17055
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

Plano de aula - As comunidades quilombolas e seus modos de vida com o passar dos tempo

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre As comunidades quilombolas e seus modos de vida com o passar dos tempo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Soares Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em pdf ; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Youtube, Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é identificar a influência do povo quilombola no meio em que estão inseridos e nas demais comunidades brasileiras. Inicie a aula enviando os links das imagens para o Whatsapp do grupo da turma. Agende uma videoconferência para dar sequência às orientações. Você pode optar por fazer essa etapa de forma assíncrona, enviando todo o material para os alunos através da entrega na escola, do e-mail ou pelo Classroom, junto com as orientações de observação e os questionamentos para análise das imagens. Caso ache necessário, defina uma data para a entrega da resolução da atividade proposta.
Envie o link (disponível aqui) para que os alunos vejam como é a vida em uma comunidade quilombola e sintam a realidade deste povo brasileiro.

Problematização
Siga a sequência das orientações utilizando os links e arquivos definidos. Oriente os alunos a buscarem a localização das comunidades quilombolas usando os aplicativos do Google (Maps ou Earth). Caso faça a opção pelo trabalho dividindo a sala em duplas, utilize o recurso do Padlet ou do Google Docs para o trabalho colaborativo. Envie por e-mail ou Whatsapp o link com o vídeo “Os africanos - raízes do Brasil #3 (disponível aqui), para ilustrar melhor esse trabalho. Siga as orientações definidas nesta etapa. Caso faça a opção da aula assíncrona, envie todo o material junto com as orientações e as informações adicionais que constam nesta etapa.

Sistematização
Para a execução desta atividade, será necessário agendar o dia da entrega do material produzido, visto que nem todos os alunos terão condições de executá-lo imediatamente. Faça este agendamento e informe aos alunos que eles poderão utilizar a forma de apresentação que for viável: cartazes (físicos ou usando o PowerPoint), murais virtuais, vídeos, áudios, dentre outros recursos. Caso faça a opção da aula assíncrona, envie todo o material junto com as orientações e as informações adicionais que constam nesta etapa. Siga as orientações propostas. Na data definida, agende uma videoconferência para que os alunos possam apresentar os trabalhos. Caso faça a opção por aula assíncrona, faça a correção do material enviado pelos alunos, dê um feedback sobre os trabalhos e, se necessário, faça as devidas pontuações e argumentações, para que o objetivo desta aula seja alcançado.

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).

Convite às famílias
Proponha que os familiares conheçam, juntamente com os alunos, algumas músicas da comunidade quilombola que vivem em Oriximiná (PA), disponível aqui, e a página no Facebook Encanto do Quilombo (o link encontra-se no corpo do texto de abertura da página da comunidade citada anteriormente). Diga para que se soltem e se divirtam dançando ao ritmo deste povo.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_03UND02

(EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas