Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet, Google Apresentações.
Contexto
Envie o objetivo da aula e a notícia sobre o abastecimento de água na cidade do Rio de Janeiro. Junto com a reportagem, envie questões para ajudar os estudantes a analisarem as fontes. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de modo autônomo, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a sua turma.
Questões para refletirem:
- Por que as pessoas utilizam tanta água diariamente? Este consumo é feito de forma adequada?
- Quais regiões geralmente costumam ter mais problemas de abastecimento de água?
- Você já vivenciou algum momento de desabastecimento de água em sua casa ou escola?
Questões para responder:
- O problema do abastecimento de água nas cidades pode ser relacionado ao grande número de pessoas que habitam esse lugar?
- E sobre a distribuição dela, será que todos os lugares tem acesso a água tratada e encanada?
Estabeleça um prazo para que os estudantes analisem as fontes e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido a respeito dos materiais apresentados e respondendo dúvidas que os alunos possam ter.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe as fontes propostas nesta etapa da aula, junto com alguns questionamentos para auxiliar a análise das fontes:
Questões para refletirem:
Imagem Chafariz das Marrecas
- Observe a imagem e procure identificar quem são as pessoas retratadas nela. Como é a sua feição? São homens, mulheres adultos ou crianças? Como estão vestidos? Usam sapatos? O que estão fazendo?
- Como é viver sem água encanada em casa?
Edital de Paulo Viana
- Que documento é este? Quando foi publicado? Onde?
- Se não havia água encanada, qual seria a possível solução para o escoamento de esgoto da cidade?
Questões para responderem:
Imagem Chafariz das Marrecas
- Quem buscava água na fonte representada na pintura?
- Quem usava a água que era trazida da fonte?
- Para que essa água poderia ser usada?
- Na imagem podem ser observados animais bebendo água no mesmo lugar que as pessoas escravizadas pegavam água. Será que isso é adequado para a saúde?
Edital de Paulo Viana
- Como seria passear por uma cidade que não tem rede de esgoto?
- Existe uma preocupação em cuidar da cidade expressa neste edital?
- Podemos relacionar a data do edital com a chegada da corte no Rio de Janeiro? Como?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos, escritas ou através de áudios ou vídeos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas e pontuando informações que os alunos possam não conhecer como o costume de despejar as “águas sujas” das residências em vias públicas, daquele período.
Sistematização
Na atividade de sistematização, são propostas duas maneiras de fazer uma releitura da obra "Chafariz das Marrecas". Para a primeira opção, os alunos podem editar a imagem digitalmente, utilizando programas de computador ou aplicativos de smartphones como o Google Apresentações, para incluir os balões com falas e pensamentos das pessoas representadas na pintura. Eles também podem imprimir a pintura, fazer os balões à mão, ou fazer um desenho representando a pintura e acrescentando as frases. Os alunos podem compartilhar as produções, ou fotografias delas, com a turma, na sala do Google Sala de Aula ou em um mural no Padlet.
Para a segunda opção, os alunos podem gravar falas para a encenação em seus telefones e depois editar um vídeo ou filmar a encenação todos juntos, utilizando o Google Meet, por exemplo.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano:
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).
Youtube (e suas muitas possibilidades).