10404
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Calculando com notação científica

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Resolver problemas utilizando notação científica.

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Augusto do Nascimento Vieira,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fábio Augusto do Nascimento Vieira

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

Objetivos específicos

Resolver problemas utilizando notação científica.

Conceito-chave

Notação Científica.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha e papel.
  • Atividades impressas em folhas, projetadas ou colocadas na lousa.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos: O que é potência de 10? O que é notação científica e para que ele é utilizada? Quais as propriedades das adição, subtração, multiplicação e divisão de números escritos em notação científica? Anote as respostas no quadro, discuta com os alunos se as informações estão corretas e leia os exemplos do slide. Se, for necessário, mostre a aplicação das propriedades numericamente.

Propósito: Retomar regras da adição, subtração, multiplicação e divisão de números escritos em notação científica.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos: O que é potência de 10? O que é notação científica e para que ele é utilizada? Quais as propriedades das adição, subtração, multiplicação e divisão de números escritos em notação científica? Anote as respostas no quadro, discuta com os alunos se as informações estão corretas e leia os exemplos do slide. Se, for necessário, mostre a aplicação das propriedades numericamente.

Propósito: Retomar regras da adição, subtração, multiplicação e divisão de números escritos em notação científica.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Faça perguntas (breves) para que os alunos falem o que eles sabem (ou não sabem) sobre nanotecnologia e impermeabilização. Alguém já tinha ouvido falar sobre nanotecnologia? O que já ouviu falar?

Vocês já viram ou possuem algum objeto impermeável?

Propósito: Resolver problemas utilizando notação científica.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • O texto possui alguma informação que pode ser escrita em notação científica? Qual e por quê?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Leia as questões com os alunos e oriente-os a destacar as informações relevantes para resolver cada questão.

Propósito: Resolver problemas utilizando notação científica.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • O texto diz quantas vezes mais fina que o fio de cabelo é a camada do spray impermeabilizante?
  • A camada de impermeabilizante é um número grande ou pequeno?
  • Se lembram de como operar números escritos em notação científica?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Leia as questões com os alunos e oriente-os a destacar as informações relevantes para resolver cada questão.

Propósito: Resolver problemas utilizando notação científica.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Se lembram de como operar números escritos em notação científica?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Peça que os alunos compartilhem seus resultados e como resolveram a questão. Durante a explicação de cada aluno será possível compartilhar as estratégias/raciocínios e também, se for necessário, será um momento para corrigir erros de conceito (teoria) que não ficaram bem compreendidos. Incentive os alunos a compartilhar suas respostas mesmos que pensem estar errado, esse é um momento de troca de ideias e conhecimentos.

Propósito: Compartilhar estratégias para resolver problemas com números escritos em notação científica.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou diferente?
  • Vocês acreditam que é o jeito mais fácil de pensar?
  • (Se, houver erro no raciocínio) Alguém percebeu algo de errado?

Mais informações sobre o assunto, acesse:

- KhanAcademy https://goo.gl/ZS2a5d

Acesse aqui a resolução dessa atividade.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: É sugerido que os alunos façam o registro do slide e tirem suas dúvidas.

Propósito: Registrar o procedimento para resolver problemas utilizando números escritos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguma dúvida com o procedimento?
  • Qual é a operação mais difícil de usar números escritos em notação científica? Por quê?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que os alunos façam a atividade individualmente. Verifique se eles compreenderam como registrar e fazer cálculos com números em notação científica.

Propósito: Registrar e fazer cálculos com números em notação científica.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • O salário mínimo é um número que precisa ser representado em notação científica? E o salário do jogador?
  • Qual a quantidade de segundos, sem notação científica? (lembre que 106 = 1000000)

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fábio Augusto do Nascimento Vieira

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

Objetivos específicos

Resolver problemas utilizando notação científica.

Conceito-chave

Notação Científica.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha e papel.
  • Atividades impressas em folhas, projetadas ou colocadas na lousa.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos: O que é potência de 10? O que é notação científica e para que ele é utilizada? Quais as propriedades das adição, subtração, multiplicação e divisão de números escritos em notação científica? Anote as respostas no quadro, discuta com os alunos se as informações estão corretas e leia os exemplos do slide. Se, for necessário, mostre a aplicação das propriedades numericamente.

Propósito: Retomar regras da adição, subtração, multiplicação e divisão de números escritos em notação científica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos: O que é potência de 10? O que é notação científica e para que ele é utilizada? Quais as propriedades das adição, subtração, multiplicação e divisão de números escritos em notação científica? Anote as respostas no quadro, discuta com os alunos se as informações estão corretas e leia os exemplos do slide. Se, for necessário, mostre a aplicação das propriedades numericamente.

Propósito: Retomar regras da adição, subtração, multiplicação e divisão de números escritos em notação científica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Faça perguntas (breves) para que os alunos falem o que eles sabem (ou não sabem) sobre nanotecnologia e impermeabilização. Alguém já tinha ouvido falar sobre nanotecnologia? O que já ouviu falar?

Vocês já viram ou possuem algum objeto impermeável?

Propósito: Resolver problemas utilizando notação científica.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • O texto possui alguma informação que pode ser escrita em notação científica? Qual e por quê?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Leia as questões com os alunos e oriente-os a destacar as informações relevantes para resolver cada questão.

Propósito: Resolver problemas utilizando notação científica.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • O texto diz quantas vezes mais fina que o fio de cabelo é a camada do spray impermeabilizante?
  • A camada de impermeabilizante é um número grande ou pequeno?
  • Se lembram de como operar números escritos em notação científica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Leia as questões com os alunos e oriente-os a destacar as informações relevantes para resolver cada questão.

Propósito: Resolver problemas utilizando notação científica.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Se lembram de como operar números escritos em notação científica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Peça que os alunos compartilhem seus resultados e como resolveram a questão. Durante a explicação de cada aluno será possível compartilhar as estratégias/raciocínios e também, se for necessário, será um momento para corrigir erros de conceito (teoria) que não ficaram bem compreendidos. Incentive os alunos a compartilhar suas respostas mesmos que pensem estar errado, esse é um momento de troca de ideias e conhecimentos.

Propósito: Compartilhar estratégias para resolver problemas com números escritos em notação científica.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou diferente?
  • Vocês acreditam que é o jeito mais fácil de pensar?
  • (Se, houver erro no raciocínio) Alguém percebeu algo de errado?

Mais informações sobre o assunto, acesse:

- KhanAcademy https://goo.gl/ZS2a5d

Acesse aqui a resolução dessa atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: É sugerido que os alunos façam o registro do slide e tirem suas dúvidas.

Propósito: Registrar o procedimento para resolver problemas utilizando números escritos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguma dúvida com o procedimento?
  • Qual é a operação mais difícil de usar números escritos em notação científica? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que os alunos façam a atividade individualmente. Verifique se eles compreenderam como registrar e fazer cálculos com números em notação científica.

Propósito: Registrar e fazer cálculos com números em notação científica.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • O salário mínimo é um número que precisa ser representado em notação científica? E o salário do jogador?
  • Qual a quantidade de segundos, sem notação científica? (lembre que 106 = 1000000)

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano