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Plano de aula > História > 3º ano > A noção de espaço público e privado

Plano de aula - Banho de rio e mar

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Banho de rio e mar

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Flávia Nazaré Vilhena

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI12 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis e borracha.

Material complementar:

  • Folha de atividade da sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SJg77uc4TQQPuZ6v89eSjpmzN4TMn7pew8Kw7mr2V89PrFAsSJRZxgCHJgVt/his3-12und05-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

  • Imagens e ilustrações para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rcQYv9hNaRbwpuWKhw65Bsg2Afj32hCqEdcsdxPQa5jVV5uzwR69WAAfrBEY/his3-12und05-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

DIAS, Cleber."LAZER: história, conceitos e definições".

Disponível em:

https://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/viewFile/17878/10833 Acesso em: 15/04/2019

REIS. L. J. A ; CAVICHIOLLI. F.R; STAREPRAVO. F. A. A OCORRÊNCIA HISTÓRICA DO LAZER: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA CONFIGURACIONAL. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 3, p. 63-78, maio 2009.

Disponível em:

http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/viewFile/248/365 Acesso em: 15/04/2019

SANTOS. R. O ; COSTA. V. L. M ; TUBINO. M. J. G. HISTÓRIA DO LAZER: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL.

Disponível em:

http://www.fiepbulletin.net/index.php/fiepbulletin/article/view/1083 Acesso em: 15/04/2019

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente este objetivo aos alunos. Caso não seja possível projetar o slide exponha-o em um suporte que fique visível aos alunos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Contextualize a aula organizando os alunos em uma grande roda para conversa. Neste momento os alunos deverão ser estimulados a contar suas vivências sobre suas férias ou viagens nos feriados e fins de semana. Para seguir com esta etapa, sugere-se o roteiro abaixo:

  • Exiba o slide acima para os alunos e peça que observem com atenção.
  • Em seguida pergunte ao grupo do que se trata a imagem no slide ( espera-se que os alunos falem ser de viagem, passeio, férias).
  • Agora pergunte quem gosta de viajar ( espera-se que todos se manifestem).
  • Então pergunte para onde eles costumam viajar com seus familiares ou responsáveis (é importante deixar que as crianças falem, mas que também respeitem a vez de cada um).
  • Os alunos mencionando ou não as praias, diga-lhes que hoje na aula vocês conversarão sobre passeios nelas.

Imagem. Praia. Banco de Imagem Nova Escola. Acesso em: 15/04/2019

Como adequar à sua realidade:

  • A imagem do slide pode ser substituída por outra de sua preferência principalmente se houver praias próximas a localidade onde os alunos vivem.

  • O roteiro de conversa com os alunos também poderá ser adaptado de acordo com as colocações dos alunos.

  • Se optar por usar o slide como está , mas não puder projetar, a imagem nele está disponível para impressão e assim você poderá usá-la em um cartaz ou colando em algum suporte na sala que permita aos alunos visualizar.

  • Se a cidade ou localidade dos alunos não tem praias próximas e logo as praias não são o principal destino de viagens dos moradores, trabalhe com que é comum como: rios, igarapés e balneários.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Seguindo a aula nesta etapa de problematização os alunos terão como desafio debater aspectos sobre a praia como espaço de lazer, incluindo o de saber que nas praias as pessoas exercem tanto atividades de lazer como de trabalho. Para tanto será usado como fonte histórica um vídeo que mostra a praia de Copacabana em 1963. Para seguir com esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:

  • Reúna os alunos em quatro equipes.
  • Organizadas as equipes explique que falar sobre a praia como lazer nos leva a conhecer também sobre outros temas como trabalho, moda, meio ambiente e as mudanças que nossa sociedade vive com o passar dos anos.
  • Explique também que o desafio das equipes será conversar sobre os temas relacionados acima. Cada equipe receberá um tema.

  • Ao assistir os vídeos quais as diferenças entre eles mais chamou a atenção de vocês?
  • No vídeo da praia antigamente havia a presença de trabalhadores como vendedores? Ou de estabelecimentos comerciais como quiosques e barracas? (O vídeo não deixa isso claro, mas você pode dizer que já que há fluxo de pessoas é provável também haja pessoas trabalhando, vendendo alimentos ou coisas típicas dos espaços como a praia)
  • Ao assistir aos dois vídeos vocês identificaram alguma mudança na paisagem?
  • Há diferenças entre os dois vídeos sobre a forma que as pessoas usam a praia para se divertir ou descansar?

  • Entregue as equipes os temas e peça que assistam com atenção o vídeo, que é a fonte de informações da aula.
  • Após o tempo para as equipes conversarem sobre as questões que receberão peça que eles socializem as conclusões a que chegaram.
  • Você deverá sintetizar as colocações dos alunos no quadro da sala para que todos possam ter acesso.

Youtube: RIO ANTIGO -- PRAIA DE COPACABANA (1963) -- AGÊNCIA NACIONAL

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=I0Ql8tAbK-8 Acesso em 28/03/2019

Como adequar à sua realidade:

  • As fontes utilizadas podem ser substituídas por outras que sejam mais acessíveis para você como: fotografias, relatos orais, reportagens etc.

  • Como exposto no slide anterior, se na sua localidade não é comum as pessoas viajarem para praias, trabalhe com o que for mais comum como rios e igarapés. Muitos lugares como estes são transformados em balneários e também contam com a presença de bares, quiosques, vendedores, garçons etc. Seria bem interessante trabalhar com a memória dos alunos através das fotografias de família.

  • De acordo com as colocações dos alunos ou mesmo se não for trabalhar com praias você poderá alterar o roteiro de perguntas para as equipes.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Seguindo a aula nesta etapa de problematização os alunos terão como desafio debater aspectos sobre a praia como espaço de lazer, incluindo o de saber que nas praias as pessoas exercem tanto atividades de lazer como de trabalho. Para tanto será usado como fonte histórica um vídeo que mostra a praia de Copacabana em 1963. Para seguir com esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:

  • Reúna os alunos em quatro equipes.
  • Organizadas as equipes explique que falar sobre a praia como lazer nos leva a conhecer também sobre outros temas como trabalho, moda, meio ambiente e as mudanças que nossa sociedade vive com o passar dos anos.
  • Explique também que o desafio das equipes será conversar sobre os temas relacionados acima. Cada equipe receberá um tema.

  • Ao assistir os vídeos quais as diferenças entre eles mais chamou a atenção de vocês?
  • No vídeo da praia antigamente havia a presença de trabalhadores como vendedores? Ou de estabelecimentos comerciais como quiosques e barracas? (O vídeo não deixa isso claro, mas você pode dizer que já que há fluxo de pessoas é provável também haja pessoas trabalhando, vendendo alimentos ou coisas típicas dos espaços como a praia)
  • Ao assistir aos dois vídeos vocês identificaram alguma mudança na paisagem?
  • Há diferenças entre os dois vídeos sobre a forma que as pessoas usam a praia para se divertir ou descansar?

  • Entregue as equipes os temas e peça que assistam com atenção o vídeo, que é a fonte de informações da aula.
  • Após o tempo para as equipes conversarem sobre as questões que receberão peça que eles socializem as conclusões a que chegaram.
  • Você deverá sintetizar as colocações dos alunos no quadro da sala para que todos possam ter acesso.

Youtube: RIO ANTIGO -- PRAIA DE COPACABANA (1963) -- AGÊNCIA NACIONAL

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=I0Ql8tAbK-8 Acesso em 28/03/2019

Como adequar à sua realidade:

  • As fontes utilizadas podem ser substituídas por outras que sejam mais acessíveis para você como: fotografias, relatos orais, reportagens etc.

  • Como exposto no slide anterior, se na sua localidade não é comum as pessoas viajarem para praias, trabalhe com o que for mais comum como rios e igarapés. Muitos lugares como estes são transformados em balneários e também contam com a presença de bares, quiosques, vendedores, garçons etc. Seria bem interessante trabalhar com a memória dos alunos através das fotografias de família.

  • De acordo com as colocações dos alunos ou mesmo se não for trabalhar com praias você poderá alterar o roteiro de perguntas para as equipes.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Neste momento deverá ser feita uma atividade de sistematização do que foi desenvolvido na aula. Portanto os alunos deverão fazer a seguinte atividade:

  • Explique às crianças que agora elas farão uma atividade individual na qual terão que escrever o que aprenderam sobre a praia como espaço de diversão.
  • Entregue para cada um a folha de atividade da sistematização.
  • Após concluída a atividade, exponha a produção dos alunos no mural da sala.

Ilustração. Crianças pensandos. Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 15/04/2019

  • Folha de atividade da sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SJg77uc4TQQPuZ6v89eSjpmzN4TMn7pew8Kw7mr2V89PrFAsSJRZxgCHJgVt/his3-12und05-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Se não for possível projetar o slide utilize a ilustração que está disponível para impressão e faça um cartaz ou colo em algum suporte da sala que fique visível aos alunos. Se também não for possível imprimir a folha de atividade copie no quadro da sala e peça aos alunos para copiarem para uma outra folha. Neste caso eles podem só reproduzir o balão de pensamento.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI12 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis e borracha.

Material complementar:

  • Folha de atividade da sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SJg77uc4TQQPuZ6v89eSjpmzN4TMn7pew8Kw7mr2V89PrFAsSJRZxgCHJgVt/his3-12und05-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

  • Imagens e ilustrações para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rcQYv9hNaRbwpuWKhw65Bsg2Afj32hCqEdcsdxPQa5jVV5uzwR69WAAfrBEY/his3-12und05-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

DIAS, Cleber."LAZER: história, conceitos e definições".

Disponível em:

https://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/viewFile/17878/10833 Acesso em: 15/04/2019

REIS. L. J. A ; CAVICHIOLLI. F.R; STAREPRAVO. F. A. A OCORRÊNCIA HISTÓRICA DO LAZER: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA CONFIGURACIONAL. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 3, p. 63-78, maio 2009.

Disponível em:

http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/viewFile/248/365 Acesso em: 15/04/2019

SANTOS. R. O ; COSTA. V. L. M ; TUBINO. M. J. G. HISTÓRIA DO LAZER: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL.

Disponível em:

http://www.fiepbulletin.net/index.php/fiepbulletin/article/view/1083 Acesso em: 15/04/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente este objetivo aos alunos. Caso não seja possível projetar o slide exponha-o em um suporte que fique visível aos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Contextualize a aula organizando os alunos em uma grande roda para conversa. Neste momento os alunos deverão ser estimulados a contar suas vivências sobre suas férias ou viagens nos feriados e fins de semana. Para seguir com esta etapa, sugere-se o roteiro abaixo:

  • Exiba o slide acima para os alunos e peça que observem com atenção.
  • Em seguida pergunte ao grupo do que se trata a imagem no slide ( espera-se que os alunos falem ser de viagem, passeio, férias).
  • Agora pergunte quem gosta de viajar ( espera-se que todos se manifestem).
  • Então pergunte para onde eles costumam viajar com seus familiares ou responsáveis (é importante deixar que as crianças falem, mas que também respeitem a vez de cada um).
  • Os alunos mencionando ou não as praias, diga-lhes que hoje na aula vocês conversarão sobre passeios nelas.

Imagem. Praia. Banco de Imagem Nova Escola. Acesso em: 15/04/2019

Como adequar à sua realidade:

  • A imagem do slide pode ser substituída por outra de sua preferência principalmente se houver praias próximas a localidade onde os alunos vivem.

  • O roteiro de conversa com os alunos também poderá ser adaptado de acordo com as colocações dos alunos.

  • Se optar por usar o slide como está , mas não puder projetar, a imagem nele está disponível para impressão e assim você poderá usá-la em um cartaz ou colando em algum suporte na sala que permita aos alunos visualizar.

  • Se a cidade ou localidade dos alunos não tem praias próximas e logo as praias não são o principal destino de viagens dos moradores, trabalhe com que é comum como: rios, igarapés e balneários.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Seguindo a aula nesta etapa de problematização os alunos terão como desafio debater aspectos sobre a praia como espaço de lazer, incluindo o de saber que nas praias as pessoas exercem tanto atividades de lazer como de trabalho. Para tanto será usado como fonte histórica um vídeo que mostra a praia de Copacabana em 1963. Para seguir com esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:

  • Reúna os alunos em quatro equipes.
  • Organizadas as equipes explique que falar sobre a praia como lazer nos leva a conhecer também sobre outros temas como trabalho, moda, meio ambiente e as mudanças que nossa sociedade vive com o passar dos anos.
  • Explique também que o desafio das equipes será conversar sobre os temas relacionados acima. Cada equipe receberá um tema.

  • Ao assistir os vídeos quais as diferenças entre eles mais chamou a atenção de vocês?
  • No vídeo da praia antigamente havia a presença de trabalhadores como vendedores? Ou de estabelecimentos comerciais como quiosques e barracas? (O vídeo não deixa isso claro, mas você pode dizer que já que há fluxo de pessoas é provável também haja pessoas trabalhando, vendendo alimentos ou coisas típicas dos espaços como a praia)
  • Ao assistir aos dois vídeos vocês identificaram alguma mudança na paisagem?
  • Há diferenças entre os dois vídeos sobre a forma que as pessoas usam a praia para se divertir ou descansar?

  • Entregue as equipes os temas e peça que assistam com atenção o vídeo, que é a fonte de informações da aula.
  • Após o tempo para as equipes conversarem sobre as questões que receberão peça que eles socializem as conclusões a que chegaram.
  • Você deverá sintetizar as colocações dos alunos no quadro da sala para que todos possam ter acesso.

Youtube: RIO ANTIGO -- PRAIA DE COPACABANA (1963) -- AGÊNCIA NACIONAL

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=I0Ql8tAbK-8 Acesso em 28/03/2019

Como adequar à sua realidade:

  • As fontes utilizadas podem ser substituídas por outras que sejam mais acessíveis para você como: fotografias, relatos orais, reportagens etc.

  • Como exposto no slide anterior, se na sua localidade não é comum as pessoas viajarem para praias, trabalhe com o que for mais comum como rios e igarapés. Muitos lugares como estes são transformados em balneários e também contam com a presença de bares, quiosques, vendedores, garçons etc. Seria bem interessante trabalhar com a memória dos alunos através das fotografias de família.

  • De acordo com as colocações dos alunos ou mesmo se não for trabalhar com praias você poderá alterar o roteiro de perguntas para as equipes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Seguindo a aula nesta etapa de problematização os alunos terão como desafio debater aspectos sobre a praia como espaço de lazer, incluindo o de saber que nas praias as pessoas exercem tanto atividades de lazer como de trabalho. Para tanto será usado como fonte histórica um vídeo que mostra a praia de Copacabana em 1963. Para seguir com esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:

  • Reúna os alunos em quatro equipes.
  • Organizadas as equipes explique que falar sobre a praia como lazer nos leva a conhecer também sobre outros temas como trabalho, moda, meio ambiente e as mudanças que nossa sociedade vive com o passar dos anos.
  • Explique também que o desafio das equipes será conversar sobre os temas relacionados acima. Cada equipe receberá um tema.

  • Ao assistir os vídeos quais as diferenças entre eles mais chamou a atenção de vocês?
  • No vídeo da praia antigamente havia a presença de trabalhadores como vendedores? Ou de estabelecimentos comerciais como quiosques e barracas? (O vídeo não deixa isso claro, mas você pode dizer que já que há fluxo de pessoas é provável também haja pessoas trabalhando, vendendo alimentos ou coisas típicas dos espaços como a praia)
  • Ao assistir aos dois vídeos vocês identificaram alguma mudança na paisagem?
  • Há diferenças entre os dois vídeos sobre a forma que as pessoas usam a praia para se divertir ou descansar?

  • Entregue as equipes os temas e peça que assistam com atenção o vídeo, que é a fonte de informações da aula.
  • Após o tempo para as equipes conversarem sobre as questões que receberão peça que eles socializem as conclusões a que chegaram.
  • Você deverá sintetizar as colocações dos alunos no quadro da sala para que todos possam ter acesso.

Youtube: RIO ANTIGO -- PRAIA DE COPACABANA (1963) -- AGÊNCIA NACIONAL

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=I0Ql8tAbK-8 Acesso em 28/03/2019

Como adequar à sua realidade:

  • As fontes utilizadas podem ser substituídas por outras que sejam mais acessíveis para você como: fotografias, relatos orais, reportagens etc.

  • Como exposto no slide anterior, se na sua localidade não é comum as pessoas viajarem para praias, trabalhe com o que for mais comum como rios e igarapés. Muitos lugares como estes são transformados em balneários e também contam com a presença de bares, quiosques, vendedores, garçons etc. Seria bem interessante trabalhar com a memória dos alunos através das fotografias de família.

  • De acordo com as colocações dos alunos ou mesmo se não for trabalhar com praias você poderá alterar o roteiro de perguntas para as equipes.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Neste momento deverá ser feita uma atividade de sistematização do que foi desenvolvido na aula. Portanto os alunos deverão fazer a seguinte atividade:

  • Explique às crianças que agora elas farão uma atividade individual na qual terão que escrever o que aprenderam sobre a praia como espaço de diversão.
  • Entregue para cada um a folha de atividade da sistematização.
  • Após concluída a atividade, exponha a produção dos alunos no mural da sala.

Ilustração. Crianças pensandos. Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 15/04/2019

  • Folha de atividade da sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SJg77uc4TQQPuZ6v89eSjpmzN4TMn7pew8Kw7mr2V89PrFAsSJRZxgCHJgVt/his3-12und05-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Se não for possível projetar o slide utilize a ilustração que está disponível para impressão e faça um cartaz ou colo em algum suporte da sala que fique visível aos alunos. Se também não for possível imprimir a folha de atividade copie no quadro da sala e peça aos alunos para copiarem para uma outra folha. Neste caso eles podem só reproduzir o balão de pensamento.

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