelhanças e diferenças e identificando o que ocasionou o erro, quando for o caso. Peça que demonstrem com as peças do material dourado, a resolução tanto da adição quanto da subtração.Se não tiver o material dourado, use o impresso.
Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso da decomposição através do material dourado para resolver operações de adição e subtração.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as resoluções apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
- Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade ?
- Há algum equívoco nas resoluções apresentadas por algum amigo ?
Sistematização do conceito.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia para os alunos o resumo da aula. Retome os procedimentos para decomposição dos números. Use o material dourado como apoio. Faça as perguntas e tire as dúvidas. Faça simulações, se ainda tiverem dúvidas.
Propósitos: Apresentar o conceito da utilização do procedimento de cálculo através da decomposição.
Discuta com a turma:
- Como podemos representar os números usando o material dourado?
- Qual peça usamos para representar as unidades? E as dezenas?
- Posso fazer operações decompondo os números?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Ler o que está escrito dentro do balão e explicar aos alunos.
Propósito: Resumir que a utilização do procedimento de cálculo por meio da decomposição é uma possibilidade na resolução de problemas.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 16 a 18 )
Orientação: Entregue a cópia das atividades para cada aluno, leia as comandas e peça para que resolvam utilizando o procedimento da decomposição.
Propósito: Avaliar o progresso dos alunos na utilização da decomposição para resolver algoritmo da adição e subtração.
Discuta com a turma:
- Posso usar diferentes formas de registro para fazer operações?
- Podemos usar o material dourado, como apoio para decompor os números?
- Podemos utilizar o procedimento de decomposição nas operações de adição e subtração?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 16 a 18 )
Orientação: Entregue a cópia das atividades para cada aluno, leia as comandas e peça para que resolvam utilizando o procedimento da decomposição.
Propósito: Avaliar o progresso dos alunos na utilização da decomposição para resolver algoritmo da adição e subtração.
Discuta com a turma:
- Posso usar diferentes formas de registro para fazer operações?
- Podemos usar o material dourado, como apoio para decompor os números?
- Podemos utilizar o procedimento de decomposição nas operações de adição e subtração?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 16 a 18 )
Orientação: Entregue a cópia das atividades para cada aluno, leia as comandas e peça para que resolvam utilizando o procedimento da decomposição.
Propósito: Avaliar o progresso dos alunos na utilização da decomposição para resolver algoritmo da adição e subtração.
Discuta com a turma:
- Posso usar diferentes formas de registro para fazer operações?
- Podemos usar o material dourado, como apoio para decompor os números?
- Podemos utilizar o procedimento de decomposição nas operações de adição e subtração?