10451
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Geometria

Plano de aula - Polígonos regulares

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Polígonos regulares

Plano 04 de 6 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Edinalva Rodrigues Ferreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira

Mentor: Fabrício Ferreira

Especialista da área: Priscilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF08MA13. Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.

Objetivo específico

Ampliar e aprimorar as conhecimentos dos alunos em relação às construções de polígonos regulares.

Conceito-chave

Polígonos regulares.

Recursos necessários

  • Folhas para dobraduras
  • Régua;
  • Transferidor;
  • Lápis;
  • Atividade impressa.
  • Imagens de dobraduras.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Prepare com antecedência as imagens ou vídeos do sólido geométrico que será exibido aos alunos.

Organize a sala de forma que favoreça a sua circulação e observação do desempenho dos alunos na atividade.

Inicie fazendo as perguntas dos slides. Ao fazê-las, espere a resposta dos alunos e vá fazendo as mediações conforme as necessidades observadas nas respostas.

Em caso de erro, leve-os a refletir sobre as próprias conclusões para que possam compreender o conceito em estudo. Para uma situação mais concreta, se possível, leve alguns cubos para a sala e deixe os alunos manipularem e explorarem as características dos polígonos que o compõe.

Propósito: Fazer com que os alunos conversem e identifiquem propriedades e características do(s) polígono que compoem os sólidos apresentados.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: Inicialmente, separe os alunos em duplas para a realização da atividade.

Faça então uma leitura da atividade com os alunos e, em seguida, no slide 5, peça que os alunos façam as ações solicitadas.

Enquanto os alunos fazem a atividade, debatem e manipulam as figuras, circule pela sala e observe se estão discutindo sobre as propriedades e características dos polígonos e, caso não estejam, faça algumas motivações do tipo: “pergunte ao seu colega se ele sabe o nome do polígono? Peça para ele te falar uma das características deste polígono”.

É possível que apareçam algumas dúvidas em relação à construção e os alunos façam perguntas do tipo: Estou fazendo certo? Neste caso, busque atender ao aluno sem privá-lo da oportunidade de desenvolver autonomia para resolução de problemas.

Propósito: Fazer com que os alunos construam polígonos regulares com dobraduras identificando suas propriedades.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: Inicialmente, separe os alunos em duplas para a realização da atividade.

Faça então uma leitura da atividade com os alunos e, em seguida, no slide 5, peça que os alunos façam as ações solicitadas.

Enquanto os alunos fazem a atividade, debatem e manipulam as figuras, circule pela sala e observe se estão discutindo sobre as propriedades e características dos polígonos e, caso não estejam, faça algumas motivações do tipo: “pergunte ao seu colega se ele sabe o nome do polígono? Peça para ele te falar uma das características deste polígono”.

É possível que apareçam algumas dúvidas em relação à construção e os alunos façam perguntas do tipo: Estou fazendo certo? Neste caso, busque atender ao aluno sem privá-lo da oportunidade de desenvolver autonomia para resolução de problemas.

Propósito: Fazer com que os alunos construam polígonos regulares com dobraduras identificando suas propriedades.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 9 a 10)

Orientação: Inicie a discussão, escolhendo alguns alunos, de acordo com que observou deles durante a atividade, para dirigir as perguntas.

É importante ir conduzindo a discussão, de maneira que o próprio aluno consiga validar sua aprendizagem.

Sempre que algum aluno responder alguma pergunta pergunte se os outros também responderam da mesma forma, ou se utilizaram outras estratégias, e solicite que eles as apresentem, de modo que diferentes resoluções possam ser estudadas e discutidas durante a aula.

Ao final de cada questão, o professor pode fazer uma síntese do conceito de polígonos regulares, baseando-se no que foi dito pelos alunos.

É importante ressaltar que utilizando o mesmo tipo de polígono, só é possível formar 5 tipos de poliedros.

Propósito: Fazer com que o aluno compreenda, através de uma síntese e discussões, dos passos das construções dos polígonos. regulares.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras. Nos links a seguir você encontra subsídio orientador para construção dos polígonos.

Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.

Materiais complementares:

https://www.youtube.com/watch?v=HmAmr7Psq1E

https://www.youtube.com/watch?v=tx-kxfQtS28

https://www.youtube.com/watch?v=eooY2023Obc

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras.

Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras.

Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras.

Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras.

Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras.

Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras.

Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações Distribua a atividade impressa aos alunos, circule pela sala e observe se eles compreenderam o enunciado e a comanda da questão. Se necessário, faça intervenções que ajudem o aluno construir seu próprio conhecimento.

Propósito: Avaliar a aprendizagem dos alunos a respeito das construções e propriedades estudadas.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira

Mentor: Fabrício Ferreira

Especialista da área: Priscilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF08MA13. Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.

Objetivo específico

Ampliar e aprimorar as conhecimentos dos alunos em relação às construções de polígonos regulares.

Conceito-chave

Polígonos regulares.

Recursos necessários

  • Folhas para dobraduras
  • Régua;
  • Transferidor;
  • Lápis;
  • Atividade impressa.
  • Imagens de dobraduras.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Prepare com antecedência as imagens ou vídeos do sólido geométrico que será exibido aos alunos.

Organize a sala de forma que favoreça a sua circulação e observação do desempenho dos alunos na atividade.

Inicie fazendo as perguntas dos slides. Ao fazê-las, espere a resposta dos alunos e vá fazendo as mediações conforme as necessidades observadas nas respostas.

Em caso de erro, leve-os a refletir sobre as próprias conclusões para que possam compreender o conceito em estudo. Para uma situação mais concreta, se possível, leve alguns cubos para a sala e deixe os alunos manipularem e explorarem as características dos polígonos que o compõe.

Propósito: Fazer com que os alunos conversem e identifiquem propriedades e características do(s) polígono que compoem os sólidos apresentados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: Inicialmente, separe os alunos em duplas para a realização da atividade.

Faça então uma leitura da atividade com os alunos e, em seguida, no slide 5, peça que os alunos façam as ações solicitadas.

Enquanto os alunos fazem a atividade, debatem e manipulam as figuras, circule pela sala e observe se estão discutindo sobre as propriedades e características dos polígonos e, caso não estejam, faça algumas motivações do tipo: “pergunte ao seu colega se ele sabe o nome do polígono? Peça para ele te falar uma das características deste polígono”.

É possível que apareçam algumas dúvidas em relação à construção e os alunos façam perguntas do tipo: Estou fazendo certo? Neste caso, busque atender ao aluno sem privá-lo da oportunidade de desenvolver autonomia para resolução de problemas.

Propósito: Fazer com que os alunos construam polígonos regulares com dobraduras identificando suas propriedades.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: Inicialmente, separe os alunos em duplas para a realização da atividade.

Faça então uma leitura da atividade com os alunos e, em seguida, no slide 5, peça que os alunos façam as ações solicitadas.

Enquanto os alunos fazem a atividade, debatem e manipulam as figuras, circule pela sala e observe se estão discutindo sobre as propriedades e características dos polígonos e, caso não estejam, faça algumas motivações do tipo: “pergunte ao seu colega se ele sabe o nome do polígono? Peça para ele te falar uma das características deste polígono”.

É possível que apareçam algumas dúvidas em relação à construção e os alunos façam perguntas do tipo: Estou fazendo certo? Neste caso, busque atender ao aluno sem privá-lo da oportunidade de desenvolver autonomia para resolução de problemas.

Propósito: Fazer com que os alunos construam polígonos regulares com dobraduras identificando suas propriedades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 9 a 10)

Orientação: Inicie a discussão, escolhendo alguns alunos, de acordo com que observou deles durante a atividade, para dirigir as perguntas.

É importante ir conduzindo a discussão, de maneira que o próprio aluno consiga validar sua aprendizagem.

Sempre que algum aluno responder alguma pergunta pergunte se os outros também responderam da mesma forma, ou se utilizaram outras estratégias, e solicite que eles as apresentem, de modo que diferentes resoluções possam ser estudadas e discutidas durante a aula.

Ao final de cada questão, o professor pode fazer uma síntese do conceito de polígonos regulares, baseando-se no que foi dito pelos alunos.

É importante ressaltar que utilizando o mesmo tipo de polígono, só é possível formar 5 tipos de poliedros.

Propósito: Fazer com que o aluno compreenda, através de uma síntese e discussões, dos passos das construções dos polígonos. regulares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras. Nos links a seguir você encontra subsídio orientador para construção dos polígonos.

Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.

Materiais complementares:

https://www.youtube.com/watch?v=HmAmr7Psq1E

https://www.youtube.com/watch?v=tx-kxfQtS28

https://www.youtube.com/watch?v=eooY2023Obc

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras.

Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras.

Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras.

Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras.

Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras.

Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras.

Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações Distribua a atividade impressa aos alunos, circule pela sala e observe se eles compreenderam o enunciado e a comanda da questão. Se necessário, faça intervenções que ajudem o aluno construir seu próprio conhecimento.

Propósito: Avaliar a aprendizagem dos alunos a respeito das construções e propriedades estudadas.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 8º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem congruência de triângulos, propriedades dos quadriláteros, construções geométricas e lugar geométrico.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano