Fonte Visual 1 - Visão Panorâmica Florença
Plano de Aula
Plano de aula: A arte renascentista - arquitetura
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Humanismo e Renascimento
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI04, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Cópias impressas das atividades. Projetor, ou opte por imprimir as imagens. Se optar por reproduzir o conteúdo dos impressos no quadro ou ainda em papel pardo ou cartolina, se preferir reproduzir os impressos em forma de cartaz. Dicionário de Língua Portuguesa.
Material complementar:
Link Fonte Visual 1 - Visão panorâmica Florença
Insira a seguir Atividade I “O primado do desenho”, Giorgio Vasari:
Link Fonte visual 2 - Vitrúvio e Alberti
Projete o vídeo abaixo que se encontra aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=Q1xdkPJ3yQs
Link Fonte visual 3 - Catedral Santa Maria del Fiore
Link ficha ATIVIDADE II - Características da arquitetura gótica:
Link Fonte Visual 4 - O Gótico
Link Atividade III - Características da arquitetura da Renascença:
Link Fonte visual 5 - RENASCENTISTA: Catedral San Lorenzo
Link Fonte visual 6 Palácio Tiradentes - Alerj:
Referências das imagens:
CORDIGNANO, Giulio. Santa Maria del Fiore from Palazzo Vecchio. Fotografia, Abril de 2014. Disponível em:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Santa_Maria_del_Fiore_from_Palazzo_Vecchio.JPG Acesso em: 11/4/2019.
PETREJUS, Johann (Drucker). Proportionen einer Figur, 1547. Dimensões 17,2 x 16,2 cm. Fotografia de Walther Hermann Ryff. Disponível: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fotothek_df_tg_0000110_Architektur_%5E_Proportion_%5E_Figur.jpg Acesso em: 11/4/2019.
Imagem 1 Perspectiva com Formas geométricas. Disponível em: https://es.slideshare.net/arelar/arquitectura-del-renacimiento-brunelleschi-12086257/91 Acesso em: 11/4/2019.
WIKI COMMONS. Santa Maria del Fiore. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Santa_Maria_del_Fiore.jpg Acesso em: 11/4/2019.
Santa Maria del Fiore segundo Heydenreich. In: CHASTEL, André. A Arte Italiana. Ed. Martins Fontes. São Paulo: 1991, p. 224.
BAUER, Stefan. Dom von Florenz, Kuppelfresko. Fotografia, set. 2004. Disponível em:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dom_Florenz_Kuppelfresko.jpg Acesso em: 11/4/2019.
HAAS, Peter. Notre Dame de Paris. Fotografia. Julho de 2013, Paris - França. Catedral Notre-Dame de Paris visto do oeste. Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/Cath%C3%A9drale_Notre-Dame_de_Paris#/media/File:Notre_Dame_de_Paris_DSC_0846w.jpg Acesso em: 11/4/2019.
SKOUAME. Cathédrale Notre-Dame de Paris. Fotografia. Setembro de 2010, Paris-França. Catedral Notre-Dame de Paris, Fachada visto do sudeste. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cath%C3%A9drale_Notre-Dame_de_Paris_2011.jpg Acesso em: 11/4/2019.
MENDEZ, Miguel. Notre Dame. Fotografia. Interior da Nave. Fevereiro de 2014, Paris - França. Disponível em:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Notre_Dame_(12621287475).jpg Acesso em: 11/4/2019.
HARMONIA AMANDA. Cathedrale nd paris vitraux024. Fotografia. Março de 2007, Paris - França. Vitrais da Catedral Notre-Dame de Paris (França). Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cathedrale_nd_paris_vitraux024.jpg Acesso em: 11/4/2019.
BAUER, Stefan. Dom von Florenz, Kuppelfresko. Fotografia, set. 2004. Disponível em:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dom_Florenz_Kuppelfresko.jpg Acesso em: 11/4/2019.
ANZOLA, Francisco. Basílica de San Lorenzo (Interior da Cúpula). Fotografia. Junho de 2016, Florença. Disponível em:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Basilica_Di_San_Lorenzo_(209000695).jpeg Acesso em: 11/4/2019.
BURIAN, Peter K.Basílica de San Lorenzo, olhando para o altar. Fotografia. Maio de 2017. Florença. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Basilica_di_San_Lorenzo,_looking_toward_the_altar.jpg Acesso em: 11/4/2019.
BIBLIOTECA MEDICEA LAURENZIANA, San Lorenzo Medicibib. Fotografia. Março de 2015, Florença. Disponível em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Medicibib.jpg Acesso em: 11/4/2019.
Perspectiva em San Lorenzo. Disponível em: https://es.slideshare.net/arelar/arquitectura-del-renacimiento-brunelleschi-12086257/91Acesso em: 11/4/2019.
NIKOLOF. Palácio Tiradentes. Fotografia. Agosto de 2011, Rio de Janeiro/RJ. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pal%C3%A1cio_Tiradentes_2.JPG Acesso em: 11/4/2019.
OLIVEIRA, Halley Pacheco de. Palácio de São Cristóvão. Janeiro de 2011, Rio de Janeiro/RJ. Na Quinta da Boa Vista, atual Museu Nacional da UFRJ. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pal%C3%A1cio_de_S%C3%A3o_Crist%C3%B3v%C3%A3o.jpg Acesso em: 11/4/2019.
Para você saber mais:
ZEVI, Bruno. Saber Ver a Arquitetura. Ed. Martins Fontes. São Paulo: 2002, 286 p.
Tratadistas. Disponível em: https://arquitetandoblog.wordpress.com/2009/04/06/tratados-renascentistas/ Acesso em: 11/4/2019.
Brunelleschi - o método experimental. Disponível em: http://www.cienciaviva.pt/projectos/inventions2003/marrocos2.asp Acesso em: 11/4/2019.
Brunelleschi : O Caçador de tesouros. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.040/651 Acesso em: 11/4/2019.
Vitruvio - De Archiitectura Libri Decem. In BORGES FILHO, Francisco. O desenho e o canteiro no Renascimento Medieval (séculos XII e XIII), indicativos na formação dos arquitetos mestres construtores. Monografia. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-13102005-115856/en.php). Disponível em: 03_cap2.pdf (1.29 Mbytes). Acesso em: 11/4/2019.
Simetria e Proporção no Design. Disponível em: https://www.thoughtco.com/symmetry-and-proportion-in-design-177569.> Acesso em: 11/4/2019.
How an Amateur Built the World’s Biggest Dome. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_IOPlGPQPuM&t=16s Acesso em: 11/4/2019.
Filippo Brunelleschi - Vol. 4. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QWz90KdrDBs Acesso em: 11/4/2019.
Top 10 domes de Todo o mundo. Disponível em: https://www.thoughtco.com/great-domes-from-around-the-world-177717 Acesso em: 11/4/2019.
Imanência x transcendência. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/imanencia-transcendencia.htm Acesso em: 11/4/2019.
Arte gótica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yyoELnFVaLE Acesso em: 11/4/2019.
Arte gótica. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/arte-gotica.htm Acesso em: 11/4/2019.
Brunelleschi - Método experimental. Disponível em:
http://www.cienciaviva.pt/projectos/inventions2003/marrocos2.asp Acesso em: 11/4/2019.
Alberti, Sant’Andrea em Mântua. Disponível em:
https://pl.khanacademy.org/humanities/renaissance-reformation/early-renaissance1/sculpture-architecture-florence/a/alberti-santandrea-in-mantua. Acesso em: 11/4/2019.
Missão Francesa.
Disponível em: https://www.historiadasartes.com/nobrasil/arte-no-seculo-19/missao-francesa/ Acesso em: 11/4/2019.
Biblioteca Nacional (Brasil)
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9kml6RIq5UQ Acesso em: 11/4/2019.
Neoclassicismo História da Arte/ 5
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Zc3feyJg3g4 Acesso em: 11/4/2019.
História da Arte - Neoclassicismo parte 1
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AqpT8jR-vlw Acesso em: 11/4/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
Para você saber mais:
ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. Ed. Martins Fontes. São Paulo: 2002, 286 p.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO