16957
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Novas fronteiras: fluxos de imigração ao Brasil

Plano de aula de Geografia com atividades para 7º ano do Fundamental sobre compreender as contribuições econômicas e culturais dos principais fluxos atuais de imigração ao Brasil.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rodrigo Ferrari Baglini

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A mencionada habilidade visa desenvolver a capacidade do aluno analisar a importância dos fluxos de uso e ocupação na formação socioeconômica e territorial, entendendo conflitos e tensões relacionadas a essa formação. O objetivo específico deste plano é compreender as contribuições econômicas e culturais dadas pelas populações que migram para o Brasil na atualidade.

Materiais necessários:

Papel, lápis, borracha, Mapa múndi impresso em A4 (pode ser um mapa para colorir, o objetivo é que encontre os países da atividade da ação propositiva); atividade da ação propositiva impressa.

Material complementar:

Imagens da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XEp3HpUrCkArc3QeNA2fJEa3FvVtgHHc7UBg4DJgcQmv44c2K9DvkkSKesBb/imagens-da-contextualizacao.pdf

Imagens da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eagrGsnvBPN4z7WaQKwKtYbq42fqEyeRHDhaYvkyyEmYjKhgPBubuERzPmQ4/imagens-da-problematizacao.pdf

Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AQzaxKEEKQrMEEeExD458AkzPbXGG8u4aKNfDHbpu9CkJpWQJ77q4jKrUMWZ/atividade-da-acao-propositiva.pdf

Link para os mapas:

Mapa de Fluxos Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eJYb2M7Y3VZWDRcygjTEbP7BmqRUX3jSvFsqZdSS9mZCUS23v37MeahsZRg8/mapa-de-fluxos-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

O Brasil é um dos países mais miscigenados do mundo, fruto de um intenso processo colonial marcado pela chegada de muitos grupos sociais ao longo do tempo. A dimensão continental do país evidencia os diversos traços culturais existentes no território, como é o caso das origens regionais e locais do Brasil. Por isso, compreender o Brasil sobre a lógica de uma única identidade é desconsiderar toda a riqueza cultural existente nele. A imigração tem papel basilar na lógica de construção cultural, pois a partir do século XIX, com a independência do Brasil e sua abertura econômica para o restante do mundo, o Brasil passa a receber, além de povos africanos e europeus, que marcaram todo o período colonial, culturas asiáticas, que se distribuem por todos os rincões do Brasil.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Utilize este momento para sondar o que o alunos já sabem sobre o tema. Possíveis perguntas?

  • Quem são os imigrantes?
  • Alguém que você conhece é imigrante? De onde essa pessoa vem? Você reconhece nela hábitos/costumes diferentes dos seus?
  • Por que uma pessoa deixa seu país de origem para viver em outro país?

O primeiro questionamento serve para sondar se os alunos já possuem conhecimento prévio sobre imigração. Se for necessário, explique o conceito de migração como o movimento de um indivíduo ou uma população no espaço geográfico. O prefixo “im” de imigrante tem o mesmo sentido nas palavras “importação” ou “imergir”, estão relacionados aos movimentos para dentro de algum “lugar”. Logo, assim como um produto importado é aquele que entra num determinado país, o imigrante é o indivíduo que entra num determinado território nacional.

Permita que os alunos expressem e compartilhem relatos pessoais sobre a segunda questão. Caso não haja compartilhamento, amplie o conceito de imigrante; questione se conhecem alguém proveniente de outra região ou estado. Exemplos de imigração interna ao território nacional também são importantes, pois neles podem se reconhecer hábitos e costumes distintos, assim como fatores que motivam as migrações.

Com a finalidade de criar empatia, faça a terceira pergunta. É importante neste momento que os alunos se coloquem momentaneamente como imigrantes. Liste no quadro as respostas, separando em duas colunas os fatores de expulsão e aqueles de atração que forem mencionados.

Como adequar à sua realidade: previamente, você poderá solicitar aos alunos que realizem uma pesquisa em busca de notícias atuais sobre possíveis fluxos de imigração na região ou estado onde moram. Peça para que realizem um pequeno resumo de uma das notícias que leram. Esse registro pode ser utilizado neste momento da aula, subsidiando a sondagem.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após refletir sobre o tema da aula, convide os alunos a pensar sobre os aspectos étnicos e culturais da população brasileira. Apresente algumas fotos. Você pode utilizar as deste slide ou coletar outras em revistas e jornais. Outra possibilidade é usar exemplos que já estão no livro didático utilizado na sua escola. Analisando o fenótipo (isto é, as características observáveis na aparência física das pessoas, como os traços do rosto, a cor da pele, a cor do cabelo etc), podemos caracterizar os brasileiros como um povo diverso ou não? A que devemos essa diversidade?

Nesta etapa, é importante que os estudantes percebam como nossa população é multi-étnica.

Material complementar

Imagens para impressão: https://docs.google.com/document/d/1NOG1uj7jH-0ojWWPlOcOH_cqGGKT_nNcIsSyNrvQvgk/edit

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Procure identificar com a turma quais são os grupos sociais que migram hoje em dia para o Brasil.

Inicie as discussões com a pergunta sugerida no slide: Quem imigra para o Brasil hoje?

Procure contextualizar que nosso país é um dos países mais desenvolvidos economicamente na América Latina. Isso convida muitos imigrantes a instalarem-se aqui, sobretudo quem está próximo da fronteira.

Convide os alunos a lerem as manchetes das notícias apontadas no próximo slide.

Durante a leitura, comente que a procura pelo Brasil, na grande maioria das vezes, está relacionada à busca por emprego. Porém, a colocação do imigrante no mercado de trabalho, não raro, envolve alguma exploração de mão de obra. Para efetivar essa reflexão, faça alguns questionamentos à turma:

1- O que leva as pessoas a migrar para o Brasil?

2- O Brasil está preparado para receber um grande contingente de imigrantes no seu território?

3- Por que a maioria dos imigrantes são originários da América Latina?

4- Vocês conhecem algum imigrante que passou por uma situação parecida como as retratadas pelas notícias?

Links para as matérias:

A jornada de uma boliviana, do trabalho escravo à ocupação em São Paulo - BBC Brasil

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44009360

Por nova vida, haitianos passam Natal entre fila da imigração e rodoviária de MS: “vou trabalhar por um bom futuro”

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2018/12/26/por-nova-vida-haitianos-passam-natal-entre-fila-da-imigracao-e-rodoviaria-de-ms-vou-trabalhar-por-um-bom-futuro.ghtml

Material complementar

Imagens das manchetes: https://docs.google.com/document/d/1FcrliMvufvsWbYEWexvLFiwOHrM7ag16GS6IIHjUHSE/edit

Como adequar à sua realidade: Você pode utilizar a pergunta do slide para a região onde está a sua escola. Quem são as pessoas que imigram para o local onde a escola está?

Para você saber mais:

O Brasil é um dos países mais miscigenados do mundo, fruto de um intenso processo colonial marcado pela chegada de muitos grupos sociais ao longo do tempo. A dimensão continental do país evidencia os diversos traços culturais existentes no território, como é o caso das origens regionais e locais do Brasil. Por isso, compreender o Brasil sobre a lógica de uma única identidade é desconsiderar toda a riqueza cultural existente nele. A imigração tem papel basilar na lógica de construção cultural, pois a partir do século XIX, com a independência do Brasil e sua abertura econômica para o restante do mundo, o Brasil passa a receber, além de povos africanos e europeus, que marcaram todo o período colonial, culturas asiáticas, que se distribuem por todos os rincões do Brasil.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Procure identificar com a turma quais são os grupos sociais que migram hoje em dia para o Brasil.

Inicie as discussões com a pergunta sugerida no slide: Quem imigra para o Brasil hoje?

Procure contextualizar que nosso país é um dos países mais desenvolvidos economicamente na América Latina. Isso convida muitos imigrantes a instalarem-se aqui, sobretudo quem está próximo da fronteira.

Convide os alunos a lerem as manchetes das notícias apontadas no próximo slide.

Durante a leitura, comente que a procura pelo Brasil, na grande maioria das vezes, está relacionada à busca por emprego. Porém, a colocação do imigrante no mercado de trabalho, não raro, envolve alguma exploração de mão de obra. Para efetivar essa reflexão, faça alguns questionamentos à turma:

1- O que leva as pessoas a migrar para o Brasil?

2- O Brasil está preparado para receber um grande contingente de imigrantes no seu território?

3- Por que a maioria dos imigrantes são originários da América Latina?

4- Vocês conhecem algum imigrante que passou por uma situação parecida como as retratadas pelas notícias?

Links para as matérias:

A jornada de uma boliviana, do trabalho escravo à ocupação em São Paulo - BBC Brasil

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44009360

Por nova vida, haitianos passam Natal entre fila da imigração e rodoviária de MS: “vou trabalhar por um bom futuro”

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2018/12/26/por-nova-vida-haitianos-passam-natal-entre-fila-da-imigracao-e-rodoviaria-de-ms-vou-trabalhar-por-um-bom-futuro.ghtml

Material complementar

Imagens das manchetes: https://docs.google.com/document/d/1FcrliMvufvsWbYEWexvLFiwOHrM7ag16GS6IIHjUHSE/edit

Como adequar à sua realidade: Você pode utilizar a pergunta do slide para a região onde está a sua escola. Quem são as pessoas que imigram para o local onde a escola está?

Para você saber mais:

O Brasil é um dos países mais miscigenados do mundo, fruto de um intenso processo colonial marcado pela chegada de muitos grupos sociais ao longo do tempo. A dimensão continental do país evidencia os diversos traços culturais existentes no território, como é o caso das origens regionais e locais do Brasil. Por isso, compreender o Brasil sobre a lógica de uma única identidade é desconsiderar toda a riqueza cultural existente nele. A imigração tem papel basilar na lógica de construção cultural, pois a partir do século XIX, com a independência do Brasil e sua abertura econômica para o restante do mundo, o Brasil passa a receber, além de povos africanos e europeus, que marcaram todo o período colonial, culturas asiáticas, que se distribuem por todos os rincões do Brasil.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Entregue para cada aluno uma folha da Atividade Propositiva, régua e lápis, e um mapa múndi (pode ser impresso numa folha A4 para que possam desenhar as setas, ou pode ser utilizado um mapa múndi do livro didático) para execução da atividade. A proposta consiste em elaborar um mapa dinâmico contendo os fluxos atuais de imigração ao Brasil. Pergunte aos alunos qual seria a maneira mais apropriada para representar esses fluxos.

Por meio das respostas, explique que os movimentos no espaço são representados em mapas por meio de flechas ou setas; a base reta da flecha indica a origem do movimento e a ponta, o destino.

Questione: como seria possível representar a quantidade de pessoas que migraram, ainda utilizando as flechas? A espessura das flechas indicam as quantidades deslocadas. Ou seja, fluxos menores são representados por flechas mais finas e fluxos maiores, por flechas mais grossas como exemplificado no mapa “Fluxo de migrações entre 1960 - 1980” (slide 8). Permita que os alunos observem o exemplo e compreendam intuitivamente a lógica do modo de implantação linear e a utilização da variável tamanho para estabelecer a relação de proporcionalidade entre os objetos.

Para realizar o exercício proposto, oriente os alunos a adotarem 3 classes de legenda, ou seja, 3 espessuras de flechas (grossa, média e fina) e relacione-as com número de imigrantes no Brasil informado na tabela “Imigrantes entre 2000 e 2016”. Sugere-se que a imigração da Bolívia seja representada com a flecha de maior espessura; Haiti e EUA, espessura mediana; e os demais países com flechas de espessura fina.

Circule pela sala enquanto os alunos desenham, corrigindo e sanando dúvidas se necessário.

Materiais complementares:

Mapa de Fluxos Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eJYb2M7Y3VZWDRcygjTEbP7BmqRUX3jSvFsqZdSS9mZCUS23v37MeahsZRg8/mapa-de-fluxos-da-acao-propositiva.pdf

Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AQzaxKEEKQrMEEeExD458AkzPbXGG8u4aKNfDHbpu9CkJpWQJ77q4jKrUMWZ/atividade-da-acao-propositiva.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Entregue para cada aluno uma folha da Atividade Propositiva, régua e lápis, e um mapa múndi (pode ser impresso numa folha A4 para que possam desenhar as setas, ou pode ser utilizado um mapa múndi do livro didático) para execução da atividade. A proposta consiste em elaborar um mapa dinâmico contendo os fluxos atuais de imigração ao Brasil. Pergunte aos alunos qual seria a maneira mais apropriada para representar esses fluxos.

Por meio das respostas, explique que os movimentos no espaço são representados em mapas por meio de flechas ou setas; a base reta da flecha indica a origem do movimento e a ponta, o destino.

Questione: como seria possível representar a quantidade de pessoas que migraram, ainda utilizando as flechas? A espessura das flechas indicam as quantidades deslocadas. Ou seja, fluxos menores são representados por flechas mais finas e fluxos maiores, por flechas mais grossas como exemplificado no mapa “Fluxo de migrações entre 1960 - 1980” (slide 8). Permita que os alunos observem o exemplo e compreendam intuitivamente a lógica do modo de implantação linear e a utilização da variável tamanho para estabelecer a relação de proporcionalidade entre os objetos.

Para realizar o exercício proposto, oriente os alunos a adotarem 3 classes de legenda, ou seja, 3 espessuras de flechas (grossa, média e fina) e relacione-as com número de imigrantes no Brasil informado na tabela “Imigrantes entre 2000 e 2016”. Sugere-se que a imigração da Bolívia seja representada com a flecha de maior espessura; Haiti e EUA, espessura mediana; e os demais países com flechas de espessura fina.

Circule pela sala enquanto os alunos desenham, corrigindo e sanando dúvidas se necessário.

Materiais complementares:

Mapa de Fluxos Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eJYb2M7Y3VZWDRcygjTEbP7BmqRUX3jSvFsqZdSS9mZCUS23v37MeahsZRg8/mapa-de-fluxos-da-acao-propositiva.pdf

Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AQzaxKEEKQrMEEeExD458AkzPbXGG8u4aKNfDHbpu9CkJpWQJ77q4jKrUMWZ/atividade-da-acao-propositiva.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Com o resultado da atividade da ação propositiva em mãos, convide os alunos a pensarem sobre:

  • quais os impactos dos fluxos de imigração e os rebatimentos espaciais;
  • o que significam as modificações sócio-espaciais? Seja o aumento de pessoas em busca de emprego e vivendo em situação de miséria; seja as condições de moradia e vida dessas pessoas; seja o aumento da procura por moradia etc.

Para estimular o debate, você pode utilizar as seguintes questões:

1- Como a imigração e a migração contribuíram para a diversidade cultural no país?

2- As pessoas que se mudam em busca de emprego e melhoria de vida conseguem atingir os objetivos traçados?

3- Quais as consequências dos fluxos de imigração?

4 - O que causa a intensificação do fluxo migratório? (possíveis respostas: guerra, fome, mudanças climáticas etc).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A mencionada habilidade visa desenvolver a capacidade do aluno analisar a importância dos fluxos de uso e ocupação na formação socioeconômica e territorial, entendendo conflitos e tensões relacionadas a essa formação. O objetivo específico deste plano é compreender as contribuições econômicas e culturais dadas pelas populações que migram para o Brasil na atualidade.

Materiais necessários:

Papel, lápis, borracha, Mapa múndi impresso em A4 (pode ser um mapa para colorir, o objetivo é que encontre os países da atividade da ação propositiva); atividade da ação propositiva impressa.

Material complementar:

Imagens da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XEp3HpUrCkArc3QeNA2fJEa3FvVtgHHc7UBg4DJgcQmv44c2K9DvkkSKesBb/imagens-da-contextualizacao.pdf

Imagens da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eagrGsnvBPN4z7WaQKwKtYbq42fqEyeRHDhaYvkyyEmYjKhgPBubuERzPmQ4/imagens-da-problematizacao.pdf

Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AQzaxKEEKQrMEEeExD458AkzPbXGG8u4aKNfDHbpu9CkJpWQJ77q4jKrUMWZ/atividade-da-acao-propositiva.pdf

Link para os mapas:

Mapa de Fluxos Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eJYb2M7Y3VZWDRcygjTEbP7BmqRUX3jSvFsqZdSS9mZCUS23v37MeahsZRg8/mapa-de-fluxos-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

O Brasil é um dos países mais miscigenados do mundo, fruto de um intenso processo colonial marcado pela chegada de muitos grupos sociais ao longo do tempo. A dimensão continental do país evidencia os diversos traços culturais existentes no território, como é o caso das origens regionais e locais do Brasil. Por isso, compreender o Brasil sobre a lógica de uma única identidade é desconsiderar toda a riqueza cultural existente nele. A imigração tem papel basilar na lógica de construção cultural, pois a partir do século XIX, com a independência do Brasil e sua abertura econômica para o restante do mundo, o Brasil passa a receber, além de povos africanos e europeus, que marcaram todo o período colonial, culturas asiáticas, que se distribuem por todos os rincões do Brasil.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Utilize este momento para sondar o que o alunos já sabem sobre o tema. Possíveis perguntas?

  • Quem são os imigrantes?
  • Alguém que você conhece é imigrante? De onde essa pessoa vem? Você reconhece nela hábitos/costumes diferentes dos seus?
  • Por que uma pessoa deixa seu país de origem para viver em outro país?

O primeiro questionamento serve para sondar se os alunos já possuem conhecimento prévio sobre imigração. Se for necessário, explique o conceito de migração como o movimento de um indivíduo ou uma população no espaço geográfico. O prefixo “im” de imigrante tem o mesmo sentido nas palavras “importação” ou “imergir”, estão relacionados aos movimentos para dentro de algum “lugar”. Logo, assim como um produto importado é aquele que entra num determinado país, o imigrante é o indivíduo que entra num determinado território nacional.

Permita que os alunos expressem e compartilhem relatos pessoais sobre a segunda questão. Caso não haja compartilhamento, amplie o conceito de imigrante; questione se conhecem alguém proveniente de outra região ou estado. Exemplos de imigração interna ao território nacional também são importantes, pois neles podem se reconhecer hábitos e costumes distintos, assim como fatores que motivam as migrações.

Com a finalidade de criar empatia, faça a terceira pergunta. É importante neste momento que os alunos se coloquem momentaneamente como imigrantes. Liste no quadro as respostas, separando em duas colunas os fatores de expulsão e aqueles de atração que forem mencionados.

Como adequar à sua realidade: previamente, você poderá solicitar aos alunos que realizem uma pesquisa em busca de notícias atuais sobre possíveis fluxos de imigração na região ou estado onde moram. Peça para que realizem um pequeno resumo de uma das notícias que leram. Esse registro pode ser utilizado neste momento da aula, subsidiando a sondagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após refletir sobre o tema da aula, convide os alunos a pensar sobre os aspectos étnicos e culturais da população brasileira. Apresente algumas fotos. Você pode utilizar as deste slide ou coletar outras em revistas e jornais. Outra possibilidade é usar exemplos que já estão no livro didático utilizado na sua escola. Analisando o fenótipo (isto é, as características observáveis na aparência física das pessoas, como os traços do rosto, a cor da pele, a cor do cabelo etc), podemos caracterizar os brasileiros como um povo diverso ou não? A que devemos essa diversidade?

Nesta etapa, é importante que os estudantes percebam como nossa população é multi-étnica.

Material complementar

Imagens para impressão: https://docs.google.com/document/d/1NOG1uj7jH-0ojWWPlOcOH_cqGGKT_nNcIsSyNrvQvgk/edit

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Procure identificar com a turma quais são os grupos sociais que migram hoje em dia para o Brasil.

Inicie as discussões com a pergunta sugerida no slide: Quem imigra para o Brasil hoje?

Procure contextualizar que nosso país é um dos países mais desenvolvidos economicamente na América Latina. Isso convida muitos imigrantes a instalarem-se aqui, sobretudo quem está próximo da fronteira.

Convide os alunos a lerem as manchetes das notícias apontadas no próximo slide.

Durante a leitura, comente que a procura pelo Brasil, na grande maioria das vezes, está relacionada à busca por emprego. Porém, a colocação do imigrante no mercado de trabalho, não raro, envolve alguma exploração de mão de obra. Para efetivar essa reflexão, faça alguns questionamentos à turma:

1- O que leva as pessoas a migrar para o Brasil?

2- O Brasil está preparado para receber um grande contingente de imigrantes no seu território?

3- Por que a maioria dos imigrantes são originários da América Latina?

4- Vocês conhecem algum imigrante que passou por uma situação parecida como as retratadas pelas notícias?

Links para as matérias:

A jornada de uma boliviana, do trabalho escravo à ocupação em São Paulo - BBC Brasil

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44009360

Por nova vida, haitianos passam Natal entre fila da imigração e rodoviária de MS: “vou trabalhar por um bom futuro”

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2018/12/26/por-nova-vida-haitianos-passam-natal-entre-fila-da-imigracao-e-rodoviaria-de-ms-vou-trabalhar-por-um-bom-futuro.ghtml

Material complementar

Imagens das manchetes: https://docs.google.com/document/d/1FcrliMvufvsWbYEWexvLFiwOHrM7ag16GS6IIHjUHSE/edit

Como adequar à sua realidade: Você pode utilizar a pergunta do slide para a região onde está a sua escola. Quem são as pessoas que imigram para o local onde a escola está?

Para você saber mais:

O Brasil é um dos países mais miscigenados do mundo, fruto de um intenso processo colonial marcado pela chegada de muitos grupos sociais ao longo do tempo. A dimensão continental do país evidencia os diversos traços culturais existentes no território, como é o caso das origens regionais e locais do Brasil. Por isso, compreender o Brasil sobre a lógica de uma única identidade é desconsiderar toda a riqueza cultural existente nele. A imigração tem papel basilar na lógica de construção cultural, pois a partir do século XIX, com a independência do Brasil e sua abertura econômica para o restante do mundo, o Brasil passa a receber, além de povos africanos e europeus, que marcaram todo o período colonial, culturas asiáticas, que se distribuem por todos os rincões do Brasil.

Slide Plano Aula

Orientações: Procure identificar com a turma quais são os grupos sociais que migram hoje em dia para o Brasil.

Inicie as discussões com a pergunta sugerida no slide: Quem imigra para o Brasil hoje?

Procure contextualizar que nosso país é um dos países mais desenvolvidos economicamente na América Latina. Isso convida muitos imigrantes a instalarem-se aqui, sobretudo quem está próximo da fronteira.

Convide os alunos a lerem as manchetes das notícias apontadas no próximo slide.

Durante a leitura, comente que a procura pelo Brasil, na grande maioria das vezes, está relacionada à busca por emprego. Porém, a colocação do imigrante no mercado de trabalho, não raro, envolve alguma exploração de mão de obra. Para efetivar essa reflexão, faça alguns questionamentos à turma:

1- O que leva as pessoas a migrar para o Brasil?

2- O Brasil está preparado para receber um grande contingente de imigrantes no seu território?

3- Por que a maioria dos imigrantes são originários da América Latina?

4- Vocês conhecem algum imigrante que passou por uma situação parecida como as retratadas pelas notícias?

Links para as matérias:

A jornada de uma boliviana, do trabalho escravo à ocupação em São Paulo - BBC Brasil

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44009360

Por nova vida, haitianos passam Natal entre fila da imigração e rodoviária de MS: “vou trabalhar por um bom futuro”

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2018/12/26/por-nova-vida-haitianos-passam-natal-entre-fila-da-imigracao-e-rodoviaria-de-ms-vou-trabalhar-por-um-bom-futuro.ghtml

Material complementar

Imagens das manchetes: https://docs.google.com/document/d/1FcrliMvufvsWbYEWexvLFiwOHrM7ag16GS6IIHjUHSE/edit

Como adequar à sua realidade: Você pode utilizar a pergunta do slide para a região onde está a sua escola. Quem são as pessoas que imigram para o local onde a escola está?

Para você saber mais:

O Brasil é um dos países mais miscigenados do mundo, fruto de um intenso processo colonial marcado pela chegada de muitos grupos sociais ao longo do tempo. A dimensão continental do país evidencia os diversos traços culturais existentes no território, como é o caso das origens regionais e locais do Brasil. Por isso, compreender o Brasil sobre a lógica de uma única identidade é desconsiderar toda a riqueza cultural existente nele. A imigração tem papel basilar na lógica de construção cultural, pois a partir do século XIX, com a independência do Brasil e sua abertura econômica para o restante do mundo, o Brasil passa a receber, além de povos africanos e europeus, que marcaram todo o período colonial, culturas asiáticas, que se distribuem por todos os rincões do Brasil.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Entregue para cada aluno uma folha da Atividade Propositiva, régua e lápis, e um mapa múndi (pode ser impresso numa folha A4 para que possam desenhar as setas, ou pode ser utilizado um mapa múndi do livro didático) para execução da atividade. A proposta consiste em elaborar um mapa dinâmico contendo os fluxos atuais de imigração ao Brasil. Pergunte aos alunos qual seria a maneira mais apropriada para representar esses fluxos.

Por meio das respostas, explique que os movimentos no espaço são representados em mapas por meio de flechas ou setas; a base reta da flecha indica a origem do movimento e a ponta, o destino.

Questione: como seria possível representar a quantidade de pessoas que migraram, ainda utilizando as flechas? A espessura das flechas indicam as quantidades deslocadas. Ou seja, fluxos menores são representados por flechas mais finas e fluxos maiores, por flechas mais grossas como exemplificado no mapa “Fluxo de migrações entre 1960 - 1980” (slide 8). Permita que os alunos observem o exemplo e compreendam intuitivamente a lógica do modo de implantação linear e a utilização da variável tamanho para estabelecer a relação de proporcionalidade entre os objetos.

Para realizar o exercício proposto, oriente os alunos a adotarem 3 classes de legenda, ou seja, 3 espessuras de flechas (grossa, média e fina) e relacione-as com número de imigrantes no Brasil informado na tabela “Imigrantes entre 2000 e 2016”. Sugere-se que a imigração da Bolívia seja representada com a flecha de maior espessura; Haiti e EUA, espessura mediana; e os demais países com flechas de espessura fina.

Circule pela sala enquanto os alunos desenham, corrigindo e sanando dúvidas se necessário.

Materiais complementares:

Mapa de Fluxos Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eJYb2M7Y3VZWDRcygjTEbP7BmqRUX3jSvFsqZdSS9mZCUS23v37MeahsZRg8/mapa-de-fluxos-da-acao-propositiva.pdf

Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AQzaxKEEKQrMEEeExD458AkzPbXGG8u4aKNfDHbpu9CkJpWQJ77q4jKrUMWZ/atividade-da-acao-propositiva.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Entregue para cada aluno uma folha da Atividade Propositiva, régua e lápis, e um mapa múndi (pode ser impresso numa folha A4 para que possam desenhar as setas, ou pode ser utilizado um mapa múndi do livro didático) para execução da atividade. A proposta consiste em elaborar um mapa dinâmico contendo os fluxos atuais de imigração ao Brasil. Pergunte aos alunos qual seria a maneira mais apropriada para representar esses fluxos.

Por meio das respostas, explique que os movimentos no espaço são representados em mapas por meio de flechas ou setas; a base reta da flecha indica a origem do movimento e a ponta, o destino.

Questione: como seria possível representar a quantidade de pessoas que migraram, ainda utilizando as flechas? A espessura das flechas indicam as quantidades deslocadas. Ou seja, fluxos menores são representados por flechas mais finas e fluxos maiores, por flechas mais grossas como exemplificado no mapa “Fluxo de migrações entre 1960 - 1980” (slide 8). Permita que os alunos observem o exemplo e compreendam intuitivamente a lógica do modo de implantação linear e a utilização da variável tamanho para estabelecer a relação de proporcionalidade entre os objetos.

Para realizar o exercício proposto, oriente os alunos a adotarem 3 classes de legenda, ou seja, 3 espessuras de flechas (grossa, média e fina) e relacione-as com número de imigrantes no Brasil informado na tabela “Imigrantes entre 2000 e 2016”. Sugere-se que a imigração da Bolívia seja representada com a flecha de maior espessura; Haiti e EUA, espessura mediana; e os demais países com flechas de espessura fina.

Circule pela sala enquanto os alunos desenham, corrigindo e sanando dúvidas se necessário.

Materiais complementares:

Mapa de Fluxos Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eJYb2M7Y3VZWDRcygjTEbP7BmqRUX3jSvFsqZdSS9mZCUS23v37MeahsZRg8/mapa-de-fluxos-da-acao-propositiva.pdf

Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AQzaxKEEKQrMEEeExD458AkzPbXGG8u4aKNfDHbpu9CkJpWQJ77q4jKrUMWZ/atividade-da-acao-propositiva.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Com o resultado da atividade da ação propositiva em mãos, convide os alunos a pensarem sobre:

  • quais os impactos dos fluxos de imigração e os rebatimentos espaciais;
  • o que significam as modificações sócio-espaciais? Seja o aumento de pessoas em busca de emprego e vivendo em situação de miséria; seja as condições de moradia e vida dessas pessoas; seja o aumento da procura por moradia etc.

Para estimular o debate, você pode utilizar as seguintes questões:

1- Como a imigração e a migração contribuíram para a diversidade cultural no país?

2- As pessoas que se mudam em busca de emprego e melhoria de vida conseguem atingir os objetivos traçados?

3- Quais as consequências dos fluxos de imigração?

4 - O que causa a intensificação do fluxo migratório? (possíveis respostas: guerra, fome, mudanças climáticas etc).

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 7º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07GE02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano