MAPA DO RIO DE JANEIRO
Plano de Aula
Plano de aula: As mudanças no Rio de Janeiro com a vinda da família real (1808)
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Independência da América portuguesa
Sobre este plano
Orientações: Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08H12, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor para os slides ou impressões dos documentos a ser analisados.
Mapa turístico da cidade do Rio de Janeiro (Atual). Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6EfkWyYdkKTeA8aAZKGgGMMzzy5uYe6zs2UXsJcQUHaVRb7NX39jKX4ZFMHY/his8-12und05-mapa-do-rio-de-janeiro.pdf
Trechos do texto “A vida na corte e as transformações na cidade do Rio de Janeiro”. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kt8j5HSfcUMqQHn4TtYWtAPd6hsVjX2HQgVhs8w8SjKycdQd6RehHtUUUyvv/his8-12und05-textos.pdf
Plantas da cidade do Rio de Janeiro em 1808 e 1820. Disponível em:
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações:
Neste momento inicial, a proposta é que os estudantes possam reconhecer a cidade do Rio de Janeiro com base em uma observação crítica de um mapa turístico atual.
Projete ou imprima o mapa para os estudantes e medeie sua análise propondo algumas questões, como:
- Você conhece esta cidade? (Espera-se que os estudantes reconheçam a cidade do Rio de Janeiro devido à sua exposição em telejornais, jornais, revistas, fotografias, novelas, viagens etc.)
- Quais as características desta cidade você reconhece? (Os estudantes poderão lembrar de pontos turísticos como o Cristo Redentor, o Pão de açúcar, as praias, o Carnaval ou as comunidades nos morros.)
- A imagem mostra os pontos residenciais da cidade do Rio de janeiro? (Os estudantes poderão citar os prédios e casas expostos na imagem, sobretudo na área mais próxima ao mar.)
- Em um mapa turístico como este, quais locais estão sendo mais destacados? Quais poderiam estar ganhando menos destaque? Por quê?
(Espera-se que os estudantes observem que o mapa destaca os nomes dos bairros, com seus principais pontos turísticos oficiais, construções e atividades esportivas que podem ser feitas, mas não ilustra a presença das comunidades mais pobres (favelas), que perpassam toda a área dos morros presentes na imagem. O motivo disso pode ser apresentar apenas o que se considera como mais positivo na cidade, para atrair os turistas a estas áreas.)
Fonte da imagem: Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro aqui. Disponível em: http://www.riodejaneiroaqui.com/figuras1/mapa-turistico.jpg Acesso em: 15 de janeiro de 2019.
Para saber mais:
Caso tenha acesso a sala de informática, os alunos poderão fazer uma visita virtual à cidade do Rio de Janeiro via Google Earth. Disponível em: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/ Acesso em: 15 de janeiro de 2019.
Para entender sobre o circuito turístico desenvolvolvido nas comunidades (favelas) do Rio de Janeiro ao longo dos últimos anos, recomendamos o documentário Tem gringo no morro (2013). Disponível em: https://libreflix.org/busca/gringo Acesso em: 10 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
A Problematização está dividida em cinco slides e tem como objetivo analisar sucessivas mudanças na paisagem urbana carioca a partir da vinda da Corte real portuguesa, em 1808. Inicialmente, exponha o texto deste slide aos estudantes e promova entre eles a sua leitura.
Para mediar sua interpretação, faça algumas perguntas:
- Qual era a impressão que os estrangeiros tinham da cidade do Rio de Janeiro antes da vinda da Corte? (Os estrangeiros achavam a cidade suja, feia e malcheirosa.)
- O que pode ser entendido com “abrindo-se às modas europeias”? (As pessoas começaram a reproduzir o modo de vida que tinham na Europa ou a imitá-lo.)
Para saber mais:
O site multiRio é uma mídia educativa oficial do Rio de Janeiro, no qual estão disponibilizados diversos documentos históricos da cidade do Rio de Janeiro, além de textos informativos. Disponível em: http://multirio.rio.rj.gov.br. Acesso em: 14 de janeiro de 2019.
Sobre as mudanças administrativas e outras alterações na cidade do Rio de Janeiro em decorrência da vinda da Corte real ao Brasil, recomendamos a leitura de: FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009. P. 125-126.
Problematização
Orientações: Promova a leitura do segundo trecho do texto selecionado.
Para mediar sua interpretação, faça as seguintes perguntas aos estudantes:
- Por que as mudanças na cidade do Rio de Janeiro eram surpreendentes? (Segundo o texto, as mudanças aconteciam de forma rápida.)
- Quais as evidências da fisionomia europeia na cidade do Rio de Janeiro que o inglês Gardner viu na cidade do Rio de Janeiro? (Os alunos podem responder que Gardner disse que o grande desejo dos habitantes era dar uma fisionomia europeia à cidade.)
- Quais as profissões citadas no texto? Tem alguma que você não conhece? (Os estudantes poderão citar modistas, joalheiros, alfaiates, livreiros, sapateiros, confeiteiros e barbeiros. É importante que você explique para os estudantes as profissões que eles desconhecem.)
- O que faz cada uma das profissões citadas no texto? Por que a Corte precisava destes serviços? (Os estudantes poderão citar que a vida, o luxo e o conforto da corte dependiam dessas profissões.)
Para saber mais:
Pesquise com os estudantes quais as profissões que foram trazidas por imigrantes na sua região ou cidade.
A série Dom João no Brasil, feita com base na revista em quadrinhos Dom João Carioca: a Corte no Brasil de Spacca, da historiadora Lilia Schwarcz, retrata os principais fatos que ocorreram no período joanino, os 13 anos que Dom João esteve no Brasil. Recomendamos o episódio sobre a chegada da Corte ao Rio de Janeiro, em 1808: Episódio 8 - A Corte que virou metrópole. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rI71YNrLo7o Acesso em: 10 de março de 2019.
Sobre os impactos na cidade do Rio de Janeiro em decorrência da vinda da Corte Real, recomendamos o documentário História do Brasil por Boris Fausto (Parte 1 - Colônia 1500-1822). Disponível:
https://www.youtube.com/watch?v=Bp5f4X8-1es&list=PLcdAn0cbRxI5dFUxpv1kdETzpX_9AJfTb&index=2&t=0s Acesso em: 10 de março de 2019. (min. 21:57)
Problematização
Orientações: Este mapa, de 1808, foi solicitado por D. João VI antes da vinda da Corte portuguesa, indicando que mesmo antes da invasão da França aos países vizinhos de Portugal, já havia um interesse da Corte em conhecer a cidade do Rio de Janeiro. Nele pode ser observado o contorno da área urbana que se formava, a área mais escura do mapa corresponde à região de maior aglomeração de casas.
Observe este mapa com os estudantes e faça as seguintes perguntas:
- Vocês conseguem identificar as ruas da cidade? (Observe com eles que as ruas mapeadas ficam próximas ao litoral, onde está mais escuro no mapa.)
- Pelo posicionamento das ruas, podemos ver onde estava localizada a maior parte da população?
- A geografia do Rio de Janeiro contribuiu para este tipo de concentração populacional? (Por ter muitos morros o litoral era a região mais acessível.)
Link para impressão dos documentos dos slides 6 e 7 :
Fonte da imagem: Planta da cidade do Rio de Janeiro. Biblioteca Nacional Digital. Disponível em: http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_cartografia/cart233504/cart233504.jpg Acesso em: 15 de janeiro de 2019.
Problematização
Orientações: Observe com os alunos esta planta da cidade do Rio de Janeiro de 1820, o objetivo é que possam identificar que o número de construções aumentou bastante em relação ao mapa anterior (pode ser observado na legenda, onde também aparece o palácio na letra A). Para isso, faça as seguintes perguntas para a turma:
- Comparando com o mapa anterior (de 1808) podemos ver um aumento da área urbanizada na cidade? (Observe com os estudantes novamente como houve um aumento na área urbanizada do mapa por meio das ruas que aparecem mapeadas, a área mais escura mostra a concentração da população.)
- Onde se localizava o palácio da Quinta da Boa Vista? (A letra A é onde está localizado o palácio.)
- O palácio estava próximo ao litoral como a maioria da população? O que sua localização pode indicar? (Não. Ter se afastado da área com maior concentração de população pode demonstrar uma preocupação com segurança, distinção social, busca por melhores condições de acesso a água, pois não havia água encanada ou rede de esgoto na cidade, dentre outros.)
Link para impressão dos documentos dos slides 6 e 7:
Fonte da imagem: Planta da cidade do Rio de Janeiro (1820). Wikipedia Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/dc/Mapa_da_cidade_do_Rio_de_Janeiro.jpg Acesso em: 15 de janeiro de 2019.
Problematização
Orientações:
Promova a leitura entre os alunos deste trecho de reportagem atual (2013). O objetivo é que os estudantes identifiquem a comparação entre as desapropriações de residência em 1808 para atender a Corte portuguesa e o procedimento atual de desapropriação de casas na cidade do Rio de Janeiro mediante ordem do poder público.
Para mediar a interpretação do texto, faça as seguintes perguntas:
- Com a chegada da Família Real muitas casas foram “requisitadas” para ser moradia da Corte, quantas casas foram requisitadas? (Segundo o texto analisado foram solicitadas 10 mil casas.)
- O que significava o “PR” colocado nas propriedades requeridas pela Corte? (PR significava - Príncipe Regente.)
- Como a população passou a chamá-las? (PR = Ponha-se na Rua.)
- Você acha que a população estava de acordo com a resolução da Corte de tomar suas casas para moradia? (Embora esta resposta não esteja direto na fonte, instigue os estudantes a refletir sobre o sentimento das pessoas que teriam que sair das suas moradias para cedê-las a pessoas da Corte.)
- E nos dias atuais, qual a sigla usada e o que ela significa? (Em 2013 a sigla usada foi “SMH”, que significa Secretaria Municipal de Habitação.)
- Qual o apelido que a população deu para esta sigla? (O apelido dado pela população foi “Sai do Morro Hoje”.)
- Você consegue observar algo em comum entre o passado e o presente na cidade do Rio de Janeiro com base neste trecho lido? (Professor,
os alunos poderão observar que em ambas as situações o poder público mandou a população embora de suas casas. Também poderão identificar o sentimento de “expulsão” sentido pela sociedade daquela época e a atual, ao criar os mencionados apelidos para as siglas de desapropriação.)
Para saber mais: Recomendamos a leitura da reportagem completa acerca das desapropriações recentes em áreas populares do Rio de Janeiro para beneficiar as obras da Copa do Mundo e Olimpíadas na cidade.
Ponha-se na Rua: há 200 anos é assim que o governo lida com as comunidades cariocas. Fonte: Publica. Disponível em: https://apublica.org/2013/04/ponha-se-na-rua-mais-de-200-anos-de-remocoes-compulsorias-rio-de-janeiro/ Acesso em: 21 de janeiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: O mapeamento de causas ajuda os estudantes a pensa nas causas diretas ou indiretas de um evento. Nesta atividade, os estudantes irão mapear as causas da rápida urbanização da cidade do Rio de Janeiro a partir da vinda da Corte, em 1808, considerando as análises e os debates realizados ao longo da aula com relação às fontes (mapas da cidade do Rio de Janeiro e textos.)
Esta atividade poderá ser realizada com post-its no quadro de giz ou em cartazes. (Cada causa pode derivar várias outras, assim não precisa ser escrita em linha reta, podendo ficar com a forma de um mapa mental.)
Passo a passo para a atividade de Sistematização:
1- Os estudantes devem formar grupos (três a quatro pessoas).
2- Cada grupo deve escrever o principal evento. (Urbanização da cidade do Rio de Janeiro no início do século XIX.) no centro da folha - Cartaz ou quadro de giz.
3- Os estudantes devem escrever causas diretas ligadas à urbanização da cidade do Rio de Janeiro.
4- Em seguida devem escrever causas de segunda ordem, que são derivadas das causas de primeira ordem.
5- Os estudantes devem aprofundar as causas até saturar o mapa (podendo haver causas de terceira. e de quarta. ordem inclusive) chegando até os dias de hoje , como a formação das comunidades no Rio de Janeiro.
6- Os estudantes podem fazer círculos de cores diferentes para causas positivas e negativas.
7- Em seguida os estudantes podem apresentar seus mapas de causas uns aos outros. Enquanto um grupo justifica para os demais, os outros podem notar e sugerir novas ideias e complementar seus mapas com as ideias dos outros grupos.
Alguns exemplos de resolução (não os mostre aos estudantes na íntegra):
- Causa 1 - Vinda da família real. Causa 2 - Necessidade de melhorar as condições de vida da família real. Causa 3 - Pessoas perdem suas moradias. Causa 4 - Desabrigados buscam locais de moradia em lugares afastados da Corte. Causa 5 - Pessoas se acomodam nos morros.
- Causa 1- Vinda da Família Real. Causa 2 - Valorização das propriedades próximas à área urbanizada. Causa 3 - Pessoas mais pobres se afastam da região urbanizadas. Causa 4 - Pessoas buscam moradias, que são feitas de maneira precária nos morros. Causa 5 - Comunidades mais pobres se concentram nos morros até os dias de hoje.
Para Saber mais: Outros mapas do Rio de Janeiro do período colonial podem ser vistos em: Coleção imagens do período colonial - Rio de Janeiro. Fonte: Prestação de contas... Disponível em: http://www.sudoestesp.com.br/file/colecao-imagens-periodo-colonial-rio-janeiro/684/ Acesso em: 14 de janeiro de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Google Drive.
Contexto
Para despertar a curiosidade da turma sobre o tema da aula, você pode encaminhar apenas a imagem do mapa turístico da cidade do Rio de Janeiro atualmente. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de modo autônomo, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a sua turma.
Questões para refletirem:
- Você conhece esta cidade?
- Quais as características desta cidade você reconhece?
- A imagem mostra os pontos residenciais da cidade do Rio de janeiro?
Questão para responderem:
- Em um mapa turístico como este, quais locais estão sendo mais destacados? Quais poderiam estar ganhando menos destaque? Por quê?
Dê um prazo para que os estudantes enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.
Em seguida, encaminhe o objetivo da aula junto com as fontes a serem analisadas na problematização.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Você pode encaminhar as fontes e os questionamentos para orientar a análise dos alunos e, junto com eles, um roteiro, estabelecendo a melhor ordem para que os alunos analisem as fontes e façam as atividades.
Questões para refletirem:
1º - Trechos sobre a vida na corte e mudanças no Rio de Janeiro
- Qual era a impressão que os estrangeiros tinham da cidade do Rio de Janeiro antes da vinda da Corte?
- O que pode ser entendido com “abrindo-se às modas europeias”?
- Por que as mudanças na cidade do Rio de Janeiro eram surpreendentes?
- Quais as profissões citadas no texto? Tem alguma que você não conhece?
2º - Planta do Rio de Janeiro em 1808
- Você consegue identificar as ruas da cidade?
3º - Planta do Rio de Janeiro em 1820
- Comparando com o mapa anterior (de 1808) podemos ver um aumento da área urbanizada na cidade?
- Onde se localizava o palácio da Quinta da Boa Vista?
4º - Reportagem sobre histórico de despejos no Rio de Janeiro
- Com a chegada da Família Real muitas casas foram “requisitadas” para ser moradia da Corte, quantas casas foram requisitadas?
- O que significava o “PR” colocado nas propriedades requeridas pela Corte? Como a população passou a chamá-las?
- E, nos dias atuais, qual a sigla usada e o que ela significa? Qual o apelido que a população deu para esta sigla?
Questões para responderem:
1º - Trechos sobre a vida na corte e mudanças no Rio de Janeiro
- Quais as evidências da fisionomia europeia na cidade do Rio de Janeiro que o inglês Gardner viu na cidade do Rio de Janeiro?
- O que faz cada uma das profissões citadas no texto? Por que a Corte precisava destes serviços?
2º - Planta do Rio de Janeiro em 1808
- Pelo posicionamento das ruas, é possível ver onde estava localizada a maior parte da população? A geografia do Rio de Janeiro contribuiu para este tipo de concentração populacional?
3º - Planta do Rio de Janeiro em 1820
- O palácio Quinto da Boa Vista estava próximo ao litoral como a maioria da população? O que sua localização pode indicar?
4º - Reportagem sobre histórico de despejos no Rio de Janeiro
- Você acha que a população estava de acordo com a resolução da Corte de tomar suas casas para moradia?
- Você consegue observar algo em comum entre o passado e o presente na cidade do Rio de Janeiro com base neste trecho lido?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos, escritas ou através de áudios ou vídeos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas e pontuando informações que eles possam não ter percebido nas fontes.
Outra possibilidade para este momento pode ser marcar uma aula síncrona, para que os alunos possam compartilhar as respostas e fazerem um debate. Dessa forma, você pode retomar pontos e fazer correções.
Sistematização
Para a atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados para fazerem o mapeamento, ou a sala toda pode faze-lo junta. Para isso, você pode criar um documento no Google Drive, compartilhado entre grupos ou pela turma toda, para que eles possam construir a atividade juntos. Outra opção é marcar uma aula síncrona e fazer o mapeamento junto com a turma.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano:
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Daniele Souza
Mentor: Bianca Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Os processos de Independência nas Américas.
Objeto(s) de conhecimento: Os caminhos até a Independência do Brasil.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI12 Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822, e seus desdobramentos para a História política brasileira.
Palavras-chave: Independência, Rio de Janeiro, vinda da Corte, urbanização.
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