Plano de Aula

Plano de aula: Revolução Científica

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Humanismo e Renascimento

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI04, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Materiais necessários: Cópias impressas das atividades. Projetor ou, na ausência dele, a opção de imprimir as imagens. É também possível reproduzir o conteúdo em papel pardo ou cartolina.

Material complementar:

Telescópio de Galileu - A descoberta da astronomia. Disponível em:

https://brunelleschi.imss.fi.it/esplora/cannocchiale/dswmedia/simula/esimula1.html Acesso em: 1º/5/2019. Com este recurso digital os alunos poderão conhecer o que o telescópio de Galileu pôde visualizar: as descobertas de Galileu. É possível perceber também as distorções cromáticas e aquelas próprias dos telescópios refratores com a tecnologia concebida por Galileu.

Link para a execução do meme: https://memegenerator.net/create

Link Contextualização Ficha - As teorias de Giordano Bruno.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6xD9vy2UMMqMctG75rC3fHJUb3UmMmJdmVqxUUuT9pFjKxx5yEFAkj8ybBv8/his7-04und-05-contextualizacao-as-teorias-de-giordano-bruno.pdf

Link Fonte visual Contextualização - Julgamento de Giordano Bruno

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aZCMHYC2xNxnRQ93JtZ8N5FkuNGVSqrpz72GJC2naGxKg8ZRnHHgusbC9vzc/his7-04und-05-fonte-visual-julgamento-giordano-bruno.pdf

Link Quadro de registros: teorias e teses dos humanistas na Revolução Científica

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hdnyUY32CnrmVm6p7U4Nr2j7nJPHCfZS8jba3tEcuVqCTCjN96aenJUcXu5C/his7-04und-05-quadro-de-registros-teorias-e-teses-dos-humanistas-na-revolucao-cientifica.pdf

Link Opção 1 - O telescópio de Galileu

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Jpdnpqd96WC4fjFj9DBAcZyuR5jJwgja9nBaMa2DhTDCFBEm6bvajHPNxBnE/his7-04und-05-problematizacao-opcao-1-o-telescopio-de-galileu.pdf

Link Fonte visual Problematização Opção 1 - VER PARA CRER - O telescópio

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pud9hExxByfbx2BMQZvBhzDf6gPggSGtKfTWWxbPaVSwqKNVJhyuS7JSgQbC/his7-04und-05-fonte-visual-problematizacao-opcao-1-ver-para-crer-o-telescopio.pdf

Link Opção 2 - Maquiavel - Política e História

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5qHb3ardaWZMuJqD98bePCaMdzVEaPVGsBRMZzqkF7j3DbaG7h2qvHddYN44/his7-04und-05-problematizacao-opcao-2-maquiavel-politica-e-historia.pdf

Link Mapa Todos caminhos levam a Florença

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZCRgt8rknVrsjrrGcKhasK6qqjrNC7YyTvEyZz3qb3UfFAyKZYreTYE9tPf7/his7-04und-05-mapa-todos-caminhos-levam-a-florenca.pdf

Link Fonte visual Sistematização - Pense Ciência - “O FIM”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xuRFr8vYPRP5h4MJPp7ZnbCF2JEbESFNJfcqCswwCXjYk9rVHSjq4nZ2fCau/his7-04und-05-fonte-visual-sistematizacao-pense-ciencia-o-fim.pdf

Referência das imagens:

FERRARI, Ettore. O julgamento de Giordano Bruno - Baixo-relevo em bronze presente na base do Monumento a Giordano Bruno (1889) na Praça de Campo di Fiori (Roma). Fotografia de NGUYEN, Marie-Lan. Disponível em: <

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Relief_Bruno_Campo_dei_Fiori_n1.jpg Acesso em: 18/5/2019.

BERTINI, Giuseppe. Galileo Galilei mostrando ao doge de Veneza como usar o telescópio. Fresco. 1858, Varese - Itália. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bertini_fresco_of_Galileo_Galilei_and_Doge_of_Venice.jpg Acesso em: 1º/5/2019.

ESO/H. Dahle (Observatório de La Silla/ ESO - European Southern Observatory). Pegando luz. Fotografia. Março 2013. https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Catching_Light.jpg?uselang=pt-br. Acesso em: 1º/5/2019. Mais informações: https://www.eso.org/public/images/potw1311a/

STRICKLAND, Carol. Renascimento da arte. Mapa. In Arte Comentada (Da Pré-História ao Pós-Moderno). Ediouro. Rio de Janeiro: 1999, p.30.

Para saber mais:

Thomas Kuhn. Disponível em: https://plato.stanford.edu/entries/thomas-kuhn/. Acesso em: 1º/5/2019. Sobre o conceito de mudança de paradigma e Revolução Científica.

Descartes e as verdades indiscutíveis. Acesso em: https://historiahoje.com/descartes-e-as-verdades-indiscutiveis/ Disponível em: 1º/5/2019.

Vídeo - Sobre Giordano Bruno (1548 - 1600) - Filósofo italiano - Discovery Channel , in Irineu Barreto. (3.31 min) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7o-hwM38QDw Acesso em: 1º/5/2019.

O que é blasfêmia. Disponível em:https://www.respostas.com.br/o-que-e-blasfemia/ Acesso em: 1º/5/2019.

Quem foi Giordano Bruno, o místico “visionário” queimado na fogueira há 418 anos. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-43081130

Acesso em: 1º/5/2019.

Vídeo - O nascimento da ciência (GLEISER, Marcelo.). Nov. 2006. Poeira das estrelas - Parte 2, Fantástico/TV Globo: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LkYrmgkJp5c A partir de 1.17 minuto.

A invenção do telescópio por Galileu Galilei. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-invencao-telescopio-por-galileu-galilei.htm

Acesso em: 1º/5/2019.

Instrumentos óticos - O telescópio. Disponível em: https://pt.khanacademy.org/science/5-ano/terra-e-universo-5-ano/instrumentos-oticos/a/o-telescopio Acesso em: 1º/5/2019. Sobre como se forma a imagem em um telescópio.

Eso em resumo. Disponível em: https://www.eso.org/public/about-eso/esoglance/. Acesso em: 1º/5/2019. O link possui imagem que mostra outros telescópios adjacentes da ESO e apresenta um resumo do que é a ESO.

Galileu e a arte renascentista. Disponível em: https://smarthistory.org/galileo-and-renaissance-art/ . Acesso em: 1º/5/2019. Esta obra de Ludovico Cigoli, Assunção da Virgem, teve a Lua que sustenta a Virgem modificada logo após ficar pronta. Era blasfêmia não apresentá-la perfeitamente esférica. A obra, embora fosse uma encomenda da Igreja Católica, foi uma homenagem do artista a Galileu.

Reflexões sobre a influência de Maquiavel na educação e na formação do Estado Moderno. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982012000100007. Acesso em: 1º/5/2019.

Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtù. Disponível em:

http://www.aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/164696/mod_resource/content/1/Francisco%20Weffort%20-%20Os%20Classicos%20da%20Politica%20Vol.%2001.pdf Acesso em: 1º/5/2019. A partir da p. 12.

História e ação política em Maquiavel. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9050/7578

Acesso em: 1º/5/2019.

Universidades públicas respondem por mais de 95% da produção científica do Brasil. Disponível em:

http://www.abc.org.br/2019/04/15/universidades-publicas-respondem-por-mais-de-95-da-producao-cientifica-do-brasil/ Acesso em: 13/5/2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

Para você saber mais:

Thomas Kuhn. Disponível em: https://plato.stanford.edu/entries/thomas-kuhn/ Acesso em: 1º/5/2019. Sobre o conceito de mudança de paradigma e Revolução Científica.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO