10362
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Conhecendo o calendário

Plano de aula de Matemática com atividades para 1ºano do Fundamental sobre Medidas de tempo: uso do calendário.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.

Objetivos específicos

Reconhecer um calendário, identificando suas características  e seu uso no dia-a-dia.

Conceito-chave

Medidas de tempo: uso do calendário.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca ou color set cortado em tamanho A4;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Cola;
  • Calendário em tamanho grande.







Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Faça um breve levantamento do conhecimento prévio dos alunos acerca do que conhecem sobre medidas de tempo. Verifique se o calendário aparece como uma das hipóteses das crianças. Apresente a imagem do calendário no slide 4 e explore oralmente se é algo conhecido dos alunos, se já viram um igual ou parecido e se sabem para que serve. O calendário convencional aparece sob a forma de tabela, essa forma de organização do tempo tem certas características e regularidades que muitas vezes os alunos do 1º ano ainda não compreendem logo ao início do ano. Por isso, explorar visualmente e oralmente as características do calendário é fundamental para que o compreendam.

Propósito: Verificar o conhecimento prévio dos alunos com relação às medidas de tempo.

Discuta com a turma:

  • O que é tempo?
  • Por que contamos o tempo?
  • Existe somente uma forma de medir o tempo?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Faça um breve levantamento do conhecimento prévio dos alunos acerca do que conhecem sobre medidas de tempo. Verifique se o calendário aparece como uma das hipóteses das crianças. Apresente a imagem do calendário no slide 4 e explore oralmente se é algo conhecido dos alunos, se já viram um igual ou parecido e se sabem para que serve. O calendário convencional aparece sob a forma de tabela, essa forma de organização do tempo tem certas características e regularidades que muitas vezes os alunos do 1º ano ainda não compreendem logo ao início do ano. Por isso, explorar visualmente e oralmente as características do calendário é fundamental para que o compreendam.

Propósito: Verificar o conhecimento prévio dos alunos com relação às medidas de tempo.

Discuta com a turma:

  • O que é tempo?
  • Por que contamos o tempo?
  • Existe somente uma forma de medir o tempo?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Prepare previamente o material a ser distribuído, recortando o calendário em várias partes, (esse arquivo para impressão está no item materiais complementares). Organize a turma em grupos de 4 crianças e peça que cada grupo discuta e monte o calendário da forma como acharem estar correto. Assim que terminarem, peça para colarem seu calendário no quadro para que as crianças possam observar e comparar seus resultados com o de seus colegas. Ao pedir para compararem os resultados, é importante fazer questões que levem as crianças a refletirem sobre o quanto o modelo que criaram é parecido com o calendário original apresentado no início da aula. É importante lembrar também que, apesar de muitas vezes os alunos saberem recitar a sequência dos meses, eles ainda não tem a noção desse tempo.

Propósito: Montar um calendário utilizando estratégias próprias.

Discuta com a turma:

  • Qual é o ano em que nós estamos? Essa informação deve aparecer no calendário? Alguém esqueceu de colocar essa informação?
  • Alguém sabe quantos meses o ano tem? Quantos meses aparecem no calendário de vocês?
  • Quais meses já se passaram? Alguém sabe o nome de outros meses?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Com base nos dados obtidos através da discussão acerca da comparação dos calendários montados pelos alunos, projete ou cole na lousa o modelo de calendário e comece a listar no quadro quais são as características principais de um calendário. Nesse momento, é importante recuperar as informações mais relevantes da discussão que dizem respeito às características do calendário: que ele compreende o período de um ano, que o número correspondente a esse ano é indicado no calendário e serve como referência de localização no tempo, que é dividido em 12 meses e que existe uma ordem em que os meses aparecem no calendário. Após o término da discussão, leia com os alunos a lista de características do calendário.

Propósito: Discutir e compartilhar as diferentes soluções entre os alunos.

Discuta com a turma:

  • Por que a informação sobre o ano é importante no calendário?
  • Os meses podem ser organizados em qualquer ordem? Por quê?
  • Quantos meses temos no calendário?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Logo após a discussão sobre o calendário, reforce com os alunos os principais pontos conceituais tratados durante a atividade. Isso pode ser feito por meio da leitura deste slide da apresentação, ou repetindo a leitura da lista feita no quadro, onde foram elencadas as características principais do calendário e seu uso. Não deixe de citar os pontos mencionados abaixo:

  • O calendário compreende o período de um ano.
  • O ano também faz parte de uma contagem e o número correspondente a esse ano é indicado no calendário (por exemplo: 2018).
  • O ano é dividido em 12 meses e existe uma ordem em que os meses aparecem no calendário.
  • Cada mês tem um nome e uma quantidade específica de dias.

Propósito: Retomar o assunto da aula para sistematizar os conceitos abordados.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Logo após a leitura da lista feita no quadro, onde foram elencadas as características principais do calendário e seu uso, peça que os alunos repitam em voz alta todas as características do calendário. Não é necessário que as características estejam na mesma ordem em que foram elencadas, porém, ajude-os caso esqueçam de alguma característica.

Propósito: Relembrar os assuntos discutidos na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Distribua uma cópia do calendário para cada aluno dizendo que eles precisarão identificar três itens diferentes. Para cada item, utilizam uma forma de marcação. Peça, primeiramente, para observarem o calendário que receberam e localizarem e pintarem de vermelho onde aparece a informação sobre o ano. Dê um tempo para que executem e, logo em seguida, peça para localizarem e pintaram de amarelo o mês de junho. Após perceber que as crianças já concluíram, peça para circularem o mês de outubro. Dê uma comanda de cada vez e deixe que localizem no material o que foi solicitado.

Obs.: Se for necessário, altere os meses solicitados para os alunos pintarem e circularem ou inclua mais um ou dois comandos de marcação no calendário.

Propósito: Mobilizar os conceitos aprendidos durante a aula para resolver mais uma atividade envolvendo calendário.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram encontrar as informações solicitadas no calendário?
  • Como foi a experiência, fácil ou difícil?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Leitura complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.

Objetivos específicos

Reconhecer um calendário, identificando suas características  e seu uso no dia-a-dia.

Conceito-chave

Medidas de tempo: uso do calendário.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca ou color set cortado em tamanho A4;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Cola;
  • Calendário em tamanho grande.






Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Faça um breve levantamento do conhecimento prévio dos alunos acerca do que conhecem sobre medidas de tempo. Verifique se o calendário aparece como uma das hipóteses das crianças. Apresente a imagem do calendário no slide 4 e explore oralmente se é algo conhecido dos alunos, se já viram um igual ou parecido e se sabem para que serve. O calendário convencional aparece sob a forma de tabela, essa forma de organização do tempo tem certas características e regularidades que muitas vezes os alunos do 1º ano ainda não compreendem logo ao início do ano. Por isso, explorar visualmente e oralmente as características do calendário é fundamental para que o compreendam.

Propósito: Verificar o conhecimento prévio dos alunos com relação às medidas de tempo.

Discuta com a turma:

  • O que é tempo?
  • Por que contamos o tempo?
  • Existe somente uma forma de medir o tempo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Faça um breve levantamento do conhecimento prévio dos alunos acerca do que conhecem sobre medidas de tempo. Verifique se o calendário aparece como uma das hipóteses das crianças. Apresente a imagem do calendário no slide 4 e explore oralmente se é algo conhecido dos alunos, se já viram um igual ou parecido e se sabem para que serve. O calendário convencional aparece sob a forma de tabela, essa forma de organização do tempo tem certas características e regularidades que muitas vezes os alunos do 1º ano ainda não compreendem logo ao início do ano. Por isso, explorar visualmente e oralmente as características do calendário é fundamental para que o compreendam.

Propósito: Verificar o conhecimento prévio dos alunos com relação às medidas de tempo.

Discuta com a turma:

  • O que é tempo?
  • Por que contamos o tempo?
  • Existe somente uma forma de medir o tempo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Prepare previamente o material a ser distribuído, recortando o calendário em várias partes, (esse arquivo para impressão está no item materiais complementares). Organize a turma em grupos de 4 crianças e peça que cada grupo discuta e monte o calendário da forma como acharem estar correto. Assim que terminarem, peça para colarem seu calendário no quadro para que as crianças possam observar e comparar seus resultados com o de seus colegas. Ao pedir para compararem os resultados, é importante fazer questões que levem as crianças a refletirem sobre o quanto o modelo que criaram é parecido com o calendário original apresentado no início da aula. É importante lembrar também que, apesar de muitas vezes os alunos saberem recitar a sequência dos meses, eles ainda não tem a noção desse tempo.

Propósito: Montar um calendário utilizando estratégias próprias.

Discuta com a turma:

  • Qual é o ano em que nós estamos? Essa informação deve aparecer no calendário? Alguém esqueceu de colocar essa informação?
  • Alguém sabe quantos meses o ano tem? Quantos meses aparecem no calendário de vocês?
  • Quais meses já se passaram? Alguém sabe o nome de outros meses?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Com base nos dados obtidos através da discussão acerca da comparação dos calendários montados pelos alunos, projete ou cole na lousa o modelo de calendário e comece a listar no quadro quais são as características principais de um calendário. Nesse momento, é importante recuperar as informações mais relevantes da discussão que dizem respeito às características do calendário: que ele compreende o período de um ano, que o número correspondente a esse ano é indicado no calendário e serve como referência de localização no tempo, que é dividido em 12 meses e que existe uma ordem em que os meses aparecem no calendário. Após o término da discussão, leia com os alunos a lista de características do calendário.

Propósito: Discutir e compartilhar as diferentes soluções entre os alunos.

Discuta com a turma:

  • Por que a informação sobre o ano é importante no calendário?
  • Os meses podem ser organizados em qualquer ordem? Por quê?
  • Quantos meses temos no calendário?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Logo após a discussão sobre o calendário, reforce com os alunos os principais pontos conceituais tratados durante a atividade. Isso pode ser feito por meio da leitura deste slide da apresentação, ou repetindo a leitura da lista feita no quadro, onde foram elencadas as características principais do calendário e seu uso. Não deixe de citar os pontos mencionados abaixo:

  • O calendário compreende o período de um ano.
  • O ano também faz parte de uma contagem e o número correspondente a esse ano é indicado no calendário (por exemplo: 2018).
  • O ano é dividido em 12 meses e existe uma ordem em que os meses aparecem no calendário.
  • Cada mês tem um nome e uma quantidade específica de dias.

Propósito: Retomar o assunto da aula para sistematizar os conceitos abordados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Logo após a leitura da lista feita no quadro, onde foram elencadas as características principais do calendário e seu uso, peça que os alunos repitam em voz alta todas as características do calendário. Não é necessário que as características estejam na mesma ordem em que foram elencadas, porém, ajude-os caso esqueçam de alguma característica.

Propósito: Relembrar os assuntos discutidos na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Distribua uma cópia do calendário para cada aluno dizendo que eles precisarão identificar três itens diferentes. Para cada item, utilizam uma forma de marcação. Peça, primeiramente, para observarem o calendário que receberam e localizarem e pintarem de vermelho onde aparece a informação sobre o ano. Dê um tempo para que executem e, logo em seguida, peça para localizarem e pintaram de amarelo o mês de junho. Após perceber que as crianças já concluíram, peça para circularem o mês de outubro. Dê uma comanda de cada vez e deixe que localizem no material o que foi solicitado.

Obs.: Se for necessário, altere os meses solicitados para os alunos pintarem e circularem ou inclua mais um ou dois comandos de marcação no calendário.

Propósito: Mobilizar os conceitos aprendidos durante a aula para resolver mais uma atividade envolvendo calendário.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram encontrar as informações solicitadas no calendário?
  • Como foi a experiência, fácil ou difícil?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Leitura complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA16 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano