Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira
Mentor: Fabrício Ferreira
Especialista da área: Priscilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF08MA13. Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.
Objetivo específico
Ampliar e aprimorar as conhecimentos dos alunos em relação às construções de polígonos regulares.
Conceito-chave
Polígonos regulares.
Recursos necessários
- Folhas para dobraduras
- Régua;
- Transferidor;
- Lápis;
- Atividade impressa.
- Imagens de dobraduras.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Prepare com antecedência as imagens ou vídeos do sólido geométrico que será exibido aos alunos.
Organize a sala de forma que favoreça a sua circulação e observação do desempenho dos alunos na atividade.
Inicie fazendo as perguntas dos slides. Ao fazê-las, espere a resposta dos alunos e vá fazendo as mediações conforme as necessidades observadas nas respostas.
Em caso de erro, leve-os a refletir sobre as próprias conclusões para que possam compreender o conceito em estudo. Para uma situação mais concreta, se possível, leve alguns cubos para a sala e deixe os alunos manipularem e explorarem as características dos polígonos que o compõe.
Propósito: Fazer com que os alunos conversem e identifiquem propriedades e características do(s) polígono que compoem os sólidos apresentados.
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 4 e 5)
Orientação: Inicialmente, separe os alunos em duplas para a realização da atividade.
Faça então uma leitura da atividade com os alunos e, em seguida, no slide 5, peça que os alunos façam as ações solicitadas.
Enquanto os alunos fazem a atividade, debatem e manipulam as figuras, circule pela sala e observe se estão discutindo sobre as propriedades e características dos polígonos e, caso não estejam, faça algumas motivações do tipo: “pergunte ao seu colega se ele sabe o nome do polígono? Peça para ele te falar uma das características deste polígono”.
É possível que apareçam algumas dúvidas em relação à construção e os alunos façam perguntas do tipo: Estou fazendo certo? Neste caso, busque atender ao aluno sem privá-lo da oportunidade de desenvolver autonomia para resolução de problemas.
Propósito: Fazer com que os alunos construam polígonos regulares com dobraduras identificando suas propriedades.
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 4 e 5)
Orientação: Inicialmente, separe os alunos em duplas para a realização da atividade.
Faça então uma leitura da atividade com os alunos e, em seguida, no slide 5, peça que os alunos façam as ações solicitadas.
Enquanto os alunos fazem a atividade, debatem e manipulam as figuras, circule pela sala e observe se estão discutindo sobre as propriedades e características dos polígonos e, caso não estejam, faça algumas motivações do tipo: “pergunte ao seu colega se ele sabe o nome do polígono? Peça para ele te falar uma das características deste polígono”.
É possível que apareçam algumas dúvidas em relação à construção e os alunos façam perguntas do tipo: Estou fazendo certo? Neste caso, busque atender ao aluno sem privá-lo da oportunidade de desenvolver autonomia para resolução de problemas.
Propósito: Fazer com que os alunos construam polígonos regulares com dobraduras identificando suas propriedades.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 9 a 10)
Orientação: Inicie a discussão, escolhendo alguns alunos, de acordo com que observou deles durante a atividade, para dirigir as perguntas.
É importante ir conduzindo a discussão, de maneira que o próprio aluno consiga validar sua aprendizagem.
Sempre que algum aluno responder alguma pergunta pergunte se os outros também responderam da mesma forma, ou se utilizaram outras estratégias, e solicite que eles as apresentem, de modo que diferentes resoluções possam ser estudadas e discutidas durante a aula.
Ao final de cada questão, o professor pode fazer uma síntese do conceito de polígonos regulares, baseando-se no que foi dito pelos alunos.
É importante ressaltar que utilizando o mesmo tipo de polígono, só é possível formar 5 tipos de poliedros.
Propósito: Fazer com que o aluno compreenda, através de uma síntese e discussões, dos passos das construções dos polígonos. regulares.
Encerramento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras. Nos links a seguir você encontra subsídio orientador para construção dos polígonos.
Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.
Materiais complementares:
https://www.youtube.com/watch?v=HmAmr7Psq1E
https://www.youtube.com/watch?v=tx-kxfQtS28
https://www.youtube.com/watch?v=eooY2023Obc
Encerramento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras.
Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.
Encerramento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras.
Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.
Encerramento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras.
Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.
Encerramento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras.
Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.
Encerramento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras.
Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.
Encerramento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras.
Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações Distribua a atividade impressa aos alunos, circule pela sala e observe se eles compreenderam o enunciado e a comanda da questão. Se necessário, faça intervenções que ajudem o aluno construir seu próprio conhecimento.
Propósito: Avaliar a aprendizagem dos alunos a respeito das construções e propriedades estudadas.
Materiais complementares: