Uma Partida De Futebol – letra
Plano de Aula
Plano de aula: O conceito de Renascimento
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Humanismo e Renascimento
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI04, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Cópias impressas das atividades. Projetor ou, na ausência dele, a opção de imprimir as imagens. Na falta de projetor com internet, aparelho de som para a reprodução de música e sala de informática para Sistematização. Dicionário.
Material complementar:
Link videoclipe É uma partida de futebol. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=7Ie4oL17Nwc&list=RD7Ie4oL17Nwc&start_radio=1 Acesso em: 21/3/2019.
Link para letra da música É uma partida de futebol, do Skank, aqui:
Link para Atividade I - Sobre o conceito de “renascimento”
Link para Atividade II - As madonas
Link Atividade III - O nascimento de Vênus
Link Fonte Visual Sistematização Marvel:
Referências das imagens:
GOVERNO BRASILEIRO. Mineirão, Ago. 2012. Fotografia. Disponível:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mineir%C3%A3o_2014_-_2.jpg Acesso em: 21/3/2019.
BERLINER, Roberto. É uma partida de futebol,1996. Fotografias do videoclipe do Skank (print screen). Informações adicionais disponíveis em: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89_Uma_Partida_de_Futebol#cite_note-5 Acesso em: 21/3/2019.
Fig. 1 - AUTOR DESCONHECIDO. Triunfo Ortodoxo, XIV-XV. In British Museum. Disponível em:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Triumph_orthodoxy.jpg Acesso em: 29/03/2019.
Fig. 2 - EYCK, Jan Van. Madonna na Igreja, 1438 . Óleo em madeira, 31,10 x 13,90. In Gemäldegalerie do Staatliche Museu de Berlim. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jan_van_Eyck_Madonna_in_the_Church.jpg Acesso em: 29/03/2019.
Fig. 3 - SANZIO, Raphael. Madonna Alba, 1510. Óleo no painel transferido para tela.
In Nacional Gallery of Art Washington D.C. Disponível em:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Raphael_-_The_Alba_Madonna_-_Google_Art_Project.jpg Acesso em: 29/03/2019.
BOTTICELLI, Sandro. O nascimento de Vênus, 1485. Têmpera em madeira. in Galeria Uffizzi, Florença. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sandro_Botticelli_-_La_nascita_di_Venere_-_Google_Art_Project_-_edited.jpg Acesso em: 29/3/2019.
KLINE, Doug. Pop Culture Geek (in WonderCon - Marvel Comics booth), 2012. Disponível em:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:WonderCon_2012_-_Marvel_Comics_booth_(6873027378).jpg Acesso em: 29/3/2019.
Para você saber mais:
Renascença Italiana X Renascença do Norte in STRICKLAND, Carol. Renascimento da Arte. Arte Comentada (Da Pré-História ao Pós-Moderno). Ediouro. Rio de Janeiro: 1999, p.40. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7mZfV8hS2J6676Myhh2Tbw63vaBR9B63HftkXmNZP3sf5y7VzA7CsEe2DGkH/his7-04und-01-renascenca-italiana-x-renascenca-do-norte.pdf. Quadro comparativo sobre os aspectos que diferenciam a pintura na Itália e no Norte.
A Madonna na Igreja, Jan Van Eyck, 1438 (Análise da obra). Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=maYIE2mQo68 Acesso em: 29/3/2019.
A arte bizantina. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=MuA1a2L4rnA Acesso em: 29/3/2019.
A devoção privada e o culto à Virgem nas obras marianas de Van Eyck. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/eneimagem/2013/anais2013/trabalhos/pdf/Rafael%20Fernandes%20Speglic.pdf Acesso em: 29/3/2019.
Madonna da humildade. Disponível em: https://www.nga.gov/research/in-depth/madonna-child.html Acesso em: 29/3/2019.
Raphael, Alba Madonna. Disponível em: https://www.khanacademy.org/humanities/renaissance-reformation/high-ren-florence-rome/high-renaissance1/v/raphael-alba-madonna-c-1510 Acesso em: 29/3/2019.
Top 3 Botticelli - O nascimento de Vênus.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=STWrh7UOJAc&t=0s&list=PLy4lx36pian_hlcKxkgOF-m6vkYcwS87i&index=3 Acesso em: 29/3/2019. Do início até 8:54.
Confira o cronograma de filmes da Disney para os próximos três anos. Disponível em:
https://www.metropoles.com/entretenimento/cinema/confira-o-cronograma-de-filmes-da-disney-para-os-proximos-tres-anos Acesso em: 29/3/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Professor(a), projete o videoclipe do Skank É uma partida de futebol ou grave a música de Samuel Rosa e Nando Reis para reproduzi-la em um aparelho portátil junto às imagens do slide acima projetadas ou impressas. Entregue-lhes também a cópia da letra música e em seguida pergunte-lhes:
- O que é um clássico?
- O que torna algo um clássico, como alguns jogos de futebol?
- Por quê o jogo entre Cruzeiro e Atlético Mineiro é um clássico do futebol mineiro?
- Quais são os elementos exaltados num clássico de futebol?
- Que outros jogos de futebol são considerados clássicos?
- Que outras coisas são consideradas clássicas?
Espera-se que digam que é algo que seja reconhecido pelo seu valor, e por ser muito divulgado. Explore seus comentários valorizando seus exemplos sobre o que para eles são clássicos. Explore também os elementos que caracterizam um clássico no futebol, conforme a letra nos apresenta. Ajude-os a compreender que o que torna algo clássico num determinado momento pode se tornar decadente em outro.
Diga-lhes que quando o clássico é retomado serve para reavivar sentimentos e valores. Que muitas vezes é evocado por pertencer a uma tradição, com o objetivo de exaltar as ideias e os feitos de determinados atores, por meio de movimentos que ganham vida de forma intensa, propagando-se numa grande difusão. Destaque a palavra tradição. Lembre-os que diversas sociedades possuem suas tradições e que ela também passam por momento de enaltecimento e também de esquecimento e incorporações em suas tradições. Que o que, chamamos de movimento artístico e cultural apresenta-se de várias formas, na música, poesia, literatura, escultura, pintura, teatro, alcançando as ciências naturais e a política.
E que um movimento que representa muito bem este espaço de transição de valores, hábitos e percepção do mundo é o Renascimento, que foi um movimento intelectual e artístico que surgiu na Itália entre o século XIV e XVI e se espalhou pela Europa e depois pelo mundo.
Pergunte-lhes por fim:
- É fácil apresentar modos novos de arte sem elementos que pertençam a alguma tradição?
Peça que registrem no caderno suas percepções do que é clássico com base no que vimos anteriormente e o que poderia ser o anticlássico. Auxilie-os quanto a anticlássico, como uma produção que rompe com características elementares de um clássico.
Link do videoclipe É uma partida de futebol. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=7Ie4oL17Nwc&list=RD7Ie4oL17Nwc&start_radio=1.> Acesso em: 21/3/2019.
Link para letra da música “É uma partida de futebol”, do Skank, aqui:
Link Fonte Visual Mineirão.
O Renascimento é um período de transição onde ideias apresentam necessidades de superação e até mesmo de negação daquilo que era tradição até o momento, e isto é expressado na arte, nas ciências e na política.
Referências das imagens:
GOVERNO BRASILEIRO. Mineirão, Ago. 2012. Fotografia Central. Disponível:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mineir%C3%A3o_2014_-_2.jpg Acesso em: 21/3/2019.
BERLINER, Roberto. É uma partida de futebol,1996. Fotografias do videoclipe do Skank (print screen). Informações adicionais Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89_Uma_Partida_de_Futebol#cite_note-5 Acesso em: 21/3/2019.
Contexto
Orientações: Forme grupos com 3 (três) ou no máximo 4 (quatro) alunos para que todos consigam ter acesso ao material da aula e facilite as discussões, valorizando assim a colaboração para a troca de percepções. Garanta que cada trio possua, no mínimo, um dicionário. Escreva no quadro as palavras Refazer, Apropriar, Resignificar. Em seguida:
- Solicite que os trios discutam os significados das palavras. Peça que os alunos primeiramente tentem compreendê-las sem usar o dicionário. Em seguida possibilite que o consultem para que tenham certeza dos significados.
- Quando todos terminarem, solicite que três grupos, voluntariamente, exponham as discussões feitas em seus grupos para toda a turma.
Explore ao máximo seus comentários acerca dos significados destas palavras e pergunte ainda o que poderia significar a palavra Renascimento. Depois que responderem, apresente o slide a seguir e finalize as discussões utilizando os significados do dicionário para Renascimento complementando seus comentários sem, contudo, antecipar o significado histórico da palavra. Peça que registrem todos os significados pesquisados no caderno.
Contexto
Orientações: Ainda sem antecipar o significado histórico de Renascimento, pergunte:
- É possível “renascer”?
- Usar a palavra “renascer” pode significar o quê para uma uma pessoa?
No meio dos mais variados comentários, espera-se que percebam a importância do uso desta palavra enquanto “resgate de algo” e, portanto, do enorme valor do significado humano desta palavra. É esperado também que os alunos identifiquem que nesta palavra como em muitas outras, temos um prefixo “Re” e que isto nos leva a compreender que se trata de algo que se repete. Por fim, deixe a seguinte pergunta no ar:
- Que o objetivo poderia haver em usar a palavra Renascimento para contar a História?
Imediatamente, sem que a respondam a questão, insira a ficha da Atividade I que se encontra aqui:
Espera-se que com a Atividade I que compreendam que o uso do termo “Renascimento” na História se refere a um renascimento que é uma apropriação e ressignificação, diga-lhes que o que é regatado são escritos e conceitos da arte greco-romana envolta pelo ideário cristão. Que ocorria uma mudança, que vinha a contrapor o mundo medieval, inspirando-se em ideias da Antiguidade Clássica, princípios e valores greco-romanos, mas ressignificados. Que não se tratou de uma completa negação, a justificação da existência do divino permanece, agora como sendo o ente que proporciona a perfeição do todo, estabelecendo uma ordem entre todas as coisas. Explore o termo Antiguidade Clássica, que refere-se a um longo período da História, especialmente da Europa, que se estendeu aproximadamente do século VIII a.C., com o surgimento da poesia grega de Homero, à queda do Império Romano do Ocidente no século V d.C., sendo usado especialmente para nos referirmos ao auge da sociedade grega e romana. Que a centralidade da questão do antropocentrismo/humanismo colocaria em xeque a sociedade estamental do medievo, rígida em torno da religiosidade.
Que o termo Renascimento passou a ser utilizado como período histórico bem mais tarde, no século XIX, como período de transição gradual essencial para a compreensão da cosmovisão moderna.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Projete a imagem ou imprima o slide acima. Diga-lhes que as imagens acima retratam madonas, que elas são símbolos importantes da fé cristã, especialmente a católica, e que há 2 mil anos já é retratada pelas mais variadas culturas que tiveram contato com o cristianismo, são clássicos. Que as imagens acima apresentam três madonas de períodos e lugares diferentes da História e que o modo que elas são representadas revelam as mudanças no modo das pessoas perceberem a realidade.
Aborde as três figuras acima em seus detalhes, perguntando como é representada a Madonna em cada contexto. Diga-lhes que as imagens são como histórias à espera de um narrador, que é necessária a nossa interpretação para identificar o que ela tenta nos dizer. Elas agem como confidentes que nos apresentam detalhes a ser investigados para quem deseja descobrir o modo de ver o mundo em um determinado tempo.
Explore os detalhes das obras relacionando-os com seus respectivos períodos e ambientes em que foram produzidos no sentido de expor que, ainda tenham havido inovações no pensamento e nas técnicas, os clássicos não saem de vez, são retomados e ressignificados como nas obras acima, demonstrando que o cristianismo avançou por vários lugares no tempo, adaptando-se. Que a História se desenrola com rupturas e continuidades, negando, apropriando e ressignificando temas clássicos como nas representações da Virgem Maria e Menino Jesus.
No fim peça que registrem em seu caderno suas impressões pessoais sobre as três obras, sobre o que há em comum entre elas e suas diferenças gerais.
Link Fonte Visual 2 - As madonas
Ressalte que tanto as obras medievais quanto as bizantinas com madonas traziam semblantes sérios, olhos escuros, vestes negras, que o menino era envolto em túnicas douradas, onde o ouro era usado para dar monumentalidade ao ícone. Que a imagem maior à esquerda representa o estilo gótico já sob a influência de alguns elementos renascentistas como da perspectiva e do uso da tinta à óleo que é invenção conferida à Jan Van Eyck autor desta obra. Explique que o uso de tinta a óleo é uma inovação que permite correções e detalhamentos que não eram possíveis de ser feitos anteriormente. Aponte o incrível detalhamento de suas miniaturas, que quando aumentada impressiona, assim como nesta pequena obra de 31,10 x 13,90 cm.
As cores mais claras da obra de Raphael Madonna Alba, ainda que revelem uma pureza, tornam a obra muito mais objetiva, quase obscena, dá ares de liberdade (ingênua também em certo sentido - que em sua totalidade sabemos é inatingível). Que é possível perceber nas obras de doadores burgueses, diferentemente da Madonna Alba, tons mais acinzentados, com meras mudanças de tonalidades, com o objetivo de não expor a interioridade, preservando-a, apresentando resignação e mistério. O mundo das cores opõe-se ao dos valores e o elegante é ainda o esmaecimento das aparências em benefício do ser: grau zero de cor é também o paradigma da dignidade, um padrão moral.
No alto, no canto superior direito do slide, temos o detalhe da Madonna (Hodegetria) em Triunfo Ortodoxo(adaptado) que é um fragmento do ícone religioso que passa a ser ostentado depois que, entre os ortodoxos do Império Romano do Oriente, ocorre uma fervorosa disputa que restaura o uso pelos fiéis de símbolos religiosos figurativos, imagens que chamam de ícones e que haviam sido banidos (há inclusive uma festa que até hoje que marca este evento). Este fragmento do ícone está em uma obra que retrata a imperatriz Teodósia e sumos sacerdotes que exaltam o ícone da Virgem Maria com o Menino Jesus, seus detalhes são em ouro e vem para renovar o enlace dos fiéis com as imagens. “[...]Os bizantinos herdam dos gregos a capacidade de representar o mundo observado - os panejamentos, a anatomia correta dos corpos, a luz natural que banha os objetos. Mas, enquanto os gregos exploram a sensualidade e a sensorialidade do mundo observado, os bizantinos pretendem sobretudo traduzir a solenidade e a espiritualidade de uma História religiosa. Neste sentido, as personagens são muito alongadas, elegantes, quase espirituais e as atitudes solenes que demonstram coadunam-se com estas fisionomias. [...]”
(SALES LUÌS, Armando. Imaginários da paisagem. Universidade de Lisboa, 2016, p. 9-11. in http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/26275/1/ulsd730203_td_Tese.pdf)
Referências das imagens:
Fig. 1 - AUTOR DESCONHECIDO. Triunfo Ortodoxo (adaptado), XIV-XV. In British Museum. Disponível em:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Triumph_orthodoxy.jpg Acesso em: 29/03/2019.
Fig. 2 - EYCK, Jan Van. Madonna na Igreja, 1438 . Óleo em madeira, 31,10 x 13,90. In Gemäldegalerie do Staatliche Museu de Berlim. Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jan_van_Eyck_Madonna_in_the_Church.jpg Acesso em: 29/03/2019.
Fig. 3 - SANZIO, Raphael. Madonna Alba, 1510. Óleo no painel transferido para tela.
In Nacional Gallery of Art Washington D.C. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Raphael_-_The_Alba_Madonna_-_Google_Art_Project.jpg Acesso em: 29/03/2019.
Para você saber mais:
Renascença Italiana X Renascença do Norte in STRICKLAND, Carol. Renascimento da Arte. Arte Comentada (Da Pré-História ao Pós-Moderno). Ediouro. Rio de Janeiro: 1999, p.40. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7mZfV8hS2J6676Myhh2Tbw63vaBR9B63HftkXmNZP3sf5y7VzA7CsEe2DGkH/his7-04und-01-renascenca-italiana-x-renascenca-do-norte.pdf. Quadro comparativo sobre os aspectos que diferenciam a pintura na Itália e no Norte.
A Madonna na Igreja, Jan Van Eyck, 1438 (Análise da obra). Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=maYIE2mQo68 Acesso em: 29/3/2019.
A arte bizantina. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=MuA1a2L4rnA Acesso em: 29/3/2019.
A devoção privada e o culto à Virgem nas obras marianas de Van Eyck. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/eneimagem/2013/anais2013/trabalhos/pdf/Rafael%20Fernandes%20Speglic.pdf Acesso em: 29/3/2019.
Madonna da humildade. Disponível em: https://www.nga.gov/research/in-depth/madonna-child.html Acesso em: 29/3/2019.
Raphael, Alba Madonna. Disponível em: https://www.khanacademy.org/humanities/renaissance-reformation/high-ren-florence-rome/high-renaissance1/v/raphael-alba-madonna-c-1510 Acesso em: 29/3/2019.
Problematização
Orientações: Mantenha os grupos, insira a Ficha Atividade III e solicite que os alunos realizem o que se pede na ficha. Peça que observem os elementos clássicos greco-romanos presentes na obra, característica fundamental das obras renascentistas e aqueles elementos que revelam a cultura medieval.
Link Atividade III - O nascimento de Vênus aqui:
O fascínio sobre a origem das coisas revelado pela figura feminina persiste, e a questão da feminilidade ultrapassa as madonas cristãs (Virgem Maria e Menino) com a retomada da representação de inspiração mitológica clássica greco-romana de Vênus em seu ambiente natural (O nascimento de Vênus - Botticelli).
O gestual e o nu antes reprimido também seria revelador do porvir.
Referência da imagem:
BOTTICELLI, Sandro. O nascimento de Vênus, 1485. Têmpera em madeira. in Galeria Uffizzi, Florença. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sandro_Botticelli_-_La_nascita_di_Venere_-_Google_Art_Project_-_edited.jpg Acesso em: 29/3/2019.
Para saber mais:
Top 3 Botticelli - O nascimento de Vênus. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=STWrh7UOJAc&t=0s&list=PLy4lx36pian_hlcKxkgOF-m6vkYcwS87i&index=3. Acesso em: 29/3/2019. A partir do começo até 8:54.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Chegamos à etapa final deste plano. Peça que observem atentamente a imagem e respondam:
1- A que se referem os pôsteres que vemos nesta fotografia?
2- Eles foram produzidos no mesmo período?
3- Qual deles é o clássico?
Espera-se que saibam que os pôsteres fazem menção aos quadrinhos da Marvel (lançados em 1943) de um lado e do filme Vingadores de outro (atual), todos sob a mesma temática, a dos super-heróis reunidos para salvar, com a autorização do governo americano, o Universo. Possivelmente ficarão primeiramente confusos com a pergunta sobre qual é o clássico, possivelmente dirão que os quadrinhos seja o clássico e talvez que o filme Vingadores também. Ajude-os a compreender que cada época cria ou recria seus clássicos. Que nesta de criar e recriar os Vingadores além das revistas já foram apresentados na forma de desenhos e até videogame.
Peça por fim que escolham outro clássico antigo, algo que para eles seja muito legal, que deveria voltar a fazer sucesso, seja uma música, um desenho animado, um filme, um estilo de Moda, uma arte visual e que justifiquem o motivo de sua escolha baseada nas ideias que esta produção representa enquanto inovação ou retomada. Peça que imaginem como seria se muitos artistas reproduzissem aquele estilo de arte a ponto de virar referência para arte hoje, interferindo nas ideias do presente, tal qual o exemplo citado.
De acordo com o tipo de produção, sugere-se a produção de cartazes, poderão compartilhar com a classe oralmente, expor em forma de mural ou mesmo reproduzi-los no projetor. Poderão produzir com mais detalhe essa argumentação para apresentar para a turma se houver sala de informática ou possuírem internet a fim de ilustrar melhor a atividade.
Link Fonte Visual Sistematização Marvel:
Referência da imagem:
KLINE, Doug. Pop Culture Geek (in WonderCon - Marvel Comics booth), 2012. Disponível em:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:WonderCon_2012_-_Marvel_Comics_booth_(6873027378).jpg. Acesso em: 29/3/2019.
Para saber mais:
Confira o cronograma de filmes da Disney para os próximos três anos. Disponível em:
https://www.metropoles.com/entretenimento/cinema/confira-o-cronograma-de-filmes-da-disney-para-os-proximos-tres-anos Acesso em: 29/3/2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é identificar e discutir o significado de Renascimento Cultural e artístico para a História.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Inicie a aula com questões para refletirem sobre o tema:
- Você já ouviu uma expressão que use a palavra "clássico", como “clássico de futebol”, “música clássica” ou “clássicos de cinema”? Qual?
- O que é um clássico?
Sugere-se que você utilize um aplicativo de construção de nuvem de palavras para mapear visualmente as percepções dos alunos a respeito do conceito de “clássico”. O Mentimeter é uma boa ferramenta para isso (veja como usá-lo aqui).
Disponibilize aos alunos a definição de Renascimento e o trecho de texto sobre este conceito. Eles devem fazer a leitura e responder as questões no caderno ou em mídias digitais, como o Google sala de aula.
Problematização
Disponibilize as imagens das Madonas aos alunos. Insira uma legenda ou comentário:
- “As Madonas são representações da Virgem Maria, são símbolos importantes da fé católica. Há 2 mil anos, é retratada pelas mais variadas culturas, são clássicos.”
Os alunos devem observá-las e responder:
- O que há em comum entre estas três imagens?
- O que há de diferente?
- Mesmo com as diferenças, é possível identificar o tema da pintura?
- Por que podemos dizer que estas imagens são clássicos?
Disponibilize o documento com a imagem da obra “O Nascimento de Vênus” e oriente os alunos a realizarem a atividade sugerida, identificando as referências de elementos clássicos greco-romanos na obra.
Incentive que expressem as conclusões com os colegas por meio de troca de mensagens, participação em um quiz no Mentimeter (veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página) ou participação em videoconferência.
Sistematização
Sugira que os estudantes organizem um “Mural dos clássicos”, no qual irão expor desde as obras estudadas ao longo da aula, com as devidas legendas explicativas, até os elementos que identificam como sendo “clássicos do nosso tempo”: algo que, para eles, seja muito legal, que voltou ou deveria voltar a ser produzido de novas maneiras, seja uma música, um desenho animado, um filme, um estilo de moda, arte visual etc. Dê opções de como podem organizá-lo:
- Manualmente: utilizando folhas do caderno, sulfite ou cartolina, inserindo desenhos, recortes de revistas e textos explicativos. Devem fotografá-los e compartilhar com a turma.
- Virtualmente: oriente-os a criar um mural virtual colaborativo, no qual irão inserir as imagens e textos. O Padlet é uma boa ferramenta para isso (veja aqui como usá-lo aqui).
Convite às famílias
Vamos conhecer mais a respeito das obras mencionadas ao longo da aula:
- A Madonna na Igreja, Jan Van Eyck, 1438 (Análise da obra). Disponível aqui.
- A arte bizantina. Disponível aqui.
Top 3 Botticelli - O nascimento de Vênus. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Vanessa Cardoso
Mentor: Luis Felipe Nobrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo.
Objeto(s) de conhecimento: Humanismos: uma nova visão de ser humano e de mundo. Renascimentos artísticos e culturais.
Habilidade(s) da BNCC: (EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
Palavras-chave: Renascimento, Humanismo, Clássico, Madonna, Ícone, Jan Van Eyck, Raphael Sanzio, Botticelli, Marvel.