10464
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Fracionando seu cotidiano

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Reconhecer a fração em intervalos de tempo do cotidiano.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Patrícia Marinoski,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Patrícia Marinoski

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF04MA22 - Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.

Objetivos específicos

Reconhecer a fração em intervalos de tempo do cotidiano.

Conceito-chave

Identificar quais atividades se realizam nos diferentes períodos do dia, utilizando a fração para expressar as medidas de tempo.

Recursos necessários

  • Caderno,
  • Lápis,
  • Borracha.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Realize a leitura do objetivo para seus alunos, isso os ajudará a manter o foco dentro da discussão da aprendizagem.

Propósito: Avaliar a interação do aluno com o conteúdo das frações.

Retomada (Slides 3 e 4) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Realize a leitura para seus alunos, isso os ajudará a manter o foco dentro do desenvolvimento da aprendizagem.

Propósito: Relembrar o conceito de medida de tempo e seu padrão de composição, determinando a marcação de um dia: 24 horas, 1 hora - 60 minutos, 1 minuto - 60 segundos, instigando os alunos a pensarem na divisão do tempo, auxiliando-os quanto ao raciocínio para a fração de intervalos de tempo.

Retomada (Slides 3 e 4) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Realize a leitura para seus alunos, isso os ajudará a manter o foco dentro do desenvolvimento da aprendizagem.

Propósito: Relembrar o conceito de medida de tempo e seu padrão de composição, determinando a marcação de um dia: 24 horas, 1 hora - 60 minutos, 1 minuto - 60 segundos, instigando os alunos a pensarem na divisão do tempo, auxiliando-os quanto ao raciocínio para a fração de intervalos de tempo.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Realize a leitura da tabela enfatizando a quantia de horas.

Propósito: Analisar a quantia de atividades realizadas no problema, estimulando o raciocínio lógico.

Discuta com a turma:

  • Se vocês gastassem menos tempo em locomoção do que Alana, vocês teriam mais tempo livre?
  • Vocês ficam livres durante grande parte do dia?

Materiais complementares

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão da solução (slides 6 e 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação: Realize a leitura da fração, peça para um aluno identificar qual é a parte expressa pelo numerador e pelo denominador e de onde eles se originaram.

Propósito: Reconhecer e debater juntos uma estratégia de resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual é o total das horas do dia?
  • Quantas horas são utilizadas em cada atividade por Alana?
  • O tempo livre de Alana é no período da noite?

Discussão da solução (slides 6 e 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação: Realize a leitura da fração, peça para um aluno identificar qual é a parte expressa pelo numerador e pelo denominador e de onde eles se originaram.

Propósito: Reconhecer e debater juntos uma estratégia de resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual é o total das horas do dia?
  • Quantas horas são utilizadas em cada atividade por Alana?
  • O tempo livre de Alana é no período da noite?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Relembre com seus alunos quais medidas de tempo foram utilizadas neste problema. Analise que como criança em idade escolar, suas atividades se realizam durante o dia, incluindo a segurança de usar o transporte para se locomover durante o dia.

Propósito: Relembrar a aprendizagem.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Peça para que um aluno realize a leitura da problemática e outro questione, conduzindo a turma a observar os pontos indicados no Discuta com a turma.

Propósito: Praticar o conteúdo apreendido.

Discuta com a turma:

  • Que horas Giulia acorda? Que hora inicia e termina a aula? Quantas horas dura a frequência na escola?
  • A que horas Giulia interrompeu a frequência escolar?
  • Quantas horas Giulia deixou de estar na escola?

Materiais complementares

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Realize a leitura do objetivo para seus alunos, isso os ajudará a manter o foco dentro da discussão da aprendizagem.

Propósito: Avaliar a interação do aluno com o conteúdo das frações.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Patrícia Marinoski

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF04MA22 - Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.

Objetivos específicos

Reconhecer a fração em intervalos de tempo do cotidiano.

Conceito-chave

Identificar quais atividades se realizam nos diferentes períodos do dia, utilizando a fração para expressar as medidas de tempo.

Recursos necessários

  • Caderno,
  • Lápis,
  • Borracha.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Realize a leitura para seus alunos, isso os ajudará a manter o foco dentro do desenvolvimento da aprendizagem.

Propósito: Relembrar o conceito de medida de tempo e seu padrão de composição, determinando a marcação de um dia: 24 horas, 1 hora - 60 minutos, 1 minuto - 60 segundos, instigando os alunos a pensarem na divisão do tempo, auxiliando-os quanto ao raciocínio para a fração de intervalos de tempo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Realize a leitura para seus alunos, isso os ajudará a manter o foco dentro do desenvolvimento da aprendizagem.

Propósito: Relembrar o conceito de medida de tempo e seu padrão de composição, determinando a marcação de um dia: 24 horas, 1 hora - 60 minutos, 1 minuto - 60 segundos, instigando os alunos a pensarem na divisão do tempo, auxiliando-os quanto ao raciocínio para a fração de intervalos de tempo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Realize a leitura da tabela enfatizando a quantia de horas.

Propósito: Analisar a quantia de atividades realizadas no problema, estimulando o raciocínio lógico.

Discuta com a turma:

  • Se vocês gastassem menos tempo em locomoção do que Alana, vocês teriam mais tempo livre?
  • Vocês ficam livres durante grande parte do dia?

Materiais complementares

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação: Realize a leitura da fração, peça para um aluno identificar qual é a parte expressa pelo numerador e pelo denominador e de onde eles se originaram.

Propósito: Reconhecer e debater juntos uma estratégia de resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual é o total das horas do dia?
  • Quantas horas são utilizadas em cada atividade por Alana?
  • O tempo livre de Alana é no período da noite?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação: Realize a leitura da fração, peça para um aluno identificar qual é a parte expressa pelo numerador e pelo denominador e de onde eles se originaram.

Propósito: Reconhecer e debater juntos uma estratégia de resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual é o total das horas do dia?
  • Quantas horas são utilizadas em cada atividade por Alana?
  • O tempo livre de Alana é no período da noite?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Relembre com seus alunos quais medidas de tempo foram utilizadas neste problema. Analise que como criança em idade escolar, suas atividades se realizam durante o dia, incluindo a segurança de usar o transporte para se locomover durante o dia.

Propósito: Relembrar a aprendizagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Peça para que um aluno realize a leitura da problemática e outro questione, conduzindo a turma a observar os pontos indicados no Discuta com a turma.

Propósito: Praticar o conteúdo apreendido.

Discuta com a turma:

  • Que horas Giulia acorda? Que hora inicia e termina a aula? Quantas horas dura a frequência na escola?
  • A que horas Giulia interrompeu a frequência escolar?
  • Quantas horas Giulia deixou de estar na escola?

Materiais complementares

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA22 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano