10426
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Problemas frequentes no cotidiano

POR: Janaina Pinheiro Vece  17/07/2018
Código: MAT1_11RDP08

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

PLano de Aula Alinhado à BNCC

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Problemas do cotidiano.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Janaina Pinheiro Vece

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Objetivos específicos

Ampliar o repertório de estratégias pessoais de resolução por meio de problemas presentes em situações frequentes no cotidiano.

Conceito-chave

Problemas do cotidiano.

Recursos necessários

Folha de papel A4 branca, atividades impressas em folhas coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Apresente o personagem Daniel às crianças e leia, em voz alta, cada pergunta do balão de fala e dê oportunidades para que as crianças respondam e conversem a respeito da temática. Conduza a discussão mantendo o foco da discussão nos problemas frequentes no cotidiano.

Propósito: Retomar os conhecimentos sobre os problemas que simulam a realidade.

Discuta com a turma:

  • Qual problema você se deparou no dia de hoje? Como fez para resolvê-lo? Comente com os seus colegas.
  • Você acha que apenas adultos resolvem problemas no dia a dia? E as crianças?
  • Que tipo de problemas você acha que as crianças enfrentam no seu cotidiano?

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Para o desenvolvimento da aula organize as crianças em duplas produtivas. Proponha a leitura compartilhada do problema, você pode ler em voz alta para a turma ou solicitar às crianças que leem fluentemente. É importante ressaltar que a atividade principal prevê dois momentos: o primeiro que se refere à análise e registro de qual solução as duplas acham mais viável (alternativa A, B ou C) e o segundo dedicado à pergunta “Como você resolveria este problema? Pense numa outra solução”, ou seja, momento em que as duplas deverão pensar numa possibilidade de solução do problema diferente das apresentadas anteriormente.

Propósito: Analisar e desenvolver soluções diferentes para resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • O que vocês entenderam do problema?
  • Qual é a pergunta do problema?
  • Por que um time ficou com um jogador a mais? O que significa a expressão a mais?
  • Com quantos jogadores ficou cada time?
  • O que vocês acharam de cada solução apresentada no enunciado?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Inicie o momento de discussão das soluções lendo o balão de fala do personagem Daniel. Convide as duplas selecionadas para socializarem na lousa suas respostas, ou seja, com qual solução apresentada no enunciado do problema elas concordaram e qual foi a solução que encontraram para resolver o problema. Durante a condução desta etapa da aula, é de suma importância que você faça boas perguntas, estabeleça um diálogo com as crianças valorizando suas estratégias de resolução.

Saiba mais sobre os problemas frequentes no cotidiano assistindo ao vídeo Resolução de problemas no Ciclo de Alfabetização do Programa Salto para o Futuro da TV - Escola. Clique aqui para conferir!

Propósito: Comunicar estratégias de resolução por meio da linguagem oral.

Discuta com a turma:

  • Qual solução apresentada no enunciado a dupla concordou? Por que?
  • Explique qual estratégia a dupla pensou para resolver o problema.
  • Dentre as soluções apresentadas pelas duplas, quais você achou mais interessante?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia em voz alta o balão de fala do personagem e converse com as crianças a respeito dos problemas frequentes no cotidiano e da possibilidade de resolver os problemas com a ajuda de outras pessoas.

Propósito: Conversar sobre o que foi aprendido durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem gostou da aula de hoje? O que você aprendeu?
  • Como você sentiu ao resolver o problema junto com o seu colega?
  • É mais fácil resolver problemas com a ajuda de outras pessoas? É possível fazer isso no nosso dia a dia?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Como o raio-x é um momento para que o professor possa avaliar se o objetivo da aula foi alcançado, a atividade deve ser realizada com as crianças sentadas individualmente. Leia o enunciado do problema e as alternativas em voz alta. Certifique-se que as crianças compreenderam e interpretaram devidamente a situação. Peça para que as crianças pensem e registrem qual é a solução mais viável para o problema. Enquanto estruturam os seus respectivos registros, pergunte à cada criança “Por que você escolheu essa estratégia?” lembrando que as estratégias de resolução das crianças em processo de alfabetização são variadas podendo registrá-las por meio de desenho, escrita ou esquemas. Observe e ouça atentamente os seus argumentos, pois oferecem indicativos importantes para o professor em relação à resolução de problemas frequentes no cotidiano. Por exemplo: alternativa A demonstra a autonomia da criança em resolver o problema, bem como, o compromisso com a atividade da aula; alternativa B, embora seja uma estratégia possível para resolução o tempo para realização da atividade pode ficar comprometido, além disso, é passível de discussão sobre a importância da criança organizar os seus pertences, não dependendo apenas de outros adultos; alternativa C pode indicar a dependência da criança para resolver o problema, recorrendo a um adulto mais experiente, no caso, a professora. Após a finalização, leia a última pergunta “Qual solução diferente você pensou para resolver o problema?”, dê um tempo para que as crianças registrem suas respostas. Ao final da atividade proponha a socialização de alguns registros que apresentem respostas diferentes. Para imprimir o Raio-X faça aqui o download da atividade!

Discuta com a turma:

  • Todas as estratégias são possíveis para resolução do problema?
  • Quais estratégias são mais rápidas e viáveis para resolver o problema?
  • Qual estratégia você escolheu? Por quê?
  • Qual estratégia de resolução você pensou?
  • Por que é importante avaliar as estratégias de resolução de um problema?

Materiais complementares

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Janaina Pinheiro Vece

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Objetivos específicos

Ampliar o repertório de estratégias pessoais de resolução por meio de problemas presentes em situações frequentes no cotidiano.

Conceito-chave

Problemas do cotidiano.

Recursos necessários

Folha de papel A4 branca, atividades impressas em folhas coladas no caderno ou não.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes