Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, conexão com a internet, impressão A3, programa Google Earth. Esse plano prescinde do uso do programa Google Earth. Não é possível adequar caso não se tenha acesso a ele.
Para você saber mais:
Uso do Google Earth no ensino de Geografia
https://www.youtube.com/watch?v=5--Tp5NLnL8
O uso de imagens de satélites e o ensino de Geografia
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/geografia/o-uso-imagens-satelite-ensino-geografia.htm
Contextos prévios: Paisagem, alterações na paisagem, satélites, satélites naturais e artificiais.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie a aula lendo o tema para a turma ou convide os alunos para fazerem a leitura em conjunto. Pergunte a eles: Vocês sabem o que é uma paisagem? E o que é uma paisagem local? Você acha que as paisagem sofrem alterações ao longo do tempo? Você conhece alguma paisagem que sofreu alterações com o passar dos anos?
Para você saber mais:
O uso de imagens de satélite como recurso didático no ensino de Geografia
http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/pesquisar/article/view/4117
O uso de imagens de satélite no ensino de geografia: possibilidades e limitações na educação básica
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Inicie esta etapa explicando para os alunos que vocês irão utilizar o aplicativo Google Earth para visitar virtualmente alguns locais do bairro ou da cidade onde moram, fazendo observações sobre os registros feitos pela empresa Google através de imagens de satélites.
É interessante que você localize no aplicativo o bairro ou cidade onde as crianças residem ou onde a escola está situada para contextualizar a aula com a realidade delas.
Não esqueça de explicar o que é o aplicativo Google Earth e quais as funcionalidades dele, além de dar ênfase ao fato de as imagens serem registradas por satélites.
Nesta etapa da aula você fará uso do aplicativo Google Earth apenas no modo 2D ou 3D.
Para você saber mais:
Google Earth
Saiba como funcionam Google Earth e Google Maps
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Após a observação de locais como o bairro ou cidade onde residem através do aplicativo Google Earth, questione aos alunos: Por que o registro de imagens de satélites é importante em aplicativos como este?
Faça com que eles reflitam sobre o uso de imagens de satélites a partir do exemplo do aplicativo Google Earth, uma vez que se pode observar a localização, os percursos, assim com as distâncias de um local para outro.
Para você saber mais:
O uso de imagens de satélite como suporte para o aprendizado significativo da cartografia no ensino fundamental
http://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/GIRAMUNDO/article/view/220
A terra vista de cima: entenda a evolução das imagens de satélite
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Altere o modo do aplicativo Google Earth para o Street View e utilize o zoom do programa para visitar as rotas registradas através de fotografias. Veja que, no mapa, aparecem linhas azuis. Estas linhas significam que há registros fotográficos do local em 360°. Clique em algum ponto da linha azul e veja que o zoom vai ser dado automaticamente, lhe levando até o local escolhido.
Escolha cinco pontos turísticos, históricos ou de lazer da cidade onde os alunos residem e visite um a um, clicando na faixa azul mais próxima desses locais no mapa.
É importante, antes de clicar na linha azul, se certificar que você está na localização desejada, você pode buscá-la dando zoom no globo terrestre ou digitando na busca. O zoom vai ser automático e lhe levará até o endereço digitado ou buscado.
Então, com a sala dividida em cinco grupos, peça para que cada um dele note uma das paisagens locais registradas pelo Google Earth através de fotografias e observe a paisagem, fazendo o registro delas, uma vez que a grande maioria das imagens feitas pelo Google é de 2016.
É possível, também, utilizar o recurso "imagens históricas" indicado com um relógio com seta no topo do aplicativo. Ele permite ver sequência de imagens de satélite ao longo do tempo na maioria das localidades do país.
Para você saber mais:
Google Earth Education
https://www.google.com/intl/pt_in/earth/education/
Google Earth na sala de aula
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Nesta última etapa, você irá precisar de imagens ou fotografias atuais dos cinco locais escolhidos para visitar com o Google Earth. A proposta é que os alunos façam comparativos entre as duas imagens, fazendo observações acerca das alterações nas paisagens destes locais.
Estas imagens podem ser impressas em tamanho A3 ou reproduzidas no slide.
Após registrar as observações, os alunos deverão apresentá-las oralmente, identificando alterações nos locais observados no Google Earth e nas fotografias.
Para você saber mais:
Professor: saiba como usar o Google Earth na sala de aula
O Google Earth na sala de aula
http://www.servicemap.com.br/blog/o-google-earth-na-sala-de-aula/