Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Google Drive.
Contexto
Para despertar a curiosidade da turma sobre o tema da aula, você pode encaminhar apenas a imagem do mapa turístico da cidade do Rio de Janeiro atualmente. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de modo autônomo, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a sua turma.
Questões para refletirem:
- Você conhece esta cidade?
- Quais as características desta cidade você reconhece?
- A imagem mostra os pontos residenciais da cidade do Rio de janeiro?
Questão para responderem:
- Em um mapa turístico como este, quais locais estão sendo mais destacados? Quais poderiam estar ganhando menos destaque? Por quê?
Dê um prazo para que os estudantes enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.
Em seguida, encaminhe o objetivo da aula junto com as fontes a serem analisadas na problematização.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Você pode encaminhar as fontes e os questionamentos para orientar a análise dos alunos e, junto com eles, um roteiro, estabelecendo a melhor ordem para que os alunos analisem as fontes e façam as atividades.
Questões para refletirem:
1º - Trechos sobre a vida na corte e mudanças no Rio de Janeiro
- Qual era a impressão que os estrangeiros tinham da cidade do Rio de Janeiro antes da vinda da Corte?
- O que pode ser entendido com “abrindo-se às modas europeias”?
- Por que as mudanças na cidade do Rio de Janeiro eram surpreendentes?
- Quais as profissões citadas no texto? Tem alguma que você não conhece?
2º - Planta do Rio de Janeiro em 1808
- Você consegue identificar as ruas da cidade?
3º - Planta do Rio de Janeiro em 1820
- Comparando com o mapa anterior (de 1808) podemos ver um aumento da área urbanizada na cidade?
- Onde se localizava o palácio da Quinta da Boa Vista?
4º - Reportagem sobre histórico de despejos no Rio de Janeiro
- Com a chegada da Família Real muitas casas foram “requisitadas” para ser moradia da Corte, quantas casas foram requisitadas?
- O que significava o “PR” colocado nas propriedades requeridas pela Corte? Como a população passou a chamá-las?
- E, nos dias atuais, qual a sigla usada e o que ela significa? Qual o apelido que a população deu para esta sigla?
Questões para responderem:
1º - Trechos sobre a vida na corte e mudanças no Rio de Janeiro
- Quais as evidências da fisionomia europeia na cidade do Rio de Janeiro que o inglês Gardner viu na cidade do Rio de Janeiro?
- O que faz cada uma das profissões citadas no texto? Por que a Corte precisava destes serviços?
2º - Planta do Rio de Janeiro em 1808
- Pelo posicionamento das ruas, é possível ver onde estava localizada a maior parte da população? A geografia do Rio de Janeiro contribuiu para este tipo de concentração populacional?
3º - Planta do Rio de Janeiro em 1820
- O palácio Quinto da Boa Vista estava próximo ao litoral como a maioria da população? O que sua localização pode indicar?
4º - Reportagem sobre histórico de despejos no Rio de Janeiro
- Você acha que a população estava de acordo com a resolução da Corte de tomar suas casas para moradia?
- Você consegue observar algo em comum entre o passado e o presente na cidade do Rio de Janeiro com base neste trecho lido?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos, escritas ou através de áudios ou vídeos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas e pontuando informações que eles possam não ter percebido nas fontes.
Outra possibilidade para este momento pode ser marcar uma aula síncrona, para que os alunos possam compartilhar as respostas e fazerem um debate. Dessa forma, você pode retomar pontos e fazer correções.
Sistematização
Para a atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados para fazerem o mapeamento, ou a sala toda pode faze-lo junta. Para isso, você pode criar um documento no Google Drive, compartilhado entre grupos ou pela turma toda, para que eles possam construir a atividade juntos. Outra opção é marcar uma aula síncrona e fazer o mapeamento junto com a turma.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano:
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).