17175
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Trabalho e formas de organização social e cultural

Plano de aula - As mulheres e o poder na Antiguidade e na Idade Média

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre As mulheres e o poder na Antiguidade e na Idade Média

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Bardella Fiorot

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI19, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas (ou projeção) do material da Contextualização.

Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização.

Cópias impressas das atividades da Problematização e Sistematização.

Saquinhos plásticos para guardar as fichas do jogo de tabuleiro.

Dados (um por grupo).

Pinos para os jogadores marcarem seu lugar no tabuleiro (pode ser grão de feijão, milho, botões, pinos aproveitados de outros jogos etc.).

Material complementar:

Contexto - Mulheres

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PPN95UbZPEc7uqed7K579BPUM3dsUUuhR9Jch5mRzyZN6XBfgmXVGNvsusEd/his6-19und05-contexto-mulheres.pdf

Problematização - Resolução biografias

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XaYfQ5zuagRCkWZ5fCtDm9wYarbaMcQsBZK8XVKQzJjeVJ8hXFcvjmJtMWPB/his6-19und05-resolucao-biografias.pdf

Sistematização - Resolução fichas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vHuTmSWs8UaATfCVggwqeX8pHZG8fjBArpezKCWCDm743TfzWtvcCGRauJgK/his6-19und05-resolucao-fichas.pdf

Sistematização - Tabuleiro

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CkWBZm2eqdK5uzMvXbFGduGgqvfqUDDmtEubtKuZwUqbqEcRRAmMC69yfrwr/his6-19und05-resolucao-tabuleiro.pdf

Para você saber mais:

https://brasilescola.uol.com.br/historia/rainha-saba.htm

https://educacao.uol.com.br/biografias/rainha-de-saba.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rainha_de_Sab%C3%A1

Links com a biografia de Makeda

https://ensinarhistoriajoelza.com.br/mulheres-africanas-rainhas-guerreiras-e-lideres-espirituais/

Link com a biografia de Amanishaketo

AURELL, Martin. Leonor de Aquitânia. In: LE GOFF, Jacques. Homens e mulheres da Idade Média. Tradução: Nícia Adan Bonatti. São Paulo: Estação Liberdade, 2013, pp. 179-182.

Referência bibliográfica sobre Leonor de Aquitânia.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Leonor_da_Aquit%C3%A2nia

Link com a biografia sobre Leonor de Aquitânia.

CONTAMINE, Philippe. Joana d’Arc. In: LE GOFF, Jacques. Homens e mulheres da Idade Média. Tradução: Nícia Adan Bonatti. São Paulo: Estação Liberdade, 2013, pp. 355-359.

Referência bibliográfica sobre Joana d’Arc.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Joana_d%27Arc

Link com a biografia sobre Joana d’Arc.

https://www.youtube.com/watch?v=rzN6yM8VXyU

Vídeo curto que aborda a visita da Rainha de Sabá (Makeda) ao rei Salomão

https://www.youtube.com/watch?v=fQyy-9HWcs4

Vídeo curto que resume a vida de Joana d’Arc

http://novosalunos.com.br/a-importancia-do-uso-de-jogos-no-aprendizado-para-as-novas-geracoes/

Artigo sobre a importância dos jogos no aprendizado

https://ensfundamental1.wordpress.com/407-2/427-2/

Site com várias dicas de jogos que podem ser adaptados de acordo com o tema da aula.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Neste momento inicial da aula é importante esclarecer aos alunos que muitas mulheres ficaram conhecidas na Antiguidade e Idade Média por desempenhar cargos ou funções que sempre foram ocupados por homens. Apesar de filmes, séries, livros e vídeos mostrarem a presença masculina
à frente de reinos, impérios e exércitos, muitas mulheres destacaram-se por sua habilidade política e militar, dominando terras e pessoas.

Makeda (rainha de Sabá - reino que ficava no sul da Península Arábica e Leste da África), Amanishakheto (rainha do reino de Cuxe - sul do Egito),
Leonor de Aquitânia (herdeira da importante região da Aquitânia. Foi casada com o rei francês Luis VII e com o rei inglês Henrique II - possuía grande poder político) e Joana d’Arc (tornou-se famosa por lutar na guerra dos Cem Anos ao lado dos franceses. Foi morta na fogueira e hoje é considerada santa padroeira da França) serão estudadas nesta aula por ser exemplos de mulheres corajosas e habilidosas nos assuntos políticos e militares nos contextos em que estavam inseridas.

Para você saber mais:

https://brasilescola.uol.com.br/historia/rainha-saba.htm

https://educacao.uol.com.br/biografias/rainha-de-saba.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rainha_de_Sab%C3%A1

Links com a biografia de Makeda

https://ensinarhistoriajoelza.com.br/mulheres-africanas-rainhas-guerreiras-e-lideres-espirituais/

Link com a biografia de Amanishaketo

AURELL, Martin. Leonor de Aquitânia. In: LE GOFF, Jacques. Homens e mulheres da Idade Média. Tradução: Nícia Adan Bonatti. São Paulo: Estação Liberdade, 2013, pp. 179-182.

Referência bibliográfica sobre Leonor de Aquitânia.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Leonor_da_Aquit%C3%A2nia

Link com a biografia sobre Leonor de Aquitânia.

CONTAMINE, Philippe. Joana d’Arc. In: LE GOFF, Jacques. Homens e mulheres da Idade Média. Tradução: Nícia Adan Bonatti. São Paulo: Estação Liberdade, 2013, pp. 355-359.

Referência bibliográfica sobre Joana d’Arc.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Joana_d%27Arc

Link com a biografia sobre Joana d’Arc.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Projete ou imprima o slide acima (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PPN95UbZPEc7uqed7K579BPUM3dsUUuhR9Jch5mRzyZN6XBfgmXVGNvsusEd/his6-19und05-contexto-mulheres.pdf)

Diga aos alunos que estas imagens são representações de quatro mulheres importantes que viveram na Antiguidade e Idade Média. A mulher da imagem 1 é Makeda (rainha de Sabá - reino que ficava no sul da Península Arábica e Leste da África), na imagem 2 temos Amanishaketo (rainha do reino de Cuxe - sul do Egito), a imagem 3 representa Leonor de Aquitânia (herdeira da importante região da Aquitânia. Foi casada com o rei francês Luis VII e com o rei inglês Henrique II - possuía grande poder político) e a quarta imagem refere-se a Joana d’Arc (tornou-se famosa por lutar na guerra dos Cem Anos ao lado dos franceses. Foi morta na fogueira e hoje é considerada santa padroeira da França).

Depois de apresentar as mulheres das imagens peça para os alunos observarem cada uma delas procurando apontar quais as atividades e funções que cada uma exerceu em seus contextos. É provável que os alunos digam que a maioria das mulheres representadas parece desempenhar uma função importante ligada a conflitos. Caso contrário, solicite que apontem os principais objetos portados por cada uma das mulheres, desta forma os alunos perceberão que a maioria delas carrega lanças ou estão em cima de cavalos prontas para um ataque ou negociação.

Posteriormente, direcione os alunos para uma análise mais específica das mesmas de acordo com os questionamentos abaixo:

1) Com relação à primeira imagem referente a rainha Makeda: quais os elementos presentes na imagem que fazem referência ao poder dela? O que a rainha de Sabá está prestes a fazer?

É esperado que os alunos apontem o fato de Makeda estar em cima de um cavalo portando uma lança e um manto vermelho (este geralmente é presente nas imagens associadas a reis) prestes a lutar ou já em em batalha. Instigue os alunos a apontar todos os elementos da cena.

2) Na segunda imagem quais os adereços e objetos que estão na cena e demonstram o poder da rainha?

Provavelmente os alunos apontarão a coroa, jóias e o cetro real.

3) Na imagem 3 Leonor de Aquitânia está com seu filho (João Sem Terra). Ele está com uma coroa, o que demonstra seu poder, mas leva a mãe junto no mesmo cavalo. Vocês acham que Leonor interferia no governo do filho de alguma forma?

Provavelmente os alunos responderão esta pergunta de maneira afirmativa, concluindo que a mãe era importante para o reinado do filho, uma vez que os dois cavalgam juntos. Os alunos devem dizer que a mãe aconselhava o filho politicamente. Caso não cheguem a esta conclusão, instigue os alunos a pensar no relacionamento deles com suas próprias mães. Pergunte o que elas geralmente fazem (aconselham) quando eles estão prestes a fazer algo importante ou sair de casa para algum compromisso.

4) A imagem 4 é uma representação de Joana d’Arc. O modo como ela está vestida na imagem nos revela qual era a atividade que ela fazia?

Os alunos devem dizer que Joana está vestida como uma guerreira com armadura que porta uma espada.

Como está o rosto de Joana na imagem? Ela representa estar com medo?

É esperado que os alunos digam que Joana está concentrada e séria, o que demonstra seu comprometimento com a guerra que está enfrentando.

Encerre os questionamentos com as seguintes questões:

- O que todas essas mulheres têm em comum?

Espera-se que os alunos apontem o fato de que todas as mulheres representadas na imagem possuem grande influência e poder, principalmente na política e nas questões militares.

- Vocês poderiam citar exemplos de mulheres que influenciaram o mundo positivamente por meio dos seus atos?

Diga aos alunos que eles podem citar exemplos de mulheres conhecidas mundialmente ou mulheres que fazem parte da comunidade em que eles habitam e que destacaram-se pelos serviços prestados à cidade ou por sua carreira e atos de empreendedorismo. Incentive-os a fornecer exemplos nacionais e que sejam próximos a eles.

Como adequar à sua realidade: O slide poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido.

Para você saber mais:

https://www.youtube.com/watch?v=rzN6yM8VXyU

Vídeo curto que aborda a visita da Rainha de Sabá (Makeda) ao rei Salomão.

https://www.youtube.com/watch?v=fQyy-9HWcs4

Vídeo curto que resume a vida de Joana d’Arc

Imagens:

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ea/The_Queen_of_Sheba_%282131716999%29.jpg>.
Acesso em: 26 jan. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=Eleanor+of+Aquitaine&title=Special:Search&profile=default&fulltext=1#/media/File:Alienor-d-aquitaine_et_jean_sans_terre.jpg>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Wikicommons. Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Amanishakheto#/media/File:Stele_of_Queen_Amanishakheto,_from_Naqa,_in_modern-day_Sudan._1st_century_CE._State_Museum_of_Egyptian_Art,_Munch.jpg>. Acesso em: 21 fev. 2019.

Wikicommons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=Special:Search&limit=20&offset=20&profile=default&search=Joan+of+Arc#/media/File:Joan_of_Arc_miniature_graded.jpg>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Para auxiliar o trabalho, projete o slide, imprima ou escreva no quadro as instruções acima realizando uma leitura compartilhada com a sala. Siga o passo a passo, deixando clara as etapas para os estudantes:

- Formem trios ou quartetos.

- Vocês receberão algumas biografias e imagens para analisar (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XaYfQ5zuagRCkWZ5fCtDm9wYarbaMcQsBZK8XVKQzJjeVJ8hXFcvjmJtMWPB/his6-19und05-resolucao-biografias.pdf)

- Com base na análise das biografias e das imagens, respondam as atividades propostas.

- Esta etapa tem apenas 20 minutos.

Circule pelos grupos durante a realização da atividade para sanar possíveis dúvidas dos alunos e supervisionar tudo está transcorrendo como o esperado (alunos compreendendo as biografia, conseguindo responder as questões e elaborando as perguntas).

Na elaboração das questões diga aos alunos que elas farão parte de um jogo que eles jogarão na próxima etapa da aula, portanto recomende que eles criem perguntas cujas respostas saibam responder, para isso elas devem estar baseadas nas informações lidas sobre Makeda e Joana d’Arc. Frise também que os alunos devem ler atentamente estas biografias (Makeda e Joana), caso contrário não conseguirão jogar na próxima etapa da aula.
No final da atividade os grupos devem entregar ao professor os dois retângulos recortados, pois eles se juntarão as demais fichas.

Como adequar à sua realidade: O material poderá ser impresso em preto e branco ou colorido. Caso não disponha de recursos para impressão em sua escola recomenda-se a cópia das atividades em folha almaço para distribuir aos alunos (retirar a questão 4 sobre as imagens).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientações: Nesta etapa os alunos jogarão um jogo de tabuleiro sobre Makeda e Joana d’Arc. O objetivo é reforçar os conhecimentos acerca do papel desempenhado por essas mulheres no âmbito político e militar.

Para a realização da atividade, siga os passos abaixo:

1) Após recolher todas as fichas produzidas pelos grupos, distribua uma ou duas em cada saquinho onde estarão as demais fichas (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vHuTmSWs8UaATfCVggwqeX8pHZG8fjBArpezKCWCDm743TfzWtvcCGRauJgK/his6-19und05-resolucao-fichas.pdf). Não coloque as fichas produzidas pelo próprio grupo
no saquinho destinado a eles. Distribua em outro saquinho para que outros colegas respondam. Atenção: imprima as fichas antes para recortar e coloque todas no saquinho (será um saquinho por grupo, portanto faça cópias do arquivo das fichas para a quantidade de grupos da sala).

2) Peça aos alunos para guardar a folha com as biografias (eles não poderão consultar durante o jogo).

3) Leia as orientações do slide com a turma (projetar as orientações ou imprimi-las, deixando as regras do jogo expostas durante toda a atividade caso os alunos tenham dúvidas). Recomenda-se pegar uma uma cópia do tabuleiro e uma ficha para ilustrar (encenar) aos alunos como o jogo irá ocorrer. Quando o jogador cair em uma casa com uma pergunta o colega do grupo deverá sortear uma das fichas e fazê-la.

4) Distribua um tabuleiro (Disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CkWBZm2eqdK5uzMvXbFGduGgqvfqUDDmtEubtKuZwUqbqEcRRAmMC69yfrwr/his6-19und05-resolucao-tabuleiro.pdf) para cada grupo, um saquinho com as fichas, um dado e alguns pinos (um por aluno) para marcar o local onde cada um está no jogo (os marcadores podem ser botões, grãos de feijão, pinos aproveitados de outros jogos, milho etc. Providencie antecipadamente esse material para o dia da aula).

Durante a realização do jogo, circule pelos grupos para verificar o andamento da atividade. É importante averiguar se os alunos realmente entenderam a importância que estas mulheres tiveram em seus contextos.

Como adequar à sua realidade: O material da Sistematização poderá ser impresso em preto e branco ou colorido.

Para você saber mais:

http://novosalunos.com.br/a-importancia-do-uso-de-jogos-no-aprendizado-para-as-novas-geracoes/

Artigo sobre a importância dos jogos no aprendizado

https://ensfundamental1.wordpress.com/407-2/427-2/

Site com várias dicas de jogos que podem ser adaptados de acordo com o tema da aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI19, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas (ou projeção) do material da Contextualização.

Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização.

Cópias impressas das atividades da Problematização e Sistematização.

Saquinhos plásticos para guardar as fichas do jogo de tabuleiro.

Dados (um por grupo).

Pinos para os jogadores marcarem seu lugar no tabuleiro (pode ser grão de feijão, milho, botões, pinos aproveitados de outros jogos etc.).

Material complementar:

Contexto - Mulheres

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PPN95UbZPEc7uqed7K579BPUM3dsUUuhR9Jch5mRzyZN6XBfgmXVGNvsusEd/his6-19und05-contexto-mulheres.pdf

Problematização - Resolução biografias

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XaYfQ5zuagRCkWZ5fCtDm9wYarbaMcQsBZK8XVKQzJjeVJ8hXFcvjmJtMWPB/his6-19und05-resolucao-biografias.pdf

Sistematização - Resolução fichas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vHuTmSWs8UaATfCVggwqeX8pHZG8fjBArpezKCWCDm743TfzWtvcCGRauJgK/his6-19und05-resolucao-fichas.pdf

Sistematização - Tabuleiro

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CkWBZm2eqdK5uzMvXbFGduGgqvfqUDDmtEubtKuZwUqbqEcRRAmMC69yfrwr/his6-19und05-resolucao-tabuleiro.pdf

Para você saber mais:

https://brasilescola.uol.com.br/historia/rainha-saba.htm

https://educacao.uol.com.br/biografias/rainha-de-saba.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rainha_de_Sab%C3%A1

Links com a biografia de Makeda

https://ensinarhistoriajoelza.com.br/mulheres-africanas-rainhas-guerreiras-e-lideres-espirituais/

Link com a biografia de Amanishaketo

AURELL, Martin. Leonor de Aquitânia. In: LE GOFF, Jacques. Homens e mulheres da Idade Média. Tradução: Nícia Adan Bonatti. São Paulo: Estação Liberdade, 2013, pp. 179-182.

Referência bibliográfica sobre Leonor de Aquitânia.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Leonor_da_Aquit%C3%A2nia

Link com a biografia sobre Leonor de Aquitânia.

CONTAMINE, Philippe. Joana d’Arc. In: LE GOFF, Jacques. Homens e mulheres da Idade Média. Tradução: Nícia Adan Bonatti. São Paulo: Estação Liberdade, 2013, pp. 355-359.

Referência bibliográfica sobre Joana d’Arc.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Joana_d%27Arc

Link com a biografia sobre Joana d’Arc.

https://www.youtube.com/watch?v=rzN6yM8VXyU

Vídeo curto que aborda a visita da Rainha de Sabá (Makeda) ao rei Salomão

https://www.youtube.com/watch?v=fQyy-9HWcs4

Vídeo curto que resume a vida de Joana d’Arc

http://novosalunos.com.br/a-importancia-do-uso-de-jogos-no-aprendizado-para-as-novas-geracoes/

Artigo sobre a importância dos jogos no aprendizado

https://ensfundamental1.wordpress.com/407-2/427-2/

Site com várias dicas de jogos que podem ser adaptados de acordo com o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Neste momento inicial da aula é importante esclarecer aos alunos que muitas mulheres ficaram conhecidas na Antiguidade e Idade Média por desempenhar cargos ou funções que sempre foram ocupados por homens. Apesar de filmes, séries, livros e vídeos mostrarem a presença masculina
à frente de reinos, impérios e exércitos, muitas mulheres destacaram-se por sua habilidade política e militar, dominando terras e pessoas.

Makeda (rainha de Sabá - reino que ficava no sul da Península Arábica e Leste da África), Amanishakheto (rainha do reino de Cuxe - sul do Egito),
Leonor de Aquitânia (herdeira da importante região da Aquitânia. Foi casada com o rei francês Luis VII e com o rei inglês Henrique II - possuía grande poder político) e Joana d’Arc (tornou-se famosa por lutar na guerra dos Cem Anos ao lado dos franceses. Foi morta na fogueira e hoje é considerada santa padroeira da França) serão estudadas nesta aula por ser exemplos de mulheres corajosas e habilidosas nos assuntos políticos e militares nos contextos em que estavam inseridas.

Para você saber mais:

https://brasilescola.uol.com.br/historia/rainha-saba.htm

https://educacao.uol.com.br/biografias/rainha-de-saba.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rainha_de_Sab%C3%A1

Links com a biografia de Makeda

https://ensinarhistoriajoelza.com.br/mulheres-africanas-rainhas-guerreiras-e-lideres-espirituais/

Link com a biografia de Amanishaketo

AURELL, Martin. Leonor de Aquitânia. In: LE GOFF, Jacques. Homens e mulheres da Idade Média. Tradução: Nícia Adan Bonatti. São Paulo: Estação Liberdade, 2013, pp. 179-182.

Referência bibliográfica sobre Leonor de Aquitânia.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Leonor_da_Aquit%C3%A2nia

Link com a biografia sobre Leonor de Aquitânia.

CONTAMINE, Philippe. Joana d’Arc. In: LE GOFF, Jacques. Homens e mulheres da Idade Média. Tradução: Nícia Adan Bonatti. São Paulo: Estação Liberdade, 2013, pp. 355-359.

Referência bibliográfica sobre Joana d’Arc.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Joana_d%27Arc

Link com a biografia sobre Joana d’Arc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Projete ou imprima o slide acima (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PPN95UbZPEc7uqed7K579BPUM3dsUUuhR9Jch5mRzyZN6XBfgmXVGNvsusEd/his6-19und05-contexto-mulheres.pdf)

Diga aos alunos que estas imagens são representações de quatro mulheres importantes que viveram na Antiguidade e Idade Média. A mulher da imagem 1 é Makeda (rainha de Sabá - reino que ficava no sul da Península Arábica e Leste da África), na imagem 2 temos Amanishaketo (rainha do reino de Cuxe - sul do Egito), a imagem 3 representa Leonor de Aquitânia (herdeira da importante região da Aquitânia. Foi casada com o rei francês Luis VII e com o rei inglês Henrique II - possuía grande poder político) e a quarta imagem refere-se a Joana d’Arc (tornou-se famosa por lutar na guerra dos Cem Anos ao lado dos franceses. Foi morta na fogueira e hoje é considerada santa padroeira da França).

Depois de apresentar as mulheres das imagens peça para os alunos observarem cada uma delas procurando apontar quais as atividades e funções que cada uma exerceu em seus contextos. É provável que os alunos digam que a maioria das mulheres representadas parece desempenhar uma função importante ligada a conflitos. Caso contrário, solicite que apontem os principais objetos portados por cada uma das mulheres, desta forma os alunos perceberão que a maioria delas carrega lanças ou estão em cima de cavalos prontas para um ataque ou negociação.

Posteriormente, direcione os alunos para uma análise mais específica das mesmas de acordo com os questionamentos abaixo:

1) Com relação à primeira imagem referente a rainha Makeda: quais os elementos presentes na imagem que fazem referência ao poder dela? O que a rainha de Sabá está prestes a fazer?

É esperado que os alunos apontem o fato de Makeda estar em cima de um cavalo portando uma lança e um manto vermelho (este geralmente é presente nas imagens associadas a reis) prestes a lutar ou já em em batalha. Instigue os alunos a apontar todos os elementos da cena.

2) Na segunda imagem quais os adereços e objetos que estão na cena e demonstram o poder da rainha?

Provavelmente os alunos apontarão a coroa, jóias e o cetro real.

3) Na imagem 3 Leonor de Aquitânia está com seu filho (João Sem Terra). Ele está com uma coroa, o que demonstra seu poder, mas leva a mãe junto no mesmo cavalo. Vocês acham que Leonor interferia no governo do filho de alguma forma?

Provavelmente os alunos responderão esta pergunta de maneira afirmativa, concluindo que a mãe era importante para o reinado do filho, uma vez que os dois cavalgam juntos. Os alunos devem dizer que a mãe aconselhava o filho politicamente. Caso não cheguem a esta conclusão, instigue os alunos a pensar no relacionamento deles com suas próprias mães. Pergunte o que elas geralmente fazem (aconselham) quando eles estão prestes a fazer algo importante ou sair de casa para algum compromisso.

4) A imagem 4 é uma representação de Joana d’Arc. O modo como ela está vestida na imagem nos revela qual era a atividade que ela fazia?

Os alunos devem dizer que Joana está vestida como uma guerreira com armadura que porta uma espada.

Como está o rosto de Joana na imagem? Ela representa estar com medo?

É esperado que os alunos digam que Joana está concentrada e séria, o que demonstra seu comprometimento com a guerra que está enfrentando.

Encerre os questionamentos com as seguintes questões:

- O que todas essas mulheres têm em comum?

Espera-se que os alunos apontem o fato de que todas as mulheres representadas na imagem possuem grande influência e poder, principalmente na política e nas questões militares.

- Vocês poderiam citar exemplos de mulheres que influenciaram o mundo positivamente por meio dos seus atos?

Diga aos alunos que eles podem citar exemplos de mulheres conhecidas mundialmente ou mulheres que fazem parte da comunidade em que eles habitam e que destacaram-se pelos serviços prestados à cidade ou por sua carreira e atos de empreendedorismo. Incentive-os a fornecer exemplos nacionais e que sejam próximos a eles.

Como adequar à sua realidade: O slide poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido.

Para você saber mais:

https://www.youtube.com/watch?v=rzN6yM8VXyU

Vídeo curto que aborda a visita da Rainha de Sabá (Makeda) ao rei Salomão.

https://www.youtube.com/watch?v=fQyy-9HWcs4

Vídeo curto que resume a vida de Joana d’Arc

Imagens:

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ea/The_Queen_of_Sheba_%282131716999%29.jpg>.
Acesso em: 26 jan. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=Eleanor+of+Aquitaine&title=Special:Search&profile=default&fulltext=1#/media/File:Alienor-d-aquitaine_et_jean_sans_terre.jpg>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Wikicommons. Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Amanishakheto#/media/File:Stele_of_Queen_Amanishakheto,_from_Naqa,_in_modern-day_Sudan._1st_century_CE._State_Museum_of_Egyptian_Art,_Munch.jpg>. Acesso em: 21 fev. 2019.

Wikicommons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=Special:Search&limit=20&offset=20&profile=default&search=Joan+of+Arc#/media/File:Joan_of_Arc_miniature_graded.jpg>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Para auxiliar o trabalho, projete o slide, imprima ou escreva no quadro as instruções acima realizando uma leitura compartilhada com a sala. Siga o passo a passo, deixando clara as etapas para os estudantes:

- Formem trios ou quartetos.

- Vocês receberão algumas biografias e imagens para analisar (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XaYfQ5zuagRCkWZ5fCtDm9wYarbaMcQsBZK8XVKQzJjeVJ8hXFcvjmJtMWPB/his6-19und05-resolucao-biografias.pdf)

- Com base na análise das biografias e das imagens, respondam as atividades propostas.

- Esta etapa tem apenas 20 minutos.

Circule pelos grupos durante a realização da atividade para sanar possíveis dúvidas dos alunos e supervisionar tudo está transcorrendo como o esperado (alunos compreendendo as biografia, conseguindo responder as questões e elaborando as perguntas).

Na elaboração das questões diga aos alunos que elas farão parte de um jogo que eles jogarão na próxima etapa da aula, portanto recomende que eles criem perguntas cujas respostas saibam responder, para isso elas devem estar baseadas nas informações lidas sobre Makeda e Joana d’Arc. Frise também que os alunos devem ler atentamente estas biografias (Makeda e Joana), caso contrário não conseguirão jogar na próxima etapa da aula.
No final da atividade os grupos devem entregar ao professor os dois retângulos recortados, pois eles se juntarão as demais fichas.

Como adequar à sua realidade: O material poderá ser impresso em preto e branco ou colorido. Caso não disponha de recursos para impressão em sua escola recomenda-se a cópia das atividades em folha almaço para distribuir aos alunos (retirar a questão 4 sobre as imagens).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientações: Nesta etapa os alunos jogarão um jogo de tabuleiro sobre Makeda e Joana d’Arc. O objetivo é reforçar os conhecimentos acerca do papel desempenhado por essas mulheres no âmbito político e militar.

Para a realização da atividade, siga os passos abaixo:

1) Após recolher todas as fichas produzidas pelos grupos, distribua uma ou duas em cada saquinho onde estarão as demais fichas (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vHuTmSWs8UaATfCVggwqeX8pHZG8fjBArpezKCWCDm743TfzWtvcCGRauJgK/his6-19und05-resolucao-fichas.pdf). Não coloque as fichas produzidas pelo próprio grupo
no saquinho destinado a eles. Distribua em outro saquinho para que outros colegas respondam. Atenção: imprima as fichas antes para recortar e coloque todas no saquinho (será um saquinho por grupo, portanto faça cópias do arquivo das fichas para a quantidade de grupos da sala).

2) Peça aos alunos para guardar a folha com as biografias (eles não poderão consultar durante o jogo).

3) Leia as orientações do slide com a turma (projetar as orientações ou imprimi-las, deixando as regras do jogo expostas durante toda a atividade caso os alunos tenham dúvidas). Recomenda-se pegar uma uma cópia do tabuleiro e uma ficha para ilustrar (encenar) aos alunos como o jogo irá ocorrer. Quando o jogador cair em uma casa com uma pergunta o colega do grupo deverá sortear uma das fichas e fazê-la.

4) Distribua um tabuleiro (Disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CkWBZm2eqdK5uzMvXbFGduGgqvfqUDDmtEubtKuZwUqbqEcRRAmMC69yfrwr/his6-19und05-resolucao-tabuleiro.pdf) para cada grupo, um saquinho com as fichas, um dado e alguns pinos (um por aluno) para marcar o local onde cada um está no jogo (os marcadores podem ser botões, grãos de feijão, pinos aproveitados de outros jogos, milho etc. Providencie antecipadamente esse material para o dia da aula).

Durante a realização do jogo, circule pelos grupos para verificar o andamento da atividade. É importante averiguar se os alunos realmente entenderam a importância que estas mulheres tiveram em seus contextos.

Como adequar à sua realidade: O material da Sistematização poderá ser impresso em preto e branco ou colorido.

Para você saber mais:

http://novosalunos.com.br/a-importancia-do-uso-de-jogos-no-aprendizado-para-as-novas-geracoes/

Artigo sobre a importância dos jogos no aprendizado

https://ensfundamental1.wordpress.com/407-2/427-2/

Site com várias dicas de jogos que podem ser adaptados de acordo com o tema da aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Trabalho e formas de organização social e cultural do 6º ano :

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano