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Plano de aula > Geografia > 5º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Transformações de paisagens nas cidades

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar transformações de paisagens nas cidades comparando fotografias.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiego Da Silva Cruz

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, notebook, impressora, papel A3.

Para você saber mais:

Paisagem

https://escolakids.uol.com.br/geografia/paisagem.htm

Transformação no espaço geográfico

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/transformacao-no-espaco-geografico.htm

Sobre local para encontrar dados e fotos de arquivo de todos os municípios do Brasil:

https://cidades.ibge.gov.br/

Contextos prévios: Conhecimento sobre cidade e paisagens, paisagens urbanas.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula lendo o tema junto com a turma e pergunte a eles se já perceberam alterações em algum lugar ou no lugar onde moram. Pergunte-os se já visualizaram alguma ou algumas imagens antigas de algum lugar e se já imaginaram como a paisagem dos lugares muda com o tempo.

Para você saber mais:

Memória e imagens: a transformação da paisagem na cidade de Quevedos/RS, Brasil

http://www.scielo.br/pdf/urbe/v8n3/2175-3369-urbe-2175-3369008003AO05.pdf

Site mostra transformação da paisagem e resgata memória social da Rocinha

http://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2017-03/site-mostra-transformacao-da-paisagem-e-resgata-memoria-social-da-rocinha

Contextos prévios: Conhecimento sobre cidade e paisagens, paisagens urbanas.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Sugira aos alunos e alunas que observem as imagens do slide que demonstram a Praça da Sé, em São Paulo, em épocas diferentes: 1940, 1960 e anos 2000. Faça perguntas como: Você consegue identificar qual a foto mais antiga? E a foto mais nova? De quando as fotos são? Você consegue contar quantos anos se passaram entre a primeira e a segunda foto? E entre a segunda e a terceira foto? O que você consegue observar na paisagem da primeira imagem? O que mudou na paisagem dessa imagem?

Em seguida, converse com os alunos sobre as mudanças na cidade, comentando que elas nem sempre foram como a conhecemos, considerando que as alterações nas paisagens das cidades são facilmente percebidas por nós. Dialogue sobre o fato de que através de imagens e fotografias podemos identificar transformações que ocorreram nas cidades ao longo do tempo.

Como adequar à sua realidade: Caso tenha interesse, você pode utilizar imagens do bairro ou cidade onde a escola está inserida.

Para você saber mais:

O antes e o depois de diversas cidades registrado em fotografias

https://www.designerd.com.br/o-antes-e-depois-de-diversas-cidades-registrado-em-fotografias/

As transformações da paisagem urbana do bairro Nossa Senhora das Dores no município de Santa Maria/RS

http://www.scielo.br/pdf/urbe/v8n3/2175-3369-urbe-2175-3369008003AO05.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre as alterações que uma paisagem sofre ao longo do tempo de acordo com as necessidades de cada local e, em seguida, pergunte a eles: Por que as paisagens das cidades se alteram?

Para você saber mais:

Reconhece? Veja a transformação das grandes cidades turísticas do mundo

https://viagem.uol.com.br/noticias/2017/08/26/ontem-e-hoje-como-eram-grandes-cidades-turisticas-do-mundo-no-passado.htm

As transformações urbanas que marcaram Curitiba em um século

https://www.gazetadopovo.com.br/haus/urbanismo/transformacoes-urbanas-marcaram-curitiba-seculo/

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta etapa, você deverá ajudar os alunos a investigarem quais mudanças ocorreram nos últimos anos no lugar onde eles moram. É importante discutir pontos turísticos ou históricos da cidade ou do bairro neste momento, para que façam observações do quanto as paisagens mudaram.

Para aplicar esta aula, colete imagens de antes e depois de locais conhecidos do bairro ou cidade onde a escola está inserida. Peça aos alunos que observem as imagens e descreva o quanto aquela paisagem mudou, apontando pontos principais das mudanças.

Para você saber mais:

Espaço geográfico: a paisagem construída pela sociedade

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/espaco-geografico-a-paisagem-construida-pela-sociedade.htm

O Rio é uma cidade ainda em transformação

https://oglobo.globo.com/rio/o-rio-uma-cidade-ainda-em-transformacao-15466675

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações: Para esta última etapa, você deve imprimir duas cópias do mapa do bairro, comunidade ou cidade onde os alunos residem em tamanho grande - folha A3 ou maior. Os mapas receberão os títulos: Mapa 01 - Antes e Mapa 02 - Depois.

Peça aos alunos que colem as imagens dos pontos turísticos ou históricos no mapa. Cada fotografia em seu devido local, de acordo com a descrição “antes” e “depois”. Não esqueça que cada imagem deve conter uma legenda, indicando local e ano a que se refere.

Ao final, a turma terá construído um mapa de “antes” e um do “depois” do local onde moram e você deverá mediar um diálogo com elas sobre as mudanças ocorridas e qual a relevância delas.

Para você saber mais:

Transformações das cidades

https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/729917/transformacoes-das-cidades

As transformações da paisagem no ensino de Geografia: uma experiência pedagógica no/sobre o município de Itá

https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/2073/1/CARNIEL.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, notebook, impressora, papel A3.

Para você saber mais:

Paisagem

https://escolakids.uol.com.br/geografia/paisagem.htm

Transformação no espaço geográfico

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/transformacao-no-espaco-geografico.htm

Sobre local para encontrar dados e fotos de arquivo de todos os municípios do Brasil:

https://cidades.ibge.gov.br/

Contextos prévios: Conhecimento sobre cidade e paisagens, paisagens urbanas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula lendo o tema junto com a turma e pergunte a eles se já perceberam alterações em algum lugar ou no lugar onde moram. Pergunte-os se já visualizaram alguma ou algumas imagens antigas de algum lugar e se já imaginaram como a paisagem dos lugares muda com o tempo.

Para você saber mais:

Memória e imagens: a transformação da paisagem na cidade de Quevedos/RS, Brasil

http://www.scielo.br/pdf/urbe/v8n3/2175-3369-urbe-2175-3369008003AO05.pdf

Site mostra transformação da paisagem e resgata memória social da Rocinha

http://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2017-03/site-mostra-transformacao-da-paisagem-e-resgata-memoria-social-da-rocinha

Contextos prévios: Conhecimento sobre cidade e paisagens, paisagens urbanas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Sugira aos alunos e alunas que observem as imagens do slide que demonstram a Praça da Sé, em São Paulo, em épocas diferentes: 1940, 1960 e anos 2000. Faça perguntas como: Você consegue identificar qual a foto mais antiga? E a foto mais nova? De quando as fotos são? Você consegue contar quantos anos se passaram entre a primeira e a segunda foto? E entre a segunda e a terceira foto? O que você consegue observar na paisagem da primeira imagem? O que mudou na paisagem dessa imagem?

Em seguida, converse com os alunos sobre as mudanças na cidade, comentando que elas nem sempre foram como a conhecemos, considerando que as alterações nas paisagens das cidades são facilmente percebidas por nós. Dialogue sobre o fato de que através de imagens e fotografias podemos identificar transformações que ocorreram nas cidades ao longo do tempo.

Como adequar à sua realidade: Caso tenha interesse, você pode utilizar imagens do bairro ou cidade onde a escola está inserida.

Para você saber mais:

O antes e o depois de diversas cidades registrado em fotografias

https://www.designerd.com.br/o-antes-e-depois-de-diversas-cidades-registrado-em-fotografias/

As transformações da paisagem urbana do bairro Nossa Senhora das Dores no município de Santa Maria/RS

http://www.scielo.br/pdf/urbe/v8n3/2175-3369-urbe-2175-3369008003AO05.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre as alterações que uma paisagem sofre ao longo do tempo de acordo com as necessidades de cada local e, em seguida, pergunte a eles: Por que as paisagens das cidades se alteram?

Para você saber mais:

Reconhece? Veja a transformação das grandes cidades turísticas do mundo

https://viagem.uol.com.br/noticias/2017/08/26/ontem-e-hoje-como-eram-grandes-cidades-turisticas-do-mundo-no-passado.htm

As transformações urbanas que marcaram Curitiba em um século

https://www.gazetadopovo.com.br/haus/urbanismo/transformacoes-urbanas-marcaram-curitiba-seculo/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta etapa, você deverá ajudar os alunos a investigarem quais mudanças ocorreram nos últimos anos no lugar onde eles moram. É importante discutir pontos turísticos ou históricos da cidade ou do bairro neste momento, para que façam observações do quanto as paisagens mudaram.

Para aplicar esta aula, colete imagens de antes e depois de locais conhecidos do bairro ou cidade onde a escola está inserida. Peça aos alunos que observem as imagens e descreva o quanto aquela paisagem mudou, apontando pontos principais das mudanças.

Para você saber mais:

Espaço geográfico: a paisagem construída pela sociedade

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/espaco-geografico-a-paisagem-construida-pela-sociedade.htm

O Rio é uma cidade ainda em transformação

https://oglobo.globo.com/rio/o-rio-uma-cidade-ainda-em-transformacao-15466675

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações: Para esta última etapa, você deve imprimir duas cópias do mapa do bairro, comunidade ou cidade onde os alunos residem em tamanho grande - folha A3 ou maior. Os mapas receberão os títulos: Mapa 01 - Antes e Mapa 02 - Depois.

Peça aos alunos que colem as imagens dos pontos turísticos ou históricos no mapa. Cada fotografia em seu devido local, de acordo com a descrição “antes” e “depois”. Não esqueça que cada imagem deve conter uma legenda, indicando local e ano a que se refere.

Ao final, a turma terá construído um mapa de “antes” e um do “depois” do local onde moram e você deverá mediar um diálogo com elas sobre as mudanças ocorridas e qual a relevância delas.

Para você saber mais:

Transformações das cidades

https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/729917/transformacoes-das-cidades

As transformações da paisagem no ensino de Geografia: uma experiência pedagógica no/sobre o município de Itá

https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/2073/1/CARNIEL.pdf

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