Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, notebook, impressora, papel A3.
Para você saber mais:
Paisagem
https://escolakids.uol.com.br/geografia/paisagem.htm
Transformação no espaço geográfico
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/transformacao-no-espaco-geografico.htm
Sobre local para encontrar dados e fotos de arquivo de todos os municípios do Brasil:
Contextos prévios: Conhecimento sobre cidade e paisagens, paisagens urbanas.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie a aula lendo o tema junto com a turma e pergunte a eles se já perceberam alterações em algum lugar ou no lugar onde moram. Pergunte-os se já visualizaram alguma ou algumas imagens antigas de algum lugar e se já imaginaram como a paisagem dos lugares muda com o tempo.
Para você saber mais:
Memória e imagens: a transformação da paisagem na cidade de Quevedos/RS, Brasil
http://www.scielo.br/pdf/urbe/v8n3/2175-3369-urbe-2175-3369008003AO05.pdf
Site mostra transformação da paisagem e resgata memória social da Rocinha
Contextos prévios: Conhecimento sobre cidade e paisagens, paisagens urbanas.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Sugira aos alunos e alunas que observem as imagens do slide que demonstram a Praça da Sé, em São Paulo, em épocas diferentes: 1940, 1960 e anos 2000. Faça perguntas como: Você consegue identificar qual a foto mais antiga? E a foto mais nova? De quando as fotos são? Você consegue contar quantos anos se passaram entre a primeira e a segunda foto? E entre a segunda e a terceira foto? O que você consegue observar na paisagem da primeira imagem? O que mudou na paisagem dessa imagem?
Em seguida, converse com os alunos sobre as mudanças na cidade, comentando que elas nem sempre foram como a conhecemos, considerando que as alterações nas paisagens das cidades são facilmente percebidas por nós. Dialogue sobre o fato de que através de imagens e fotografias podemos identificar transformações que ocorreram nas cidades ao longo do tempo.
Como adequar à sua realidade: Caso tenha interesse, você pode utilizar imagens do bairro ou cidade onde a escola está inserida.
Para você saber mais:
O antes e o depois de diversas cidades registrado em fotografias
https://www.designerd.com.br/o-antes-e-depois-de-diversas-cidades-registrado-em-fotografias/
As transformações da paisagem urbana do bairro Nossa Senhora das Dores no município de Santa Maria/RS
http://www.scielo.br/pdf/urbe/v8n3/2175-3369-urbe-2175-3369008003AO05.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre as alterações que uma paisagem sofre ao longo do tempo de acordo com as necessidades de cada local e, em seguida, pergunte a eles: Por que as paisagens das cidades se alteram?
Para você saber mais:
Reconhece? Veja a transformação das grandes cidades turísticas do mundo
As transformações urbanas que marcaram Curitiba em um século
https://www.gazetadopovo.com.br/haus/urbanismo/transformacoes-urbanas-marcaram-curitiba-seculo/
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Nesta etapa, você deverá ajudar os alunos a investigarem quais mudanças ocorreram nos últimos anos no lugar onde eles moram. É importante discutir pontos turísticos ou históricos da cidade ou do bairro neste momento, para que façam observações do quanto as paisagens mudaram.
Para aplicar esta aula, colete imagens de antes e depois de locais conhecidos do bairro ou cidade onde a escola está inserida. Peça aos alunos que observem as imagens e descreva o quanto aquela paisagem mudou, apontando pontos principais das mudanças.
Para você saber mais:
Espaço geográfico: a paisagem construída pela sociedade
O Rio é uma cidade ainda em transformação
https://oglobo.globo.com/rio/o-rio-uma-cidade-ainda-em-transformacao-15466675
Sistematização
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações: Para esta última etapa, você deve imprimir duas cópias do mapa do bairro, comunidade ou cidade onde os alunos residem em tamanho grande - folha A3 ou maior. Os mapas receberão os títulos: Mapa 01 - Antes e Mapa 02 - Depois.
Peça aos alunos que colem as imagens dos pontos turísticos ou históricos no mapa. Cada fotografia em seu devido local, de acordo com a descrição “antes” e “depois”. Não esqueça que cada imagem deve conter uma legenda, indicando local e ano a que se refere.
Ao final, a turma terá construído um mapa de “antes” e um do “depois” do local onde moram e você deverá mediar um diálogo com elas sobre as mudanças ocorridas e qual a relevância delas.
Para você saber mais:
Transformações das cidades
https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/729917/transformacoes-das-cidades
As transformações da paisagem no ensino de Geografia: uma experiência pedagógica no/sobre o município de Itá