17331
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > Totalitarismos e conflitos mundiais

Plano de aula - Violação dos Direitos da Criança em locais de conflitos armados

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Violação dos Direitos da Criança em locais de conflitos armados

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Aparecida Pereira Zacheu

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.

Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicarem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc. Encaminhe o objetivo da aula, o link para a matéria do G1 “Fotografia mais famosa da Guerra do Vietnã completa 40 anos“ (disponível aqui), ou prints da matéria, e os questionamentos:

- O que você sente ao ver esta imagem?
- O que você acha de crianças ser vítimas de guerra?

Dê um prazo para que os alunos possam responder os questionamentos no próprio grupo da sala, por escrito ou em formato de áudio ou vídeo. Você pode enviar pequenos áudios ou vídeos intermediando a análise das fontes, chamando a atenção para certos aspectos, esclarecendo dúvidas, acrescentando informações que achar necessárias etc.

Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.

Encaminhe os dois documentos propostos na etapa, que você encontra na aba Materiais e Atividades deste plano, a matéria sobre a violência contra crianças em zonas de guerra, o trecho da convenção sobre os direitos da criança e os questionamentos propostos na etapa.

- Como o bombardeio a uma vila do Vietnã feriu os direitos da criança, segundo a Convenção?
- Relacionando a reportagem “UNICEF: violência contra crianças em locais de guerra não pode ser o novo normal” com o artigo da Convenção, explique como os direitos da criança são violados neste cenário.

Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, discutir e responder as questões. Eles podem enviar as respostas por escrito ou através de áudios e vídeos. Você pode mandar áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.

Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para que eles possam responder as questões e debater, e para que você consiga contextualizar as fontes e acrescentar informações.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Cada grupo pode escolher uma imagem e escrever uma legenda para ela em conjunto. Se estiverem trabalhando individualmente, cada um pode escolher uma imagem e criar a legenda.

Você pode criar um mural no Padlet com as duas imagens, para que os estudantes postem as legendas, ou eles podem enviá-las pelo Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook etc. Incentive-os a compartilharem as legendas com os colegas.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as suas criações com os seus familiares e amigos através das redes sociais.

As famílias podem conhecer mais sobre a história da fotografia feita por Nick Ut, ver a imagem e detalhes e outras feitas pelo fotógrafo no mesmo dia no site da Revista Time Magazine: (disponível aqui). Para traduzir o texto do site para o português é só clicar com o botão direito do mouse no corpo do texto e clicar com o botão esquerdo na opção traduzir para o português.

As famílias podem conhecer mais cobre a Guerra do Vietnã com a matéria da Revista galileu que traz imagens inéditas da Guerra:(disponível aqui) e a matéria da Revista Aventuras na História que traz imagens coloridas: (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_16UND02

(EF09HI16) Relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos fundamentais e de defesa da dignidade humana, valorizando as instituições voltadas para a defesa desses direitos e para a identificação dos agentes responsáveis por sua violação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Totalitarismos e conflitos mundiais do 9º ano:

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas