17285
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX

Plano de aula - O Bota-abaixo, de Pereira Passos: modernização urbana e marginalidade social

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre O Bota-abaixo, de Pereira Passos: modernização urbana e marginalidade social

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Talita Seniuk

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Padlet, Google Meet.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula e as imagens do contexto junto com alguns questionamentos para despertar a curiosidade dos alunos. Você pode encaminhar no grupo da turma no Whatsapp, para todos de uma vez, ou enviar por e-mail, Google Sala de Aula ou outra ferramenta e estabelecer um prazo para que respondam.

Questões para refletir:
O que aparece na fotografia?
- O que aparece na charge?

Questões para responder:
- Que relação a charge pode ter com a imagem?

As respostas podem ser enviadas por escrito, através de áudios ou vídeos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, pontuando características das fontes que os alunos possam não ter percebido, complementando a análise.
Outra opção é marcar uma aula síncrona, através do Google Hangouts ou Meet, para que vocês façam a análise das duas imagens juntos.

Problematização
Encaminhe os documentos da problematização, junto com perguntas para ajudá-los na análise dos textos e da imagem, através do Whatsapp, e-mail, Google Sala de Aula, Facebook ou outra ferramenta. Eles podem trabalhar individualmente ou agrupados.
Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar pelo Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com o conhecimento sobre a turma.
Há, também, a possibilidade de distribuir as fontes entre os alunos ou grupos, de modo que cada um fique responsável por analisar algumas fontes e depois compartilhar o que descobriu com o restante da turma, escrevendo um texto, gravando um áudio, um vídeo ou debtendo em um encontro síncrono com a turma. Desta forma, você pode distribuir as fontes entre os alunos de acordo com o grau de dificuldade que considerar mais adequado.
Se estiver utilizando o Google Sala de Aula, você consegue criar tarefas diferentes e enviá-las apenas para os alunos que escolher, de maneira bastante simples.

Questões sobre as fontes:
Alargamento da Rua Carioca
- O que está acontecendo na fotografia? Quando ela foi tirada?
- Que informações podemos obter com a legenda?
Jornal A União
- De quando é este jornal? O que diz a manchete?
- Por que a prédio da Chapelaria Colombo ia ser demolido?
Crônica da Revista Kosmos
- Onde esta crônica foi publicada? Quando?
- Segundo a crônica, por que há uma crise de habitação no Rio? Por que as pessoas pobres estão sendo mais afetadas?
- Qual a visão do autor da crônica sobre esta crise de habitação?
Revista Careta
- Onde este texto foi publicado? Quando?
- Qual era a principal preocupação do então governador do Rio de Janeiro, segundo o autor do texto?
- Qual é a opinião do autor do texto sobre as construções da municipalidade (prefeitura)? Justifique com uma passagem do texto.
Atuação de Pereira Passos e Consequências do Bota-fora
- Quais foram as principais ações de Pereira Passos como prefeito do Rio de Janeiro?
- Por que a reforma que Pereira Passos empreendeu no Rio de janeiro foi chamada de “Bota-abaixo”? Quais as principais consequências desta reforma?
- Se houver a possibilidade, você pode marcar um momento síncrono, para que os alunos possam dividir as respostas e debater com os colegas, enquanto você faz correções, pontua informações e media o debate.

Sistematização
Para a produção da atividade proposta nesta etapa (produção de uma charge ou tirinha sobre a política do bota-abaixo), os alunos podem trabalhar individualmente ou em grupo.
Eles podem produzir as charges em papel e enviar fotografia delas por meio de e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou postar em um mural no Padlet.
Também existem programas e aplicativos para celular que permitem fazer charges virtuais.
Outra possibilidade é propor que os alunos façam memes com o mesmo tema e postem nas redes sociais.

Convite às famílias
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui). 
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Para conhecer mais sobre a história de vida de Lima Barreto, cronista brasileiro que criticou ferrenhamente as reformas da então capital brasileira, é possível assistir ao episódio sobre o autor do documentário Mestres da Literatura, disponível na Tv Escola (disponível aqui).

 

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_05UND01

(EF09HI05) Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX do 9º ano:

9º ano / História / O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas