17543
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > A história recente

Plano de aula - A Revolução Chinesa

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre A Revolução Chinesa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isis Fernanda Ferrari

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações.

Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicarem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe o objetivo da aula, o documento com a imagem da etiqueta e alguns questionamentos. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

- O que significa a expressão “made in China”?
- É comum encontrar esta expressão em nosso cotidiano? Onde a encontramos?
- Vocês têm ou já compraram algum produto com a etiqueta “made in China”?
- Atualmente, o que sabemos sobre a China?

Você pode enviar pequenos áudios ou vídeos intermediando a análise da fonte, chamando a atenção para certos aspectos, esclarecendo dúvidas, acrescentando informações que achar necessárias etc.

Problematização
Neste momento, a proposta é que a turma seja dividida em grupos e que cada grupo crie uma história em quadrinhos que contemple os seguintes aspectos da história da Rev. Chinesa:

     1. Governo Provisório de Sun Yat-sen, características da nova República e os senhores da guerra.
     2. União entre Nacionalistas e Comunistas chineses para derrotar o Japão e impedir a conquista da China por este país.
     3. O Governo de Mao Tsé-tung

Encaminhe o documento com o texto, e os outros documentos que você escolher entre os disponíveis na aba Materiais e Atividades deste plano, de forma a oferecer subsídio para que os alunos consigam construir as suas histórias em quadrinhos.

Se não for possível trabalhar com os alunos agrupados, você pode propor que cada aluno crie a sua história em quadrinhos.

Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, discutir e preparar as suas histórias em quadrinhos. Você pode mandar áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações.

Eles podem produzir as histórias em papel e enviar fotografias das suas produções ou podem fazê-las virtualmente, utilizando uma das ferramentas sugeridas nas orientações da etapa, ou mesmo utilizando um documento do Google Docs ou Google Apresentações compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde eles conseguem inserir imagens da internet e textos, coletivamente.

Sistematização
Para a socialização das histórias em quadrinhos você pode propor que os alunos enviem as produções por Whatsapp, e-mail ou Google Sala de Aula, para que você e o restante da turma possam ver. Você pode propor que eles postem as histórias nas redes sociais e criem uma hashtag para encontrá-las e divulgá-las.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.

As famílias podem conhecer um pouco mais sobre a Revolução Chinesa com a matéria da revista Aventuras na História (disponível aqui) e o vídeo do canal do Nexo Jornal no Youtube (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_28UND03

(EF09HI28) Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A história recente do 9º ano:

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas