Plano de Aula

Plano de aula: A vinda da corte de D. João VI ao Brasil

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Independência da América portuguesa

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF 08H12 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor para as imagens e manchete (ou impressões); Impressão do documento para os estudantes.

Material complementar:

Manchete para contexto:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pPy2ptXaUQcwZyVsjU32p6Fev7wq7ydrsmaSbxkxntWspvTa8JUGRgPPmt2S/his8-12und01-manchete-o-globo.pdf

Imagem Chafariz das Marrecas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tkm8xyJtvbPccPfQ4VyCqtaGT6xvevUGkWStYnFEQZU4bg7PFrmPsTT6Kwzx/his8-12und01-chafariz-das-marrecas.pdf

Texto “Lei sobre águas sujas” de 1808: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aQtV78zqY7Ds93Ev6eJXsW3NCThDGKykySvXaWuyp9PvYBB7KDKuJEJhXgPf/his8-12und01-lei-sobre-aguas-sujas-1808.pdf

Material para sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8z2tcaNQcukTgm38ES8Du6QemTFYWhATuThNEdyCG7m3ejGCyuZwaDtXC3Dz/his8-12und01-material-para-sistematizacao-chafariz-das-marrecas.pdf

Para você saber mais:

Registro de navios e passageiros que desembarcaram com a família real portuguesa em 1808.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Gfc4wKBqzZYCpDpdsnHj3UdbJdSR2n3gQScHEGwh4RHXPphd9fXjptqAvKyG/copia-de-br-rjanrio-59-cod-0-0730-v-01-d0001de0001.pdf

Justificativa : contato com fonte primária, possibilidade de atividade de paleografia com os alunos.

Questão norteadora para análise da fonte: Refletir com os alunos que o Rio de Janeiro tinha uma população de cerca de 60 mil pessoas quando a família real portuguesa chegou em 14 navios com 15 mil pessoas, trazendo a corte e os mais altos funcionários de Portugal. Isso causou o aumento de aproximadamente 25% da população.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados