17183
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > Os processos de independência nas Américas

Plano de aula - A vinda da Corte de D. João VI e a elevação do Brasil como Reino Unido a Portugal e Algarves

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A vinda da Corte de D. João VI e a elevação do Brasil como Reino Unido a Portugal e Algarves

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniele Shorne De Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF 08H12, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor para as imagens (ou impressões) Impressão dos documentos para os estudantes.

Material complementar:

Carta Régia para abertura dos portos.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nGfN582GsKtHmbQJQVUgmAEzqyhdaty9NYVYN6yVByjGpBbpP7uvJwCZYJwb/his8-12und03-carta-regia-de-28-de-janeiro-de-1808.pdf

Carta que eleva o Brasil à categoria de reino:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A6AvqpPaMXySBtW5DJ5GcWwxyhP4dRfQjBaYmSrgjtVmfN44dcJtSEeby9gf/hi8-12und03-carta-de-lei-de-16-de-dezembro-de-1815.pdf

Para você saber mais:

Sobre a elevação do Brasil a Reino Unido com Portugal e Algarves

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8858-eleva%C3%A7%C3%A3o-do-brasil-a-reino-unido-de-portugal-e-algarves Acesso em: 4 de dezembro de 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: O tempo do Contexto deverá ser dividido entre os slides 3, 4 e 5

A parte de Contexto da aula está dividida em três slides, projete ou imprima a bandeira do Brasil Imperial para que os alunos possam refletir acerca de sua simbologia enquanto um dos símbolos nacionais. Além dela, atualmente temos por símbolos nacionais o hino, o selo nacional e o escudo de armas. Comece a aula perguntando para os alunos:

  • Você conhece esta bandeira?
  • Caso não conheça, estas cores te lembram alguma outra bandeira?
  • Você sabia que esta já foi a bandeira do Brasil durante o Império?
  • Quais elementos presentes nela remetem à ideia de um governo monárquico?
  • Quais elementos presentes nesta bandeira mudaram e quais permanecem na atual?
  • Você sabia que a bandeira é um símbolo muito importante para um país e nos seus símbolos podem contar um pouco da sua História?
  • Será que podemos saber um pouco da história do Brasil por meio de suas bandeiras?

Nesta aula serão exploradas mais algumas bandeiras do Brasil, desde o período colonial até a bandeira do Reino Unido com Portugal e Algarves, ênfase da aula. Veja no próximo slide mais algumas bandeiras.

Fonte da imagem: Bandeira do Brasil imperial. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9f/Flag_Regent_Prince_of_Brazil.svg/220px-Flag_Regent_Prince_of_Brazil.svg.png Acesso em: 9 de dezembro de 2018.

Para você saber mais:

Significado dos elementos da bandeira do Brasil Imperial. Disponível em: http://www.brasilimperial.org.br/layout/layout2.php?cdConteudo=34&codigo=24 Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Cronologia das bandeiras do Brasil desde a Colônia. Disponível em: http://www.monarquia.org.br/bandeirashistoricas.html Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Neste momento a proposta é de usar o recurso visual das bandeiras para que os alunos possam perceber as mudanças nos símbolos, associando a mudanças políticas com relação ao Brasil, que deixava de ser colônia para ser considerado como Reino Unido com Portugal e Algarves.

Os estudantes poderão conhecer o símbolo criado na ocasião da proclamação do Brasil como Reino Unido de Portugal Brasil e ALgarves percebendo
como a esfera armilar que era usada para simbolizar o Brasil foi unida com a bandeira real de portugal. Após apresentar as imagens faça o questionamento:

  • Quais os elementos presentes em cada bandeira? O que eles representam?
  • Por que a bandeira de Portugal representava o governo do Brasil?
  • O que é ser metrópole?
  • O que quer dizer principado?
  • O que significa dizer que o Brasil deixa de ser colônia para se denominar Reino Unido?

Começar a aula com esta pergunta tem a intenção de gerar curiosidade pois é comum os alunos citarem a Independência como o fim da colonização.

Fonte das imagens: Bandeiras históricas do Brasil. Disponível em: http://www.monarquia.org.br/bandeirashistoricas.html Acesso em: 4 de dezembro de 2018.

Para saber mais:

Artigo sobre a elevação do Brasil a Reino Unido e a historiografia luso-brasileira. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GfK74NBaWpCnqhZy3rFgRUxwRrUNDbEwfqVTJBJcK83fY6gCxCyrbyvBxWDg/a-elevacao-do-brasil-a-reino-unido-e-a-historiografia-luso-brasileira.pdf Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Projete ou entregue o slide impresso aos estudantes para que eles leiam o texto de Boris Fausto e faça questionamentos como os sugeridos a seguir, para que os estudantes possam compreender o contexto histórico da elevação do Brasil a Reino Unido com Portugal e Algarves. Isso será relevante também para a análise da fonte do próximo slide.

Faça as seguintes perguntas para a turma:

  • Por que o historiador afirma que em 1817 a previsão de independência do Brasil em 1822 seria duvidosa?
  • Quais eram as razões que justificavam a permanência da corte no Brasil?
  • Qual a medida que D. João tomou para integrar Portugal e Brasil como partes de um mesmo reino?

Para saber mais:

Hermann, Jacqueline O rei da América: Notas sobre a aclamação tardia de D. João VI no Brasil. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/topoi/v8n15/2237-101X-topoi-8-15-00124.pdf Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Ofereça aos estudantes a Carta que eleva o Brasil à categoria de reino. A leitura da fonte possibilitará a reflexão sobre a particularidade do processo que levou o Brasil a deixar o status de colônia.

O objetivo da leitura e interpretação é compreender que, com a elevação à categoria de reino Unido a Portugal e Algarves, o Brasil deixou de ser colônia, obtendo status de igualdade política com Portugal, não para dar autonomia para o Brasil mas para fortalecer a monarquia portuguesa. D. João VI eleva o Brasil a categoria de Reino para continuar governando Portugal a partir da América, com as pressões externas após a sucessão do trono português e o congresso de Viena pós Revolução Francesa. É importante ressaltar que embora a elevação do Brasil a Reino Unido com Portugal e Algarves seja visto como parte do caminho para a Independência, este fato é pouco evidenciado na historiografia portuguesa da época e deve ser analisado como mais que um ato diplomático, mas com fortes interesses políticos para ambos os lados (ex-colônia e ex-metrópole).

Pergunta norteadora para análise da fonte:

Leia a fonte e faça os seguintes questionamentos com a turma:

  • Qual era a relação entre Portugal e o Brasil antes desta carta? Por que o príncipe diz que está “elevando” o Estado do Brasil?
  • Qual a diferença entre ser Colônia e ser Reino Unido?
  • No documento diz que Portugal, Brasil e Algarves estão “um e único reino” qual o status o Brasil passa a ter?
  • Há algum indício de que o Brasil passou a ter autonomia de decisões políticas próprias, como eleger seu próprio governante?
  • A elevação do Brasil a Reino Unido com Portugal e Algarves pode ser considerado um passo importante para a Independência do Brasil?

Carta que eleva o Brasil à categoria de reino

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A6AvqpPaMXySBtW5DJ5GcWwxyhP4dRfQjBaYmSrgjtVmfN44dcJtSEeby9gf/hi8-12und03-carta-de-lei-de-16-de-dezembro-de-1815.pdf

Fonte da imagem: Carta de lei elevando o Brasil a Reino Unido ao de Portugal e de Algarves. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/imagens/f2019.jpg Acesso em: 3 de dezembro de 2018.

Como adequar à sua realidade: É interessante fazer um resgate da história da emancipação de seu município ou de seu estado em paralelo com esta discussão, pois, embora continue fazendo parte de um país, a emancipação de Estados ou municípios geram alguma autonomia para tomada de algumas decisões.

Para você saber mais:

A interpretação proposta da elevação do Brasil a Reino Unido com Portugal e Algarves não esgota-se apenas com a possibilidade de mudança e status do Brasil de colônia para Reino Unido. A historiografia tende a fazer o balanço e interpretar este como um ato que vai encaminhar o Brasil para a independência em 1822. Porém existe outro viés interpretativo que coloca o ato de união do Brasil com Portugal e Algarves para além de um ato diplomático da monarquia portuguesa, mas um ato que irá reafirmar a soberania numa América que começava a ebulir em independências e repúblicas que inspiravam-se na Revolução Francesa. Este viés historiográfico pode ser conhecido no link disponível em: http://www.scielo.br/pdf/topoi/v8n15/2237-101X-topoi-8-15-00124.pdf Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Para trabalhar melhor a respeito do contexto econômico em torno do fim do Pacto Colonial, o professor pode tratar sobre a Abertura dos Portos às Nações Amigas (1808).

O pacto colonial já estava extinto desde a publicação da carta de abertura dos portos, de 28 de janeiro de 1808, pois desde esta data quaisquer produtos transportados por embarcações em navios que estivessem em paz com Portugal, eram admitidos na Alfândega brasileira, desde que pagassem uma taxa de 24% sobre o valor das mercadorias. Súditos portugueses e comerciantes estrangeiros também poderiam exportar suas mercadorias para qualquer porto amigo de Portugal acabando com o pacto colonial.

Carta Régia para abertura dos portos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nGfN582GsKtHmbQJQVUgmAEzqyhdaty9NYVYN6yVByjGpBbpP7uvJwCZYJwb/his8-12und03-carta-regia-de-28-de-janeiro-de-1808.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Divida a turma em grupos para a seguinte atividade: Em grupos os alunos deverão organizar uma linha do tempo com os símbolos das bandeiras apresentadas, se houver disponibilidade de acesso a computadores com internet, os alunos ainda poderão pesquisar outros materiais referentes a este tema, como selos e moedas que remetam à União do Brasil com Portugal e Algarves ou que tenham sido feitos em comemoração a esta data.

Os estudantes deverão organizar cronologicamente esses elementos em cartazes, que poderão ser ilustrados pelos próprios estudantes ou com recortes da internet , com legendas para cada um dos elementos dos cartazes.

Cada grupo, então, deverá organizar uma exposição com estes cartazes nomeando com um título pertinente essa exposição e compondo um texto para a apresentação da mesma para os colegas.

Caso haja espaço na escola, os grupos poderão montar a exposição para que as demais turmas possam apreciá-la e ter contato com esses elementos que fazem parte da História da Independência do Brasil.

Como adequar à sua realidade: Resgate com os estudantes símbolos locais referentes ao Estado ou município em que a escola está e os significados dos elementos representados neles.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF 08H12, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor para as imagens (ou impressões) Impressão dos documentos para os estudantes.

Material complementar:

Carta Régia para abertura dos portos.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nGfN582GsKtHmbQJQVUgmAEzqyhdaty9NYVYN6yVByjGpBbpP7uvJwCZYJwb/his8-12und03-carta-regia-de-28-de-janeiro-de-1808.pdf

Carta que eleva o Brasil à categoria de reino:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A6AvqpPaMXySBtW5DJ5GcWwxyhP4dRfQjBaYmSrgjtVmfN44dcJtSEeby9gf/hi8-12und03-carta-de-lei-de-16-de-dezembro-de-1815.pdf

Para você saber mais:

Sobre a elevação do Brasil a Reino Unido com Portugal e Algarves

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8858-eleva%C3%A7%C3%A3o-do-brasil-a-reino-unido-de-portugal-e-algarves Acesso em: 4 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: O tempo do Contexto deverá ser dividido entre os slides 3, 4 e 5

A parte de Contexto da aula está dividida em três slides, projete ou imprima a bandeira do Brasil Imperial para que os alunos possam refletir acerca de sua simbologia enquanto um dos símbolos nacionais. Além dela, atualmente temos por símbolos nacionais o hino, o selo nacional e o escudo de armas. Comece a aula perguntando para os alunos:

  • Você conhece esta bandeira?
  • Caso não conheça, estas cores te lembram alguma outra bandeira?
  • Você sabia que esta já foi a bandeira do Brasil durante o Império?
  • Quais elementos presentes nela remetem à ideia de um governo monárquico?
  • Quais elementos presentes nesta bandeira mudaram e quais permanecem na atual?
  • Você sabia que a bandeira é um símbolo muito importante para um país e nos seus símbolos podem contar um pouco da sua História?
  • Será que podemos saber um pouco da história do Brasil por meio de suas bandeiras?

Nesta aula serão exploradas mais algumas bandeiras do Brasil, desde o período colonial até a bandeira do Reino Unido com Portugal e Algarves, ênfase da aula. Veja no próximo slide mais algumas bandeiras.

Fonte da imagem: Bandeira do Brasil imperial. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9f/Flag_Regent_Prince_of_Brazil.svg/220px-Flag_Regent_Prince_of_Brazil.svg.png Acesso em: 9 de dezembro de 2018.

Para você saber mais:

Significado dos elementos da bandeira do Brasil Imperial. Disponível em: http://www.brasilimperial.org.br/layout/layout2.php?cdConteudo=34&codigo=24 Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Cronologia das bandeiras do Brasil desde a Colônia. Disponível em: http://www.monarquia.org.br/bandeirashistoricas.html Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Neste momento a proposta é de usar o recurso visual das bandeiras para que os alunos possam perceber as mudanças nos símbolos, associando a mudanças políticas com relação ao Brasil, que deixava de ser colônia para ser considerado como Reino Unido com Portugal e Algarves.

Os estudantes poderão conhecer o símbolo criado na ocasião da proclamação do Brasil como Reino Unido de Portugal Brasil e ALgarves percebendo
como a esfera armilar que era usada para simbolizar o Brasil foi unida com a bandeira real de portugal. Após apresentar as imagens faça o questionamento:

  • Quais os elementos presentes em cada bandeira? O que eles representam?
  • Por que a bandeira de Portugal representava o governo do Brasil?
  • O que é ser metrópole?
  • O que quer dizer principado?
  • O que significa dizer que o Brasil deixa de ser colônia para se denominar Reino Unido?

Começar a aula com esta pergunta tem a intenção de gerar curiosidade pois é comum os alunos citarem a Independência como o fim da colonização.

Fonte das imagens: Bandeiras históricas do Brasil. Disponível em: http://www.monarquia.org.br/bandeirashistoricas.html Acesso em: 4 de dezembro de 2018.

Para saber mais:

Artigo sobre a elevação do Brasil a Reino Unido e a historiografia luso-brasileira. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GfK74NBaWpCnqhZy3rFgRUxwRrUNDbEwfqVTJBJcK83fY6gCxCyrbyvBxWDg/a-elevacao-do-brasil-a-reino-unido-e-a-historiografia-luso-brasileira.pdf Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Projete ou entregue o slide impresso aos estudantes para que eles leiam o texto de Boris Fausto e faça questionamentos como os sugeridos a seguir, para que os estudantes possam compreender o contexto histórico da elevação do Brasil a Reino Unido com Portugal e Algarves. Isso será relevante também para a análise da fonte do próximo slide.

Faça as seguintes perguntas para a turma:

  • Por que o historiador afirma que em 1817 a previsão de independência do Brasil em 1822 seria duvidosa?
  • Quais eram as razões que justificavam a permanência da corte no Brasil?
  • Qual a medida que D. João tomou para integrar Portugal e Brasil como partes de um mesmo reino?

Para saber mais:

Hermann, Jacqueline O rei da América: Notas sobre a aclamação tardia de D. João VI no Brasil. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/topoi/v8n15/2237-101X-topoi-8-15-00124.pdf Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Ofereça aos estudantes a Carta que eleva o Brasil à categoria de reino. A leitura da fonte possibilitará a reflexão sobre a particularidade do processo que levou o Brasil a deixar o status de colônia.

O objetivo da leitura e interpretação é compreender que, com a elevação à categoria de reino Unido a Portugal e Algarves, o Brasil deixou de ser colônia, obtendo status de igualdade política com Portugal, não para dar autonomia para o Brasil mas para fortalecer a monarquia portuguesa. D. João VI eleva o Brasil a categoria de Reino para continuar governando Portugal a partir da América, com as pressões externas após a sucessão do trono português e o congresso de Viena pós Revolução Francesa. É importante ressaltar que embora a elevação do Brasil a Reino Unido com Portugal e Algarves seja visto como parte do caminho para a Independência, este fato é pouco evidenciado na historiografia portuguesa da época e deve ser analisado como mais que um ato diplomático, mas com fortes interesses políticos para ambos os lados (ex-colônia e ex-metrópole).

Pergunta norteadora para análise da fonte:

Leia a fonte e faça os seguintes questionamentos com a turma:

  • Qual era a relação entre Portugal e o Brasil antes desta carta? Por que o príncipe diz que está “elevando” o Estado do Brasil?
  • Qual a diferença entre ser Colônia e ser Reino Unido?
  • No documento diz que Portugal, Brasil e Algarves estão “um e único reino” qual o status o Brasil passa a ter?
  • Há algum indício de que o Brasil passou a ter autonomia de decisões políticas próprias, como eleger seu próprio governante?
  • A elevação do Brasil a Reino Unido com Portugal e Algarves pode ser considerado um passo importante para a Independência do Brasil?

Carta que eleva o Brasil à categoria de reino

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A6AvqpPaMXySBtW5DJ5GcWwxyhP4dRfQjBaYmSrgjtVmfN44dcJtSEeby9gf/hi8-12und03-carta-de-lei-de-16-de-dezembro-de-1815.pdf

Fonte da imagem: Carta de lei elevando o Brasil a Reino Unido ao de Portugal e de Algarves. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/imagens/f2019.jpg Acesso em: 3 de dezembro de 2018.

Como adequar à sua realidade: É interessante fazer um resgate da história da emancipação de seu município ou de seu estado em paralelo com esta discussão, pois, embora continue fazendo parte de um país, a emancipação de Estados ou municípios geram alguma autonomia para tomada de algumas decisões.

Para você saber mais:

A interpretação proposta da elevação do Brasil a Reino Unido com Portugal e Algarves não esgota-se apenas com a possibilidade de mudança e status do Brasil de colônia para Reino Unido. A historiografia tende a fazer o balanço e interpretar este como um ato que vai encaminhar o Brasil para a independência em 1822. Porém existe outro viés interpretativo que coloca o ato de união do Brasil com Portugal e Algarves para além de um ato diplomático da monarquia portuguesa, mas um ato que irá reafirmar a soberania numa América que começava a ebulir em independências e repúblicas que inspiravam-se na Revolução Francesa. Este viés historiográfico pode ser conhecido no link disponível em: http://www.scielo.br/pdf/topoi/v8n15/2237-101X-topoi-8-15-00124.pdf Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Para trabalhar melhor a respeito do contexto econômico em torno do fim do Pacto Colonial, o professor pode tratar sobre a Abertura dos Portos às Nações Amigas (1808).

O pacto colonial já estava extinto desde a publicação da carta de abertura dos portos, de 28 de janeiro de 1808, pois desde esta data quaisquer produtos transportados por embarcações em navios que estivessem em paz com Portugal, eram admitidos na Alfândega brasileira, desde que pagassem uma taxa de 24% sobre o valor das mercadorias. Súditos portugueses e comerciantes estrangeiros também poderiam exportar suas mercadorias para qualquer porto amigo de Portugal acabando com o pacto colonial.

Carta Régia para abertura dos portos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nGfN582GsKtHmbQJQVUgmAEzqyhdaty9NYVYN6yVByjGpBbpP7uvJwCZYJwb/his8-12und03-carta-regia-de-28-de-janeiro-de-1808.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Divida a turma em grupos para a seguinte atividade: Em grupos os alunos deverão organizar uma linha do tempo com os símbolos das bandeiras apresentadas, se houver disponibilidade de acesso a computadores com internet, os alunos ainda poderão pesquisar outros materiais referentes a este tema, como selos e moedas que remetam à União do Brasil com Portugal e Algarves ou que tenham sido feitos em comemoração a esta data.

Os estudantes deverão organizar cronologicamente esses elementos em cartazes, que poderão ser ilustrados pelos próprios estudantes ou com recortes da internet , com legendas para cada um dos elementos dos cartazes.

Cada grupo, então, deverá organizar uma exposição com estes cartazes nomeando com um título pertinente essa exposição e compondo um texto para a apresentação da mesma para os colegas.

Caso haja espaço na escola, os grupos poderão montar a exposição para que as demais turmas possam apreciá-la e ter contato com esses elementos que fazem parte da História da Independência do Brasil.

Como adequar à sua realidade: Resgate com os estudantes símbolos locais referentes ao Estado ou município em que a escola está e os significados dos elementos representados neles.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Os processos de independência nas Américas do 8º ano :

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08HI12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano