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Plano de aula - Trocando o sentido

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Plano Cartesiano; Coordenadas cartesianas; Par Ordenado

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcia Maria Viana Suriano,

 

Objetivo. select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcia Maria Viana Suriano

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF06MA15) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.

Objetivos específicos

Localizar corretamente um par ordenado no plano cartesiano e perceber que a inversão dos elementos de um par ordenado corresponde a pontos distintos no plano cartesiano.

Conceito-chave

Plano Cartesiano; Coordenadas cartesianas; Par Ordenado

Recursos necessários

Folha de atividades impressa; Material Concreto: tabuleiro, dados dodecaedros, pinos, Datashow (opcional)

Leitura sugerida

Ferreira, Anna Rachel. Plano cartesiano muito além da batalha naval


Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Apresentar os objetivos da aula.

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos seus alunos.

Aquecimento. select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Observar a manipulação dos elementos de um par ordenado.

Orientações: Peça aos alunos que observem os valores obtidos no dado da imagem. Incentive os alunos a responderem às perguntas do slide e utilize o plano cartesiano para debater as respostas dos alunos referentes a posição dos pontos citados. Espera-se que os alunos percebam a possibilidade de montar dois pares ordenados com os números 3 e 6: (6,3) e (3,6).

Discuta com a turma:

  • Quantas informações são necessárias para determinar a localização desse par no plano cartesiano?
  • Podemos nos referir a essa localização como um ponto, mesmo sendo necessário duas informações.
  • Como representar esse ponto?

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução da atividade aquecimento

Aquecimento. select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Observar a manipulação dos elementos de um par ordenado.

Orientações: Peça aos alunos que observem os valores obtidos no dado da imagem. Incentive os alunos a responderem às perguntas do slide e utilize o plano cartesiano para debater as respostas dos alunos referentes a posição dos pontos citados. Espera-se que os alunos percebam a possibilidade de montar dois pares ordenados com os números 3 e 6: (6,3) e (3,6).

Discuta com a turma:

  • Quantas informações são necessárias para determinar a localização desse par no plano cartesiano?
  • Podemos nos referir a essa localização como um ponto, mesmo sendo necessário duas informações.
  • Como representar esse ponto?

Atividade Principal - Jogo de Tabuleiro select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Ampliar o conceito de localização de pontos no plano cartesiano e observar que a ordem dos elementos (x, y) altera a posição ponto no plano e portanto o par ordenado obtido dessa troca representa um ponto diferente.

ORIENTAÇÕES: Este jogo é uma oportunidade dos alunos começarem a montar os pares ordenados e criar estratégias para eliminar os pinos do adversário. A ideia de deixar que os alunos escolham a ordem dos números no par ordenado fará com que utilizem com autonomia a convenção matemática e o conceito de par ordenado. Acompanhe com atenção essa atividade e verifique se o par ordenado escolhido marcado na tabela coincide com a anotação no tabuleiro. Verifique se os alunos compreenderam que o primeiro número se refere a um deslocamento no eixo das abscissas. Analogamente, veja se entenderam o deslocamento a ser feito com o segundo número do par. O professor poderá encontrar a atividade para impressão, juntamente com os objetivos, regras e materiais necessários. Nesta atividade os alunos também terão uma tabela para preencher com os pares obtidos por eles a cada jogada e um plano similar ao tabuleiro para que o professor possa acompanhar e associar valor obtido e marcação no plano a fim de garantir o andamento correto da atividade. Mantenha a turma dividida em grupos de 4 alunos onde haverá duas duplas adversárias, para que juntos desenvolvam boas estratégias.

Discuta com a turma:

  • A mudança de ordem dos pares ordenados nesta atividade altera a localização no plano?
  • Em que a autonomia de escolher a ordem do par ordenado influência em sua estratégia?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão das Soluções. select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 e 6).

Propósito: Analisar e discutir a localização correta do par ordenado no plano cartesiano.

Orientação: Na rodada 2, os jogadores têm a chance de aprimorar sua estratégia, uma vez que poderão escolher o par ordenado mais conveniente para eliminar peças do adversário. No jogo acima, o alunos da dupla amarela acabaram de obter vantagem de um pino com relação à dupla vermelha.

Discuta com a turma:

  • Esse formato de jogo permite ampliar as estratégias?
  • Como?

Discussão das Soluções. select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 e 6).

Propósito: Analisar e discutir a localização correta do par ordenado no plano cartesiano.

Orientação: Na rodada 2, os jogadores têm a chance de aprimorar sua estratégia, uma vez que poderão escolher o par ordenado mais conveniente para eliminar peças do adversário.

Discuta com a turma:

  • A sequência dos números no par ordenado permite ampliar as estratégias para eliminar as peças do adversário? Como?
  • No jogo acima, qual vantagem o alunos da dupla amarela tiveram em relação à dupla vermelha?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Formalizar as definições obtidas na atividade

Orientação: Formaliza a definição de par ordenado e a localização de um ponto no plano através das coordenadas estabelecidas por ele. Aproveite para enfatizar o 1º elemento associando-o ao eixo das abscissas (eixo x) e o 2º elemento associando-o ao eixo das ordenadas (eixo y).

Discuta com a turma:

  • Qual a posição do ponto A?
  • Qual a posição do onto B?
  • Pares com os mesmos elementos em posições diferentes (abscissa e ordenada) corresponde a: (espera-se que o aluno complete a frase enfatizando a divergência dos pontos).

Raio X select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9).

Propósito: Aplicar o conceito de par ordenado associando-os a pontos no plano cartesiano.

Orientação: Lembre o aluno a necessidade de atentar para a ordem dos pares. Espera-se que nesse momento o aluno já tenha percebido que o primeiro número do par corresponde ao eixo das abscissas e o segundo ao eixo das ordenadas. O professor pode ter acesso a atividade para impressão, assim como ao gabarito.

Discuta com a turma alguns exemplos onde os alunos possam perceber que uma inversão na ordem da escrita do par ordenado corresponde a pontos completamente diferentes no plano cartesiano.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Raio X. select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Aplicar o conceito de par ordenado associando-os a pontos no plano cartesiano

Orientação: Lembre ao aluno a necessidade de atentar para a ordem dos pares. Espera-se que nesse momento o aluno já tenha percebido que o primeiro número do par corresponde ao eixo das abscissas e o segundo ao eixo das ordenadas. O professor pode ter acesso a atividade para impressão.

Discuta com a turma alguns exemplos onde os alunos possam perceber que uma inversão na ordem da escrita do par ordenado corresponde a pontos completamente diferentes no plano cartesiano.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Apresentar os objetivos da aula.

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos seus alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcia Maria Viana Suriano

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF06MA15) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.

Objetivos específicos

Localizar corretamente um par ordenado no plano cartesiano e perceber que a inversão dos elementos de um par ordenado corresponde a pontos distintos no plano cartesiano.

Conceito-chave

Plano Cartesiano; Coordenadas cartesianas; Par Ordenado

Recursos necessários

Folha de atividades impressa; Material Concreto: tabuleiro, dados dodecaedros, pinos, Datashow (opcional)

Leitura sugerida

Ferreira, Anna Rachel. Plano cartesiano muito além da batalha naval

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Observar a manipulação dos elementos de um par ordenado.

Orientações: Peça aos alunos que observem os valores obtidos no dado da imagem. Incentive os alunos a responderem às perguntas do slide e utilize o plano cartesiano para debater as respostas dos alunos referentes a posição dos pontos citados. Espera-se que os alunos percebam a possibilidade de montar dois pares ordenados com os números 3 e 6: (6,3) e (3,6).

Discuta com a turma:

  • Quantas informações são necessárias para determinar a localização desse par no plano cartesiano?
  • Podemos nos referir a essa localização como um ponto, mesmo sendo necessário duas informações.
  • Como representar esse ponto?

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução da atividade aquecimento

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Observar a manipulação dos elementos de um par ordenado.

Orientações: Peça aos alunos que observem os valores obtidos no dado da imagem. Incentive os alunos a responderem às perguntas do slide e utilize o plano cartesiano para debater as respostas dos alunos referentes a posição dos pontos citados. Espera-se que os alunos percebam a possibilidade de montar dois pares ordenados com os números 3 e 6: (6,3) e (3,6).

Discuta com a turma:

  • Quantas informações são necessárias para determinar a localização desse par no plano cartesiano?
  • Podemos nos referir a essa localização como um ponto, mesmo sendo necessário duas informações.
  • Como representar esse ponto?

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Ampliar o conceito de localização de pontos no plano cartesiano e observar que a ordem dos elementos (x, y) altera a posição ponto no plano e portanto o par ordenado obtido dessa troca representa um ponto diferente.

ORIENTAÇÕES: Este jogo é uma oportunidade dos alunos começarem a montar os pares ordenados e criar estratégias para eliminar os pinos do adversário. A ideia de deixar que os alunos escolham a ordem dos números no par ordenado fará com que utilizem com autonomia a convenção matemática e o conceito de par ordenado. Acompanhe com atenção essa atividade e verifique se o par ordenado escolhido marcado na tabela coincide com a anotação no tabuleiro. Verifique se os alunos compreenderam que o primeiro número se refere a um deslocamento no eixo das abscissas. Analogamente, veja se entenderam o deslocamento a ser feito com o segundo número do par. O professor poderá encontrar a atividade para impressão, juntamente com os objetivos, regras e materiais necessários. Nesta atividade os alunos também terão uma tabela para preencher com os pares obtidos por eles a cada jogada e um plano similar ao tabuleiro para que o professor possa acompanhar e associar valor obtido e marcação no plano a fim de garantir o andamento correto da atividade. Mantenha a turma dividida em grupos de 4 alunos onde haverá duas duplas adversárias, para que juntos desenvolvam boas estratégias.

Discuta com a turma:

  • A mudança de ordem dos pares ordenados nesta atividade altera a localização no plano?
  • Em que a autonomia de escolher a ordem do par ordenado influência em sua estratégia?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 e 6).

Propósito: Analisar e discutir a localização correta do par ordenado no plano cartesiano.

Orientação: Na rodada 2, os jogadores têm a chance de aprimorar sua estratégia, uma vez que poderão escolher o par ordenado mais conveniente para eliminar peças do adversário. No jogo acima, o alunos da dupla amarela acabaram de obter vantagem de um pino com relação à dupla vermelha.

Discuta com a turma:

  • Esse formato de jogo permite ampliar as estratégias?
  • Como?

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 e 6).

Propósito: Analisar e discutir a localização correta do par ordenado no plano cartesiano.

Orientação: Na rodada 2, os jogadores têm a chance de aprimorar sua estratégia, uma vez que poderão escolher o par ordenado mais conveniente para eliminar peças do adversário.

Discuta com a turma:

  • A sequência dos números no par ordenado permite ampliar as estratégias para eliminar as peças do adversário? Como?
  • No jogo acima, qual vantagem o alunos da dupla amarela tiveram em relação à dupla vermelha?

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Formalizar as definições obtidas na atividade

Orientação: Formaliza a definição de par ordenado e a localização de um ponto no plano através das coordenadas estabelecidas por ele. Aproveite para enfatizar o 1º elemento associando-o ao eixo das abscissas (eixo x) e o 2º elemento associando-o ao eixo das ordenadas (eixo y).

Discuta com a turma:

  • Qual a posição do ponto A?
  • Qual a posição do onto B?
  • Pares com os mesmos elementos em posições diferentes (abscissa e ordenada) corresponde a: (espera-se que o aluno complete a frase enfatizando a divergência dos pontos).

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9).

Propósito: Aplicar o conceito de par ordenado associando-os a pontos no plano cartesiano.

Orientação: Lembre o aluno a necessidade de atentar para a ordem dos pares. Espera-se que nesse momento o aluno já tenha percebido que o primeiro número do par corresponde ao eixo das abscissas e o segundo ao eixo das ordenadas. O professor pode ter acesso a atividade para impressão, assim como ao gabarito.

Discuta com a turma alguns exemplos onde os alunos possam perceber que uma inversão na ordem da escrita do par ordenado corresponde a pontos completamente diferentes no plano cartesiano.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Aplicar o conceito de par ordenado associando-os a pontos no plano cartesiano

Orientação: Lembre ao aluno a necessidade de atentar para a ordem dos pares. Espera-se que nesse momento o aluno já tenha percebido que o primeiro número do par corresponde ao eixo das abscissas e o segundo ao eixo das ordenadas. O professor pode ter acesso a atividade para impressão.

Discuta com a turma alguns exemplos onde os alunos possam perceber que uma inversão na ordem da escrita do par ordenado corresponde a pontos completamente diferentes no plano cartesiano.

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