10476
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - O cálculo da adição e subtração através da decomposição

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Procedimento de decomposição, operações, material dourado.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Priscila da Silva Medeiros

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo  Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autor: Priscila da Silva de Medeiros.

Mentor: Carina do Espírito Santo.

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.

Habilidade da BNCC:

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos:

Resolver situações-problema envolvendo as operações de adição e subtração a partir do procedimento da decomposição.

Utilizar o material dourado para entender o procedimento da decomposição aplicado às operações.

Obter o resultado de uma situação-problema a partir da utilização  do procedimento de decomposição.

Conceito-chave:

Procedimento de decomposição, operações, material dourado.

Recursos necessários:

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Aparelho de Projeção (opcional);
  • Quadro Negro;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Material Dourado.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Projete ou leia a situação problema para a turma. Realize a atividade em conjunto com a turma.Deixe que falem as várias possibilidades de decomposição. Peça que desenhem no quadro, e discuta as formas diferentes de decompor um número.

Propósito: Explorar o procedimento de decomposição de escritas numéricas.

Materiais complementares:

Resolução da atividade aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )

Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração. Projete as imagens, ou imprima-as, caso não tenha material dourado.Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.

Discuta com a turma:

  • Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
  • No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
  • Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
  • Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?

Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )

Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração. Projete as imagens,desenhe no quadro, ou use as peças do material dourado para representar. Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.

Discuta com a turma:

  • Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
  • No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
  • Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
  • Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?

Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )

Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração.Projete as imagens,desenhe no quadro, ou use as peças do material dourado para representar.Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.

Discuta com a turma:

  • Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
  • No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
  • Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
  • Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?

Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )

Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração.Projete as imagens,desenhe no quadro, ou use as peças do material dourado para representar.Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.

Discuta com a turma:

  • Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
  • No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
  • Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
  • Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?

Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )

Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração.Projete as imagens,desenhe no quadro, ou use as peças do material dourado para representar.Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.

Discuta com a turma:

  • Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
  • No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
  • Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
  • Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?

Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )

Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração.Projete as imagens,desenhe no quadro, ou use as peças do material dourado para representar.Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.

Discuta com a turma:

  • Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
  • No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
  • Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
  • Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?

Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )

Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração.Projete as imagens,desenhe no quadro, ou use as peças do material dourado para representar.Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.

Discuta com a turma:

  • Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
  • No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
  • Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
  • Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?

Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 11 a 13 )

Orientações: Aqui são apresentadas duas soluções, porém você deve explorar as usadas pelos alunos. Peça a alguns alunos que registrem no quadro e justifiquem oralmente suas resoluções. Explore as soluções diferentes, no caso da decomposição,peça que expliquem como fizeram e coloque-as no quadro. E se tiver algumas possibilidades de resoluções equivocadas, aproveite o erro para retomar a questão da decomposição dos números. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos destacando as semelhanças e diferenças e identificando o que ocasionou o erro, quando for o caso. Peça que demonstrem com as peças do material dourado, a resolução tanto da adição quanto da subtração.Se não tiver o material dourado, use o impresso.

Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso da decomposição através do material dourado para resolver operações de adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as resoluções apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
  • Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade ?
  • Há algum equívoco nas resoluções apresentadas por algum amigo ?
  • O material dourado ajudou para resolver a adição?
  • Posso usá-lo para fazer subtração?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 11 a 13 )

Orientações: Aqui são apresentadas duas soluções, porém você deve explorar as usadas pelos alunos. Peça a alguns alunos que registrem no quadro e justifiquem oralmente suas resoluções. Explore as soluções diferentes, no caso da decomposição,peça que expliquem como fizeram e coloque-as no quadro. E se tiver algumas possibilidades de resoluções equivocadas, aproveite o erro para retomar a questão da decomposição dos números. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos destacando as semelhanças e diferenças e identificando o que ocasionou o erro, quando for o caso. Peça que demonstrem com as peças do material dourado, a resolução tanto da adição quanto da subtração.Se não tiver o material dourado, use o impresso.

Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso da decomposição através do material dourado para resolver operações de adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as resoluções apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
  • Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade ?
  • Há algum equívoco nas resoluções apresentadas por algum amigo ?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 11 a 13 )

Orientações: Aqui são apresentadas duas soluções, porém você deve explorar as usadas pelos alunos. Peça a alguns alunos que registrem no quadro e justifiquem oralmente suas resoluções. Explore as soluções diferentes, no caso da decomposição,peça que expliquem como fizeram e coloque-as no quadro. E se tiver algumas possibilidades de resoluções equivocadas, aproveite o erro para retomar a questão da decomposição dos números. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos destacando as semelhanças e diferenças e identificando o que ocasionou o erro, quando for o caso. Peça que demonstrem com as peças do material dourado, a resolução tanto da adição quanto da subtração.Se não tiver o material dourado, use o impresso.

Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso da decomposição através do material dourado para resolver operações de adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as resoluções apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
  • Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade ?
  • Há algum equívoco nas resoluções apresentadas por algum amigo ?

Sistematização do conceito. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia para os alunos o resumo da aula. Retome os procedimentos para decomposição dos números. Use o material dourado como apoio. Faça as perguntas e tire as dúvidas. Faça simulações, se ainda tiverem dúvidas.

Propósitos: Apresentar o conceito da utilização do procedimento de cálculo através da decomposição.

Discuta com a turma:

  • Como podemos representar os números usando o material dourado?
  • Qual peça usamos para representar as unidades? E as dezenas?
  • Posso fazer operações decompondo os números?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Ler o que está escrito dentro do balão e explicar aos alunos.

Propósito: Resumir que a utilização do procedimento de cálculo por meio da decomposição é uma possibilidade na resolução de problemas.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 16 a 18 )

Orientação: Entregue a cópia das atividades para cada aluno, leia as comandas e peça para que resolvam utilizando o procedimento da decomposição.

Propósito: Avaliar o progresso dos alunos na utilização da decomposição para resolver algoritmo da adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Posso usar diferentes formas de registro para fazer operações?
  • Podemos usar o material dourado, como apoio para decompor os números?
  • Podemos utilizar o procedimento de decomposição nas operações de adição e subtração?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 16 a 18 )

Orientação: Entregue a cópia das atividades para cada aluno, leia as comandas e peça para que resolvam utilizando o procedimento da decomposição.

Propósito: Avaliar o progresso dos alunos na utilização da decomposição para resolver algoritmo da adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Posso usar diferentes formas de registro para fazer operações?
  • Podemos usar o material dourado, como apoio para decompor os números?
  • Podemos utilizar o procedimento de decomposição nas operações de adição e subtração?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 16 a 18 )

Orientação: Entregue a cópia das atividades para cada aluno, leia as comandas e peça para que resolvam utilizando o procedimento da decomposição.

Propósito: Avaliar o progresso dos alunos na utilização da decomposição para resolver algoritmo da adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Posso usar diferentes formas de registro para fazer operações?
  • Podemos usar o material dourado, como apoio para decompor os números?
  • Podemos utilizar o procedimento de decomposição nas operações de adição e subtração?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo  Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autor: Priscila da Silva de Medeiros.

Mentor: Carina do Espírito Santo.

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.

Habilidade da BNCC:

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos:

Resolver situações-problema envolvendo as operações de adição e subtração a partir do procedimento da decomposição.

Utilizar o material dourado para entender o procedimento da decomposição aplicado às operações.

Obter o resultado de uma situação-problema a partir da utilização  do procedimento de decomposição.

Conceito-chave:

Procedimento de decomposição, operações, material dourado.

Recursos necessários:

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Aparelho de Projeção (opcional);
  • Quadro Negro;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Material Dourado.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Projete ou leia a situação problema para a turma. Realize a atividade em conjunto com a turma.Deixe que falem as várias possibilidades de decomposição. Peça que desenhem no quadro, e discuta as formas diferentes de decompor um número.

Propósito: Explorar o procedimento de decomposição de escritas numéricas.

Materiais complementares:

Resolução da atividade aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )

Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração. Projete as imagens, ou imprima-as, caso não tenha material dourado.Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.

Discuta com a turma:

  • Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
  • No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
  • Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
  • Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?

Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )

Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração. Projete as imagens,desenhe no quadro, ou use as peças do material dourado para representar. Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.

Discuta com a turma:

  • Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
  • No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
  • Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
  • Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?

Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )

Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração.Projete as imagens,desenhe no quadro, ou use as peças do material dourado para representar.Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.

Discuta com a turma:

  • Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
  • No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
  • Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
  • Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?

Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )

Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração.Projete as imagens,desenhe no quadro, ou use as peças do material dourado para representar.Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.

Discuta com a turma:

  • Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
  • No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
  • Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
  • Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?

Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )

Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração.Projete as imagens,desenhe no quadro, ou use as peças do material dourado para representar.Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.

Discuta com a turma:

  • Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
  • No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
  • Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
  • Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?

Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )

Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração.Projete as imagens,desenhe no quadro, ou use as peças do material dourado para representar.Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.

Discuta com a turma:

  • Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
  • No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
  • Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
  • Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?

Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 10 )

Orientações: Você precisará de Material Dourado. Se não tiver para uso individual dos alunos, pelo menos uma caixa para demonstração.Projete as imagens,desenhe no quadro, ou use as peças do material dourado para representar.Na atividade principal você encontrará as peças do material dourado para impressão. Explique aos alunos que eles utilizarão nesta esta aula o material dourado, para resolver as operações de adição e subtração. Pergunte para a turma se eles conhecem o material dourado. Distribua para as duplas algumas peças do material para que eles possam manipulá-las. Siga lendo as explicações para a turma dos slides. no slide número 9, peça para que os alunos resolvam a adição e subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas. No primeiro momento os alunos deverão realizar as atividades sozinhos. Ande pela sala para analisar os procedimentos utilizados por eles. Após, reúna os alunos em duplas para que possam comparar suas resoluções. No momento em que eles forem discutindo, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses e estratégias de resolução avançarem.

Discuta com a turma:

  • Você tem certeza que distribuiu os algarismos nas ordens corretas (unidade simples e dezena simples) ?
  • No número 35, o algarismo 3, pertence a qual ordem? Onde devo colocá-lo na tabela? E o algarismo 5, a qual ordem pertence?
  • Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
  • Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?

Propósito: Entender o procedimento da adição e subtração através da decomposição com o auxílio do material dourado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 11 a 13 )

Orientações: Aqui são apresentadas duas soluções, porém você deve explorar as usadas pelos alunos. Peça a alguns alunos que registrem no quadro e justifiquem oralmente suas resoluções. Explore as soluções diferentes, no caso da decomposição,peça que expliquem como fizeram e coloque-as no quadro. E se tiver algumas possibilidades de resoluções equivocadas, aproveite o erro para retomar a questão da decomposição dos números. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos destacando as semelhanças e diferenças e identificando o que ocasionou o erro, quando for o caso. Peça que demonstrem com as peças do material dourado, a resolução tanto da adição quanto da subtração.Se não tiver o material dourado, use o impresso.

Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso da decomposição através do material dourado para resolver operações de adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as resoluções apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
  • Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade ?
  • Há algum equívoco nas resoluções apresentadas por algum amigo ?
  • O material dourado ajudou para resolver a adição?
  • Posso usá-lo para fazer subtração?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 11 a 13 )

Orientações: Aqui são apresentadas duas soluções, porém você deve explorar as usadas pelos alunos. Peça a alguns alunos que registrem no quadro e justifiquem oralmente suas resoluções. Explore as soluções diferentes, no caso da decomposição,peça que expliquem como fizeram e coloque-as no quadro. E se tiver algumas possibilidades de resoluções equivocadas, aproveite o erro para retomar a questão da decomposição dos números. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos destacando as semelhanças e diferenças e identificando o que ocasionou o erro, quando for o caso. Peça que demonstrem com as peças do material dourado, a resolução tanto da adição quanto da subtração.Se não tiver o material dourado, use o impresso.

Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso da decomposição através do material dourado para resolver operações de adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as resoluções apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
  • Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade ?
  • Há algum equívoco nas resoluções apresentadas por algum amigo ?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 11 a 13 )

Orientações: Aqui são apresentadas duas soluções, porém você deve explorar as usadas pelos alunos. Peça a alguns alunos que registrem no quadro e justifiquem oralmente suas resoluções. Explore as soluções diferentes, no caso da decomposição,peça que expliquem como fizeram e coloque-as no quadro. E se tiver algumas possibilidades de resoluções equivocadas, aproveite o erro para retomar a questão da decomposição dos números. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos destacando as semelhanças e diferenças e identificando o que ocasionou o erro, quando for o caso. Peça que demonstrem com as peças do material dourado, a resolução tanto da adição quanto da subtração.Se não tiver o material dourado, use o impresso.

Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso da decomposição através do material dourado para resolver operações de adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as resoluções apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
  • Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade ?
  • Há algum equívoco nas resoluções apresentadas por algum amigo ?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia para os alunos o resumo da aula. Retome os procedimentos para decomposição dos números. Use o material dourado como apoio. Faça as perguntas e tire as dúvidas. Faça simulações, se ainda tiverem dúvidas.

Propósitos: Apresentar o conceito da utilização do procedimento de cálculo através da decomposição.

Discuta com a turma:

  • Como podemos representar os números usando o material dourado?
  • Qual peça usamos para representar as unidades? E as dezenas?
  • Posso fazer operações decompondo os números?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Ler o que está escrito dentro do balão e explicar aos alunos.

Propósito: Resumir que a utilização do procedimento de cálculo por meio da decomposição é uma possibilidade na resolução de problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 16 a 18 )

Orientação: Entregue a cópia das atividades para cada aluno, leia as comandas e peça para que resolvam utilizando o procedimento da decomposição.

Propósito: Avaliar o progresso dos alunos na utilização da decomposição para resolver algoritmo da adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Posso usar diferentes formas de registro para fazer operações?
  • Podemos usar o material dourado, como apoio para decompor os números?
  • Podemos utilizar o procedimento de decomposição nas operações de adição e subtração?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 16 a 18 )

Orientação: Entregue a cópia das atividades para cada aluno, leia as comandas e peça para que resolvam utilizando o procedimento da decomposição.

Propósito: Avaliar o progresso dos alunos na utilização da decomposição para resolver algoritmo da adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Posso usar diferentes formas de registro para fazer operações?
  • Podemos usar o material dourado, como apoio para decompor os números?
  • Podemos utilizar o procedimento de decomposição nas operações de adição e subtração?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 16 a 18 )

Orientação: Entregue a cópia das atividades para cada aluno, leia as comandas e peça para que resolvam utilizando o procedimento da decomposição.

Propósito: Avaliar o progresso dos alunos na utilização da decomposição para resolver algoritmo da adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Posso usar diferentes formas de registro para fazer operações?
  • Podemos usar o material dourado, como apoio para decompor os números?
  • Podemos utilizar o procedimento de decomposição nas operações de adição e subtração?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano