Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Marcia Maria Viana Suriano
Mentor: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF06MA15 - ) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.
Objetivos específicos
Retomar os conceitos de direção e sentido e reconhecer o par ordenado como uma forma padronizada de identificar a localização de um ponto no plano cartesiano.
Conceito-chave
Plano Cartesiano; Coordenadas cartesianas; Par ordenado
Recursos necessários
Folha de atividades impressa; Material Concreto: tabuleiro, dados dodecaedros, pinos, Datashow (opcional)
Código: MAT6_13GEO02
(EF06MA16) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.
AULA 01
AULA 03
AULA 04
AULA 05
Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes