17063
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - Ritos e rituais: reconhecendo a diversidade

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Ritos e rituais: reconhecendo a diversidade

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: material impresso para composição das estações de estudo, folha papel A4, lápis de cor, giz de cera, projetor e computador.

Material complementar:

Estações de Estudo, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/76em4dsrEkRtdmFb55HbKNZxsZWrBRuBEKHFK5FPejGJpJY4ytr3w4UYcHCM/his5-04un05-estacoes-de-estudo.pdf

Para você saber mais: para essa aula é importante estar atento ao que é rito e ao que é ritual, segundo o Dicionário SIlveira Bueno (2007):

  • rito - s.m. Cerimônia ou conjunto de cerimônias de uma religião.
  • ritual - adj. Relativo a ritos; s.m. cerimonial, protocolo.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o objetivo e leia com os alunos. E posteriormente, levanta algumas questões:

  • O que são ritos?
  • O que são rituais?
  • Cite alguns exemplos de rituais vivenciados em nossa comunidade?

A intenção desses questionamentos é instigar a percepção dos alunos quanto aos acontecimentos ritualísticos que acontecem na sociedade. Lembre-se de informar que esses rituais estão ligados de maneira peculiar com a religiosidade e formação cultural da sociedade.

Para você saber mais: para essa aula é importante estar atento ao que é rito e ao que é ritual, segundo o Dicionário SIlveira Bueno (2007):

  • rito - s.m. Cerimônia ou conjunto de cerimônias de uma religião.
  • ritual - adj. Relativo a ritos; s.m. cerimonial, protocolo.

Para compreender um pouco mais acesse:

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete essas imagens para os alunos, e peça que eles indiquem que momentos estão sendo retratados nas imagens.

Após a identificação das imagens, pergunta a eles:

  • Qual a importância desses eventos na vida de um ser humano?
  • Esses eventos podem ser chamados de ritos ou rituais?
  • Você já participou de algum desses eventos?
  • Como você entende a participação em algum desses eventos?

As perguntas devem ser lidas e deixar um momento breve para a exposição das colocações dos alunos. Os ritos e rituais são ordenadores da vida social e na sua dimensão simbólica, constituem bens comuns em sociedade (SEGALEN, Martine, 2002)

Como adequar à sua realidade: o professor pode iniciar essa aula no laboratório de informática e pedir que os alunos pesquisem imagens de rituais comuns na vida do ser humano. Ou ainda, usar a cultura local para explorar os rituais vivenciados nessa comunidade, exemplos: batismo na fogueira, danças típicas, cerimônias de iniciação da vida adulta, cerimônias fúnebres, entre outras.

Para você saber mais: para essa aula é importante estar atento ao que é rito e ao que é ritual, segundo o Dicionário SIlveira Bueno (2007):

  • rito - s.m. Cerimônia ou conjunto de cerimônias de uma religião.
  • ritual - adj. Relativo a ritos; s.m. cerimonial, protocolo.

Para compreender um pouco mais acesse:

Problematização - parte 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete esse slide para os alunos. Escolha um aluno para realizar a leitura para todos. Após a leitura, é importante esclarecer aos alunos que os ritos e rituais estão ligados à vida em sociedade. Esclareça que essa aula não é sobre uma ou outra religião, e sim um momento de entender o motivo pelo quais esses rituais são importantes para o ser humano, como forma de convívio em sociedade e ordenador de cultura.

Para você saber mais: (para essa aula é importante estar atento ao que é rito e ao que é ritual, segundo o Dicionário SIlveira Bueno (2007):

  • rito - s.m. Cerimônia ou conjunto de cerimônias de uma religião.
  • ritual - adj. Relativo a ritos; s.m. cerimonial, protocolo.

Para compreender um pouco mais acesse:

Problematização - parte 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: esse slide vai ficar projetado durante o tempo da problematização. Nesse momento, monte 5 estações de estudo com os tipos de rituais presentes nas diversas religiões. Para esclarecimento sobre as imagens:

Para montar cada estação, imprima o material Estações de Estudo, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/76em4dsrEkRtdmFb55HbKNZxsZWrBRuBEKHFK5FPejGJpJY4ytr3w4UYcHCM/his5-04un05-estacoes-de-estudo.pdf

Nesse material há textos de exemplos do significado de cada um dos tipos de rituais. Divida a turma em 5 grupos para que haja tempo para leitura e estudo em todas as estações por todos os grupos. O tempo de permanência de cada grupo em cada estação é de 3 minutos.

Como adequar à sua realidade: o professor pode trazer imagens ou depoimentos de pessoas ligadas à comunidade. Seria interessante convidar líderes de diversas religiões para apresentar aos alunos as especificidades dos rituais em cada religião.

Para você saber mais:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: projete esse slide e deixe ele como fundo para execução dessa etapa. Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos.

Cada grupo irá enumerar rituais que eles conhecem e se possível dizer de que tipo são. Para isso eles vão usar as referências das estações de estudo. Distribua para cada aluno meia folha de papel A4 e oriente a atividade.

  • O grupo irá fazer um relato sobre uma tradição familiar que acontece como se fosse um ritual. Exemplo: como acontece as comemorações do Natal? Que tipos de comida? Há alguma celebração religiosa?
  • Após o relato, irã produzir um desenho que represente esse ritual.
  • E finalmente a turma toda irá organizar um painel onde estarão expostos os relatos e desenhos dos rituais familiares ou da comunidade. O painel terá o seguinte título: Ritos familiares - construindo minha identidade.

Para você saber mais:

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: material impresso para composição das estações de estudo, folha papel A4, lápis de cor, giz de cera, projetor e computador.

Material complementar:

Estações de Estudo, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/76em4dsrEkRtdmFb55HbKNZxsZWrBRuBEKHFK5FPejGJpJY4ytr3w4UYcHCM/his5-04un05-estacoes-de-estudo.pdf

Para você saber mais: para essa aula é importante estar atento ao que é rito e ao que é ritual, segundo o Dicionário SIlveira Bueno (2007):

  • rito - s.m. Cerimônia ou conjunto de cerimônias de uma religião.
  • ritual - adj. Relativo a ritos; s.m. cerimonial, protocolo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o objetivo e leia com os alunos. E posteriormente, levanta algumas questões:

  • O que são ritos?
  • O que são rituais?
  • Cite alguns exemplos de rituais vivenciados em nossa comunidade?

A intenção desses questionamentos é instigar a percepção dos alunos quanto aos acontecimentos ritualísticos que acontecem na sociedade. Lembre-se de informar que esses rituais estão ligados de maneira peculiar com a religiosidade e formação cultural da sociedade.

Para você saber mais: para essa aula é importante estar atento ao que é rito e ao que é ritual, segundo o Dicionário SIlveira Bueno (2007):

  • rito - s.m. Cerimônia ou conjunto de cerimônias de uma religião.
  • ritual - adj. Relativo a ritos; s.m. cerimonial, protocolo.

Para compreender um pouco mais acesse:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete essas imagens para os alunos, e peça que eles indiquem que momentos estão sendo retratados nas imagens.

Após a identificação das imagens, pergunta a eles:

  • Qual a importância desses eventos na vida de um ser humano?
  • Esses eventos podem ser chamados de ritos ou rituais?
  • Você já participou de algum desses eventos?
  • Como você entende a participação em algum desses eventos?

As perguntas devem ser lidas e deixar um momento breve para a exposição das colocações dos alunos. Os ritos e rituais são ordenadores da vida social e na sua dimensão simbólica, constituem bens comuns em sociedade (SEGALEN, Martine, 2002)

Como adequar à sua realidade: o professor pode iniciar essa aula no laboratório de informática e pedir que os alunos pesquisem imagens de rituais comuns na vida do ser humano. Ou ainda, usar a cultura local para explorar os rituais vivenciados nessa comunidade, exemplos: batismo na fogueira, danças típicas, cerimônias de iniciação da vida adulta, cerimônias fúnebres, entre outras.

Para você saber mais: para essa aula é importante estar atento ao que é rito e ao que é ritual, segundo o Dicionário SIlveira Bueno (2007):

  • rito - s.m. Cerimônia ou conjunto de cerimônias de uma religião.
  • ritual - adj. Relativo a ritos; s.m. cerimonial, protocolo.

Para compreender um pouco mais acesse:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete esse slide para os alunos. Escolha um aluno para realizar a leitura para todos. Após a leitura, é importante esclarecer aos alunos que os ritos e rituais estão ligados à vida em sociedade. Esclareça que essa aula não é sobre uma ou outra religião, e sim um momento de entender o motivo pelo quais esses rituais são importantes para o ser humano, como forma de convívio em sociedade e ordenador de cultura.

Para você saber mais: (para essa aula é importante estar atento ao que é rito e ao que é ritual, segundo o Dicionário SIlveira Bueno (2007):

  • rito - s.m. Cerimônia ou conjunto de cerimônias de uma religião.
  • ritual - adj. Relativo a ritos; s.m. cerimonial, protocolo.

Para compreender um pouco mais acesse:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: esse slide vai ficar projetado durante o tempo da problematização. Nesse momento, monte 5 estações de estudo com os tipos de rituais presentes nas diversas religiões. Para esclarecimento sobre as imagens:

Para montar cada estação, imprima o material Estações de Estudo, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/76em4dsrEkRtdmFb55HbKNZxsZWrBRuBEKHFK5FPejGJpJY4ytr3w4UYcHCM/his5-04un05-estacoes-de-estudo.pdf

Nesse material há textos de exemplos do significado de cada um dos tipos de rituais. Divida a turma em 5 grupos para que haja tempo para leitura e estudo em todas as estações por todos os grupos. O tempo de permanência de cada grupo em cada estação é de 3 minutos.

Como adequar à sua realidade: o professor pode trazer imagens ou depoimentos de pessoas ligadas à comunidade. Seria interessante convidar líderes de diversas religiões para apresentar aos alunos as especificidades dos rituais em cada religião.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: projete esse slide e deixe ele como fundo para execução dessa etapa. Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos.

Cada grupo irá enumerar rituais que eles conhecem e se possível dizer de que tipo são. Para isso eles vão usar as referências das estações de estudo. Distribua para cada aluno meia folha de papel A4 e oriente a atividade.

  • O grupo irá fazer um relato sobre uma tradição familiar que acontece como se fosse um ritual. Exemplo: como acontece as comemorações do Natal? Que tipos de comida? Há alguma celebração religiosa?
  • Após o relato, irã produzir um desenho que represente esse ritual.
  • E finalmente a turma toda irá organizar um painel onde estarão expostos os relatos e desenhos dos rituais familiares ou da comunidade. O painel terá o seguinte título: Ritos familiares - construindo minha identidade.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social do 5º ano :

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano