19230
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Empreendedora > 1º ano > Unidade

Plano de aula - Todos temos um pouco de migrantes!

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 1 sobre Apresentar, de formas diversas, para a comunidade, os dados coletados por meio das entrevistas. Reconhecer-se e reconhecer no outro as características e os traços culturais que tornam

Plano 04 de 4 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Soares Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos alunos, elas apresentam detalhamento das ações e maiores subsídios para que você, professor, possa se organizar melhor para a execução da aula.

Resumo da sequência: nessa sequência de aulas, os estudantes serão levados a pensar sobre as próprias origens e a da família, levantando elementos importantes sobre a vida familiar. Serão levados a construir um formulário de pesquisa que será aplicado aos familiares. Também serão instigados a pensar sobre quais recursos podem ser usados para fazer essa entrevista. Ao final da coleta de dados, deverão se organizar para apresentar toda a descoberta aos pares e, se possível, aos familiares. Os estudantes poderão utilizar diferentes recursos para a apresentação final do projeto. Serão instigados a uma criação autônoma e autoral durante todo o processo. Ao final, espera-se que compreendam mais sobre a própria origem e possam valorizar aspectos culturais importantes da comunidade.

Sobre esse plano: esse plano refere-se a uma aula de 100 minutos e faz parte de uma sequência mais ampla, contemplada em 4 planos de aula. Ele é o último plano da sequência em que foram abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades (EF02GE01), (EF03LP15), (EF04GE02), (EF05GE01), (EF35LP18) e (EF03HI01) que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1. Conhecimento, 8. Autoconhecimento e autocuidado, 9. Empatia e cooperação.

Essa será a aula final do projeto, e o intuito aqui é apresentar para os familiares todos os dados coletados por meio das entrevistas realizadas no plano 1- Descobrindo minhas origens e os trabalhos sistematizados nos planos, 2 - O que há de migrante em mim?, e 3 - Construindo identidades com meu grupo.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Língua Portuguesa ou Geografia ou História) ou combinar encontros envolvendo dois componentes.

Ação prévia: os alunos devem se organizar para trazer os materiais necessários para cada apresentação. Caso necessitem de outros materiais, oriente-os e solicite com antecedência, para que possam ser providenciados. Organize o local de encontro e recepção dos pais. Certifique-se de que os convites foram entregues para as famílias.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: essa sequência de planos está organizada como um projeto. A intenção desse trabalho é ampliar o desenvolvimento da autonomia e favorecer a resolução de problemas, a colaboração e a iniciativa dos alunos. Nela, os estudantes atuam a todo momento como protagonistas no processo de ensino e de aprendizagem, e devem ser chamados a tomar decisões e colaborar com os grupos de trabalho de forma intensa. A proposta busca a promoção do autoconhecimento e da valorização dos sujeitos por meio da identificação de aspectos culturais, próprios de cada indivíduo que compõe a turma. Também envolve planejamento, organização de recursos para a coleta de dados e para a apresentação, exercício da criatividade e da imaginação, já que os grupos partilharão as produções com a comunidade escolar.

Materiais necessários: projetor, aparelho de som, microfone… a depender do que foi escolhido pelos grupos.

Folha de avaliação do projeto, pelos estudantes, que pode ser impressa nos materiais complementares.

Tabela de apresentações, disponível nos materiais complementares.

Para você saber mais: sugerimos alguns materiais como suporte de leitura para melhor embasamento do trabalho a ser desenvolvido com este projeto.

Vídeo YouTube - Migrações: um fenômeno global

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=spFE9y0w1Tw

Acesso: 2/3/2020

Vídeo - Youtube - Quem não é migrante?

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TgfOl1dpwo0

Acesso: 3/3/2020

Sete coisas que você provavelmente não sabe sobre migrantes

Disponível em: https://anistia.org.br/sete-coisas-que-voce-provavelmente-nao-sabe-sobre-migrantes/

Acesso: 3/3/2020

Museu da imigração de São Paulo

Disponível em: http://museudaimigracao.org.br/

Acesso: 3/3/2020

Como acolher alunos migrantes valorizando sua cultura

Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/como-escola-integrar-alunos-migrantes-valorizando-cultura/

Acesso: 3/3/2020

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

 

Orientações: retome com o grupo a ordem das apresentações que foi definida no plano 3 - Construindo identidades com meu grupo.

Explique sobre a abertura do encontro. Sinalize que a abertura será feita por você, mas é importante que pelo menos dois estudantes contem para os pais sobre como foi estruturado esse projeto. Busque voluntários para essa participação.

Cuide para que o espaço seja organizado pelos estudantes. Caso façam o café cultural, cuide para que os alimentos a serem oferecidos às famílias sejam organizados em mesas. Peça aos alunos que reservem os lugares para os familiares e deixem reservados os lugares para que cada grupo assista à apresentação dos demais.

Fortaleça seus alunos para estarem seguros para as apresentações. Indique que fizeram um cuidadoso planejamento e que agora é a hora de curtirem o evento. Comente o quanto trabalharam e foram criativos na construção das apresentações, e que nesse momento vão poder contar para muitas pessoas como são alunos dedicados. Convide-os para se apoiarem mutuamente, pois isso faz toda diferença para ganharem conforto na hora da apresentação. Oriente que, se esquecerem alguma coisa, um colega pode ajudar ou você, como professor, dará apoio!

Combinem a hora da partilha dos lanches.

Escolha um ou dois alunos que possam ser os fotógrafos, para que todos os momentos sejam devidamente registrados.

Escolha um ou dois alunos para fazerem as apresentações dos grupos. Entregue a esse(s) estudante(s) a tabela do próximo slide.

Com todas as tarefas definidas, dirijam-se para o local de apresentações.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: retome as atividades projetando ou revendo os quadros impressos. Acrescente a ordem das apresentações, como sugerido no slide. Cuide para que todos os alunos tenham tomado nota. Caso seja necessário, faça uma nova impressão para cada grupo.

Imprima a tabela dos materiais complementares.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: acolha os presentes e agradeça a participação de todos. Apresente às famílias os objetivos desse projeto. Se tiver oportunidade, elabore um PowerPoint para essa apresentação ficar mais didática. Se tiver registrado o percurso com fotos, ilustre essa apresentação com o trabalho realizado durante todo o projeto. Esse momento pode ser riquíssimo, não só para as famílias e convidados, mas, também, para os alunos.

Explique sobre a importância da valorização das diversidades culturais individuais e coletivas. Explique sobre o trabalho com educação empreendedora que visa ao desenvolvimento da autonomia pelos estudantes. Conte sobre a construção do projeto e ressalte a importância da colaboração para a execução das tarefas. Aproveite para fazer um reconhecimento à turma nesse momento coletivo. Afinal, não foi pouco o que eles trabalharam para chegar até esse momento!

Convide os estudantes para contarem sobre como foi todo o projeto para as famílias e os convidados.

Imagem disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/conjunto-de-icones-de-cor-isolada-de-imigracao_3862011.htm#page=1&query=asilo&position=2

Acesso: 7/3/2020

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: esse é o momento de culminância do projeto. Fale que é a hora de cada estudante se perceber como protagonista na própria aprendizagem e vivência. Solicite aos apresentadores que façam as chamadas de cada grupo e aos fotógrafos que estejam atentos para registrarem todos os momentos.

Imagem disponível em: https://www.freepik.com/premium-vector/movie-theater-with-row-red-seats-background-template_5515340.htm#page=1&query=teatro&position=26

Acesso: 7/3/2020

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: finalizadas as apresentações, acolha e parabenize a turma por todo o trabalho desenvolvido. Cuide para que cada um dos grupos receba um retorno assertivo sobre o trabalho realizado. Valorize a diversidade cultural mostrada nos trabalhos, a criatividade, dedicação e autonomia que os estudantes mostraram na construção desse projeto.

Pergunte aos alunos:

- O que aprenderam ao longo desse projeto?

- Tiveram alguma mudança de pensamento após todo o assunto estudado?

Peça para que, juntamente com os grupos, avaliem os trabalhos de acordo com alguns critérios já estabelecidos. Entregue para cada estudante a folha-padrão de avaliação.

A folha pode ser impressa nos materiais complementares.

Circule durante as avaliações para garantir que os integrantes de cada grupo apontem os diversos trajetos percorridos para a culminância do projeto. Depois de escreverem, peça aos alunos que partilhem as avaliações.

Ao final, peça para que cada estudante faça uma avaliação das percepções dos pais, outros familiares e demais convidados sobre o trabalho apresentado. Essa coleta de opiniões deverá ser feita após a aula. Na aula seguinte, convide os alunos a exporem a opinião das famílias sobre o projeto apresentado.

Imagem disponível em: https://www.freepik.com/free-vector/people-background-design_1358445.htm#query=grupo&position=8

Acesso: 7/3/2020

Resumo da aula

download Baixar plano

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos alunos, elas apresentam detalhamento das ações e maiores subsídios para que você, professor, possa se organizar melhor para a execução da aula.

Resumo da sequência: nessa sequência de aulas, os estudantes serão levados a pensar sobre as próprias origens e a da família, levantando elementos importantes sobre a vida familiar. Serão levados a construir um formulário de pesquisa que será aplicado aos familiares. Também serão instigados a pensar sobre quais recursos podem ser usados para fazer essa entrevista. Ao final da coleta de dados, deverão se organizar para apresentar toda a descoberta aos pares e, se possível, aos familiares. Os estudantes poderão utilizar diferentes recursos para a apresentação final do projeto. Serão instigados a uma criação autônoma e autoral durante todo o processo. Ao final, espera-se que compreendam mais sobre a própria origem e possam valorizar aspectos culturais importantes da comunidade.

Sobre esse plano: esse plano refere-se a uma aula de 100 minutos e faz parte de uma sequência mais ampla, contemplada em 4 planos de aula. Ele é o último plano da sequência em que foram abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades (EF02GE01), (EF03LP15), (EF04GE02), (EF05GE01), (EF35LP18) e (EF03HI01) que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1. Conhecimento, 8. Autoconhecimento e autocuidado, 9. Empatia e cooperação.

Essa será a aula final do projeto, e o intuito aqui é apresentar para os familiares todos os dados coletados por meio das entrevistas realizadas no plano 1- Descobrindo minhas origens e os trabalhos sistematizados nos planos, 2 - O que há de migrante em mim?, e 3 - Construindo identidades com meu grupo.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Língua Portuguesa ou Geografia ou História) ou combinar encontros envolvendo dois componentes.

Ação prévia: os alunos devem se organizar para trazer os materiais necessários para cada apresentação. Caso necessitem de outros materiais, oriente-os e solicite com antecedência, para que possam ser providenciados. Organize o local de encontro e recepção dos pais. Certifique-se de que os convites foram entregues para as famílias.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: essa sequência de planos está organizada como um projeto. A intenção desse trabalho é ampliar o desenvolvimento da autonomia e favorecer a resolução de problemas, a colaboração e a iniciativa dos alunos. Nela, os estudantes atuam a todo momento como protagonistas no processo de ensino e de aprendizagem, e devem ser chamados a tomar decisões e colaborar com os grupos de trabalho de forma intensa. A proposta busca a promoção do autoconhecimento e da valorização dos sujeitos por meio da identificação de aspectos culturais, próprios de cada indivíduo que compõe a turma. Também envolve planejamento, organização de recursos para a coleta de dados e para a apresentação, exercício da criatividade e da imaginação, já que os grupos partilharão as produções com a comunidade escolar.

Materiais necessários: projetor, aparelho de som, microfone… a depender do que foi escolhido pelos grupos.

Folha de avaliação do projeto, pelos estudantes, que pode ser impressa nos materiais complementares.

Tabela de apresentações, disponível nos materiais complementares.

Para você saber mais: sugerimos alguns materiais como suporte de leitura para melhor embasamento do trabalho a ser desenvolvido com este projeto.

Vídeo YouTube - Migrações: um fenômeno global

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=spFE9y0w1Tw

Acesso: 2/3/2020

Vídeo - Youtube - Quem não é migrante?

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TgfOl1dpwo0

Acesso: 3/3/2020

Sete coisas que você provavelmente não sabe sobre migrantes

Disponível em: https://anistia.org.br/sete-coisas-que-voce-provavelmente-nao-sabe-sobre-migrantes/

Acesso: 3/3/2020

Museu da imigração de São Paulo

Disponível em: http://museudaimigracao.org.br/

Acesso: 3/3/2020

Como acolher alunos migrantes valorizando sua cultura

Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/como-escola-integrar-alunos-migrantes-valorizando-cultura/

Acesso: 3/3/2020

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

 

Orientações: retome com o grupo a ordem das apresentações que foi definida no plano 3 - Construindo identidades com meu grupo.

Explique sobre a abertura do encontro. Sinalize que a abertura será feita por você, mas é importante que pelo menos dois estudantes contem para os pais sobre como foi estruturado esse projeto. Busque voluntários para essa participação.

Cuide para que o espaço seja organizado pelos estudantes. Caso façam o café cultural, cuide para que os alimentos a serem oferecidos às famílias sejam organizados em mesas. Peça aos alunos que reservem os lugares para os familiares e deixem reservados os lugares para que cada grupo assista à apresentação dos demais.

Fortaleça seus alunos para estarem seguros para as apresentações. Indique que fizeram um cuidadoso planejamento e que agora é a hora de curtirem o evento. Comente o quanto trabalharam e foram criativos na construção das apresentações, e que nesse momento vão poder contar para muitas pessoas como são alunos dedicados. Convide-os para se apoiarem mutuamente, pois isso faz toda diferença para ganharem conforto na hora da apresentação. Oriente que, se esquecerem alguma coisa, um colega pode ajudar ou você, como professor, dará apoio!

Combinem a hora da partilha dos lanches.

Escolha um ou dois alunos que possam ser os fotógrafos, para que todos os momentos sejam devidamente registrados.

Escolha um ou dois alunos para fazerem as apresentações dos grupos. Entregue a esse(s) estudante(s) a tabela do próximo slide.

Com todas as tarefas definidas, dirijam-se para o local de apresentações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: retome as atividades projetando ou revendo os quadros impressos. Acrescente a ordem das apresentações, como sugerido no slide. Cuide para que todos os alunos tenham tomado nota. Caso seja necessário, faça uma nova impressão para cada grupo.

Imprima a tabela dos materiais complementares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: acolha os presentes e agradeça a participação de todos. Apresente às famílias os objetivos desse projeto. Se tiver oportunidade, elabore um PowerPoint para essa apresentação ficar mais didática. Se tiver registrado o percurso com fotos, ilustre essa apresentação com o trabalho realizado durante todo o projeto. Esse momento pode ser riquíssimo, não só para as famílias e convidados, mas, também, para os alunos.

Explique sobre a importância da valorização das diversidades culturais individuais e coletivas. Explique sobre o trabalho com educação empreendedora que visa ao desenvolvimento da autonomia pelos estudantes. Conte sobre a construção do projeto e ressalte a importância da colaboração para a execução das tarefas. Aproveite para fazer um reconhecimento à turma nesse momento coletivo. Afinal, não foi pouco o que eles trabalharam para chegar até esse momento!

Convide os estudantes para contarem sobre como foi todo o projeto para as famílias e os convidados.

Imagem disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/conjunto-de-icones-de-cor-isolada-de-imigracao_3862011.htm#page=1&query=asilo&position=2

Acesso: 7/3/2020

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: esse é o momento de culminância do projeto. Fale que é a hora de cada estudante se perceber como protagonista na própria aprendizagem e vivência. Solicite aos apresentadores que façam as chamadas de cada grupo e aos fotógrafos que estejam atentos para registrarem todos os momentos.

Imagem disponível em: https://www.freepik.com/premium-vector/movie-theater-with-row-red-seats-background-template_5515340.htm#page=1&query=teatro&position=26

Acesso: 7/3/2020

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: finalizadas as apresentações, acolha e parabenize a turma por todo o trabalho desenvolvido. Cuide para que cada um dos grupos receba um retorno assertivo sobre o trabalho realizado. Valorize a diversidade cultural mostrada nos trabalhos, a criatividade, dedicação e autonomia que os estudantes mostraram na construção desse projeto.

Pergunte aos alunos:

- O que aprenderam ao longo desse projeto?

- Tiveram alguma mudança de pensamento após todo o assunto estudado?

Peça para que, juntamente com os grupos, avaliem os trabalhos de acordo com alguns critérios já estabelecidos. Entregue para cada estudante a folha-padrão de avaliação.

A folha pode ser impressa nos materiais complementares.

Circule durante as avaliações para garantir que os integrantes de cada grupo apontem os diversos trajetos percorridos para a culminância do projeto. Depois de escreverem, peça aos alunos que partilhem as avaliações.

Ao final, peça para que cada estudante faça uma avaliação das percepções dos pais, outros familiares e demais convidados sobre o trabalho apresentado. Essa coleta de opiniões deverá ser feita após a aula. Na aula seguinte, convide os alunos a exporem a opinião das famílias sobre o projeto apresentado.

Imagem disponível em: https://www.freepik.com/free-vector/people-background-design_1358445.htm#query=grupo&position=8

Acesso: 7/3/2020

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 1º ano :

MAIS AULAS DE Educação Empreendedora do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP15 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Empreendedora

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano