Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet, Google Apresentações.
Contexto
Envie o objetivo da aula, a imagem da primeira moeda oficial do Brasil e alguns questionamentos. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de modo autônomo, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a sua turma.
Questões para refletirem:
- Você já viu uma moeda destas?
- Qual é o símbolo que aparece nesta moeda?
- Podemos identificar o valor desta moeda?
- O que podemos ler na moeda?
Questões para responderem:
- O nome desta moeda refere-se a que tipo de governo?
- Quais foram os tipos de governo exercidos no Brasil no período que esta moeda (réis) foi utilizada no Brasil (1695 a 1942)?
Estabeleça um prazo para que os estudantes enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos com algumas informações sobre a moeda, como o fato de que também se chamava real, mas o plural era réis, entre outras informações que constam nas orientações do slide com a imagem da moeda. Você pode optar por informar os alunos ou não.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Você pode encaminhar as fontes e os questionamentos para orientar a análise dos alunos e, junto com eles, um roteiro, estabelecendo a melhor ordem para que os alunos analisem as fontes e façam as atividades.
Questões para refletirem:
1º - Quadro “Declaração da Independência”
- Quem é a pessoa em cima do cavalo?
- Quantos anos após a Independência, que aconteceu em 1822, foi feita esta pintura?
- As pessoas presentes na imagem estão lutando ou estão felizes?
- Quando o pintor retratou este momento ele quis demonstrar um momento de guerra ou de paz?
2º - Texto “Pátria coroada”
- O que pode significar ser louvado por levar adiante a sua dinastia?
- O que pode significar ser o líder político capaz de sustentar a ordem constitucional?
3º - Bandeira do Brasil em 1822
- Há alguma semelhança entre esta bandeira e a moeda analisada no início da aula?
- As semelhanças podem indicar uma permanência em relação ao período antes de o Brasil se tornar independente?
4º - Trecho da Constituição de 1824
- Você sabe o que faz um moderador em um grupo de discussão online?
- Quem será que era o moderador na monarquia do D. Pedro I?
5º - Meme de D. Pedro I
- Como você imagina que tenha sido o governo de D. Pedro I?
- Qual cidade aparece na janela do retrato de D. Pedro I utilizado neste meme? Por que esta cidade aparece ali?
Questões para responderem:
1º - Quadro “Declaração da Independência”
- Como é retratado o momento da Declaração de Independência neste quadro?
2º - Texto “Pátria coroada”
- D. Pedro era visto da mesma maneira por todas as pessoas que o apoiavam? Por quê?
3º - Bandeira do Brasil em 1822
- Qual é a origem da escolha das cores da bandeira brasileira (verde e amarelo)?
4º - Trecho da Constituição de 1824
- O que significa a frase “vele sobre a manutenção da independência, equilíbrio e harmonia dos demais poderes políticos”?
5º - Meme de D. Pedro I
- D. Pedro I estava disposto a “ouvir” o que a população queria ou precisava?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as as respostas aos questionamentos, escritas ou através de áudios ou vídeos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas e pontuando informações, como o fato de as cores da bandeira do Brasil serem baseadas nas cores das casas reais de Habsburgo (amarelo) e Bragança (verde).
Outra possibilidade para este momento pode ser marcar uma aula síncrona, para que os alunos possam compartilhar as respostas e fazer um debate. Dessa forma, você pode retomar pontos e fazer correções.
Sistematização
Para a atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente e fazerem os memes com recortes de imagens da internet, desenhando, utilizando um site, como o gerar memes e outros aplicativos que permitem criá-los (disponível aqui), ou, até mesmo, utilizando o Google Apresentações.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano:
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).
Youtube (e suas muitas possibilidades).